Quando no passado dia 2 Maio um comando dos SEAL irrompeu num complexo residencial em
Abbottabad e após um tiroteio, eliminaram quatro pessoas, uma delas o mais procurado, Bin Laden líder da organização terrorista Al Quaeda, de início o mundo ocidental respirou de alívio pela consumação de uma acção que todos mais ou menos ansiavam se concretizasse, e com o “staff” de Obama a assistirem em directo a essa operação, passados os primeiros momentos de euforia em especial na América, qualquer cidadão mais atento, achou que algo não batia certo, ou seja, várias perplexidades começaram a ser conhecidas e ligações começaram a efectuar-se para que o que foi relatado por Obama, não batesse muito certo com o que efectivamente se passou.
Vejamos: Os operacionais afirmam que mataram Bin Laden porque ele estava armado e ofereceu resistência…e assim não o prenderam vivo; outro argumento foi o de não mostrarem o cadáver porque estava de tal modo mal tratado que poderia suscitar reacções emocionais dos seus apaniguados; ou ainda, que o lançaram de imediato ao mar não especificando onde;
Outro ponto de vista será, porquê agora a captura quando desde Agosto do ano passado a CIA já sabia que aquela casa poderia ser o refúgio de Bin Laden.
Para mim tenho que Obama precisava de algo que levantasse o seu índice de popularidade e agora nestes dias nada melhor do que este troféu.
No entanto acho que a Administração americana perdeu uma oportunidade de fazer as coisas bem-feitas com a prisão efectiva de Bin Laden e assim este poder ser julgado em Tribunais apropriados para este tipo de crimes! E ficariam saldadas as contas pelo menos com este símbolo do mal.
Porque quer queiramos quer não o terrorismo vai continuar e se calhar vai haver um acréscimo de atentados agora “justificados”” na mente distorcida destes elementos terroristas!
E ainda porque mesmo com a morte de Bin Laden embora mais apaziguadas as mentes dos familiares que sofreram perdas inenarráveis, estas ficarão para sempre marcadas! Disso não tenho dúvidas!
E os Estados Unidos como líder da Democracia Ocidental, poderiam ter ficado um pouco melhor na fotografia!
No comments:
Post a Comment