Wednesday, August 25, 2010

OS "GUERREIROS DO MINHO" QUEM DIRIA! PARABÉNS!

O Braga, clube de futebol minhoto, deu ontem em Sevilha, uma autêntica lição de estratégia e entrega a um jogo que para eles representa uma época inteira!  Com Orçamentos totalmente desfasados, os bracarenses demonstraram que dentro das 4 linhas nem sempre o investimento financeiro faz a diferença!
PARABÉNS !!!
De um "Dragão", que aprecia quem joga futebol como deve ser! E dedicado ao Pedro colega dos sábados de manhã no Parque da Cidade no Porto, bracarense dos 4 costados!

Saturday, August 21, 2010

XENOFOBIA, RACISMO EM FRANÇA, SERÁ?



Desde já digo e reafirmo que não gosto de ciganos em especial porque,(entre outras "virtudes") se auto discriminam, não aderem aos costumes, deveres e obrigações, que suportados na lei geral de um País , fazem dela (quase), sempre tábua rasa!
O que se está a fazer em França, não me admira, porque é só verem como os que estão a ser reenviados para a Roménia, como por lá "viviam", contribuindo de modo "decisivo", para a riqueza nacional francesa!
E que embora em menor dimensão aqui em Portugal e ainda por quase todos os países europeus, marcam a sua presença de forma "diligente", na mendicidade, roubos, burlas, violência urbana, entre outras acitividades!
Porquê então esta reacção hipócrita contra o governo francês?
É por estas e por outras que a Europa mais desenvolvida se confronta com problemas de níveis de instabilidade e de insegurança! Claro que os "Nacionais do crime" também não deixam os seus créditos por mãos e pés alheios, mas os ciganos que em número excessivo  caminham do seu País e se espalham por todo o lado em actividade que não criam 1 euro de riqueza, preocupam todos aqueles que pagam os seus Impostos e querem usufruir dos serviços do Estado em condições justas e compatíveis com o seu esforço para com quem nos governa!
Chama-se a isto os Direitos e os Deveres! Esta classe de pessoas que agora vão sendo recambiadas para a Roménia, só conhecem a palavra DIREITOS!  Esmolas, subsídios e quando não resultam, "cobrança coerciva aos cidadãos!

PS: EM PORTUGAL AINDA EXISTEM CIDADÃOS DA ETNIA CIGANA, QUE POR MUITOS ANOS CÁ VIVEM,  E QUE DESEMPENHAM AS SUAS FUNÇÕES DE FORMA DIGNAS! MAS SÃO MUITO POUCOS, POUQUINHOS...
PARA BOM ENTENDEDOR!

Tuesday, August 17, 2010

O VERÃO "QUENTE" DE 2010...


Todos nós ansiamos por esta época para podermos "descansar" física e mentalmente das nossas rotinas e obrigações! Mas começo a ficar com dúvidas se isso acontece de facto! É uma angustiante lista de assuntos e eventos que alguém (s) se compraz em nos oferecer todos os anos de forma repetida e asfixiante de modo que ficamos ainda mais "stressados", quando chega o Setembro que induz ao retomar das nossas tarefas!


Ele são os incêndios nas nossa florestas, (descuidadas, ao Deus dará, abandonadas, altas silvas e matas, que secas pelo clima natural das nossas regiões quase que clama pelos "incendiários malucos") para lhes acender o rastilho aqui, ali, acolá, movimentando todo um conjunto de actividades "sazonais", que aflige! Os Bombeiros lá vão ao ataque das chamas feitos os novos heróis da era moderna, com os mesmos equipamentos, de há anos nos seus quartéis, fazem estatísticas comparativas com anos anteriores, as mesmas cenas da população em aflições, as acusações a tudo e a todos, sempre sem olharem aos seus umbigos, uma autêntica confusão de comportamentos que se não fosse pelo seu efeito trágico daria para rir... as comparações que se fazem em termos estatísticos como se o importante fosse, este campeonato ter que ocorrer como uma fatalidade a que não podemos fugir!





São as intervenções políticas de Verão repetidas com os "updates" ajustados ao momento, sempre uns criticando ferozmente os outros, nunca se vê nem ouvem palavras de união e cooperação entre todos os actores desta arte de bem (des) governar; a Justiça, marcando passo em processos longos, longuíssimos, sem fim á vista, com a prescrição no horizonte, num rol avassalador de acusações e contra acusações num espectáculo a que os "média" lhes chamam um figo, por excessiva e repetitiva!

A nossa liberdade de expressão arrastada para níveis de "galderice", quando deveria ser criteriosa, excedendo limites do razoável mesmo em ambiente democrático! Sim, porque, mesmo com esta benesse de podermos falar sem medos, não o devemos fazer sem bom senso e cuidado no que afirmamos e nas suas consequências para os outros, quando não fundamentadas!



São estas angústias a juntar a outras que não deixam "descansar" aqueles que almejam pelas férias de Verão!

E lá voltamos todos "amassados", cansados, como se viéssemos de uma guerra e não de um retemperar de forças físicas e mentais!

Qualquer dia na legislação laboral se irá propor a abolição das ditas férias...pois se elas servem só para angustiar e fatigar!

Thursday, August 12, 2010

The Grand`s Fathers State... ou como as emoções se passam...!

Sendo os meus Pais originários das terras do Douro e abalados que foram nos anos 50 para a cidade do Porto,(mais precisamente na fronteira entre o Porto e Matosinhos), era de sua tradição o passar as férias de Verão no mês de Setembro por inteiro o que siginificava que eu e os meus Irmãos, de início íamos sempre contrariados por deixar os nossos companheiros de infância aqui junto á praia e nós tínhamos as montanhas e o calor intenso por companhia...
Ao fim de uma semana, já estávamos ajustados á paz e sossego daquelas aldeias durienses e quando chegavam as colheitas e em especial as vindimas,(onde písávamos as uvas num lagar de pedra), o tempo começava a escassear e o regresso á cidade impunha-se! Eram assim passadas as minhas férias em Setembro!
A figura que aqui quero destacar em especial era a do meu Avô. Ele tinha regressado recentemente da América, país onde esteve imigrado durante 25 anos, foi contemporâneo do Al Capone,(falava muitas vezes nas sua aventuras lá por terras do Tio Sam), e tinha uma figura imponente: Forte de compleição, áspero no trato com as pessoas, duro no comando das tarefas da propriedade e vinhas que possuía, com os seus caseiros que dela tratavam. Á mesa num dos topos sempre presente e atento aos nossos excessos de crianças, logo reprimidos com olhares que nos acalmavam e nos remetiam ao silêncio! Tinha uma caneca de porcelana por onde bebia o seu vinho branco ás refeições e que era seu exclusivo! Tinha junto a casa uma ramada que dava o vinho branco que ele consumia!
Notava-lhe uns dentes de ouro bem colocados e sinal de prosperidade latente nos seus parcos sorrisos, usava um chapeu de abas largas,(se calhar inspirado no Al americano) e tinha o gosto pela caçadas, com uma caçadeira  a que de vez em quando ia dando uso lá pelos campos e bosques.
Era assim todo o mês o nosso trato: de um lado a irreverência dos netos da cidade, do outro, um modo de interagir, rude, austero, autoritário, que não dava grandes hipóteses de aproximação...
Mas tudo mudou no meu conceito de miúdo e neto, quando um dos finais das férias e de regresso á cidade, lhe surpreendi na despedida, cedinho pela manhã, ele ainda na cama, e lá íamos nós despedirmo-nos um a um, para a panhar a camioneta da carreira de volta o Porto,  os seus olhos rasos de lágrimas... aí eu percebi com os meus 7 ou 8anos de idade, que por detrás daquela fachada austera, havia emoção e sentimento de perda pela nossa ausência, e que afinal  de contas as nossas traquinices  não o incomodavam por aí além! Sentia a nossa falta!
A partir desse momento ele ficou ainda mais forte na minha afeição e respeito! Nos anos seguintes eu já o abraçava ainda mais intensamente porque sabia que aquele coração "americano",  se ia abaixo pelos seus netos que tanto o "incomodavam"...
Nos tempos de hoje embora diferentes nos hábitos, as emoções permanecem e a contagem do tempo é melhor aproveitada sem disfarces emocionais, para que mais tarde não se queixem das oportunidades perdidas!

Sunday, August 08, 2010

A LIÇÃO DO "ESTUDANTE" AO PROFESSOR...

Eu até não sou de embandeirar em arco quando o F.C.P. ganha, mas ontem na Supertaça  em Aveiro o desempenho dos "Dragões" foi de tal nível que não resisto a umas farpas aos meus Amigos "Lampiões"!
Na verdade o novato André Vilas Boas , deu um show de táctica e estratégia ao "veterano" J.J. Os  jogadores portistas interpretaram as suas indicações e fizeram um jogo muito bom, nunca deixando que o adversário jogasse como gostam, ou seja, com espaço e tempo para as suas vedetas poderem facturar...golos!
Para começo não está nada mal! Já precisava desta alegria depois de no campeonato passado se terem vistos exibições tão desconsoladas e um treinador incapaz de ler o que se estava a passar!
 Quando chegar o outro lado da questão espero que seja sempre com justeza e "fair-play"!
NADA DE TUNEIS!

Friday, August 06, 2010

POR DETRÁS DO(S) VÉU(S)...A BELEZA ESCONDE-SE!!!!

É tido e sabido que as mulheres iranianas, sauditas, sujeitas a leis de regimes de influência islâmica, e que a coberto  de regras que "salvaguardam" a decência e a moral,  impõem a obrigatoriedade do uso dos véus e shadores e lhes permitem ser visualizadas no exterior e espaços públicos apenas pelos olhos, para que assim se aplaquem as tentações da carne para os homens estranhos...
Elas "vingam-se" com idas constantes a salões de beleza,restritos sós a mulheres como é obvio, e onde se produzem com tal requinte que faz com que estes países por incrível que pareça, sejam os maiores consumidores a nível mundial e num rácio "per capita", de cosméticos, produtos e tratamentos de beleza!
Estes olhos que se vêm na imagem ilustram bem que a beleza não se pode esconder sempre e choca a nossa mentalidade ocidental pela "estupidez", e impertinência de Leis tidas como  imutaveis em mentes tão tacanhas que impressiona...
Será que os ditos responsáveis dessas oligarquias religiosas ainda não se deram conta do ridículo desses comportamentos sempre em nome de Alá!

Sunday, August 01, 2010

VIVA A REPETÊNCIA!!!!


Eu leio, ouço, vejo e não acredito naquilo que estes meus sentidos me  indicam! Francamente, quando  se bate nesta tecla  maluca da não repetência, eu penso que estou a ver um filme qualquer de terror!
E agora falando sério, porque este assunto é mesmo muito sério, para que com ele se brinque, custa-me a acreditar que a Ministra da Educação pense executar este plano desta forma!
Claro que seria óptimo que não houvesse reprovações, mas isso só no planeta Utopia! Claro que seria óptimo evitar este flagelo, mas á custa de que recursos? e os outros alunos que estudam se aplicam, não merecem a nossa atenção? Pelo contrário, estes é que devem ser acompanhados de perto!
Transcrevo aqui um artigo da Confap acerca desta intenção da ministra, e bem, não desato ás gargalhadas, porque como acima digo, o assunto é muito sério. Ora leiam :
"A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) considerou hoje que o fim dos chumbos em Portugal será a maior revolução na educação desde o 25 de Abril, dando o seu apoio à ideia da ministra da tutela.

O representante da Confap considera que a medida “nada tem de facilitismo e tem tudo de eficiência” (Enric Vives-Rubio)
“Isto é a maior reforma que pode ser anunciada em educação no nosso país, porque implica um outro conceito de escola. Uma escola que dá condições de trabalho aos professores e aos alunos para que as retenções sejam eliminadas. Sem muito trabalho não é possível chegar lá”, comentou à Lusa o presidente da Confap, Albino Almeida.
Numa entrevista publicada hoje no “Expresso”, a ministra Isabel Alçada diz que a fórmula do chumbo “não tem contribuído para a qualidade do sistema”.
“A alternativa é ter outras formas de apoio, que devem ser potenciadas para ajudar os que têm um ritmo diferenciado”, adiantou a governante, acrescentando que pondera alterar as regras de avaliação durante o seu mandato, apesar de pretender um consenso e um debate alargado no sector.
A Confap mostra-se agradada com a ideia, lembrando que para a concretizar é necessário “dar mais autonomia às escolas” para trabalhar os currículos e adaptá-los aos alunos.
“Para isso deverão poder dividir as suas turmas, quando seja necessário trabalhar dificuldades de aprendizagem”, defende Albino Almeida, dando o exemplo do sistema educativo da Finlândia.


O representante dos pais considera que a medida “nada tem de facilitismo e tem tudo de eficiência”, reconhecendo que é uma reforma que vai trazer “grandes desafios ao Ministério da Educação”.


“É seguramente a maior reforma educativa depois do 25 de Abril”, sublinhou.


Albino Almeida disse ainda que a medida tem igualmente um objectivo de eficiência económica, ao recordar estimativas que apontam para um gasto de 600 milhões de euros por ano com as retenções no ensino em Portugal.
ESTE GOVERNO NÃO OLHA A MEIOS PARA COMBATER A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO PARA NÍVEIS DA U.E.!
MAS A QUE PREÇO INTELECTUAL? FICARMOS A SER UM PAÍS DE DOUTORES "BURROS"? ALGUNS NEM ESCREVEM CORRECTAMENTE A LÍNGUA PORTUGUESA!
AH SARAMAGO QUE TU ESCAPASTE DE BOA!
SE NÃO FOSSE PELA PROVECTA IDADE MORRERIAS AGORA DE DESALENTO PELO TEU PAÍS...