Wednesday, June 27, 2007

NOVA LEI ANTI TABACO...


Lei do tabaco
Fumadores vêem novamente multas reduzidas
Mais uma vez não somos capazes de ter a coragem para implementar as medidas que muitos países europeus já estabeleceram, sempre com a desculpa da descriminação a que estão sujeitos os fumadores. Eu pergunto: E os não fumadores? Têm de aguentar com o vício e os seus malefícios? Leiam os “zigue – zags” dos nossos políticos ao elaborarem as leis que vão entrar em vigor em Janeiro de 2008:
“A proposta de lei foi hoje aprovada na especialidade pela comissão parlamentar de Saúde, após algumas alterações ao enunciado inicial, e deverá ser aprovada quinta-feira em plenário, com os votos favoráveis de socialistas e sociais-democratas.
A nova lei deverá entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2008 e, ao contrário do que previa a proposta do Governo, que exigia que todos os estabelecimentos com menos de 100 metros quadrados fossem livres de fumo, permite que os proprietários possam optar entre ser livres de fumo, para fumadores ou mistos.
Durante a reunião de hoje, o deputado socialista Afonso Candal anunciou uma alteração ao artigo que estipula as coimas a aplicar a fumadores que insistam em acender o cigarro em espaços livres de fumo, adiantando que se mantém o limite mínimo, de 50 euros, mas muda o limite máximo, que estava previsto ser de 1.000 euros e passa agora para 750.
As restantes multas mantêm-se como inicialmente propostas, sendo que os estabelecimentos que permitam o fumo em locais proibidos ficarão sujeitas a multas de entre 50 e mil euros.”
Perante este brilhante texto final (ou quase!) sinto que mais uma vez os nossos políticos não têm coragem de atacar os problemas que assolam o nosso país e abanam sempre que os lobbies os pressionam! Não dão um ar de credibilidade, avançam, recuam, enfim dão um triste espectáculo de indecisão e medo! E neste assunto das leis anti tabaco, estão a perder uma oportunidade única de tornar este país mais saudável e evitar as mortes causadas por este flagelo social…
Enfim, temos uns políticos cagarolas, é o que é...

Tuesday, June 26, 2007

AS PASSADEIRAS PARA PEÕES,.E A AVENTURA QUE É POR ELAS PASSAR...


AS PASSADEIRAS PARA PEÕES.E A AVENTURA QUE É POR ELAS PASSAR!
A luta entre peões e automobilistas continua mas agora novos tempos se vêm notando com a gradual aceitação de ambas as partes interessadas de que se destinam a cruzar as estradas onde por norma circulam veículos auto que só param quando vêm “obstáculos” que impeçam a sua gloriosa marcha! Eu falo na dupla condição de peão e automobilista e com toda a franqueza vos digo que tento cumprir religiosamente as regras do jogo. Quando ao volante vou atento nessas zonas e paro normalmente para dar tempo de passagem aos peões…tenho especial atenção por crianças e mais velhos… tento ser correcto e acho que não tenho nada a recriminar-me…
Na pele de peão uso com toda a afoiteza esse direito levantando a mão para assinalar a minha passagem, mas resguardando uma margem de segurança, para aqueles mais distraídos, (sim que isto de ser atropelado deve doer um bocado e eu sou ainda muito novo para morrer…) e por vezes com o devido “acompanhamento” de umas bocas foleiras para os ditos…
Mas na verdade, este acto cívico está a melhorar no nosso país, resultado de novos comportamentos e educação das novas gerações e que só vem provar de que tudo se atinge desde que treinados e sensibilizados… e depois também não temos de ser sempre os piores em tudo, como parece que é o fado português!
Bem agora vou ter de ir embora e passar este texto para o “computer”…tenho de atravessar aquela passadeira para entrar em casa, Lá vem um com pressa, queres ver que não pára!... E não é que não parou, obrigando-me a uma rápida aceleração para o outro lado! Ó GRANDE CAVALO! FILHO DA P… ANDA CÁ QUE PARTO-TE TODO!...BANDIDO! Bem desculpem-me esta reacção, não costumo perder as estribeiras… que chatice! E mais não digo!

Sunday, June 24, 2007

THE TRAGIC ROUTINE IN IRAQUI WAR...


BAGHDAD, June 23Eight American servicemen were reported to have died in Iraq on Saturday, bringing the four-day death toll to at least 23 as insurgents continued to use huge roadside bombs to rip through combat vehicles.
The deadliest attack on Saturday killed four American soldiers in combat northwest of Baghdad. Insurgents detonated a roadside bomb near the soldiers’ vehicle. An Iraqi working as an interpreter for the Americans was wounded.
Though the military did not specify the location of the attack, American forces have been stepping up patrols and other operations in the area immediately northwest of here as part of new offensives to try to bring some control to the insurgent-dominated belts around the capital. The area northwest of Baghdad had been left largely untouched, American officials say, allowing Sunni militants to use the sparsely populated area as a sanctuary.
Another insurgent attack — a coordinated strike using rifles and at least one bomb — led to the deaths of two American soldiers in eastern Baghdad early on Saturday. The soldiers first were struck by the explosion of a roadside bomb, and then they were fired upon, the military said. Three other soldiers were wounded in the attack.
Another American soldier died from a “nonbattle-related cause” on Saturday. No other details were provided by the military, which said the death was under investigation. An American airman also was killed in Tikrit when a bomb exploded near his vehicle.
EVERY DAY WE CAN READS THESE STORIES THAT IF GO BECOMING AN IMPLACABLE ROUTINE FOR THE AMERICAN MILITARY TROOPS IN AN UNKNOWN COUNTRY, WITH WILD RULES OF COMBAT , AND CAUSING TO MANY FAMILIES Of THIS GREAT COUNTRY, MUCH ANGUISH WITH THE DECEASED AND ALSO WITH THE HANDICAPED THAT ARE FOREVER MARKED IN ITS LIVES AND EVERYTHING FOR WHAT!? TO FORM A DEMOCRATIC AND PACIFIED COUNTRY? OR FOR OTHER OBSCURE INTERESTS? WHEN WILL FINISH ALL THIS TRAGIC WAR SCENE?

Saturday, June 23, 2007

NOITE DE S.JOÃO NA CIDADE INVICTA...2007


NOITE DE S.JOÃO NA CIDADE INVCTA…2007

Dos santos populares de Junho o dia 24 de Junho foi consagrado a São João Baptista por ser a data do seu nascimento sendo que é também o que mais se festeja na Europa – João, Joan, Jean, John, Iván, Sean, consoante o país onde a festa aconteça, mas apesar de ser o padroeiro de muitas terras, na noite de São João, a cidade do Porto é a que mais festeja!
S. João tripeiro é uma grande manifestação de massas, eminentemente festiva, de puro cariz popular e que dura toda uma noite, com uma cidade inteira na rua, em alegre e fraterno convívio colectivo.
Nas ruas os foliões passeiam o alho-porro, os martelos de plástico, compram manjerico e comem sardinha assada, aliás, é com uma boa sardinhada e um bom caldo verde que começa a farra! Fazer subir balões confeccionados com papéis de várias cores que passeiam no ar como sóis iluminados sob o impulso do fumo e o calor de uma chama que consome uma mecha de petróleo ou resina. É este cheiro a gente, a manjerico e erva-cidreira

É esta poesia popular impregnada do espírito folião do povo que enche Junho no Porto e se expande do coração da gente, sobe ao ar como um fogo de artifício que ilumina a noitada.
AQUI FICA O CONVITE PARA TODOS OS QUE POSSAM LÁ IR E DIVIRTAM-SE MUITO!
Para o ano há mais!!!

E CHEGOU O VERÃO!!!

E CHEGOU O VERÃO!!!
É caso para perguntar onde anda o dito snr Verão, porque na verdade este ano o calendário está a brincar connosco e para aqueles que tem os planos já elaborados vai ser um problema se o rei Sol não aparece por estes dias…
Haverá outras alternativas para os tempos livres, mas quem dispensa uma ida à praia e uns mergulhos nas salsas ondas?
Também é tempo para ler para aqueles que durante o resto do ano, alegam muita ocupação que impedem a leitura…um hábito que anda um pouco arredio das nossas rotinas mas que eu leitor compulsivo, relembro e recomendo! Neste momento o livro que leio é “O PALÁCIO DOS PRAZERES CELESTIAIS” de ADAM WILLIAMS.
Deixemos entretanto neste defeso das lides futebolísticas, as transferências dos jogadores acontecerem, e divirtam-se com os processos utilizados para a compra dos “players”, em especial os ditos 3 grandes do nosso campeonato! Eu só me questiono como continua a haver dinheiro para estes negócios, quando é sabido dos problemas de tesouraria que quase todos os clubes têm! E já agora a maneira original como grandes figuras do meio financeiro pretendem “investir” grandes somas de dinheiro no futebol profissional!
Nas férias é melhor tb. Esquecer os assuntos candentes do momento, como a construção de um novo aeroporto para Lisboa, TGV`s e afins… e também porque nestes próximos 6 meses vamos “comandar” os destinos da EU, por isso não convém dar o ar de grandes debates e desacordos democráticos, não vão os líderes europeus pensar mal de nós!
E porque o deveriam fazer? Estamos no “top” do progresso, desenvolvimento, somos os melhores em tudo, Emprego, Educação, Saúde! Para quê então preocupações? Vamos preparando as toalhas, calções e outros acessórios e força aproveitar estes tempos de calor e sol para retemperar energias! O resto logo se verá!

Friday, June 15, 2007

JOE BERARDO...O SALVADOR!!!!

Joe Berardo é um nome que me faz lembrar e associá-lo a um detective tipo americano cidade de Nova York, Brooklin Zone...não sei porquê mas era a associação que eu fazia até há uns tempos... mas a partir de hoje é também uma indicação de Salvador dos desvalidos e fracos perante os Maus e Violentos de preferência da zona Norte deste Portugal atrofiado! Ouvi-lo dizer que compra ou quer comprar 60% das acções do Benfica SAD, é comovente porque é para ajudar o dito clube a ganhar o campeonato nacional de futebol! Eu pelo menos quase que chorava de emoção ao escutar estas razões...
Não satisfeito o locutor pergunta-lhe as razões porque patrocinou e ajudou a pagar o último estudo para o novo aeroporto de Lisboa a localizar em Alcochete, em conjunto com outras personalidades da finança portuguesa, e o Joe, explica assim: Então vamos deixar que se construa o aeroporto na OTA, que fica para Norte, (lá para cima, como disse) quando o turismo em Portugal está localizado para Sul do Tejo, na proporção de 80%!
Aqui neste ponto tornei a ficar "comovido" com tanta "lucidez" deste nosso Joe!
Pelo menos fiquei a saber que esta personagem não é um detective tipo americano, Brooklin Zone, mas sim mais um benfeitor que dá as suas riquezas para ajudar os pobres!
Também fiquei a saber que não gosta nada, mesmo nada da zona Norte de Portugal, também tem algum incómodo em falar da outra metade de Portugal, onde as gentes falam de boca aberta e sem preconceitos, daquilo que lhes vai na alma, e muito não gostam disso!
Eu continuo a dizer que a culpa foi do Afonso Henriques, com a sua mania de conquistador e chegou ao Algarve para passar umas férias nas salsas águas algarvias...

Monday, June 04, 2007

Ó LINGUA PÁTRIA, QUE "BEM" TE ANDAM A TRATAR!!!

ESTE TEXTO QUE ABAIXO TRANSCREVO, É UM FENOMENAL REPTO Á NOSSA MINISTRA DA EDUCAÇÃO, A PROPÓSITO DOS ÚLTIMOS EXAMES QUE SE FIZERAM AOS NOSSOS ALUNOS DO 4º E 6º ANOS DE ESCOLARADIDADE, PARA NAS PALAVRAS DOS RESPONSÁVEIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SE TOMAR O PULSO AOS NOSSOS JOVENS ESTUDANTES, NAS ÁREAS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA! ATÉ AQUI TUDO BEM! OS RESULTADOS DESTA AVALIÇÃO MOSTRARAM QUE NA NOSSA LINGUA PÁTRIA AS COISAS NÃO ESTÃO BRILHANTES COM ESPECIAL ÊNFASE, PARA OS ERROS DE ORTOGRAFIA.MAS O QUE É MAIS ESPANTOSO É A IRRELEVÂNCIA QUE ESTES DITOS RESPONSÁVEIS PELA NOSSA EDUCAÇÃO, DÃO A ESTA “PARTICULARIDADE”, DESDE QUE ESTEJAM INSERIDOS APENAS NA DESCRIÇÃO E ÁREA DA INTREPETAÇÃO DE TEXTOS! AÍ, SEGUNDO ESTES SENHORES, NÃO SE DEVE DAR MUITA IMPORTÂNCIA AOS ERROS DE ORTOGRAFIA, MAS SIM Á BOA COMPREENSÃO DOS TEXTOS!!!! E PELOS VISTO ESTÁ NA LEI QUE DATA DE 2001!
BEM, ISTO É DE BRADAR AOS CÉUS! É DE QUEM NÃO TEM CORAGEM PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS! LEMBRO APENAS DE QUE NO PASSADO ERA OBRIGATÓRIO CHEGAR Á 4ª CLASSE E NÃO DAR ERROS ORTOGRÁFICOS! ZERO ERROS! E QUEM NÃO CONSEGUISSE ESTE NÍVEL, NÃO PASSAVA DE CLASSE!
AGORA ATENTEM NO TEXTO ABAIXO E TIREM AS VOSSAS CONCLUSÕES NUMA VISÃO PERFEITAMEMTE PLAUSÍVEL NOS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM APRENDER A ESCREVER EM BOM PORTUGÊS!


Asenhora menistra da Educação açegurou ao presidente da República que, em futuras provas de aferissão do 4.º e do 6.º anos de iscolaridade, os critérios vão ser difrentes dos que estão em vigor atualmente. Ou seja os erros hortográficos já vão contar para a avaliassão que esses testes pretendem efetuar. Vale a pena eisplicar o suçedido, depois de o responçável pelo gabinete de avaliassões do Menistério da Educação ter cido tão mal comprendido e, em alguns cazos, injustissado. Quando se trata de dar opiniões sobre educassão, todos estamos com vontade de meter o bedelho. Pelo menos. Como se sabe, as chamadas provas de aferissão não são izames propriamente ditos limitão-se a aferir, a avaliar - sem o rigôr de uma prova onde a nota conta para paçar ou para xumbar ao final desses ciclos de aprendizagem. Servem para que o menistério da Educação recolha dados sobre a qualidade do encino e das iscólas, sobre o trabalho dos profeçores e sobre as competênssias e deficiênçias dos alunos. Quando se soube que, na primeira parte da prova de Português, não eram levados em conta os erros hortográficos dados pelos alunos, logo houve algumas vozes excandalisadas que julgaram estar em curso mais uma das expriências de mudernização do encino, em que o Menistério tem cido tão prodigo. Não era o caso porque tudo isto vem desde 2001. Como foi eisplicado, havia patamares no primeiro deles, intereçava ver se os alunos comprendiam e interpetavam corretamente um teisto que lhes era fornessido. Portantos, na correção dessa parte da prova, não eram tidos em conta os erros hortográficos, os sinais gráficos e quaisqueres outros erros de português excrito. Valorisando a competenssia interpetativa na primeira parte, entendiasse que uma ipotetica competenssia hortográfica seria depois avaliada, quando fosse pedido ao aluno que escrevê-se uma compozição. Aí sim, os erros hortográficos seriam, digamos, contabilisados - embora, como se sabe, os alunos não sejam penalisados: á horas pra tudo, quer o Menistério dizer; nos primeiros cinco minutos, trata-se de interpetar; nos quinze minutos finais, trata-se da hortografia.Á, naturalmente, um prublema, que é o de comprender um teisto através de uma leitura com erros hortográficos. Nós julgáva-mos, na nossa inoçência, que escrever mal era pensar mal, interpetar mal, eisplicar mal. Abreviando e simplificando, a avaliassão entende que um aluno pode dar erros hortográficos desde que tenha perssebido o essencial do teisto que comenta (mesmo que o teisto fornessido não com tenha erros hortográficos). Numa fase posterior, pedesse-lhe "Então, criançinha, agora escreve aí um teisto sem erros hortográficos." E, emendando a mão, como já pedesse-lhe para não dar erros, a criancinha não dá erros. A questão é saber se as pessoas (os cidadões, os eleitores, os profeçores, "a comonidade educativa") querem que os alunos saião da iscóla a produzir abundãnssia de erros hortográficos, ou seja, se os erros hortográficos não téêm importânssia nenhuma - ou se tem. Não entendo como os alunos podem amostrar "que comprenderam" um teisto, eisplicando-o sem interesar a cantidade de erros hortográficos. Em primeiro lugar porque um erro hortográfico é um erro hortográfico, e não deve de haver desculpas. Em segundo lugar, porque obrigar um profeçor a deixar passar em branco os erros hortográficos é uma injustiça e um pressedente grave, além de uma desautorizassão do trabalho que fizeram nas aulas. Depois, porque se o gabinete de avaliassão do Menistério quer saber como vão os alunos em matéria de competenssias, que trate de as avaliar com os instromentos que tem há mão sem desautorisar ou humilhar os profeçores. Peçoalmente, comprendo a intensão. Sei que as provas de aferissão não contam para nota e hádem, mais tarde, ser modificadas. Paço a paço, a hortografia háde melhorar.
Francisco José Viegas .
DESDE JÁ A MINHA SINGELA HOMENAGEM AO AUTOR DESTE TEXTO, FRANCISCO JOSÉ VIEGAS E QUE ME DESCULPE O “ATREVIMENTO” DE TRANSCREVER O SEU TEXTO NO MEU MODESTO “BLOG”

Friday, June 01, 2007

OS PORTUGUESES E O SEU SORRISO!.... É DE RIR!

Os centros de saúde poderão vir a ter dentistas para dar resposta aos problemas básicos da saúde oral dos portugueses. No final deste mês, chegará às mãos do ministro da Saúde uma proposta para resolver aquilo que é uma das grandes lacunas do Serviço Nacional de Saúde. Mais de metade dos portugueses (60%) não tem acesso à medicina dentária por falta de dinheiro, já que a quase totalidade dos profissionais trabalham no privado.O alargamento de serviços prestados nos centros de saúde é uma das apostas para os próximos dois anos da reforma dos cuidados primários, como avançou ontem o seu coordenador Luís Pisco. A saúde oral integra este pacote.Hoje, os dentistas são praticamente inexistentes quer nos centros de saúde quer nos hospitais públicos. Em centros de saúde, são 20 em todo o país e 18 exercem nos Açores, porque o Governo Regional decidiu apostar na sua contratação. No continente, existem apenas dois - um em Bragança (por um acidente de percurso, a unidade não conseguiu encontrar higienistas dentários e acabou a contratar um dentista) e outro em Castelo de Paiva.O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, explica que a comissão nomeada em Janeiro pelo ministro Correia de Campos tem a missão de definir uma proposta concreta para alterar a situação. Mas, acrescenta, a ideia é definir um conjunto de serviços básicos de saúde oral e o modelo através do qual eles podem ser prestados. "Não podemos fazer tudo de uma vez, soltar a rolha de repente". No pacote de cuidados básicos não constam "implantes nem branqueamentos", exemplifica.Apesar de salientar que a resolução deste problema demorará anos, defende que, a partir de agora, a tutela não tem mais desculpas para protelar a situação. Até porque, na assembleia geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mês passado, foi firmada, pela primeira vez em 20 anos, uma resolução para que os governos considerem a saúde oral como uma prioridade. O que não é fácil, já que os problemas orais são a quarta patologia mais cara de tratar e a contratação destes profissionais teria custos financeiros elevados. Um argumento que não convence Orlando Monteiro da Silva. "O impacto financeiro de continuar a não fazer nada é muito maior do que se se fizer alguma coisa."Em Portugal, o Programa Nacional de Saúde Oral existe apenas para as crianças e tem sido sucessivamente alargado à faixa dos 3 aos 18 anos. Mas a modalidade passa pela contratualização com clínicas privadas, que recebem os pacientes em troca de um pagamento suportado pelo Estado. Desde que foi criado, contribuiu para uma grande evolução na saúde oral dos mais novos. "Mas muito continua por fazer, apenas 20% estão cobertos", explica o bastonário. Quanto ao resto da população, a oferta é um verdadeiro deserto. Não há serviços nem para a população de risco, como idosos, grávidas, doentes com HIV/sida ou pessoas que são sujeitas a cirurgias e para as quais uma simples infecção dentária é um risco. Mesmo no caso das crianças, Portugal tem falhado sucessivamente as metas. A OMS definiu que, em 2000, 50% das crianças até aos seis anos deveriam estar livres de cáries. Portugal chegou aos 30%, mas partiu de uma posição muito atrasada - em 1986 eram apenas 10%. SE HÁ MEDIDAS NO ÂMBITO DOS CUIDADOS DE SAÚDE, A DE MEDICINA DENTÁRIA É DE UMA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL! O SORRISO DE DOS PORTUGUESES É DOS MAIS TRISTES DA NOSSA COMUNIDADE EUROPEIA! E O BEM ESTAR DE UM POVO VÊ-SE POR ESTES DETALHES!HÁ FALTA DE ESPECIALISTAS?POIS ENTÃO, VAMOS MOTIVAR OS ALUNOS QUE ANDAM NAS FACULDADES DE MEDICINA A VOCACIONAREM O SEU DESTINO PARA ESTAS AÉREAS! DAR-LHES CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE REMUNERAÇÃO ATRACTIVAS E FAZER PARA QUE O SORRISO DOS PORTUGUESES SEJA MELHOR, MAIS BONITO E SAUDÁVEL!