Thursday, December 29, 2011

BALANÇOS E INVENTARIOS DO ANO 2011 NA PRIMEIRA PESSOA…


Nestes dias últimos de 2011, fica-me uma sensação de desgaste e amargura, por eventos de índole pessoal, que por arrasto de proximidade, me afetaram vivamente! Não fora a minha força interior, sustentada em anos e anos de lutas e fortes convicções, e estaria por agora “derreado” por tantas coisas “más” que me rondaram e ainda outras mais, as principais, sem direta influência minha! A citar algumas:

-Não devo nada a ninguém, IMPOSTOS em dia ao reverente ESTADO, faturas da energia Elétrica, Gás e Águas, Prestação da Casa ao Banco, pagas atempadamente nos prazos estipulados, compras nos Híper sempre em dinheiro, que fiado é dos tempos dos meus Pais;




-O meu projeto de conclusão do 12º Ano pelo Ensino Recorrente Noturno na Área das Ciências Sociais e Humanas, na ESAG de Matosinhos, aconteceu com naturalidade, em consonância com um grupo de Professores de Elite, que entenderam na perfeição os sonhos e objetivos pelos seus Alunos, que trabalhando de dia, estudavam á noite, com um programa curricular igual aos alunos diurnos, (sem desvios nem favores de outros cursos existentes só para a Estatística, não é engº Sócrates?), e que culminou nãos Exames Nacionais e na habilitação ao Ensino Superior, (no meu caso á Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área de História e na qual fui colocado na 1ª Fase, mas por dificuldades do foro económico, tive de adiar, para o ano pensava eu, mas agora…);


A satisfação e o orgulho, porque não dizê-lo, de ganhar um Concurso na ESAG, sobre o Tema “Diversidade Cultural” e a correspondente satisfação dos meus Professores, com mais uma comprovação, (como se ela fosse necessária), aos ditos “engenheiros” dos novos currículos, que não de “Oportunidades”, em conjunto com todos os alunos do 11º e 12º anos Diurnos:


- Um acidente grave que ocorreu com a minha viatura, com todos os meus familiares dentro, embatida por um “jovem” alcoolizado, (apenas 2.23 grs/litro) e que só por milagre não deu em perdas humanas. Só prejuízos materiais elevados e que a minha Seguradora, (a tal em nº1) me compensou para que voltasse a ter de novo o carro a andar, ficando a questão do “drunk man” a cargo dos Tribunais…


-Um conjunto de eventos político-sociais que varreram Portugal e a Europa, que culminaram em Troicas, em esbulhos dos salários dos Funcionários Públicos e Pensionistas, (classe esta da qual faço parte e com orgulho relembro que trabalhei durante 41 anos sempre no setor Privado) e aos quais foram sonegados para não dizer outras palavras começada por R, nos próximos dois anos, (a ver vamos!) e que me vão causar muitas restrições e mais uma vez o adiamento de projetos pessoais que muito desejava em termos de enriquecimento Cultural, (não empobrecimento como afirma P.Coelho, como sendo a sina dos portugueses), e concluindo com a perceção de que este esforço      ”colossal” (onde ouvi eu já esta palavra?), não vai remediar coisa alguma, apenas aligeirar a carga e as responsabilidades daqueles que mais contribuíram para este caos económico, (refiro-me a alguma classe política e ao setor financeiro especulativo,);


-Outra rotina que me proporciona muita satisfação é a prática da atividade física nos momentos livres, em especial aos Sábados de manhã, no Parque da Cidade do Porto, onde com um grupo de indefetíveis praticantes da “arte de bem jogar á bola”, não esmorecemos com todas estas vicissitudes e lá comparecemos, quer chove ou fala sol! Não troco este convívio por qualquer coisa…

Feito o Inventário destas coisas “boas”, termino dizendo que não vou desistir dos meus sonhos, dos meus projetos de vida, apenas vou continuar a lutar, pela Verdade, Solidariedade e a Justiça pelas cumplicidades com os meus Amigos, em todos os meus atos e ações, e comigo próprio, não arranjando pretextos a coberto da palavra mágica “Crise”, para se cometerem toda a espécie de tropelias! Não é que alguns não as merecessem…



VAMOS LÁ AO NOVO ANO 2012!


Friday, December 23, 2011

FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO 2012


Podendo parecer recorrente estes desejos de bom Natal e Feliz Ano Novo, neste caso de 2012, mais do que nunca eles são necessários porque pelas aparências, vão ser tempos muito desafiantes para todos nós Portugueses e Europeus que continuam a acreditar numa Europa forte e Solidária!

O Poder Económico quer sobrepor-se a todo o custo ao Poder Social, favorecendo o fluxo do Dinheiro e fazendo regredir se possível, o mundo do Trabalho para níveis dos anos 70 do século passado...

Triste sina esta dos Povos ditos civilizados que baqueiam ás fraquezas e facilitismos de alguns em desfavor de muitos, em nome de uma Globalização sem rosto!

A TODOS OS MEUS AMIGOS E COMPANHEIROS DE ESCRITA, AQUI FICAM ENTÃO OS DESEJOS DE BONS TEMPOS E QUE SE LUTE POR AQUILO EM QUE ACREDITAMOS... SEM MEDOS!


Thursday, December 01, 2011

1º DEZEMBRO 1640- O DIA DA LIBERTAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL.

Em termos simbólicos esta data nunca esteve tão presente nas nossas mentes, como agora nos dias que vivemos!



O Primeiro de Dezembro de 1640, representou o concluir de um processo de revolta e retoma da nossa verdadeira identidade portuguesa, porque alguns traidores tinham resolvido 60 anos antes entregar aos reis de Espanha, a era dos Filipes, a nossa autonomia, renegando a nossa História desde a fundação pelo Conde D. Henrique!


Os traidores pagaram bem pelos seus actos e a Nação Portuguesa caminhou até aos dias de hoje, a par dos outros Povos e Nações Europeias e alargando a sua influência a todos os outros Países e Continentes do Mundo global! Com todas a s virtudes e defeitos!

Hoje 1º de Dezembro de 2011, os tempos não estão para brincadeiras! Fruto da elaboração de uma Comunidade Europeia que se funda no Pós-2ª Guerra Mundial, com o nobre objectivo de estabelecer a concórdia, o Desenvolvimento Económico, o respeito pelos Direitos Humanos e pela Democracia obtida pela força de Eleições e Votos dos Cidadãos, todos estes Valores estão em perigo, porque um poder económico cego e absurdo, leva á sua frente todos aqueles que sendo mais fracos na sua governação por erros humanos, submetendo-os a novos modos de dominação na sua soberania e identidade! Estabelecer padrões comportamentais e civilizacionais em que só um modelo prevaleça, está a demonstrar que é um erro colossal!


E aqui há a realçar o falhanço estrondoso de uma classe política que ao longo destes anos de democracia Pós-25 de Abril 1974, e que mais grave, não tem sido responsabilizada criminalmente, continuando por vias escusas a comandar os cordelinhos dos seus interesses mafiosos e corporativos!

Vamos começar a pagar uma factura pesada em termos individuais, “empobrecendo” como diz o nosso primeiro-ministro, como se empobrecer fosse um factor positivo! Daria para rir se não fosse trágico!

E o mais irónico disto tudo, como exemplo de austeridade, este feriado nacional, vai ser suprimido definitivamente do calendário nacional em nome de uma retoma económica…

Na verdade imaginação não falta a quem decide estas escolhas! Que cérebro brilhante! Só um pormenor sem interesse: Não deve ter estudado História de Portugal!

Finalizo com um Viva Portugal, sentido, e com o orgulho de ser Português, Livre e Independente, pronto a lutar por estes valores nacionais! Aos outros deixo o meu desprezo …