Tuesday, April 28, 2009

Monday, April 27, 2009

ESTE"MALUCO" QUERO-O EU BEM VIVO!

Publicado no 24 Horas Jornal.
"Foi com uma mensagem de esperança que António Feio falou ontem pela primeira vez acerca do cancro do pâncreas contra o qual está a lutar. Na emissão "Dia de Surpresas", que durou o dia inteiro na SIC, o actor, de 54 anos, mostrou-se determinado em vencer a doença, mas admitiu que o seu caso é "muito complicado". Rodeado de amigos e familiares, António Feio revelou que está a fazer os possíveis para poder vir a ser operado.
"É um caso muito complicado, mas vamos esperar que todos os tratamentos corram da melhor maneira", afirmou o actor. "Estou cá para dar cabo do bicho", atirou, determinado. Para o seu optimismo muito contribui a irmã, "uma grande pancreática", como ele lhe chamou. "Teve omesmo problema de saúde que eu e que me deixou apavorado. Mas consegui descarregar porque ela safouse", disse, lembrando que apanhou "um grande susto" com a situação da irmã.
Mantém-se no activo
Durante a conversa, António Feio contou que está a fazer acupunctura ao mesmo tempo que faz os tratamentos de quimioterapia. "Tenho saído pouco de casa porque às vezes não me sinto bem", explicou. No entanto, o actor mantém-se no activo e, salvo raras excepções, continua a fazer o espectáculo "A Verdadeira Treta", com o amigo José Pedro Gomes. De tal forma que, para rematar, deixou um conselho: "Cuidem bem de vocês. Tratem bem da vossa saúde. E, se puderem, vão muitas vezes ao teatro."
POIS BEM, ESTA PERSONAGEM QUERO-A EU BEM VIVA E POR MUITOS ANOS...ACHO QUE O ANTONIO FEIO DEVE CONTINUAR A LUTAR COM UNHAS E DENTES PELA PRÓPRIA VIDA! PORQUE ME FAZ RIR... E PORQUE... FORÇA ANTÓNIO!

Sunday, April 26, 2009

THE 60th MINUTES Program...Mário Crespo apresenta!




Já aqui fiz refª. a este programa de informação do melhor que se faz nos E.U.América! Apresentado pelojornalista Mário Crespo na Sic Notícias é mesmo um jornalismo de excelência! O de hoje fez-me comover até ás lágrimas com Dolly Parton e a sua historia de vida, cantando a "country music", É uma personalidade das mais sensíveis que me lembro de ter visto. num mundo "cão" como é o das "cantorias! Só que ela tem mesmo um dom...canta muito bem! A não perder o seu visionamento!

25 de Abril..."preso de movimentos"...




Em Abril de 1974, estava eu em Angola, envolvido na dita guerra colonial, convencido de que seria necessario uma solução mais adequada para resolver de vez os conflitos nas ex-colónias e porque percebi quase desde o primeiro dia que pus o pé naquela linda terra angolana, de que lá não iriamos de outra maneira, ou seja, mesmo "moribundos" em termos militares, os movimentos opositores do MPLA; UNITA E FLNA, poderiam perpetuar esta guerra até que houvesse algo que a obrigasse a parar, por isso se impunham termos negociais com todas as forças envolvidas e claro salvaguardando os direitos do povo Angolano sempre em primeiro lugar! E aconteceu o 25 de Abril de 1974, que tinha outros objectivos, (injustiça sobre os capitães do quadro permanente) e que deu no que deu!


No entanto salvou-se a Liberdade de pensamento e após estes anos todos continuo ainda convencido de que foi o melhor que se arranjou! Mas por favor, não matem definitivamente o meu sonho de igualdade e fraternidade... que o 25 de Abril precisa de umas vitaminas, lá isso precisa...


Tuesday, April 21, 2009

ELEMENTAR MEU CARO WATSON....

Sherlock Holmes e Watson vão acampar.Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho,deitam-se para dormir.Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:
Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.
Watson responde:-- Vejo milhares e milhares de estrelas.
Holmes, então, pergunta:-- E o que isso significa?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias, e,potencialmente, biliões de planetas.
2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03 horas e 15minutos pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia.Correcto?
Holmes fica um minuto em silêncio e diz:-- Booooooooolas... Watson, não vês que nos gamaram tenda?!!...
Moral da história: A vida é simples, nós é que a complicamos.

Tuesday, April 14, 2009

A NOVA PIRATARIA DO SÉCº XXI



Tem havido mar piratas ao longo da história— das pilhagens dos Vikings até aos navegadores no século XVII. Nos últimos anos, um novo tipo de pirataria no Corno de África demonstra que a pirataria ainda pode ser altamente rentável, bem como perigosa.
Na Somália, um país de extrema pobreza e com o caos interno instalado, a economia de pirataria é próspera. A pirataria é uma extensão de renúncia corrupta, violenta que tem ampla acção em terra, uma vez que o Governo central implodiu em 1991. Ele transformou as suas águas nas rotas marítimas mais perigosas do mundo.
Os piratas actuam em milhares de milhas quadradas de água, desde o Golfo de Aden, a porta estreita para o Mar Vermelho, para a fronteira Quénia ao longo do Oceano Índico. Outro centro de pirataria, no Sudeste Asiático assistiu a uma diminuição de ataques nos últimos anos.
A pirataria na Somália é uma espécie de resposta ao saque que navios pesqueiros de várias nações ditas civilizadas, que de uma forma quase irracional fizeram, dos recursos pesqueiros acicatando os ânimos dos pescadores locais apertados e oprimidos pela corrupção do seu País e tendo assim iniciado uma resposta à pesca ilegal á cerca de 10 a 15 anos. Rico em atum as águas do país foram pilhadaspor essas frotas de pesca comercial logo após o seu Governo ter caído em 1991. Transformados em vigilantes armados, confrontam barcos de pesca e exigem pagamentos de um “imposto”. Em 2008, mais de 120 de ataques de piratas ocorreram no Golfo de Aden, muito mais do que em qualquer outro ano na memória recente. Peritos dizem que os piratas Somali terão obtido com esta “actividade” mais de US $ 100 milhões, uma soma astronómica para um país doente de guerra cuja economia está paralisada!
CLARO QUE TODO ESTE PROCEDIMENTO NÃO PODE SER JUSTIFICADO E ACEITE! AS NAÇÕES ESTÃO AGORA A COMEÇAR A ACORDAR PARA ESTE PROBLEMA E DEVEM FAZÊ-LO TAL COMO AINDA ONTEM AS FORÇAS MILITARES AMERICANAS ASSIM O FIZERAM PARA LIBERTAR UM SEU NAVIO VÍTIMA DESTE TIPO DE ACÇÕES!
EM PARALELO SERIA BOM QUESTIONAR O PSEUDO GOVERNO DA SOMÁLIA PARA QUE ASSUMAM AS SUAS RESPONSABILIDADES, TRATANDO EM TERRA O QUE NÃO PODEM FAZER NO MAR! E PORQUE NÃO AJUDAR OS VERDADEIROS PESCADORES SOMALIS NA SUA FAINA DA PESCA! E PUNIR OS AVENTUREIROS E "SENHORES DA GUERRA DOS MILHÓES"?

Monday, April 13, 2009

FALAR O "BOM PORTUGUÊS"...

A língua(falada!), portuguêsa presta-se a fonias que são uma delícia quando escutadas ao vivo, sem censura, e que fazem parte do dia a dia das nossas gentes menos letradas ...
Leiam em alta voz todos os significados destas expressões bem enraízadas cá pelas nossas bandas de norte a sul do país! É delirante e o que é mais curioso é que é verdade! Palavra!

Alevantar:
O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.
Aspergic:
Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
Assentar:
O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.
Capom :
Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!
Destrocar:
Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
Disvorciada :
Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.
É assim...
Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.
Entropeçar:
Tropeçar duas vezes seguidas.
Êros :
Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.
Falastes, dissestes...
Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele falou, TU FALASTES.
Fracturação:
O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.
Inclusiver:
Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira. Também existe a variante 'Inclusivel'.
Númaro:
Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso.
=============================////////////===========================.
FIM DA 1ª PARTE. (ou seja, falta a 2ª parte que vem já a seguir, eh, eh!).
E sorriam!

P.S. Conceitos tirados de um "mail" que me enviou a minha Amiga Raquel Sousa. Apenas uns pequenos "arranjos" cá do rapaz!

Sunday, April 12, 2009

ANGOLA...MEMÓRIAS DA GUERRA!










STª EULÁLIA, COM O SEU CENTRO OPERACIONAL AO NÍVEL DE UM GRUPO DE BATALHÕES E COM PISTA DE ATERRAGEM PARA OS “NORTH ATLAS”.
Sempre que me deslocava a Quibaxe era passagem obrigatória!

=====================/////////////=======================

Em plena zona dos Dembos, com montanhas á volta, o que tinha sido uma antiga Fazenda!
Estive aqui com os meus companheiros de Junho 1972 a Julho de 1973.





RELEMBRANDO ANGOLA 1972/1974- LUGARES POR ONDE PASSEI…!
ZEMBA- QUARTEL DO BATALHÃO 3880 e C.CAÇ 3535.


PARA REFLECTIR NO DIA DE PÁSCOA...

Alemanha - Inicio do século 20
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta: Deus criou tudo o que existe?Um aluno respondeu com grande certeza:-Sim, Ele criou!-Deus criou tudo?Perguntou novamente o professor.-Sim senhor, respondeu o jovem.O professor indagou:-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:-Posso fazer uma pergunta, professor?-Lógico, foi a resposta do professor.O jovem ficou de pé e perguntou:-Professor, o frio existe?-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?Com uma certa imponência rapaz respondeu:-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objecto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!O estudante respondeu:-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
Continuou:-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.Finalmente, o jovem perguntou ao professor:-Senhor, o mal existe?Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado; Imediatamente o director dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?E ele respondeu:ALBERT EINSTEIN, senhor!

UM BOM DOMINGO DE PÁSCOA!

Friday, April 10, 2009

DIFERENÇAS CÍVICAS...O QUE TEMOS DE GANHAR!

Quando acontece algo que coloca em dúvida o comportamento moral e cívico de certas figuras públicas em Portugal, a reacção normal dessas "figuras" é permanecer firme no(s) seu lugar(es), mesmo que se evidenciem prejuízos para a credibilidade das instituições!Em Portugal é assim de facto! Por isso o Povo desconfia e "goza" com estes comportamentos! Eu lamento-os!
Mas noutros países ditos civilizados há outra cultura, do que é ser exemplo para os demais e quando postos em causa na sua honorobilidade não hesitam em se demitirem dos seus cargos públicos, pelo menos até ser esclarecida a dúvida! 2 exemplos de Inglaterra a nossa "velha Aliada", chegam até nós e são(deviam ser) exemplares para as nossas figuras que se agarram aos seus lugares como lapa na rocha! Vejamos: O polícia que agrediu um cidadão numa manifestação e que provavelmente lhe causou a morte com um problema cardíaco minutos após a agressão, já está identificado e suspenso das suas funções!
Outro, um responsável da unidade de contraterrorismo da Scotland Yard, após ter informado o 1º ministro Gordon Brown de um possível ataque terrorista pela Al Quaeda. não teve o devido cuidado com esses dados de modo que um jornalista britânico conseguiu fotografar esses planos, e o que lhe aconteceu? Claro que se demitiu de imediato, não esperando por mais nada!
Tal e qual como em Portugal, não é verdade?
DIFERENÇAS...

Wednesday, April 08, 2009

O VELHINHO CAMPO DE SANTANA ... COMO ESTÁ!!!!!!

O mesmo jogo, num dia de temporal...


Esta foto de um jogo Leixões/Belenenses, efectuado em 13 de Marçode 1963...










Ao passar por estes dias pelo antigo campo de futebol do Leixões ali nas imediações do Parque e da Cãmara Municipal, dei comigo a relembrar dias da minha infância a assistir a jogos do Leixões e fiquei intrigado por até aos dias de hoje este espaço, que eu penso pertencer á Autarquia matosinhense, permanecer como um "parque de estacionamento" mais ou menos provisório dos automóveis que por ali demandam...




Pelo que sei, existem planos para o uso deste espaço com a construção de um campo sintético para as escolinhas do Leixões S.C.Pois só peca por tardia esta decisão!




Há dias comentei este tema com um antigo atleta do Leixões, (Carlos Veiga) e ele também expressou a sua vontade para um aproveitamento condigno deste espaço!




Aqui deixo algumas fotos daqueles anos 60! e do velhinho campo de Santana...

Saturday, April 04, 2009

MIA COUTO... A SUA POESIA DE ENCANTAR!

Nosso amor é impuro
como impura é a água
e tudo quanto nasce
e vive além do tempo.
Minhas pernas são água,as tuas são luz
e dão a volta ao universo
quando se enlaçam
até se tornarem deserto e escuro.
E eu sofro de te abraçar
depois de te abraçar para não sofrer.
E toco-te
para deixares de ter corpo
e o meu corpo nasce
quando se extingue no teu.
E respiro em ti
para me sufocar
e espreito em tua claridade
para me cegar,meu Sol vertido em Lua,minha noite alvorecida.
Tu me bebes
e eu me converto na tua sede.
Meus lábios mordem,meus dentes beijam,minha pele te veste
e ficas ainda mais despido.


Pudesse eu ser tu
e em tua saudade ser a minha própria espera.
Mas eu deito-me em teu leito
quando apenas queria dormir em ti.
E sonho-te
quando ansiava ser um sonho teu.
E levito, voo de semente,para em mim mesmo te plantar
menos que flor:
simples perfume,lembrança de pétala sem chão onde tombar.
Teus olhos inundando os meus
e a minha vida, já sem leito,vai galgando margens
até tudo ser mar.
Esse mar que só há depois do mar.

Autor: Mia Couto, escritor e poeta Moçambicano!

Wednesday, April 01, 2009

IRONIA DOS TEMPOS...DE VACAS MAGRAS!

Publiquei em Janeiro de 2008, este "post" sobre determinada figura e sobre o mundo da finança, na altura em que tudo (parecia) corria bem! Leiam e façam a(s) comparação! Irónico no mínimo!
"TACHOS Á PORTUGUÊSA...OU CULINÁRIA ESPECIAL!
O nosso Portugal nunca nos deixa morrer de tédio! Reparem nesta corrida da alta finança em busca de utensílios de cozinha…vulgo tachos!
O pessoal dos bancos não vive no mundo real. E por isso Armando Vara pediu à Caixa Geral de Depósitos, com todo a lata do mundo, que o deixe ir para o BCP mantendo o vínculo à casa. Convenhamos: isto é ridículo. É certo que Armando Vara se transformou no homem que o País adora odiar. É amiguinho de Sócrates, fez carreira a partir do aparelho do PS, chegou longe com poucos estudos, esteve acusado de trafulhices várias, recebeu um megatacho na administração da Caixa. Mas ele também não faz muito por melhorar a sua popularidade. Vara é a prova de que mesmo dentro de um administrador milionário bate um coração de sindicalista, desejoso acima de tudo de manter um emprego para a vida. Os capitalistas desta terra parecem aqueles jovens adultos que querem muito parecer emancipados e ter o seu próprio apartamento, mas que depois vão aos domingos a casa da mamã deixar a roupa suja e buscar tupperwares com comida. Armando Vara não se contenta só com os tachos - ele quer um armário para os guardar.
Tudo isto é asqueroso! Os procedimentos de certas pessoas que deveriam ser exemplo de integridade, levam-me á revolta e não consigo calar a minha decepção por me lembrar de imediato de tanta gente desamparada por este país fora, vivendo com grandes sacrifícios e ordenados de miséria…
Parece o jogo das cadeiras mas desta vez, nunca falta nenhuma! Sentam-se sempre todos á volta dos tachos…perdão da mesa com os tachos! Mais palavras para quê? É (são) um (s) artista (s) português!"

Será para rir? Eu penso que não! Dá é vontade de chorar...

É BOM QUE "ELES" FAÇAM ALGO DE POSITIVO A NÍVEL ECONÓMICO!


(...)"LONDON - Stepping onto the world stage for the first time in his two-month presidency, Barack Obama sought Wednesday to rally the world's top and emerging powers to help cope with a global economic downturn, saying, "We can only meet this challenge together."
The president also disputed criticism that the United States was feuding with other nations about the need to pump more money into economic stimulus policies, saying any differences are "vastly overstated."
"I am absolutely confident that this meeting will reflect enormous consensus about the need to work in concert to deal with these problems," Obama said before the G-20 economic crisis summit."(...)

"LONDRES - Viajando a nivel internacional pela primeira vez na sua presidência de dois meses, Barack Obama procurou quarta-feira reagrupar o “Mundo” tomando parte na cimeira ajudar os poderes emergentes a lidar com uma diminuição econômica global, relembrando a frase:" Só juntos, nós podemos enfrentar este desafio!" O presidente igualmente destacou a sua desaprovação que os Estados Unidos conjuntamente com outras nações sobre a necessidade de injectar mais dinheiro em políticas econômicas de estímulo, e dizer que todas as diferenças são " muito exageradas." Eu estou absolutamente confiante que esta reunião refletirá o consenso enorme sobre a necessidade de trabalhar concertadamente para tratar estes problemas, " disse Obama antes da cimeira da crise económica G-20.
EU COMO SIMPLES CIDADÃO DO MUNDO, DESEJO E ESPERO QUE OS LIDERES MUNDIAIS CONSIGAM "CONSERTAR" O QUE ESTRAGARAM COM A SUA POLÍTICA ECONOMICISTA E LIBERAL! E PUNINDO OS CULPADOS, QUER TENHAM OLHOS AZUIS, PRETOS OU CASTANHOS...