Friday, January 06, 2006

PRIMEIRO COMPREENDER E DEPOIS RESPONDER...



INTOLERÂNCIA RACIAL...
HÁ DIAS ATRÁS LI UMA CRÍTICA A ACUSAR UMA PESSOA BRANCA DE PERGUNTAR A OUTRA DA MESMA CÔR, PORQUE SÓ TINHA AMIGOS DE CÔR NEGRA!
ELE ACHOU ESTE FACTO, APENAS PECULIAR E SEM SENTIDO RACISTA!
NO ENTANTO A OUTRA PESSOA CLASSIFICOU DE IMEDIATO A OUTRA COMO FANÁTICO, FUNDAMENTALISTA E OUTROS ADJECTIVOS PARECIDOS!
AQUI ENTRA ATAL INTOLERÂNCIA RACIAL QUE SÓ PODE DAR ORIGEM A MAIS CONFUSÃO E DESVIRTUAR A ESSÊNCIA DA PRIMEIRA PERGUNTA.
ISTO É APENAS UMA PÁLIDA AMOSTRA DE COMO PODE COMEÇAR UMA GUERRA(NESTE CASO DE PALAVRAS) POR UMA INADEQUADA APRECIAÇÃO E ANÁLISE DE UM ASSUNTO, BANAL, SIMPLES E QUE SE TERIA RESOLVIDO COM UMA SIMPLES RESPOSTA SEM MAIS...

Thursday, January 05, 2006



AMAR É PRECISO!
Reflectindo um pouco por todas as mensagens e palavras dos meus Amigos, uma das grandes dúvidas existenciais, prende-se com a afectividade (ou falta dela), que une todo este universo de relacionamentos entre nós seres humanos, carentes, dispostos a dar e a receber (e que bem que sabe), e muitas das vezes a encontrarmos resistências por motivos fúteis, desnecessários, deixando de ver o importante, para dar relevo ao acessório…
Nós necessitamos de amar, sempre, todos os dias, não somos irracionais, que só procuram por instinto! Nós os seres inteligentes, devemos gerir este manancial de emoções sempre no máximo possível, porque o tempo físico passa e de que maneira, implacável sobre todos nós e não há coisa mais triste de ouvir e ver, os lamentos de tantos que poderiam ter feito muito mais e não fizeram, ou não quiseram no tempo oportuno e agora queixam-se!
Por isso é que eu tento não perder nada destas sensações e aproveito tudo o que bom a vida se me apresenta. Eu gostaria é de fazer um pouco mais! Fazer de todas as coisas das mais simples ás mais complicadas e trabalhosas, tarefas gratificantes, nem que seja a estafada imagem de ajudar a “velhinha” a atravessar a rua…
Um sorriso mesmo que fugaz, àquela cara que por nós passa, olhando olhos nos olhos e não baixando o olhar, crispado e indiferente, para depois à socapa fazermos uma correcção mas já passou o momento mágico!
Falar, trocar umas palavras que sejam, fortuitas mas capazes de criar breves momentos de empatia… e que nos fazem bem!
AMAR É PRECISO COMO DIZ O CANTOR, NÃO DEIXEMOS PASSAR AO NOSSO LADO O QUE ALMEJAMOS, NÃO FAZENDO NADA PARA O ALCANÇAR E DEPOIS VIRMOS CARPIR MÁGOAS…
COM CONFIANÇA E BOM SENSO, PODEMOS RETIRAR DAS NOSSAS VIDAS MUITO MAIS DO QUE COSTUMAMOS FAZER…
EU VOU CONTINUAR A FAZÊ-LO, OS OUTROS ENFIM…