Sunday, September 30, 2007

CHUVA...

CHUVA…
Eu gosto da chuva! É um amor antigo! Desde pequeno que é uma manifestação da mãe Natureza que me fascina! Seja tipo molha tolos, aguaceiros, contínua, sabe sempre bem! Dá-me a sensação de lavar todo o tio de sujidades, tanto do corpo como da Alma! Náo é descritível, apenas se pode sentir! Uma das “nuances” é quando pratico desporto. A jogar futebol, a correr no “jogging”, mesmo a correr quando somos apanhados um pouco desprevenidos, é uma sensação única!


Estou lembrado das chuvadas em Angola, acompanhadas com trovoadas de meter medo a nós europeus ocidentais! Não esqueço aquelas imagens das primeiras vezes em que militares num acesso de “loucura” alegre, se despiam e banhavam com aquelas torrentes de água que caíam dos céus generosos…


Por isso, quando passam longos períodos da sua presença, começo a ficar inquieto! Os ares tornam-se menos respiráveis, sensações de incómodo surgem! Aparecem de novo as imagens poluidoras que nos oprimem! Nas grandes cidades e centros urbanos é só olhar no horizonte e lá está sempre presente aquela neblina como que a dizer-nos que nos vai derrotar, asfixiar…


E essas neblinas temem mortalmente as chuvas, pois são o único adversário que as batem no terreno…
Há também outro tipo de chuvas nefastas causadas pela avidez e descuido dos Homens, mas a essas compete-nos a nós humanidade começar a tratar delas com os nossos gestos e hábitos de vida mais salutares! É inevitável e era bom que pensássemos nisso seriamente…

Thursday, September 27, 2007

VALHA-NOS NªSª DE FÁTIMA!


Dragão assumido como os meus Amigos sabem e ainda um pouco "zangado" com o professor pela "gestão de recursos utilizada", não resisto a transcrever o resumo do jogo de ontem em Fátima publicado no site oficial do Futebol Clube do Porto! Fico contente pelo "fair play" utilizado a pedir meças a outros que ficam com azia por muito tempo!SE não ganhamos é porque não fomos audazes!Leiam então:


26-09-2007 FUTEBOLFátima-F.C. Porto, 4-2 (após grandes penalidades)Guardião inspirado apagou todas as velas da fé portista
Apesar de ter acendido diversas velas ao longo da partida, o F.C. Porto acabou por não ser capaz de as fazer arder no «santuário» de Fátima, frente a um adversário que, como Jesualdo Ferreira previu, fez do encontro desta quarta-feira o seu jogo do ano, lutando até não poder mais por uma surpresa que, sobretudo pela segunda parte, não se justificou.
Apresentando um conjunto de jogadores de qualidade, mas pouco entrosados, os Dragões revelaram algumas dificuldades na primeira metade do desafio para dar a melhor sequência às jogadas de ataque pensadas, tendo, no entanto, disposto de duas excelentes oportunidades para marcar, primeiro por Farías, aos 15 minutos, e aos 38 por Lino, que, de livre, atirou ao ângulo para uma bela defesa do guarda-redes adversário.
Virada a página dos 45 minutos iniciais, o F.C. Porto procurou um desfecho diferente para a história do jogo da 3ª eliminatória da Taça da Liga, só que a nuvem de fé que paira sobre Fátima protegeu sempre a equipa da casa, principalmente no lance em que Leandro Lima, aos 53 minutos, desferiu um remate fantástico, desviado para a barra por Pedro Duarte.
O médio esteve, aliás, bastante activo no desenrolar do segundo tempo da partida, protagonizando outras duas boas ocasiões para abrir o activo, mas a bola nunca encontrou o caminho certo para a baliza adversária, que também só não foi penetrada aos 75 e aos 90 minutos, porque Pedro Duarte voltou a estar em grande plano.
Numa cidade incontornavelmente ligada a um dos episódios mais enigmáticos da religião católica, a verdade é que a fé e os santos parecem ter respondido positivamente às preces da equipa local, atendida também, em grande parte, por um guarda-redes inspirado, que se revelou capaz de apagar todas as velas acendidas pelo F.C. Porto, incluindo nas grandes penalidades.
NEM MAIS NEM MENOS!!!

A GUERRA DAS AUDIÊNCIAS...OUTRA VEZ!


Eu nem sou fã de Pedro Santana Lopes, mas o que lhe fizeram ontem nos estúdios da SICNoticias, quando ele dava uma entrevista a Ana Lourenço, falando acerca do momento do PSD e das eleições para a liderança desse mesmo partido, eis que inopinadamente, a entrevista é interrompida, para dar a chegada de José Mourinho ao aeroporto de Lisboa,num directo, como se um acontecimento extra terrestre se tratasse!!!

Ele(Santana Lopes) foi ás cordas, passou-se e abandonou a entrevista nos estúdios(e muito bem, digo eu!), dizendo que estavam todos a ficar malucos!

Na verdade é uma desconsideração para quem está a ser entrevistado, sobre um assunto importante da política (porque mexe indirectamente com todos os portugueses) e se obriga a ver a chegada de Mourinho para umas férias...ele que viajou num jacto privado, portanto com vontade de passar incógnito, em desfavor da entrevista em curso, enfim a nossa televisão no seu melhor... em favor de audiências a todo o preço!!
Estes critérios de realização fazem-me chorar de riso!!!

Wednesday, September 26, 2007

SEGURANÇA MÁXIMA...SEMPRE ALERTAS!!!


Á espera que lhes servam uns "donuts"!E que concentrados estão!




Estes homens assim não estão motivados for falta de clientes!










Este é o segurança "intelectual"! Pensa muito(a dormir) antes de agir...






Felizmente não há objectos voadores a pairar no ar...




A little break...para continuar a ronda!

NOTA FINAL:Nenhum destes agentes de segurança parece Português!!!Ainda bem!





Tuesday, September 25, 2007

O CERTIFICADO COMO PRESENTE!


Esta gentileza de Juli Ribeiro, agradece-se e sente-se! Sem mais palavras porque desta vez basta um olhar... Obrigado!
E porque as honras deste mundo não me envaidecem, transfiro este certificado para uma "Blogger", raçuda, e de uma sensibilidade acima da média, que com meu contentamento faz parte do meu modesto universo...Agora fica lá com ele! MARTA!

EU LEVANTO A MÃO!!!


Atentem a este naco de prosa de um artigo do jornalista do DN, João Miguel Tavares e depois digam de sua justiça!
Eu também levanto a minha mão porque acho que mais uma vez estão a fazer passar-nos por “lorpas” com esta exaltação ao “Râguebi Nacional”! Teimamos em ser um Povo de extremos, do 8 e 80, da euforia e da depressão! Mas será possível aguentarmos assim? Eu levanto a minha mão para dizer basta, senão vomito! Um pouco de bom senso (por favor, um pouquinho!!!) sejamos mais equilibrados, vale!
A propósito eu canto muito bem “A Portuguesa”! Já agora para que saibam!


“Mais uma palavra elogiosa sobre a selecção portuguesa de râguebi e a sua paixão pela pátria e o seu amadorismo tão profissional e o seu extraordinário esforço e como devemos estar todos tão orgulhosos e como eles são um exemplo para nós - e eu regurgito. A sério. Se os elogios parvos tivessem açúcar estávamos todos diabéticos.Agradecia que os admiradores do râguebi não me imaginassem já a ser violentamente placado contra um muro de cimento. Juro por todos os santinhos que nada tenho contra a modalidade. Gosto muito de ver os jogos e quase me comovo com a haka neozelandesa. Mas para tudo existe uma medida certa. Sim, os rapazes portugueses são esforçados. Têm o seu mérito. Parecem simpáticos na televisão. Não são dados a peneiras como os tipos do futebol. E cantam o hino nacional com um tal entusiasmo que se Louis Pasteur fosse vivo ainda os vacinava. Mas daí a transformá-los nos maiores heróis da Nação só porque andam num campeonato do mundo a perder os jogos todos (e por muitos) é capaz - digo eu - de ser um bocadinho exagerado.
Mas o mais extraordinário é que, percam por quantos perderem, os "lobos" têm sempre garantidos umas festas na cabeça por parte da comunicação social.

Título do Público após o 31-5: "Ficou a sensação que era possível derrotar a Itália." Ficou a sensação, ficou. Eu às vezes também tenho a sensação que podia jogar melhor à bola que o Messi. Que podia ser mais esperto que o Bill Gates. E que a Nicole Kidman podia perfeitamente sussurrar-me ao ouvido: "Ao pé de ti, o Tom Cruise é um badameco." São sensações. Não costumo é puxá-las para título de jornal. Mas, de quando em quando, a Pátria dá nisto: elege os seus heróis, fecha as cortinas do pensamento, e chora muito a ouvir o hino nacional. É esquisito. Mas é assim.”…

QUEM JÁ NÃO ATURA ELOGIOS AO RÂGUEBI LEVANTE A MÃO
João Miguel TavaresJornalistajmtavares@dn.pt

Monday, September 24, 2007

A FINITUDE DA VIDA...


Nós bloggers temos uma vantagem sobre os nossos escribas profissionais: Eles(os escribas professionais) têm de escrever todos os dias para as suas publicações, senão o "boss" olha de viés e na melhor oportunidade abre-lhe a porta de saída!

Nós não! Escrevemos quando necessitamos de expressar o que nos vai na alma! Transmitir o que vemos em qualquer ocasião, em qualquer tempo, em qualquer lugar... Por esse motivo eu não alinhavo letras diáriamente! Hoje falo-vos de duas histórias de vida e sobre pessoas.Na minha cidade de Matosinhos, existe uma instituição que todos os dias desenvolve um trabalho meritório no plano assistencial e que passa despercebido a muitos de nós. Refiro-me ao Lar de Santa Ana, que tem valências de lar de 3ª Idade e fornece refeições aos mais desfavorecidos e em classes etárias que não são própriamente menos jovens, não! Eu vejo-os (as) todos os dias da semana buscar uma refeição nesta instituição. Alguns não disfarçam ume certa vergonha, outros já não têm vergonha para esconder...Como sobrevivem estes desamparados da sorte? Nos outros minutos do dia como os passam? Eu reparo numa parte reduzida das suas vidas e não gosto do que vejo! Mas existem e temos de os ajudar! quanto mais não seja com um olhar sereno e não condenatório....

A segunda parte (ou história de vida) refere-se áqueles pais que há mais de vinte anos carregam uma cruz com o seu filho deficiente. Lembro-me dele ainda pequeno no carrinho de rodas, sempre acompanhado por eles, com um ar de desvelo e dedicação que me aflige pela grandeza do desafio que eles irão suportar toda uma vida!Sempre bem cuidado, apenas não podendo superar um desafio genético que saiu contrário ao que deveria ser uma vida plena em termos físicos e mentais... eles , os Pais lá continuam a sua saga, agora mais envelhecidos e desgastados com uma luta desigual e injusta...mas sempre com um desvelo no trato daquele filho que me toca muito!Tudo isto se passa na minha cidade e cruzo-me muitas vezes com eles, podendo assim aferir por fora do que poderá ser ums vida com estes altos limites...

Saturday, September 22, 2007

REVISITAR ANGOLA E SEUS LUGARES...


Avenida dos Combatentes, na parte alta da cidade, lugar emblemático, nos tempos coloniais! Aqui estavam situadas as Messes dos sargentos e Oficiais(por onde eu passei por várias vezes) e de onde partíamos á descoberta...





Esta vista de toda a marginal de Luanda é fantástica! O local de visionamento é junto á fortaleza S.Miguel que fica num ponto elevado e para a esquerda estende-se a Ilha com praias lindas e de águas mornas...visita obrigatória!!!










Este edifício é a sede do Banco de Angola e está situado junto á marginal da cidade de Luanda. É um do ex-libris da cidade e pelo menos continua com boa aparência nos dias actuais...
Tudo isto para ilustrar o carinho que dediquei e ganhei a um País e de gentes calorosas, pese embora todas as contradições que ainda hoje encerra! Mas nada desfaz nas minhas lembranças todo o seu clima de cativar e obrigar a viver o dia a dia olhando bem as pessoas, sorrindo, mesmo quando a vontade e o bom senso nos impelem a fazer o contrário...terra de emoções!
Para mim que viajo quase diáriamente através do "Google Earth", revendo os meus itinerários que percorri de Norte a Sul daquele espaço imenso! Como se dizia(e fazia), ia-se de Luanda a Huambo (ex-Nova Lisboa) percorrendo 600 kms para tomar um café! E nunca me canso de "viajar"...
Sem saudosismos, sem traumas como já disse antes , lendo a obra de Pepetela (ex-guerrilheiro) hoje um escritor e que nos conta o sentir de um Povo que de algumas garras se libertou e de outras que teima em permanecer "preso"! Quem sabe um dia?

Thursday, September 20, 2007

IMPRESSÕES...

Na adopção de crianças em Portugal o sistema não está a funcionar bem e infelizmente quem paga em primeiro lugar são essas mesmas crianças que por motivos vários são colocadas nesses espaços que com muita dedicação as tratam e amparam até aparecerem pais que deles tomem conta e em simultâneo por estranho que pareça, esses mesmos Pais adoptivos que percorrem uma autêntica via sacra até conseguirem concretizar os seus sonhos de terem alguém no seu lar e dar assim maior alegria e esperança a todos eles, numa comunhão de sentimentos que não foi possível pela via biológica...
Eu há anos acompanhei um caso de adpção de um casal amigo que por problemas vários não poderiam ter um filho biológico e encetaram uma luta de anos para concretizarem o seu sonho: Hoje têm uma menina que em verdade é uma filha a quem dedicam o seu amor e a criam com plenas capacidades de Pai e Mãe e são correspondidos como só uma criança pode dar em retorno! Mas tiveram antes da conclusão do processo, momentos muito complicados com burocracia a mais e atrasos no tempo que só causaram mal estar a eles e á menina a adoptar!
Este caso acabou em bem, mas o que me impressiona é que se continue nos dias de hoje a ter estes mesmos procedimentos que não permitem uma melhor agilização das adopções e diminuir de maneira segura o nº de crianças que esperam por uma família que lhes dê amor e carinho!

Sunday, September 16, 2007

AMAR É PRECISO...


AMAR É PRECISO!
Reflectindo um pouco por todas as mensagens e palavras dos meus Amigos, uma das grandes dúvidas existenciais, prende-se com a afectividade (ou falta dela), que une todo este universo de relacionamentos entre nós seres humanos, carentes, dispostos a dar e a receber (e que bem que sabe), e muitas das vezes a encontrarmos resistências por motivos fúteis, desnecessários, deixando de ver o importante, para dar relevo ao acessório…
Nós necessitamos de amar, sempre, todos os dias, não somos irracionais, que só procuram por instinto! Nós os seres inteligentes, devemos gerir este manancial de emoções sempre no máximo possível, porque o tempo físico passa e de que maneira, implacável sobre todos nós e não há coisa mais triste de ouvir e ver, os lamentos de tantos que poderiam ter feito muito mais e não fizeram, ou não quiseram no tempo oportuno e agora queixam-se!
Por isso é que eu tento não perder nada destas sensações e aproveito tudo o que bom a vida se me apresenta. Eu gostaria é de fazer um pouco mais! Fazer de todas as coisas das mais simples ás mais complicadas e trabalhosas, tarefas gratificantes, nem que seja a estafada imagem de ajudar a “velhinha” a atravessar a rua…
Um sorriso mesmo que fugaz, àquela cara que por nós passa, olhando olhos nos olhos e não baixando o olhar, crispado e indiferente, para depois à socapa fazermos uma correcção mas já passou o momento mágico!
Falar, trocar umas palavras que sejam, fortuitas mas capazes de criar breves momentos de empatia… e que nos fazem bem!
AMAR É PRECISO COMO DIZ O CANTOR, NÃO DEIXEMOS PASSAR AO NOSSO LADO O QUE ALMEJAMOS, NÃO FAZENDO NADA PARA O ALCANÇAR E DEPOIS VIRMOS CARPIR MÁGOAS…
COM CONFIANÇA E BOM SENSO, PODEMOS RETIRAR DAS NOSSAS VIDAS MUITO MAIS DO QUE COSTUMAMOS FAZER…
EU VOU CONTINUAR A FAZÊ-LO, OS OUTROS ENFIM…

OS RECORDES DO GUINESS....

Estão na moda, por tudo e por nada!Serve qualquer motivo para sermos (ou tentar ser) os melhores do mundo!
Portugal, um país grande na sua história mas pequeno em área, não se intimida e concorre desenfreadamente para estes objectivos...e fico a pensar, porquê, esta febre de afirmação e sempre na intenção de sermos os primeiros em tudo! O s promotores destas iniciativas pretendem o quê? Provar o quê?
Num país como o nosso, onde tantas coisas básicas do nosso dia a dia são mal tratadas, esquecidas,porque na verdade não se concentram no que é realmente importante!
Mais rigor na saúde, na educação, na exigência da nossa classe política para que governe melhor, menos atropelos aos nossos direito de cidadania,aí sim devemos estar alertas e disponíveis para sermos os melhores...
Eu bem sei que nem só de pão vive o Homem, mas esta "coisa" dos recordes mundiais, passam bem ao lado! Pelo menos enquanto não formos campeões nas nossas "corridas" diárias das nossas vidas e desempenhos!

Saturday, September 15, 2007

PEPETELA E A NARRATIVA ANGOLANA...





Pepetela, é um escritor Angolano muito conhecido no mundo lusófono, e este livro que foi Prémio Camões 1997, tem no romance "PREDADORES", uma narrativa envolvente e que recomendo vivamente! Para todos, mas em especial para os que viveram em terras angolanas, e se apercebem com mais facilidade do enredo e das figuras neste livro retratadas! Eu passei por Angola ao serviço das forças armadas portuguesas e não senti qualquer complexo em ler e sorrir, reconhecendo com tino, que os "retratos" estão perto da realidade...A não perder esta leitura!

Nos dias de hoje 2007, felizmente que esta jovem nação africana, caminha no sentido correcto, embora com as contradições próprias e que temos de compreender, ou tentar pelo menos!

Thursday, September 13, 2007

E ESTA?ESTOU DO LADO DO SCOLARI!!!


Todos sabem os que privam comigo de que sempre fui crítico do selecionador, só e por causa da exclusão do Victor Baía da selecção e pela maneira de como o fez! Mas já lhe perdoei há muito tempo e as coisas seguiram o seu curso normal!

Ontem, todas as cenas que se passaram no final do jogo em Alvalade, foram lamentáveis, O snr Scolari não deveria ter tido aquela atitude(embora de protecção ao seu jogador Quaresma), dava-lhe uma de desprezo e a coisa morreria ali! Já bastava a sofrível exibição dos nossos jogadores naquele empate inssosso.

MAS AGORA VAI FALAR A EMOÇÃO: FOMOS ROUBADOS POR UM GATUNO VESTIDO DE PRETO, E, COM O MAIOR DOS DESCARAMENTOS, FICOU Á MARGEM DOS NOSSOS COMENTADORES, SEMPRE TÃO RÁPIDOS A REAGIR COM OS ERROS DOS NOSSOS ÁRBITROS PORTUGUESES!!!PELOS VISTOS GATUNOS HÁ EM TODO O LADO!

POR ISSO FOI PENA ELE NÃO TER APANHADO COM UM TELEMÓVEL NA "TOLA" PARA LEVAR UMA RECORDAÇÃO NOSSA!

E MAIS! ACEITO AS DESCULPAS DE SCOLARI!

ATÉ VIENA EM 2008! ATÉ OS "COMEMOS CARAGO!"

Wednesday, September 12, 2007

PORTUGUESES DE 1ª e 2ª...


Fico um pouco incomodado com alguns raciocínios hipócritas ou ignorantes, quando vejo ou ouço falarem sobre a autencidade de ser português ou não conforme dá jeito!

Estou a referir-me á área desportiva, mas serve para as outras todas. Quer dizer, quando um atleta ganha uma prova de nível mundial com medalhas de ouro e tudo, sim, vertemos uma lágrima de emoção e damos vivas para aqui e para ali. Quando se passa noutras modalidades que não trazem medalhas imediatas, esses mesmos atletas em iguais circunstâncias, são apelidados de oportunistas, pára quedistas, etc.

Em que ficamos?Um estrangeiro que se instale em Portugal durante o tempo necessário para requerer a nacionalidade portuguesa, não tem os direitos dessa mesma cidadania?Passará a ser português de 2ª?

Pois eu acho que não! Será a partir daí tão português como eu, nascido nas fragas do Douro, como outros nascidos junto ao castelo de S.jorge, etc...com os mesmos deveres e obrigações!

SE sempre lutamos contra elitismos, porquê agora estas opiniões e sentimentos de cérebros idiotas?

Vamos lá a ter um pouco de bom senso, está bem?

Monday, September 10, 2007

11 de SETEMBRO...O MUNDO MUDOU!




Nesse dia 11 de Setembro de 2001, o nosso ideal de mundo ocidental civilizado mudou!As imagens arrepiantes, em directo, foram golpes fortes nas nossas(minhas) convicções!O facilitismo e o descuido das polícias secretas mais bem apetrechadas do mundo, deixaram que um grupo de loucos fizesse passar as suas mensagens de insanidade com o custo de inocentes que na altura estavam embrenhadas nas suas vidas de luta por ideais cívicos que nada tinham a ver com as outras "guerras"!!!


Amanhã passará mais um ano!Um dia pelo menos, para relembrar o que podemos melhorar, para nunca mais se permita que haja "razões" que justifiquem estes eventos!Pelo menos com as nossas atitudes diárias de tolerância por quem pensa diferente, mas sem receios de quem quer obrigar a que pensemos iguais a eles, contra os nossos ideais!

Friday, September 07, 2007

A MORBIDEZ DAS MULTIDÕES...


Todos nós concerteza já fomos confrontados com situações inesperadas e reagimos de maneiras diferentes e aparentemente normais.. Mas há outras situações que não têm explicação lógica, a não ser por doença do foro psicológico, quando nos deixamos arrastar por emoções colectivas das multidões.Como explicar as cenas de autêntica morbidez das pessoas que estão paradas e expectantes para assistir de primeira fila a variadas cenas: acidentes, discussões, junto a tribunais assistindo á prisão de pessoas muitas vezes simples cidadãos nos seus deveres normais relacionados com a justiça etc, etcªVejam por exemplo o que se está a passar com o caso da pequena Maddie!!!!As "pessoas " postam-se á porta da policia Judiciária e durante horas!!!!, ali ficam á espera de não sei o quê, esquecendo as suas vidas(vazias, pelos vistos!), completamente hipnotizadas pela sua própria morbidez!Juro que não consigo aceitar este comportamento! Isto faz-nos regredir á idade média e ao obscurantismo!

Então a nossa comunicação social, sabendo que as audiências são o mais importante para eles, alimentam em ritmo frenético, toda a informação, real e suposta, em directos atrás de directos e as pessoas alinham na festa... impressionante!

Este comportamento serve para nacionais e estrangeiros,sim, porque em matéria de sensacionalismo, os inglêses batem-nos largamente aos pontos! É só ler os "tabloides" lá do sítio! E é hipocrisia absoluta, os britânicos dizerem que os nossos média se estão a exceder neste caso! Eles não são exemplo para ninguém!

Mas ficando-me pelos portugueses, eu gostaria de ver outra atitude e comportamento perante estes casos e acontecimentos! Um pouco mais de educação e comportamento mais solidário, sem a figura monstruosa da multidão ávida de sangue... tipo circo romano!!! e deixar as autoridades policiais fazerem o seu trabalho!

DESAFIO DA "BELEZA DE MULHER" AS MINHAS RESPOSTAS!

RESPONDENDO AO DESAFIO LANÇADO PEL BELEZA DE MULHER AQUI ESTÃO AS MINHAS RESPOSTA ÁS 9 QUESTÕES:
1ªPERGUNTA:Dia mais triste da minha vida?
RESPOSTA: A morte da minha Mãe.

2ª PERGUNTA: Dia mais feliz da minha vida?
RESPOSTA: O nascimento das minhas duas filhas


3ª PERGUNTA: Manias?
Resposta: praticar desporto; ler, Cantar


4ª PERGUNTA: FILME preferido?
RESPOSTA: 6st. Sense. c/Bruce Willis

5ª PERGUNTA: Poeta preferido?
RESPOSTA: Miguel Torga


6ª PERGUNTA: Comida preferida?
RESPOSTA: BACALHAU cozido com todos (todos os tipos de bacalhau)



7ª PERGUNTA: Sou muito?
RESPOSTA: Orgulhoso do que sou e do que tento ser! Amigo, do meu Amigo; Inimigo do meu Inimigo.


8º PERGUNTA: Viagem de sonho?
RESPOSTA: Feita. Viena de Áustria. 1991. A fazer: New York.


9ª PERGUNTA: GOSTO DE:
Resposta: frontalidade, Gratidão, Disponibilidade quando necessária dos outros! Futebol Clube do Porto! Minha família! Meus Amigos! Cantar! Sexo muito se possível! Tantas coisas que incluem Viver!

MUITAS OUTRAS QUESTÕES FICARAM POR RESPONDER!MAS EU RESUMO NO SEGUINTE:A VIDA DEVE SER APROVEITADA AO MILÉSIMO DO SEGUNDO!PORQUE É CURTA E NÃO DEVE SER DESPERDIÇADA COM INUTILIDADES...



Thursday, September 06, 2007

O ENSINO EM PORTUGAL, OS PROFESSORES A MAIS E ALUNOS A MENOS…


É UMA INACREDITÁVEL CENA, TODOS OS ANOS POR ESTA ALTURA QUANDO SE PUBLICAM AS LISTAS DE COLOCAÇÃO DE PROFESSORES E SE CONFIRMAM SEMPRE OS NÚMEROS EXCESSIVOS DE DOCENTES QUE FICAM SEM OCUPAÇÃO E COM AS SUAS VIDAS ADIADAS! O QUE FAZER ENTÃO?
Em Portugal nascem cada vez menos crianças, a taxa de natalidade é baixíssima, o envelhecimento demográfico um verdadeiro problema. A nível do Ensino existem professores a mais e crianças a menos, parecendo ser mais preocupante o excedente de professores do que o deficit de crianças. Os números, variam de dez mil professores saídos nos últimos dois anos, a treze mil que estavam no activo no ano passado e hoje se encontram desempregados, mais quarenta e cinco mil que não conseguiram lugar numa escola.·Cada abertura do ano escolar contempla, quase sempre, um confronto político-corporativo entre os sindicatos e o titular da pasta.Compreende-se a frustração de todos os que tendo investido na própria formação, se viram afastados de poder exercer o seu magistério. Um país aos solavancos, políticas casuísticas e indefinição impedem a estabilidade mínima a que cada um tem direito, para poder formar as suas decisões e orientar as suas escolhas. Mas as únicas medidas futuras para evitar o desemprego dos professores, ao contrário do que pensam os sindicatos, são as que no seu conjunto constituam uma verdadeira política de incentivo à natalidade e apoio à mulher e à família. Algo que nenhum governo fez, convictamente, até hoje, não obstante o nosso evidente envelhecimento demográfico e as suas trágicas consequências no desenvolvimento do país, no crescimento económico, na sustentabilidade financeira dos sistemas sociais, etc....
E também todos aqueles que actualmente se formam nas nossas universidades tendo como objectivo estas áreas, deverão pensar sériamente no seu futuro, porque será inevitável uma mudança radical!Assim o mostram os nossos dias e o mercado de trabalho!

LUCIANO PAVAROTTI...PARTIU!


Luciano Pavarotti, morreu hoje quinta-feira após uma luta contra um cancro no pâncreas, deixando-nos um vasto repertório de uma voz única, que fazia vibrar nos seus espectáculos, tanto a solo como em conjunto com outros artistas e que nos faz lamentar vivamente este desenlace para mim prematuro!
Poderia estar aqui a tecer-lhe uma quantidade enorme de adjectivos, mas ficará para sempre nas nossas memórias de melómanos (ou não) aquela figura enorme nos palcos e com o inevitável lenço na mão e um sorriso do tamanho do mundo! Mundo para o qual sempre se mostrou disponível em forma solidária com concertos memoráveis em conjunto com outros artistas e que ficaram para sempre guardados e disponíveis para nós todos!

Tuesday, September 04, 2007

VERÃO...FÉRIAS... A VIDA CONTINUA!


Agora que caminhamos a passos largos para o final dos mêses mais apetitosos do ano e que proporcionam sempre memórias que guardamos no nosso íntimo, começamos a fazer o balanço destes dias todos e vamos concerteza ficar com a sensação de que poderia ser melhor tudo o que conseguimos e vai bater a saudade deste ou daquele episódio, que não conseguimos completar conforme era o nosso desejo.Falando por mim, ainda não foi este ano que fiz as férias que ando a planear há anos.. ou seja, visitar o Brasil e as suas praias e gentes de que me relatam maravilhas e que eu acredito piamente. Mas não desmarco do meu calendário pessoal, vamos a ver...Mas o ênfase que eu quero dar neste meu post é que devemos sempre fazer férias todos os dias, valorizando o nosso dia a dia, nas nossas tarefas profissionais (com profissionalismo), mas vendo com olhos de ver, pormenores que passam muitas vezes ao lado porque andamos distraídos. Nunca vos aconteceu por exemplo, ver um turista a fotografar determinado edifício ou monumento nas vossas cidades e de nos questionarmos, que raio de interêsse terá aquele "mamarracho" para o dito visitante? De seguida damos connosco a reparar e vêr o tal pormenor(es) interessante(s) que nos tinha(m) passado ao lado.Portanto é um desafio que eu deixo para todos nós, e, que nos sintamos sempre animados todo o ano.Estejamos sensíveis aos nossos amigos, partilhemos os seus/nossos problemas e vivamos um dia de cada vez. Vão ver que se sentirão melhor.Vamos a isso!

Sunday, September 02, 2007

10 ANOS DEPOIS...




A princesa Diana, personificava para mim, a beleza rude e violenta contra o status.Todos nós nos apercebíamos de que o príncipe Carlos era apenas o adereço necessário para a fotografia de circunstância e oficiando a realeza...Desencontros e encontros amorosos nos bastidores dos palácios, iam construindo uma real história de amores...


Nunca lhe perdoaram esses devaneios a Quenn Mother em especial, já que Carlos ia fazendo pela vida com o seu eterno amor Camila Parker!


O que impressiona em toda esta história é a cobrança brutal feita pelos "paparazzi" na hora do acidente que lhe custou a vida, após o acidente num túnel de Paris! Deu-me ganas para com aqueles mestres da fotografia! Pareciam vampiros sugando o sangue das suas vítimas...cobrança feita pelos outros favores de quando a princesa por eles chamava...Ironias nesta vida de flashes...Pelo menos agora passados 10 anos os seus filhos lhe prestaram uma homenagem que os reconcilia com o mundo real... não da realeza!

ANGOLA 1972 /1974, ALGURES EM PONTE DE ZÁDI...


Há dias recebi um mail de um antigo companheiro de guerra em Angola, de seu nome Macedo, (o Santo Tirso, como lhe chamávamos, por ser natural desta cidade aqui perto do Porto) e descobriu o meu blog e pôde assim contactar-me para minha surpresa e satisfação!

Indo ao meu álbum de fotografias lá descobri o Macedo em pose de Fumador...é o primeiro á direita! Penso que lhe fará bem recordar este momento de convívio entre os seus camaradas de armas nos intervalos das nossas guerras...tem o Silva de Amarante a seu lado, a seguir o Simôes de Torres Vedras e depois sou este vosso amigo...

Se recordar é viver, viva a Vida!