Wednesday, June 27, 2007

NOVA LEI ANTI TABACO...


Lei do tabaco
Fumadores vêem novamente multas reduzidas
Mais uma vez não somos capazes de ter a coragem para implementar as medidas que muitos países europeus já estabeleceram, sempre com a desculpa da descriminação a que estão sujeitos os fumadores. Eu pergunto: E os não fumadores? Têm de aguentar com o vício e os seus malefícios? Leiam os “zigue – zags” dos nossos políticos ao elaborarem as leis que vão entrar em vigor em Janeiro de 2008:
“A proposta de lei foi hoje aprovada na especialidade pela comissão parlamentar de Saúde, após algumas alterações ao enunciado inicial, e deverá ser aprovada quinta-feira em plenário, com os votos favoráveis de socialistas e sociais-democratas.
A nova lei deverá entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2008 e, ao contrário do que previa a proposta do Governo, que exigia que todos os estabelecimentos com menos de 100 metros quadrados fossem livres de fumo, permite que os proprietários possam optar entre ser livres de fumo, para fumadores ou mistos.
Durante a reunião de hoje, o deputado socialista Afonso Candal anunciou uma alteração ao artigo que estipula as coimas a aplicar a fumadores que insistam em acender o cigarro em espaços livres de fumo, adiantando que se mantém o limite mínimo, de 50 euros, mas muda o limite máximo, que estava previsto ser de 1.000 euros e passa agora para 750.
As restantes multas mantêm-se como inicialmente propostas, sendo que os estabelecimentos que permitam o fumo em locais proibidos ficarão sujeitas a multas de entre 50 e mil euros.”
Perante este brilhante texto final (ou quase!) sinto que mais uma vez os nossos políticos não têm coragem de atacar os problemas que assolam o nosso país e abanam sempre que os lobbies os pressionam! Não dão um ar de credibilidade, avançam, recuam, enfim dão um triste espectáculo de indecisão e medo! E neste assunto das leis anti tabaco, estão a perder uma oportunidade única de tornar este país mais saudável e evitar as mortes causadas por este flagelo social…
Enfim, temos uns políticos cagarolas, é o que é...

2 comments:

Anonymous said...

rsss.. vc fala de Protugal e parece que fala do Brasil... Somos mesmo pátrias irmãs, afff
Pois é cigarro (fumantes) aqui também é um problema... Aqui a campanha é mais de conciêntização. Os comerciais de cigarro são proibidos na tv antes das 23h (de bebidas também). Acho o cigarro com uma outra qualquer, deveria ser tratada com a mesma enfase que se trata da maconha. É tão viciante e prejudicial quanto. Mas é dificil mudar a cultura das pessoas. Se vc proibe a entrada de fumantes em um shopping ou restaurante, eles logo alegam que estão sendo discrimidados, como marginais. Mas naõ entendem que o ato de fumar envolve toda a sociedade ao seu redor. Se vc fuma, não fuma sozinho, não é um ato com mascar chiclete, quem está do seu lado recebe as baforadas... Enfim, é complicado...

Menina Lunar said...

Uma droga como outra qualquer, tão perigosa quanto, e mesmo assim legalizada;quando aparecem propostas de proibição ou algo assim, acabam sempre ficando só no papel. Um absurdo realmente...
Ótimo blog!
bjos