Thursday, January 26, 2012

A SOLIDÃO MATA...


São casos atrás de casos a serem noticiados na comunicação social de idosos a serem encontrados mortos e muitas das vezes já há muitos dias! Nas grandes cidades, no interior isolado, qualquer local mais ou menos movimentado, acontecem! Demonstradoras de um modo de vida dito moderno que rejeita o contacto físico com os vizinhos, com as pessoas nas ruas, perdendo-se o hábito comunitario de dizer um simples bom-dia, por quem passamos! Medos, egoísmos, vidas atarefadas, desinteresse pelos outros, olhando apenas para o seu umbigo, o cidadão de agora almeja outras etapas.
Só quando há a mira de alguma herança, ou retorno financeiro, é vê-los aos familiares a degladiarem-se pela posse prevista dos despojos dos idosos!

Pessoas amigas contam-me casos de revoltante indignidade para com aqueles que precisariam de um pouco de carinho e apoio diario, e que só pelo factor de ganho financeiro é que os familiares se mexem e lutam, algumas vezes de forma inacreditável!
Portanto muitos recorrem á sua propria solidão, preferindo assim correr esse risco a sentirem-se um alvo a prazo e sem afectividade! Revoltante!

Tuesday, January 24, 2012

OS FILHOS QUE QUEREMOS...



Há um bom par de anos atrás, "ter" filhos era uma situação normal para quase todos os casais que não se preocupavam muito com as medidas anticoncepcionais, esperando apenas que a vontade de Deus se manifestasse, para a ocasião mais propícia. Três, quatro, cinco, por aí, mais ou menos, as famílias iam-se procriando e alargando e as taxas de natalidade mantinham-se em níveis que estava assegurada a continuação da espécie. Nos tempos mais recentes já não é assim, com uma nova mentalidade de sustento e criação dos descendentes, novos hábitos de vida dos pais em termos lúdicos e de carreira profissional, os descendentes nesta Europa Ocidental e Oriental, passaram a ser uma espécie em vias de extinção! Um, o máximo dois, são estes os números mais salientes que vão constando para a estatística e sofrivelmente para o "rácio", 2.2, que assegura a nossa continuidade! Que consequências terão para o futuro europeu, não serão nada boas, não, mas esperemos que haja uma reversão destes comportamentos familiares. Outra vertente que assinalo aqui é o problema da adopção de crianças por casais inférteis, que se lançam numa luta titânica e muitas vezes complicada para darem uma oportunidade a eles próprios e a um ser que por motivos vários, não teve a sorte de possuir uns Pais que os quisessem ou pudessem criar... casos há que recorrem a países onde a fecundidade é elevada, (S.Tomé e Príncipe, por exemplo) e mesmo assim as barreiras para concluírem o processo adoptivo, são tremendas!


Por todas estas razões não é fácil nos dias de hoje criar filhos! Mudanças globais muito acentuadas em termos económico-sociais, fazem pensar no seu futuro mais atribulado, mais difícil na Educação e no Emprego, na sua sustentabilidade e autonomia, constituindo para os Pais um peso contínuo até idades tardias, coisa que não acontecia no passado!

Não sendo fácil criar filhos, só temos que lhes desejar toda a sorte do mundo e claro está, nas horas mais ingratas, permanecer por perto, ou pelo menos com disponibilidade se necessário...porque não tenhamos dúvidas, os desafios para eles são enormes!


Monday, January 16, 2012

PAI EXTREMOSO E OUTROS QUE TAL

TRANCRIÇÃO DO POST COM O TÍTULO EM DESTAQUE, PUBLICADO NO BLOGUE:"SEM PÉNIS NEM INVEJA" E QUE AQUI DESTACO COMO INFORMAÇÃO ÚTIL E QUE DÁ QUE PENSAR, OU AINDA, COMO FUNCIONAM AS DITAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DO NOSSO PAÍS! NADA QUE NÃO SE SAIBA, OU QUE MURMURE PELOS CORREDORES DO PODER...

Existem pais extremosos. Não perdem uma reunião de pais, festa no colégio artilhados com máquinas de filmar para documentarem os desempenhos dos respectivos infantes, dos dias, gostos, desgostos deles querem saber. Ao passarem de crianças a adolescentes e, mais tarde, a adultos, a preocupação não cessa. Braga de Macedo, ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva e militante do PSD, deve ser um deles. De tão cuidadoso com a filha Ana Macedo, (artista plástica), enquanto Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) apoiou o Instituto Camões para levar a sua menina até Maputo e na, dizem, linda estação de caminhos-de-ferro realizar a exposição "Caras e Citações: uma interpretação estética sobre Universidade, Cultura e Desenvolvimento". Quem vive e entende destas manifestações artísticas na capital de Moçambique afirma não haver memória do instituto público dirigido por Braga de Macedo alguma vez ter ali patrocinado qualquer evento cultural além deste. Já em 2010, uma parceria entre a Faculdade de Letras e o IICT permitiu à jovem desenvolver o projecto “Saber Continuar” e realizar outra exposição. Aconselho os nossos artistas plásticos que se esmifram para expor a fazerem fila junto à referida instituição, reclamando patrocínios semelhantes com o dinheiro deles e dos restantes portugueses.

Vem o anterior a propósito da nomeação de “29 assessores /adjuntos de ministérios, todos menores de 30 anos, havendo 14 'especialistas' com idades entre os 24 e os 25 anos nomeados para combater a crise”. Jovens precoces é o que é, superdotados, quiçá, ou, sendo perversa, amigos e conhecidos de figurões, ou, acumulando parva e «boazinha», medida governamental que impeça a emigração destes crânios. A lista seguinte tem o seu quê de maçador, mas reter os nomes dos ‘especialistas’ poderá em futuro próximo esclarecer o que agora é nubloso(?).

“Ministério da Defesa Nacional (2)
Cargo: Assessora. Nome: Ana Miguel Marques Neves dos Santos. Idade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Adjunto. Nome: João Miguel Saraiva Annes. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.183,63.

Ministério dos Negócios Estrangeiros (1)

Cargo: Adjunto. Nome: Filipe Fernandes. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 2.633,82.

Ministério das Finanças (4)

Cargo: Adjunto. Nome: Carlos Correia de Oliveira Vaz de Almeida. Idade: 26 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Assessor. Nome: Bruno Miguel Ribeiro Escada. Idade: 29 anos Vencimento Mensal Bruto: 2.854. Cargo: Assessor. Nome: Filipe Gil França Abreu Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 2.854. Cargo: Adjunto. Nome: Nelson Rodrigo Rocha Gomes. Idade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33.

Ministério da Administração Interna (2)
Cargo: Assessor. Nome: Jorge Afonso Moutinho Garcez Nogueira. Idade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Assessor. Nome: André Manuel Santos Rodrigues Barbosa. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 2.364,50.

Ministro Adjunto dos Assuntos Parlamentares (5) Cargo: Especialista. Nome: Diogo Rolo Mendonça Noivo. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Adjunto. Nome: Ademar Vala Marques. Idade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Especialista. Nome: Tatiana Filipa Abreu Lopes Canas da Silva Canas. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Especialista. Nome: Rita Ferreira Roquete Teles Branco Chaves. Idade: 27 anos. Vencimento mensal bruto: 3069,33. Cargo: Especialista. Nome: André Tiago Pardal da Silva. Idade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33.

Ministério da Economia (8)

Cargo: Adjunta. Nome: Cláudia de Moura Alves Saavedra Pinto. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,34. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: Tiago Lebres Moutinho Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,34. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: João Miguel Cristóvão Baptista. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,34. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: Tiago José de Oliveira Bolhão Páscoa. Idade: 27 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,3. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: André Filipe Abreu Regateiro. Ídade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,34. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: Ana da Conceição Gracias Duarte. Idade: 25 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,34. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: David Emanuel de Carvalho Figueiredo Martins. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,34. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: João Miguel Folgado Verol Marques. Idade: 24 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,34.

Ministério da Agricultura (3)

Cargo: Especialista/Assessor. Nome: Joana Maria Enes da Silva Malheiro Novo. Idade: 25 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Especialista/Assessor. Nome: Antero Silva. Idade: 27 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33. Cargo: Especialista. Nome: Tiago de Melo Sousa Martins Cartaxo. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,33.

Ministério da Saúde (1)
Cargo: Adjunto. Nome: Tiago Menezes Moutinho Macieirinha. Idade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 3.069,37.

Ministério da Educação e da Ciência (2)
Cargo: Assessoria Técnica. Nome: Ana Isabel Barreira de Figueiredo. Idade: 29 anos. Vencimento mensal bruto: 2.198,80. Cargo: Assessor. Nome: Ricardo Morgado. Idade: 24. Vencimento mensal bruto: 2.505,46.

Secretário de Estado da Cultura (1)

Cargo: Colaboradora/Especialista. Nome: Filipa Martins. Idade: 28 anos. Vencimento mensal bruto: 1.950,00."

Talvez Álvaro dos Santos Pereira, Ministro da Economia, utilize os nomeados que lhe cabem para o franchising do pastel de nata que defende.

SOMOS OU NÃO UM GRANDE PAÍS? SOMOS SIM SENHOR!

ATÉ TU Ó MAGALHÃES!!!!



ATÉ TU MAGALHÃES! Homem que apregoava os bons comportamentos democráticos, sem fantasmas, olhar e modos atualizados aos novos tempos, ás novas tecnologias, dando uma aspeto exterior de um Político como se deve ser, mesmo que derivando em ziguezague da esquerda para a direita,
(
tal como James Rodriguez o “player “do meu Futebol Clube do Porto) aparecendo tal como muitos outros antes dele, com um verdadeiro espírito solidário de servir a causa pública!

É certo que o nome Magalhães já não prenunciava nada de bom, colado que estava a célebre campanha dos computadores com o mesmo nome no consulado do “Filósofo” Sócrates!
Mas que diabo, já era tempo de o Cidadão português ver alguma classe política com seriedade, desinteressada, verdadeiros naquilo que dizem e fazem! Ver alguém que viva apenas do seu mérito pessoal e profissional e não das más cumplicidades corporativas, politicas e afins!

Leiam este “delicioso” extrato publicado no jornal “Correio da Manhã”:

…A renovação do gabinete do ex-secretário de Estado da
Justiça José Magalhães custou aos contribuintes 62 704 euros. O antigo
governante confirmou ontem a notícia do CM sobre a compra de símbolos maçónicos
com dinheiros públicos para o seu gabinete, através de um comentário na sua
página no Facebook, onde diz que optou "sempre pelo low cost" na
remodelação do seu gabinete no Ministério da Justiça. E não nega a escolha de
símbolos ligados à maçonaria.

A remodelação do espaço de trabalho do ex-governante,
segundo os dados a que o CM teve acesso, não foi barata: de uma despesa total
superior a 62 mil euros (ver ao lado), quase metade, no valor correspondente a
mais de 26 400 euros, diz respeito a gastos com a aquisição de sofás,
cadeirões, secretárias, candeeiros e carpetes. E um conjunto de computadores
portáteis, televisor LCD e telefones portáteis atingiu a quantia de 16 500
euros.

No comentário colocado na sua página no Facebook, José
Magalhães é categórico sobre as despesas com a renovação do seu antigo gabinete
governamental: "O custo foi minúsculo e para os incrédulos sugiro que
comparem despesas de remodelação dos gabinetes dos dois secretários de Estado"
- João Correia ocupava o mesmo cargo, mas demitiu-se antes do fim do mandato. E
remata: "Optei sempre pelo low cost, mas nunca pela incultura." José
Magalhães coloca mesmo um link em que se pode ver fotografias do seu gabinete
no Ministério da Justiça. E a primeira fotografia a aparecer é mesmo a do
ex-secretário de Estado, acompanhada da legenda: "Sala de trabalho que
criei no segundo andar do MJ [Ministério da Justiça] no XVIII Governo
Constitucional. Totalmente operacional para a equipa do XIX [liderada por Paula
Teixeira da Cruz]."

No seu comentário, José Magalhães tenta explicar a
presença das colunas, fotografias e espelhos
associados à simbologia maçónica...

É PRECISO TER LATA JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL! VER CIDADÃOS PORTUGUESES ANGUSTIADOS PARA ASSEGURAR O SUSTENTO DIÁRIO BÁSICO, NESTES TEMPOS CONTURBADOS, E EM SIMULTÂNEO, CONSTATAR QUE ESTAS FIGURAS PÚBLICAS, A QUE EU APELIDARIA DE AUTÊNTICOS CROMOS OPORTUNISTAS, A GOZAREM, É O TERMO, E A DESPREZAREM OS MAIS BÁSICOS CONCEITOS COMPORTAMENTAIS DE SOLIDARIEDADE E ÉTICA! R AS DESCULPAS E JUSTIFICAÇÕES QUE ELE(S) DÃO Á SACIEDADE!!! VERGONHOSO, INQUALIFICÁVEL, DESONESTIDADE INTELECTUAL, SÃO PALAVRAS QUE ME OCORREM, MAS A QUE PODERIA AJUNTAR MUITAS OUTRAS MAIS!
PORTUGAL CONTINUA A SAQUE! ATÉ UM DIA…


Friday, January 06, 2012

MAÇONARIA E FUTEBOL…

MAÇONARIA E FUTEBOL… Há polémicas que são escusadas e só dão pretexto para alguma comunicação social dizer que existe!
É noticiado que alguns elementos da nossa “nobre” classe política pertencem a grupos secretos, Maçonarias e afins que desenvolvem atividades que visam o controlo do Poder Político e Social! Como se fosse novidade para nós Portugueses mais avisados! Claro que existem e fazem todos os possíveis para influenciar a governação deste Portugal e preferencialmente em seu favor… Mas estes lóbis existem em todos os outros setores de atividade! É uma luta constante e que devemos seguir com atenção, denunciar os abusos que ocorram e mais nada! Mas deixem os Maçónicos do Oriente, dali e dacolá fazerem a vida deles! Eles gostam e o que podemos fazer? Somente estar atentos aos tais desvios que possam prejudicar a Sociedade portuguesa!
No Futebolês cá da terra em vésperas de um Clássico entre o Porto e o Sporting, a imprensa do dia descobriu umas pinturas murais, localizadas nos corredores de acesso dos jogadores ao relvado e que pelo seu aspeto visual podem incentivar á violência! E porquê pergunto eu! Para mim só me dá vontade de rir! Ver aquelas expressões que todos nós fazemos quando vamos aos estádios ver um jogo de futebol, é o sinal de que assumimos aquelas poses. Nada mais! Eu como adepto do Porto acho que não propiamente bonitas em termos estéticos, não influenciam o estado de espírito dos jogadores Dragões! Temos é que estar bem atentos aos problemas de índole económica que nos assolam e fazem prever muitas dificuldades para nós cidadãos desta Europa atarantada! Não esbanjemos a nossa energia em querelas fúteis e centremo-nos no essencial e mais importante: viver ou sobreviver a esta onda economicista!

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

Sunday, January 01, 2012

PORQUE NÃO COMEÇAR O ANO A CANTAR?

PERANTE OS DESAFIOS QUE SE ADIVINHAM PARA ESTES TEMPOS MAIS PRÓXIMOS, É A MINHA TERAPIA DE CHOQUE! VAI LÁ VAI! UM BOM ANO!