Saturday, August 25, 2012


OBRA DO SÉCULO XIX RESTAURADA AO MODO SÉCULO XXI EM ESPANHA.

(..)Cecilia Giménez, uma espanhola de oitenta anos, tentou restaurar uma pintura do século XIX com a imagem de Jesus Cristo, na parede de uma Igreja de Borja. A obra, originalmente atribuída a Elías García Martínez, acabou, no entanto, ficando completamente distorcida. Em entrevista à rede TVE, a senhora, que ficou constrangida e pediu desculpas pelo episódio, disse que não agiu escondida, que o padre sabia da restauração que ela fazia e que queria apenas melhorar a pintura desgastada.(…)

Contrariamente ao habitual. a reação de quem se apercebe deste evento “artístico”, foi da incredulidade ao sorriso aberto, ao tomar conta dos pormenores e do “caderno de encargos”, desta acção restauradora!

Então o padre da paróquia. permite que uma extremosa paroquiana se meta a executar tal empreitada? E sem qualquer aval de gente entendida numa área tão sensível? Só pode dar para rir, descontando mesmo o prejuízo quase irreversível que a Dª Cecília provocou no fresco com a imagem de Jesus Cristo!

O resultado foi o previsivel: A snrª doente na cama a cismar e tentar compreender o que falhou na sua veia artística, e o padre a reflectir como pôde autorizar tal tarefa! E agora os efeitos tipo dominó, vão aparecendo um pouco por todo o lado! Não engrandece ninguém!

Eu penso que no tempo da Inquisição este gesto daria a fogueira sem mais delongas! E logo em Espanha, país com pergaminhos na Igreja Católica!

Disse alguém: É a crise! Se calhar é! Valha-nos Deus!

Tuesday, August 14, 2012

FALANDO DAS “FÉRIAS”… DOS PORTUGUESES


FALANDO DAS “FÉRIAS”… DOS PORTUGUESES

Eu continuo a pensar que o gozo das férias anuais é uma parte essencial de todos aqueles que tendo ou não uma atividade profissional, necessitam por dias de quebrar o ciclo de rotinas fixas. Por isso não alinho com aqueles que dizem o contrário, ou seja, devido aos momentos menos bons em termos económicos, apregoam o fecho em suas casas…

Fazer férias é um desafio para todos! A grande tarefa é ajustar a cada um de nós o que na verdade precisamos para retemperar forças, espirituais e físicas! Um dos grandes erros, “colossais”, diria eu, é embarcar no chamado das agências de viagens, propondo a coberto de grandes promoções, viagens além- atlânticas, para os ditos “paraísos” tropicais, para lugares muito badalados e logicamente muito frequentados e que muitas vezes se revelam dececionantes!


Assim, assumindo que o dinheiro não abunda nos nossos bolsos, ou contas bancárias, podemos pensar em Portugal Continental, percorrendo e descobrindo a nossa terra, em locais e paisagens que nem pensávamos ter! Deixar o turismo internacional só para impressionar os amigos, e comprovar o muito que de bom temos cá dentro! De Norte a Sul do País!

E acredito que faríamos duas coisas essenciais: contribuir para a melhoria da nossa economia interna e voltaríamos com as baterias renovadas para as nossas ocupações!

Já em meados de agosto e com a bendita chuva a aparecer um pouco por todo o lado, vamos então aproveitar o que resta das “holidays”, sorrindo e descobrindo o que o nosso País tem para nos oferecer… É este o desafio que aqui deixo!

BOAS FÉRIAS!






Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        

Wednesday, August 08, 2012

AINDA HÁ “HEROIS” QUE LUTAM POR AMOR!


Vem este tema a propósito da adopção de crianças por casais inférteis ou que por qualquer outra razão de índole emocional, desejam adoptar uma criança, para que estas tenham  uma oportunidade de viverem numa família que os desejem de verdade e á partida sem os condicionalismos económicos e sociais que limitam e muito uma vivência plena!


E posso relatar o caso verídico de uma pessoa amiga que junto com a sua esposa está em S.Tomé e Príncipe desde Setembro do ano passado num processo de adopção de uma criança perfeitamente sinalizada e acompanhada com vínculos afectivos já bem establecidos entre eles e a família, mas que se tem revelado uma autentico “case study”, para a sua boa resolução! Está quase um ano decorrido e o processo de adopção pelos vistos está ainda por resolver! Problemas burocráticos, teias legais de difícil processamento, barreiras visíveis e invisíveis, fazem com que a incredulidade e o desânimo façam mossa!


Pergunto eu na minha ingenuidade: Porquê, este rosário de dificuldades, quando este casal perfeitamente identificado e sustentado nas suas boas razões, não consegue que lhe entreguem a criança para que esta eles como Família possam prosseguir as suas vidas? Um dia mais tarde irei com certeza saber todos os pormenores e cá os contarei, porque de uma vez por todas é necessário acabar com a hipocrisia de algumas instituições de acolhimento que mais parecem prisões de seres humanos, que cometeram o crime de serem gerados sem o Amor que merecem! Só por isso!

Wednesday, August 01, 2012

OS PORTUGUESES E OS SEUS ATLETAS NOS JOGOS OLIMPICOS DE LONDRES 2012…



Não é nada que me surpreenda, mas de cada vez que as competições internacionais se iniciam, lá ouvimos os “especialistas” das área desportiva a elevar os níveis de objetivos para patamares a meu ver irrealistas! Esta mania de querermos ser sempre os primeiros, os melhores seja em que competição estivermos!

Um País com 10 milhões de habitantes, com limitações económicas e de infraestruturas que sabemos insuficientes, obstáculos de todo o género para que na área do Desporto, profissional ou não, queremos e afirmamos sempre almejar o primeiro lugar! Seja em que modalidade seja!

E neste caso atual dos Jogos Olímpicos, de cada vez que um atleta português não fique nos primeiros lugares, passa de bestial a besta! Chega a ser vergonhoso o modo como “culpamos” os atletas de não conseguirem melhores resultados!


Claro que todos nós gostaríamos de ficar nos melhores lugares nas competições, mas ninguém se recorda do Ideal Olímpico, ou seja, o ideal é Competir e só depois Ganhar? Será que um(a) atleta não merece o nosso respeito por todo o seu esforço? Renegam-se todo o trabalho que dia a dia efetuam nos seus treinos e provas?

Porquê esta mania de querermos ser sempre os primeiros em tudo? E com recursos que sabemos insuficientes na maioria dos casos e modalidades?

Basta de este constante julgamento “popular” dos nossos atletas! É de bradar aos céus! Aceitemos com o devido fair play os resultados e respeitemos os intervenientes! Para estes já basta o seu próprio “castigo” da derrota, com justeza ou não.






Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.