Wednesday, September 12, 2007

PORTUGUESES DE 1ª e 2ª...


Fico um pouco incomodado com alguns raciocínios hipócritas ou ignorantes, quando vejo ou ouço falarem sobre a autencidade de ser português ou não conforme dá jeito!

Estou a referir-me á área desportiva, mas serve para as outras todas. Quer dizer, quando um atleta ganha uma prova de nível mundial com medalhas de ouro e tudo, sim, vertemos uma lágrima de emoção e damos vivas para aqui e para ali. Quando se passa noutras modalidades que não trazem medalhas imediatas, esses mesmos atletas em iguais circunstâncias, são apelidados de oportunistas, pára quedistas, etc.

Em que ficamos?Um estrangeiro que se instale em Portugal durante o tempo necessário para requerer a nacionalidade portuguesa, não tem os direitos dessa mesma cidadania?Passará a ser português de 2ª?

Pois eu acho que não! Será a partir daí tão português como eu, nascido nas fragas do Douro, como outros nascidos junto ao castelo de S.jorge, etc...com os mesmos deveres e obrigações!

SE sempre lutamos contra elitismos, porquê agora estas opiniões e sentimentos de cérebros idiotas?

Vamos lá a ter um pouco de bom senso, está bem?

3 comments:

*Um Momento* said...

Concordo !!!

Deixo um beijo
(*)

Silvia Madureira said...

Os Portugueses são na minha opinião "fechados" e cada vez mais vivem num mundinho de vale tudo e o que interessa é vencer e juntar uns tostões. Ora ...perante estas ambições ao ver chegar um estrangeiro os mouros do alto dos seus castelos preparam o ataque...é assim que vejo o povo do "fado triste".
Além disso somos muito críticos relativamente a nós mesmos...se ganhamos o futebol somos os maiores e se perdemos os festivais de eurovisão não cantámos nada.
Este povinho está sempre à espera de aplausos e na iminência de copiar os outros em vez de inovar e trazer algo de novo e bem potuguês para alegrar a malta...
Vai uma sardinha assada?

Um abraço

Marta said...

Faemos tanta coisa bem, no entanto orgulhamo-nos tão pouco de nós mesmos!