Wednesday, April 30, 2008

GUERRAS ESCONDIDAS...NO KOSOVO!

Raul Cunha considera que o investimento europeu podia ter sido mais bem canalizado, por exemplo para a construção de uma terceira central eléctrica ...
O processo de entrada da missão da União Europeia (UE) no Kosovo está a causar o "descrédito completo" das Nações Unidas, única organização internacional cuja presença no território está sustentada numa resolução do Conselho de Segurança.
Esta é a opinião do major-general Raul Cunha, alto-funcionário da ONU no país que proclamou unilateralmente a independência.
Mas Raul Cunha diz mais sobre a presença da UE no Kosovo. "De um investimento de 4000 milhões de euros, desde 1999, 80 por cento foram gastos em formação e consultoria", precisa. Nenhum problema, não fossem estes 3250 milhões voltarem "à base", "porque os consultores são sobretudo ingleses, e alemães e austríacos em menor escala". A UE "paga como um todo mas há dois ou três países que estão a ter lucro", acusa."Podia ter-se gasto noutros sítios, Na construção da terceira central eléctrica. Passados nove anos continuamos a ter cortes de luz", exemplifica. "Não se criou indústria, não há nada em termos de estrutura produtiva, a agricultura está pela hora da morte, este país não pode viver de serviços e comércio", acrescenta."É evidente que há coisas boas, o serviço de alfândegas é do melhor que há e o orçamento do Governo do Kosovo vive do que colecta nas fronteiras. Foi um investimento de sucesso", reconhece.
O gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, disse não ter comentários a fazer às declarações do major--general.
É por estas e por outras que eu acho que Portugal deve analisar sempre com muita ponderação o envio de tropas para estes cenários de guerra! É certo que temos de cooperar, porque fazemos parte da União Europeia, mas devemos denunciar estes casos que parecem mostrar que alguém se anda a aproveitar destes mesmos conflitos eternizando-os no tempo e não será por vontades Democráticas!
Este major-General Raul Cunha, mexeu no "vespeiro"! Estou curioso por ver se as "abelhas" saem cá para fora e o vão tentar "picar" com algumas "ferroadas"!!!

Tuesday, April 29, 2008

CURIOSIDADES DA MINHA CIDADE DE MATOSINHOS...


Atentem bem na frase promocional deste Stand de automóveis que por acaso está encerrado já há uns tempos: COMEÇE A PAGAR DAQUI POR 1 ANO!

Bem, não restam dúvidas sobre o êxito da campanha de venda de automóveis! O stand ficou vazio para sempre!

Vai lá vai!

Friday, April 25, 2008

TROPA DE ELITE! Um filme que deve ser visto...


"Tropa de Elite", o filme brasileiro que retrata a corrupção policial e a actividade do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), grupo policial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que actua em situações críticas ou em missões especiais, ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
O que vemos acontece de verdade no Brasil, é triste mas é um facto”, disse o director do filme, José Padilha, citado pela AFP.O Presidente da República do Brasil, Lula da Silva, também comentou o facto da longa-metragem brasileira ter ganho o maior prémio do festival, destacando o facto de esta ser uma forma de “projectar um pouco mais o Brasil, os problemas do Brasil, mas também as eficiências”.
A longa-metragem de José Padilha foi baseada no livro "Elite da Tropa", escrito por dois antigos elementos do BOPE, André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares, e conta a história de um coronel do BOPE (interpretado por Wagner Moura) que procura alguém para o substituir e que tem a missão de assegurar a estabilidade e clima de paz na favela, na altura da visita do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, em 1997
O BRASIL PARA MIM, É UM PAÍS QUE TEM TODAS AS POTENCIALIDADES PARA ALCANÇAR UM PATAMAR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÓMICO!
NO ENTANTO TENHO DE RECONHECER QUE LIDA COM GRANDES PROBLEMAS RELACIONADOS COM A SEGURANÇA DOS CIDADÃOS NAS GRANDES CIDADES E POR ISSO TEM DE POSSUIR OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE PODER CONFRONTAR COM UM PODER PARALELO QUE A CRIMINALIDADE E AS SUA MAFIAS TÊM E QUE COMPARADAS COM PORTUGAL, ATÉ ME CAUSA ARREPIOS, QUANDO VEJO A OPINIÃO PÚBLICA DIZER QUE HÁ UM CLIMA DE INSEGURANÇA, QUANDO OCORREM MEIA DÚZIA DE CASOS DE VIOLÊNCIA URBANA!
VI O FILME DE JOSÉ PADILHA E FIQUEI COM A CERTEZA DE QUE NO MEIO DA SELVA DO QUE É A CRIMINALIDADE DOS NOSSOS DIAS, CONTINUAM A EXISTIR MENTES QUE ACREDITAM NA JUSTIÇA E PROTECÇÃO DAQUELES QUE TENTAM LEVAR UMA VIDA DENTRO DAS BOAS REGRAS SOCIAIS!
POR TODAS ESTAS RAZÕES, CONSIDERO UM POUCO HIPÓCRITAS AS OPINIÕES DE CERTOS SECTORES POLÍTICOS DE ESQUERDA QUE SE MANIFESTARAM CONTRA A IDA DE ELEMENTOS DA NOSSA POLÍCIA (GOP) PARA O BRASIL E ASSIM NO TERRENO DAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO, ACOMPANHAREM ESTA REALIDADE JUNTAMENTE COM OS BOPE E PODEREM ASSIM ESTAR AINDA MELHOR PREPARADOS PARA O COMBATE A TODOS AQUELES QUE ESCOLHEM O CRIME COMO MODO DE VIDA!

ABRIL 24 DE 1974...


Estava eu em ANGOLA, envolvido na guerra colonial, convencido já há muito tempo que seria preferível um acordo político e um acerto com a história moderna com o regime na Metrópole(como então se designava o território de Portugal continental) quando se preparava a madrugada do evento que iria mudar a nossa história, passando de um regime opressivo, para um com bases democráticas.Tudo se desenrolou com altos e baixos, mas eu continuo a pensar que valeu a pena!

Passados 34 anos assim o creio!

Seria bom que as novas gerações estivessem melhor informadas do que foi este evento e quão importante se reflectiu nas suas vidas e esperanças...

Assim o queiramos todos!

Wednesday, April 23, 2008

REFLEXÕES BREVES...

REFLEXÕES BREVES...
Numa das minhas últimas leituras uma das temáticas abordadas num desses livros era a da nossa dependência do petróleo a nível global e do trágico que seria se esta fonte de energia nos falhasse em pouco tempo. Seria o colapso total! Embora deiam como certo que esse ponto de rotura só acontecerá daqui a muitos anos(será?), o que se passa é que nos últimos tempos a escalada do preço do crude vai aumentando de maneira implacável e as produções não aumentam! Porquê?
Estão a imaginar o que seria dos países produtores de petróleo de uma situação destas para os seus negócios, baseados quase ém exclusivo neste produto?
E porque resistem a outras energias alternativas, mais limpas para o ambiente?
Claro que é o dinheiro que comanda sempre em primeiro lugar!
Vida complicada a nossa!

THE SONG OF A DAY...FOR MY FRIENDS!

Para "melgar" um pouco todos os "infelizes" que têm a a desdita de por aqui passar, ouçam esta canção , " LONG BLACK TRAIN", e cantada por este vosso amigo!
http://www.singsnap.com/snap/r/b710cefe8
E façam o favor de ser felizes...todos os dias! lol!

Sunday, April 20, 2008

DESIDERATA...e os nossos tempos de modernidade!

Baseado num texto encontrado em Old St. Paul, s Church com data de 1692
DESIDERATA
Caminha serenamente por entre o barulho e a agitação, e lembra-te
da paz que pode haver no, silêncio. Tanto quanto possível sem
capitulares, mantêm-te em boas relações com todos. Diz a tua
verdade com calma e clareza e escuta os outros ainda que menos
dotados e ignorantes; também eles têm a sua história. Evita as
pessoas ruidosas e agressivas: elas são uma mortificação para o
espírito. Se te comparas com os outros, podes tornar-te vaidoso e
amargo, pois haverá sempre pessoas superiores e inferiores a ti.
Alegra-te com as tuas realizações e com os teus planos. Aprecia a
tua carreira por modesta que seja: é um bem real, entre os sucessos
mutáveis do tempo. Sê prudente nos teus empreendimentos!
O mundo está cheio de astúcia. Mas que isto não te cegue a ponto de não
veres virtude onde ela exista. Muita gente luta por altos ideais e em
toda a parte a vida está cheia de heroísmos. Sê tu mesmo!
Especialmente não simules amizade, nem sejas cínico em relação ao
amor, pois, sob a aparência de secura e desencanto, ele é perene
como a relva. Acolhe de bom grado o conselho dos anos e abandona
com dignidade as coisas da juventude.
Alimenta a fortaleza de espírito a fim de poderes suportar alguma súbita desgraça.
Mas não te angusties com imaginações. Muitos temores são filhos do cansaço,
e da solidão. Para além de uma disciplina salutar, trata-te com
delicadeza ... És filho, do Universo, nada menos que as árvores e as
estrelas; tens o direito de o habitar. Seja isto claro ou não para ti,
não há dúvida que o Universo vai evoluindo como deve.

Por isso, procura a paz com Deus, seja qual for a ideia que D, Ele fazes .
Sejam quais forem as tuas lutas e aspirações, conserva a paz contigo
mesmo no meio do bulício da vida. Não obstante a mentira, o cansaço
e os sonhos desfeitos, este mundo é maravilhoso .. Tem cautela.
NOTA FINAL: COMPAREM ESTES PENSAMENTOS COM A ACTUALIDADE DOS DIAS DE HOJE… IMPRESSIONANTE, NÃO?

Monday, April 14, 2008

O BICHO DA MADEIRA VOLTA A ATACAR...

"Jardim quer esconder «bando de loucos» que é a oposição do PR
O presidente da Região Autónoma da Madeira, Alberto João Jardim, disse ontem concordar que não se realize uma sessão solene com os deputados na visita do Presidente da República, Cavaco Silva, à região autónoma, porque daria «uma péssima imagem da Madeira mostrar o bando de loucos que está dentro da Assembleia Legislativa Regional».


É tão recorrente que enoja!Mas o que mais me afecta é que ninguém o consiga pôr na linha! A Democracia exige respeito pelos vencedores e vencidos nas pugnas eleitorais, mas NUNCA, permite que se achincalhem as pessoas que são a Oposição da maneira absurda com o o líder madeirense o faz!
Mas os madeirenses também têm uma certa culpa no cartório...eu para esses que sorriem a todas estas deslavradas palavras, mereciam ter um lider tipo Robert Mugabe! Pelo menos dizia a letra com a careta!
LIVRA!!!!!!

Sunday, April 06, 2008

UM FIM DE DIA PERFEITO...


Ela há dias assim, como diz o sábio "povo"! No jogo de futebol entre o meu Futebol Clube do Porto e o Estrela da Amadora, caprichamos em bem receber os nossos convidados! 6 goles de bom PORTO, devem ter-lhes caído tão bem que sairam com ar "feliz"!

Engasgados devem estar alguns "orelhudos" e "orelhuda", que anseiam tal com os sebastianistas que por detrás de uma neblina difusa surjam casos escabrosos que limpem a maneira incompetente como dirigem as suas casas!

Foi um recital de eficácia, eivada ainda ainda de alguns traços de magia e acima de tudo alegria a praticar um desporto que alegra o veradeiro adepto!

Por isso os meus elogios aos vencedores, numa noite perfeita que durou até ás tantas com cânticos que expressam as emoções de quem gosta da verdade desportiva, ali no relvado...

Quem duvida?

Saturday, April 05, 2008

OS MAIS VELHOS...

OS NOSSOS MAIS VELHOS…
Lutamos para garantir que teremos direitos quando formos velhos, mas esquecemos facilmente os direitos dos velhos de agora. E, se não somos capazes de dar dignidade aos velhos que nos permitiram ser quem somos, não somos nós dignos de sonhar com uma velhice feliz.Estamos a construir uma sociedade tão injusta que chega a ver como obstáculos gente feita de experiência e saber. Viciados no consumo, a olhar para o nosso próprio umbigo, temos medo de olhar para aquilo que um dia também nós vamos ser.Porque somos assim, as estatísticas mostram que crescem sem parar as queixas dos idosos contra os insultos que lhes dirigem e as agressões de que são vítimas. E, porque somos seres humanos, não devíamos sequer aceitar uma só dessas agressões. Lutamos para garantir que teremos direitos quando formos velhos, mas esquecemos facilmente os direitos dos velhos de agora. E, se não somos capazes de dar dignidade aos velhos que nos permitiram ser quem somos, não somos nós dignos de sonhar com uma velhice feliz.Não é uma pieguice pegada parar para pensar numa parte deste país que acha que não há lugar para os velhos. É, aliás, parando que somos capazes de perceber como precisamos de lutar para ter uma sociedade mais justa. Não depende de governos, não depende de políticas, depende de cada um de nós.Ser velho neste país de velhos pobres é ainda mais difícil. Vivem com pouco e pedem pouco e bom seria que não lhes atrapalhássemos ainda mais a vida. Temos de ser mais solidários, encontrar minutos da nossa vida que ajudem a acabar com a solidão. Encontrar poupanças na nossa riqueza que ajudem a acabar com a fome.
Sejamos claros. O país faz-se com todas as gerações, solidariamente, dando hoje o que vamos querer amanhã. A culpa não é dos governos, a causa não são as políticas. Se não somos capazes de respeitar quem já não se pode defender, não seremos capazes de merecer os afectos que nos chegarão dos mais novos que nós próprios. Eu já decidi o meu voto Este país também é para velhos
.”

Este extracto de um artigo publicado no JN pelo jornalista Francisco Providência, retrata infelizmente uma situação que não é nova mas apenas recorrente! Não se respeitam os mais velhos neste nosso Portugal das contradições! Isso vê-se no dia-a-dia em muitas imagens! São encarados como um estorvo! Penso que ainda estamos em tempo de invertermos esta tendência e recuperar os valores correctos entre gerações! Lutar pela melhoria das suas condições de vida na altura que eles mais precisam, essa mudança faz-se desde os nossos pequenos, mostrando-lhes a parte positiva das histórias de Vida dos mais velhos! Acarinhando e não segregando! Tolerando e não impondo modos desajustados às suas fragilidades!
Para que pelo menos as suas vidas façam algum sentido mesmo que com alguns sacrifícios dos nossos ócios e prazeres. E que nós tenhamos também no futuro o mesmo tratamento! Ou não será assim?

Thursday, April 03, 2008

LUANDA...2008

LUANDA
Em Luanda, José Eduardo Agualusa está a ser crucificado pela imprensa oficial, por ter declarado que Agostinho Neto foi, de facto, um poeta medíocre. Os ataques invocam a defesa da honra, da pátria e da independência nacional, como se os versos do ex-presidente tivessem descido do Olimpo. Só lhe falta a publicação por decreto.
Na verdade, o que falta ás gentes pensantes de Angola, é de saberem (ou tentarem), conviver com as opiniões uns dos outros sem sofismas e traumas!
É através da discussão dos diferentes pontos de vista que as coisas melhoram!
E temos de convir que já vai sendo tempo de olharmos o futuro bem de frente!