Tuesday, December 21, 2010

PÔNCIO MONTEIRO UM "DRAGÃO" A SÉRIO...

"Pôncio Monteiro, membro do Conselho Superior do F. C. Porto, faleceu hoje, terça-feira. Estava internado no Hospital de Santo António, no Porto, desde sexta-feira, depois de ter sofrido um AVC."
Notícia que para muitos será indiferente, mas para mim, não! Era uma personalidade controversa, mas com um espírito e sentido de humor desportivo do mais refinado que conheci!
Sempre acutilante na defesa do seu Futebol Clube do Porto!
Fico triste pelo seu desaparecimento, porque também nos faz lembrar aquele adversário para o qual ninguém tem ainda o segredo para a VITÓRIA!

Sunday, December 12, 2010

2010 DEZEMBRO... A GUERRA DOCE!

O ano passado foi o "Arroz", que súbitamente escasseou até esgotar nas prateleiras dos Super e Hiper...
Este ano é o Açúcar que desapareceu ontem sábado!
Que raio de Povo este que não se importa com o que lhe fazem, só tem medo de morrer á fome! Neste caso fome com sabor amargo!

A FRASE DO DIA...

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem carácter, nem dos sem-ética.



O que mais preocupa é o silêncio dos bons."

Martin Luther King


 Homens e personalidades como este precisam-se com urgência...

Wednesday, November 10, 2010

ANGOLA 1975- 2010- 35 ANOS DE UMA INDEPENDÊNCIA...VOTOS AO PRESENTE E AO FUTURO!



Há 35 anos atrás os dilemas eram muitos. Para portugueses com visão progressista mas responsável e para angolanos que queriam e almejavam a sua independência da potencia colonial!


O tempo está a encarregar-se de rectificar o que de mal foi feito e pessoas que têm ideais mais de acordo com o que deve ser um País novo!

 
Nesta data, 35 anos de independencia o que eu posso é desejar que cada vez mais se consolide e olhar o presente e o futuro com realismo e tolerância! As novas gerações agradecem! E eu como um actor desconhecido assim o desejo, porque fiquei com Angola no coração para o resto da minha vida terrena! Sem sofismas!

Sunday, October 31, 2010

SE O RIDÍCULO MATASSE...

Assina, não assina, hoje, amanhã, depois...se o rículo matasse, estes dois já estariam a prestar contas ao S.Pedro, com o devido respeito ao S.Pedro!
Brincar á política com as nossas expectativas, cortando a eito sem ver onde o deveriam fazer, com mais acerto e justeza!
E a foto no telemóvel a marcar ao momento da ssinatura! Para onde vai este circo? E estes "clowns" sentem-se bem?
E o Povo o que sentirá? Alegria? tristeza? Eu sinto desilusão, decepção por tão maus mandantes e muitas vezes incompetentes... valha-nos Deus!

DANÇANDO Á CHUVA...COM FUTEBOL!

Eu gosto de Futebol! De o praticar, de o ver, de rir com ele, de barafustar com ele, de gritar Golllooo! De olhar para as camisolas azuis e brancas e sentir emoção, e também ter a frieza e racionalidade, de aceitar quando o adversário consegue ser melhor! Sem peneiras!
Ontem em Coimbra a chuva apenas veio dar o destaque á beleza que este desporto encerra! O sorriso largo de Varela, assim o atesta! Lindo!
Para todos aqueles que de futebol não entendem  e muito mal dizem, aqui está esta imagem que vale por (mais), de mil palavras!

Monday, October 25, 2010

QUEM DIRIA!

Estão a visionar aquele engenho mecânico em que o operador o conduz na vertical, tem 2 rodas motrizes e é muito usado nas grandes superfícies e nos espaços públicos para a vigilância mais rápida e efectiva? Pois bem o homem que inventou, desenvolveu esta joia da mobilidade, denominada "SEGWAY", , morreu há dias em circuntâncias trágico-cómicas: Idealizem o cenário do "crime": O snr está a testar o último modelo para apresentação pública e o local escolhido no sopé de uma montanha; pois de um modo imprevisto, enquanto procurava demosnstrar a nova eficácia deste Segway, última geração, ao deslocar-se e ao pretender parar, os travões não obedecem e o homem juntamente com o aparelho despenham-se encosta abaixo!
O resto é fácil de calcular: Todo amarrotado apresenta-se no Céu e o S.Pedro, franze o nariz e chama-lhe "Incompetente"!
E é muito bem feito!
PS: ESTA HISTÓRIA É MESMO VERDADEIRA!

Friday, October 08, 2010

A CANTAR PARA VENCER A CRISE!!!


Karaoke
Cantar é um modo de como podemos expressar os nossos"feelings", acerca do que nos rodeia e ver que há sempre caminho para andar...feliz!

Tuesday, September 14, 2010

MOÇAMBIQUE...ANO DA GRAÇA 2010- SETEMBRO 09...OS "TRANSPORTES PÚBLICOS"...


Há poucos dias atrás assolada por uma greve da população mais desfavorecida da cidade de Maputo, em virtude de uma série de aumentos nos preços de bens essenciais, (se calhar na Coca Cola também), veio á estampa as grandes dificuldades porque passam todos os dias as pessoas que vivem e trabalham na cidade e arredores da capital moçambicana!
O relato que abaixo transcrevo publicado por um jornal português na voz da jornalista Sofia Loreno, mostra de uma maneira quase surrealista como é na verdade a aventura de viajar pelas ruas da cidade rumo aos seua afazeres... Leiam!

(...)À volta de Maputo vivem dois milhões de pessoas e quase todas trabalham ou estudam na cidade. Os transportes públicos, TPM, Transportes Públicos de Maputo, quase não existem, e nasceu por isso uma rede informal de "chapas" - podem ser carrinhas de nove lugares onde cabem 25 pessoas, incluindo duas ao lado do motorista, ou miniautocarros com uma lotação de 29, uma fila de um lugar do lado esquerdo; outra de dois no lado direito, onde cabem umas 70 pessoas, bem apertadas. É assim que esses dois milhões se movem, para lá e para cá.


Muitas mulheres vão para o centro da cidade vender nos mercados (Benoit Marquet/AFP)

5h15
Leonora, casada com um homem que já tinha dois filhos de outra mulher, mãe de outro, vive na Mahota, para lá de Magoanine, para lá do aeroporto, depois do bairro de Xiquelene. Veste uma T-shirt cor-de-laranja, uma capulana e uma touca que é tecido e acaba com um nó a tapar-lhe as trancinhas.

Já está a pé, a encher um balde de água na torneira que tem no quintal da sua casa de tijolo cinzento e cimento, tecto de chapa com uma rudimentar estrutura de madeira, três quartos mais a sala que tem sofás novos e outros velhos, o armário da loiça, a mesa e a televisão pequena, pousada num armário de ferro preto e dourado que mais parece a cabeceira de uma cama.
Leonora começa o dia a lavar a loiça do jantar, em pé, de costas dobradas. Tudo muito bem esfregado à mão e passado de um alguidar para outro, pratos, talheres, copos, tachos e ela a sorrir.
Ainda é noite, mas o céu vai ganhando tons de azul-petróleo desmaiado. Leonora tem uma lâmpada acesa no alpendre de cimento onde funciona a cozinha: dois lumes de madeira e ferro.

A casa mais próxima não tem quintal nem alpendre, mas a luz por cima da porta azul de ferro também já está acesa. Sai um homem de calças e pólo vermelho escuro que ainda há-de entrar e sair de toalha e reentrar em tronco nu e voltar a sair com outra roupa e o filho pronto para ir para a escola.
Há uma boa meia hora que o som dos galos ecoa por todo o lado. Leonora anda à volta de um tacho que pegou no fundo e ela raspa com a mão, de pé curvada, pernas levemente abertas para conseguir raspar melhor o tacho.

5h35
Começam a chegar vozes que não são de animais. O céu já é quase cinzento e descobrimos que atrás do muro da casa de Leonora há mais uma casa abarracada de madeira. Alguém ouve música bem longe. A Mahota é grande, muito grande. Cheia de casas de tijolo e de ruas de areia e sem luz, aqui e ali restos das queimadas dos protestos da semana passada. Mas não perto da casa de Leonora, que fica a uns 15 minutos em passo rápido da estrada onde nos deixara o "chapa" que vai do Xiquelene a Magoanine.

No quintal de Leonora há uma divisão de caniço alto embrulhado numa lona que parece tecido de tenda, cinzento metalizado por fora, roxo por dentro, a ver-se numa ponta a cair. O sobrinho do marido de Leonora, que é, como o tio, natural "da ponta Norte do país", ao contrário de Leonora, que é de Maputo, aparece para dizer bom-dia e lavar os dentes cá fora, antes de sair para a cidade.

A torneira já se fechou e ainda há água no balde amarelo que já foi de 20 litros de Meteor PVC e agora está ali, em cima de umas pedras para não estar na terra e na pedra. E ela a lavar os dentes, em frente ao caniço e à lona.
Já é dia o suficiente para se ver que o céu está nublado, como na véspera, quando chegou a chuviscar. É Inverno em Maputo e nem sempre estão 24 graus e até está vento e vestem-se casacos de malha e cachecóis e até gorros nesta manhã.



5h56
Escolhemos o caminho mais perto até aos "chapas", para evitar de novo o labirinto de casas e de areia que percorremos na véspera, à chegada, pelas 20h40, à casa de Leonora.
Demoramos pouco a deixar a areia e a chegar a uma estrada larga, de um lado a Mahota de onde saímos, do outro uma zona nova que nasceu depois das últimas cheias e onde entretanto gente com mais dinheiro, funcionários, já construiu casas maiores no meio dos arbustos. Esta estrada também tem restos das queimadas dos protestos contra o aumento dos preços do combustível, da água, da luz, do pão e do arroz que na terça-feira, véspera de se cumprir uma semana das manifestações em que morreram 13 pessoas, o Governo decidiu congelar.



6h08
Ao fundo está a primeira fila para os "chapas", com umas 35 pessoas já atrás umas das outras, em curva, quase a entrar para um quintal. Há três bebés nesta fila, nas costas das mães, presos por capulanas ou mantinhas cor-de-rosa."Toda esta população vai para a Baixa prostituir-se", diz um senhor na fila. Em vez de falar contra o Governo, zanga-se com os donos dos "chapas", que se queixam do preço do combustível e querem cobrar mais, apesar do serviço assustadoramente mau que fornecem.

6h15
Pára o primeiro "chapa", que indica no vidro fazer o percurso A. Aviador-Magoanine (o A é de Anjo, nome de um café do tempo colonial). A fila que entretanto já tem mais de 50 pessoas lança-se como um enxame, mas nem todas conseguem lugar. Nós esperamos pelo seguinte, que vem já aí.
O enxame volta a lançar-se e nem se percebe como, mas entramos. O senhor que faz de cobrador, arrumador e angariador só deixa entrar gente com dinheiro trocado, cinco meticais a viagem, e gente disposta e empurrar os vizinhos. "Cabe mais. Olha aí tanto espaço."

Ficamos de pé ao lado (que é como quem diz em cima) de Xandinho e Xandinho tem dois meses e a cabeça de fora da capulana enrolada ao pescoço da mãe, Lena, que vai para o mercado vender e enquanto vai dá de mamar a Xandinho, que tem olhos grandes e uma cabeça enorme para a idade e mama com gosto. Lena vai quase em cima de outro bebé, ao colo da mãe, esta sentada, no primeiro lugar a seguir à porta. Lena agarra-se com uma mão num dos dois tubos de metal que saem do tecto e da parte lateral do "chapa".
A lotação é de 29 pessoas, mas aqui não vão menos de 70. Como, não se explica. Indo. Com respeito pelo vizinho do lado e pedidos de desculpa e senhores que se oferecem para levar as pastas dos outros porque têm a sorte de ter um lugar sentado.
Na rádio canta o angolano Fernando Santos:

"Moçambique, eu hei de voltar um dia

Moçambique, o teu povo tem encanto


Moçambique é maningue [muito] nice"
O coro feminino canta "Moçambique, Moçambique", enquanto Santos repete cinco vezes "Moçambique é maninguenice".

Saímos no Xipamanine e Lena continua.

6h35
Os "chapas" na rotunda do Xipamanine passam cheios. O Xipamanine já acordou. Já há gente a vender e muito pouca a comprar. Passam senhoras com sacos de cimento e sacos de alfaces. Decidimos andar dez minutos a pé, pela estrada principal, para apanhar o "chapa" seguinte, mais à frente. Passamos por dois carros de mão com bananas lindas e pequeninas. Atrás um letreiro indica que aqui é a Bananalândia.

Quando voltamos a parar, as filas na estrada para apanhar os "chapas" são longas. Já não são bem filas aqui, são amontoados de gente. Há "chapas" como aquele de que saímos e também há carrinhas de caixa aberta, que estão proibidas mas não deixam por isso de fazer o percurso para o Museu. Pára a primeira e dezenas de pessoas correm: as primeiras sentam-se de um lado e de outro, as seguintes ficam de pé, em filas que se sustêm umas às outras, entre quem ficou sentado. Entram umas 50 pessoas para a parte de trás de cada carrinha.

6h45
Apanhámos novo "chapa", igual ao anterior, miniautocarro com lotação de 29 lugares. Museu-Malhazine. No vidro de trás está um autocolante do SLB, mas o arrumador, angariador e cobrador, que aqui é mais do que isso, é uma espécie de milagreiro, tem uma camisola da selecção de Itália. Calções e sapatos nos pés, que ele sabe bem onde e como trabalha.

"Tu, menino, vai para o colo daquele senhor. Tu aí, de camisola de festa, chega-te para lá. A menina vire-se para trás. Tanto espaço... Cabe muito mais gente. Este povo está aflito. Tem de ir trabalhar", diz Paulinho, enquanto sai e pelas janelas abertas tenta arrumar pessoas, puxa umas e empurra outras, até conseguir o impossível, que toda a gente pise toda a gente, que toda a gente caia para cima de toda a gente, que toda a gente vá de lado, com as costas a entrar pelos tubos de metal, com a cara enfiada nas costas de alguém, com um cotovelo nas costelas, e ainda a sorrir. Aqui não se vê nem o chão nem o tecto, já. Mas o chão, percebe-se, não é direito, tem buracos e altos. Mais à frente, nova paragem, novo puxa-e-empurra. As pessoas lançam-se, agarrando-se ao telhado e o "chapa" treme mesmo, parece que vai virar mas não vira. Ninguém vai com as pernas direitas, na vertical, toda a gente segue torta quase a cair mas não cai, que não tem espaço. O senhor que leva o menino ao colo diz meio a sério, meio a brincar: "Este aqui não paga." Há muitos meninos de calções e de camisa, mochila às costas. Têm moedas na mão para pagar o "chapa". Riem-se e agarram-se uns aos outros, vão ao colo uns dos outros.

Pedro tem 49 anos - "Tenho de chegar a 12 de Janeiro para fazer 50" -, uma mulher que fica em casa, seis filhos e duas netas, filhas do mais velho, 26 anos e guarda da presidência, treinado pelas tropas da cooperação portuguesa.
Pedro não é dos habitantes da periferia que mais andam para chegar ao trabalho, no centro. Basta-lhe sair de casa às 6h45 para chegar às 7h30. "É assim, nestas condições. Isto é Moçambique."
São 7h20 quando Pedro sai do "chapa", mesmo ao lado do portão do seu trabalho. O "chapa" está quase vazio, os miúdos ficaram lá atrás, na escola ao pé da paróquia luterana. Às 7h30, o"chapa" pára perto da Cristal, a pastelaria de esquina na Avenida 24 de Julho. Paulinho continua a viagem, agora mais calmo, com menos gente para arrumar no "chapa".
Na rua, à porta do Polana Shopping Center, uma senhora comenta com um senhor: "Hoje não há greve, está tudo a andar."
O dia vai estar frio, como a véspera, que foi feriado, aniversário da assinatura dos Acordos de Lusaca. Ao final do dia, Lena e Pedro vão voltar para as suas casas de tijolo, palha, pedra ou zinco, nos subúrbios. Com as centenas de milhares de pessoas que vieram para trabalhar nas casas dos brancos, nas repartições públicas, para varrer canteiros de terra, para vender nos mercados, para cozinhar nos restaurantes.

Ao final do dia a viagem pode demorar mais. As pessoas trocam menos de "chapa" porque já não têm a responsabilidade de chegar a horas e assim poupam meticais. Quando dá. Na terça-feira à noite, quando fomos do centro para a Mahota, apanhámos um "chapa" até ao Xiquelene e depois outro até Magoanine. Curioso é que o outro era o mesmo, largou-nos numa rotunda e apanhou-nos noutra, com o cobrador e angariador a gritar por outra paragem. É comum. Fazem meio percurso de cada vez e cobram a dobrar.

Entre "chapas", na rotunda do Xiquelene, às 20h de terça-feira, havia muita gente nas ruas. Uma fogueira no chão e espetadas de frango bem cheirosas a grelhar. Pelo caminho, depois, já de "chapa", muitos cafés com gente à porta. "Assa-se carne", joga-se bilhar, bebe-se cerveja.
O "chapa" era dos pequenos, carrinha de nove lugares onde cabem 25, dois ao lado do condutor, mas só ia meio cheio. Fomos ao lado do condutor a ouvir na rádio a missa de um pastor brasileiro.

20h05:
no Xiquelene, um dos epicentros dos protestos da semana passada, ao lado de um dos armazéns mais vandalizados, o cobrador grita "Magoanine, Magoanine", parece um pato e o "g" parece "p" de tanta repetição. A zona da Hulene e gente a beber ao lado de uma banca que vende doces. Três adolescentes de jeans, chinelos e blusas largas dançam a um canto. Há muito lixo entre as faixas da estrada.

20h09:
 Há polícia militar no meio da estrada. Muita. Foi um acidente. Logo a seguir há a Igreja Mundial do Poder de Deus. A estrada é longa, em dias normais demora-se uns 30 minutos a percorrê-la, por causa de um semáforo num cruzamento, mas, como é feriado, o trânsito é quase inexistente. Ao nosso lado pára um "chapa" cheio, gente sentada ao colo de gente. Vira para a direita, nós seguimos em frente. Passamos pela Igreja da Imaculada Conceição.
O condutor comenta a condução de alguém que passa em sentido contrário. "Está grosso ou quê?" (…)
PARA TODOS AQUELES QUE SE QUEIXAM DOS NOSSOS TRANSPORTES PUBLICOS!
PRECISAVAM DE PASSAR UNS DIAS EM MAPUTO A VIAJAR NOS "CHAPAS"!!

Monday, September 13, 2010

MUDANÇAS NO FUTEBOL PRECISAM-SE...RÁPIDO!

Só para concluir este "dossier" do futebol nacional e após o despedimento de Queirós e as novas eleições anunciados pelo chefe Madáil, faço votos para que venham novas pessoas para a gestão da FPF, saim todos os "veteranos", que por anos e anos, emperram o futuro e as novas ideias e se deixe de ver toda a gente a dar palpites e bitaites acerca do modo de como se deve ou não fazer toda a gestã "futeboleira"!
Para selecionador serve qualquer um treinador desde que seja envolvido num grupo coeso e rigoroso e que acabe com vedetismos de alguns dos nossos "players"!
Arejar aqueles espaços, dar lugar aos novos!
De uma vez por todas!

Thursday, September 09, 2010

HORA DOS "FALCÕES"! O MUNDO DO FUTEBOL PORTUGUÊS !


Esta comédia tragicómica da Seleção Nacional Portuguesa, o problema da "perturbação", na recolha de amostras aos jogadores pelo controlo Anti Doping, a ADOP, o secretario do Desporto L.D.  todas estas figuras arranjaram um 31 com resultados visiveis: derrotas no campo, na opinião pública, jogadores de milhóes de cabeça perdida, órfãos de Pai e Mãe,  falando sempre de maneira quase desrespeitosa com o Professor, permitindo-se "palpites" e "bitaites" sobre quem deve ser o próximo, como se o que está, já fora estivesse!
Cristiano Ronaldo fala  de Queirós com uma displicência que os média ajudam pelo vedetismo evidente! Boas maneiras precisam-se, vedetismos dispensam-se! Nisso Figo era um senhor a falar, Víctor Baía, idem,  porque será que agora  se sente uma má criação no trato com responsáveis por aquele grupo de meninos mal educados?
Se querem o professor de fora, falem com ele abertamente! Simplesmente  despeçam-no, paguem o que têm a pagar e já está!
E já agora na Federação Portuguesa de Futebol, limpem tudo o que há a limpar(eu apostava em limpar todos o "staff"), coloquem lá gente responsável nova de idades e ideias e partam para um novo futuro!
Isto claro se houver coragem para todos tomarem a seu cargo as suas responsabilidades... e para Portugal voltar a ser uma equipa de todos nós e não só de alguns...ENTENDIDO?

Wednesday, September 08, 2010

MAIS UM “ILUMINADO” NO BERÇO DA DEMOCRACIA! OU UM NOVO 11 DE SETEMBRO?


(…) Um porta-voz da presidência dos Estados Unidos afirmou hoje que a intenção de um padre da Flórida de queimar cópias do Alcorão a 11 de Setembro é uma ameaça para as tropas norte-americanas no estrangeiro.


Roberto Gibbs acrescentou que o comandante militar norte-americano no Afeganistão, general David Petraeus, também já avisou que as imagens da queima do Alcorão serão usadas por extremistas para incitarem à violência nos países muçulmanos.


"Qualquer actividade como essa [queima do livro sagrado dos muçulmanos], que é prejudicial às nossas tropas, é uma preocupação para este governo", afirmou Gibbs.


Da mesma forma, o Departamento de Estado denunciou a ideia como "não americana" e considerou que coloca os diplomatas e viajantes norte-americanos em perigo.


O porta-voz do Departamento de Estado P.J. Crowley assumiu uma linha dura, dizendo que o governo espera que os norte-americanos rejeitem o plano da igreja de queimar cópias do Alcorão para marcar o nono aniversário dos ataques de 11 de Setembro de 2001.


Classificando a intenção de "anti-americana" e "inconsistente" com os valores norte-americanos, Crowley disse mesmo que "é um ato provocador". (…)

Os Estados Unidos da América e o seu actual presidente Obama têm este desafio pela frente! Chamar á razão o pastor Terry Jones de uma pequena igreja evangélica situada em Gainesville, no estado da Flórida.


Quero crer que a lei americana poderá prever uma medida que impeça esta acção pública em nome do mesmo fanatismo que se reclama dos seguidores fanáticos do Islão! Sermos iguais aos radicais islâmicos não é o caminho adequado!


Não haja dúvidas de que há sempre alguém que parece querer brincar ás guerras e logo em nome de um Deus que se proclama, misericordioso! Este padre está a precisar de um retiro espiritual…

Sunday, September 05, 2010

AS SENTENÇAS....CULPADOS!... mas ficam "livres"...cá fora!

Acho que era o que eu estava á espera: CULPADOS! Apenas 1 absolvição, a tal senhora da casa de Elvas.
Mas para mim continua a sensação de falta algo, ou seja, a coberto de mais um recurso, os condenados ficam á solta, e dando a imagem ao cidadadão comum, de que assim não vale tanto dispêndio de energias para resultados tão demorados e repartidos no tempo! Só é bom para a classe dos advogados que permanecem indefenidamente como actores principais de uma peça tragicómica, como esta em que se transformou este processo Casa Pia!
Fiquemo-nos por aqui!

Friday, September 03, 2010

OS "ARTISTAS"...

VAMOS LÁ VER O DESEMPENHO DOS ARTISTAS DESTE PROCESSO!

Thursday, September 02, 2010

AMANHÃ DIA 03 SETEMBRO SERÁ EMBLEMÁTICO PARA A JUSTIÇA SE...

Sim caros Amigos e companheiros da Blogosfera: Amanhão estarei atento ao que se irá passar,(ou não), acerca do famigerado processo "CASA PIA!
Quero ver até onde vai,(irá) todo este desenrolar de um argumento  pleno de enredos e subjectividades...
Há que aguardar para depois ver e comentar!

É ISTO QUE A MINISTRA DA EDUCAÇÃO QUER?

Mais palavras para quê? poderão ser no futuro "artistas" portugueses!
Lindo!

"AFFAIRE" QUEIROSIANO, QUE NÃO DO EÇA... 2


Como se pode verificar, aqui está a prova da "inocência" do Mr. Queirós! Ou seja o que ele disse foi, (e passo a citar), arterisco, bule de chá, arroba, adaga, ponto de exlamação,  e que não são termos ofensivos (da Honra é claro)! Portanto absolvição para este "gentleman"!

"AFFAIRE" QUEIROSIANO, QUE NÃO DO EÇA...

Embora tivesse pensado não falar sobre este assunto, não resisti e cá estou a expor a minha análise do que realmente se deve ter passado:


07 Horas da manhã, no hotel da Covilhã onde os nossos atletas descansavam do esforço do dia anterior! Gente jovem que só cedo se levanta porque a isso é obrigado, (comparemos com os nossos filhos adolescentes...) Mr. Queirós desce para o pequeno-almoço, e depara-se com uma "zelosa" equipa de controlo anti-doping a subir em cavalgada apressada para os quartos dos ditos e sonolentos atletas! C.Q, tenta questionar os snrs analistas e aproveitando uma linguagem "fina" "suave", questiona se não seria melhor fazer aquela tarefa dali por meia hora, uma hora vá, mais tarde... Eles olham para o C.Q. e gozam com o sadismo daquela operação e continuam a sua escalada para os quartos... C. Q. desabafa, porque não iam antes tirar o sangue á f-----da p---- da avó de cada deles! FIM DA PRIMEIRA CENA!



Portugal vai á África do Sul disputar o campeonato do Mundo e sai aos oitavos após uma "honrosa" derrota com a Espanha!

Voltam todos "felizes" a Portugal e no rescaldo G.M, o presidente da Federação, diz que foram conseguidos os objectivos mínimos...e vão todos de férias! FIM DO SEGUNDO ACTO!



C. Q: em férias fica a saber do caso muito grave que se passou na Covilhã antes do mundial, na voz autorizada de Laurentino Dias, "Ministro do Desporto", volta aflito a Portugal para salvar a honra ameaçada, (ainda bem que não se encontrou com o o Baptista da SIC, no aeroporto porque senão era ele que pagava as favas em primeiro lugar), e inicia-se a resolução de um caso que já tinha mais de dois meses! FIM DO TERCEIRO ACTO!





Após criteriosa análise dos factos ocorridos e ouvidos testemunhos abonatórios da excelente conduta verbal do C. Q, atestada pelos digníssimos P.C, o F. Inglês e L.F.V, entre outros, o Conselho de Disciplina da Federação multa o C.Q. em um mês de suspensão e 1000 “euritos” de multa, para ele a prender a ser mais bem-educado e não falar mal das Avós dos outros!

Tudo bem neste final, mas o Amândio que devia estar calado e sossegado vai de falar á toa á agencia Lusa, em despedimentos, (que não dele!) o C. Q. lê e pimba numa entrevista ao Expresso" de Lisboa, que não TGV, note-se, devolve-lhe a gentileza chamando-lhe "mafioso e cabeça de Atum", (não, espera, enganei-me!), mais correctamente ele O Amândio, era a cabeça de Polvo, sem ofensa para os Polvos dos quais eu gosto muito, em especial a navegar num tacho cheio de arroz... e á temperatura conveniente! Bem e aqui poderemos dizer, FIM DO QUARTO ACTO!



A ADOP da qual nunca ouvi falar, mas que pelos vistos é a parte do Governo que manda e desmanda nesta coisa das análises anti doping, resolve "avocar" o processo nas suas mãos (invisiveis!), e vai daí aplica a C.Q. 6 meses de suspensão e podiam ter sido de 2 a 4 anos! A bondade em pessoas este Organismo!



Entretanto os jogadores são convocados por Agostinho Oliveira para os compromissos que aí estão e a saga promete novos capítulos nos próximos tempos...

Esperemos para ver! Fim (por agora do QUINTO ACTO!



(CONTINUA)... ai continua, continua

Wednesday, August 25, 2010

OS "GUERREIROS DO MINHO" QUEM DIRIA! PARABÉNS!

O Braga, clube de futebol minhoto, deu ontem em Sevilha, uma autêntica lição de estratégia e entrega a um jogo que para eles representa uma época inteira!  Com Orçamentos totalmente desfasados, os bracarenses demonstraram que dentro das 4 linhas nem sempre o investimento financeiro faz a diferença!
PARABÉNS !!!
De um "Dragão", que aprecia quem joga futebol como deve ser! E dedicado ao Pedro colega dos sábados de manhã no Parque da Cidade no Porto, bracarense dos 4 costados!

Saturday, August 21, 2010

XENOFOBIA, RACISMO EM FRANÇA, SERÁ?



Desde já digo e reafirmo que não gosto de ciganos em especial porque,(entre outras "virtudes") se auto discriminam, não aderem aos costumes, deveres e obrigações, que suportados na lei geral de um País , fazem dela (quase), sempre tábua rasa!
O que se está a fazer em França, não me admira, porque é só verem como os que estão a ser reenviados para a Roménia, como por lá "viviam", contribuindo de modo "decisivo", para a riqueza nacional francesa!
E que embora em menor dimensão aqui em Portugal e ainda por quase todos os países europeus, marcam a sua presença de forma "diligente", na mendicidade, roubos, burlas, violência urbana, entre outras acitividades!
Porquê então esta reacção hipócrita contra o governo francês?
É por estas e por outras que a Europa mais desenvolvida se confronta com problemas de níveis de instabilidade e de insegurança! Claro que os "Nacionais do crime" também não deixam os seus créditos por mãos e pés alheios, mas os ciganos que em número excessivo  caminham do seu País e se espalham por todo o lado em actividade que não criam 1 euro de riqueza, preocupam todos aqueles que pagam os seus Impostos e querem usufruir dos serviços do Estado em condições justas e compatíveis com o seu esforço para com quem nos governa!
Chama-se a isto os Direitos e os Deveres! Esta classe de pessoas que agora vão sendo recambiadas para a Roménia, só conhecem a palavra DIREITOS!  Esmolas, subsídios e quando não resultam, "cobrança coerciva aos cidadãos!

PS: EM PORTUGAL AINDA EXISTEM CIDADÃOS DA ETNIA CIGANA, QUE POR MUITOS ANOS CÁ VIVEM,  E QUE DESEMPENHAM AS SUAS FUNÇÕES DE FORMA DIGNAS! MAS SÃO MUITO POUCOS, POUQUINHOS...
PARA BOM ENTENDEDOR!

Tuesday, August 17, 2010

O VERÃO "QUENTE" DE 2010...


Todos nós ansiamos por esta época para podermos "descansar" física e mentalmente das nossas rotinas e obrigações! Mas começo a ficar com dúvidas se isso acontece de facto! É uma angustiante lista de assuntos e eventos que alguém (s) se compraz em nos oferecer todos os anos de forma repetida e asfixiante de modo que ficamos ainda mais "stressados", quando chega o Setembro que induz ao retomar das nossas tarefas!


Ele são os incêndios nas nossa florestas, (descuidadas, ao Deus dará, abandonadas, altas silvas e matas, que secas pelo clima natural das nossas regiões quase que clama pelos "incendiários malucos") para lhes acender o rastilho aqui, ali, acolá, movimentando todo um conjunto de actividades "sazonais", que aflige! Os Bombeiros lá vão ao ataque das chamas feitos os novos heróis da era moderna, com os mesmos equipamentos, de há anos nos seus quartéis, fazem estatísticas comparativas com anos anteriores, as mesmas cenas da população em aflições, as acusações a tudo e a todos, sempre sem olharem aos seus umbigos, uma autêntica confusão de comportamentos que se não fosse pelo seu efeito trágico daria para rir... as comparações que se fazem em termos estatísticos como se o importante fosse, este campeonato ter que ocorrer como uma fatalidade a que não podemos fugir!





São as intervenções políticas de Verão repetidas com os "updates" ajustados ao momento, sempre uns criticando ferozmente os outros, nunca se vê nem ouvem palavras de união e cooperação entre todos os actores desta arte de bem (des) governar; a Justiça, marcando passo em processos longos, longuíssimos, sem fim á vista, com a prescrição no horizonte, num rol avassalador de acusações e contra acusações num espectáculo a que os "média" lhes chamam um figo, por excessiva e repetitiva!

A nossa liberdade de expressão arrastada para níveis de "galderice", quando deveria ser criteriosa, excedendo limites do razoável mesmo em ambiente democrático! Sim, porque, mesmo com esta benesse de podermos falar sem medos, não o devemos fazer sem bom senso e cuidado no que afirmamos e nas suas consequências para os outros, quando não fundamentadas!



São estas angústias a juntar a outras que não deixam "descansar" aqueles que almejam pelas férias de Verão!

E lá voltamos todos "amassados", cansados, como se viéssemos de uma guerra e não de um retemperar de forças físicas e mentais!

Qualquer dia na legislação laboral se irá propor a abolição das ditas férias...pois se elas servem só para angustiar e fatigar!

Thursday, August 12, 2010

The Grand`s Fathers State... ou como as emoções se passam...!

Sendo os meus Pais originários das terras do Douro e abalados que foram nos anos 50 para a cidade do Porto,(mais precisamente na fronteira entre o Porto e Matosinhos), era de sua tradição o passar as férias de Verão no mês de Setembro por inteiro o que siginificava que eu e os meus Irmãos, de início íamos sempre contrariados por deixar os nossos companheiros de infância aqui junto á praia e nós tínhamos as montanhas e o calor intenso por companhia...
Ao fim de uma semana, já estávamos ajustados á paz e sossego daquelas aldeias durienses e quando chegavam as colheitas e em especial as vindimas,(onde písávamos as uvas num lagar de pedra), o tempo começava a escassear e o regresso á cidade impunha-se! Eram assim passadas as minhas férias em Setembro!
A figura que aqui quero destacar em especial era a do meu Avô. Ele tinha regressado recentemente da América, país onde esteve imigrado durante 25 anos, foi contemporâneo do Al Capone,(falava muitas vezes nas sua aventuras lá por terras do Tio Sam), e tinha uma figura imponente: Forte de compleição, áspero no trato com as pessoas, duro no comando das tarefas da propriedade e vinhas que possuía, com os seus caseiros que dela tratavam. Á mesa num dos topos sempre presente e atento aos nossos excessos de crianças, logo reprimidos com olhares que nos acalmavam e nos remetiam ao silêncio! Tinha uma caneca de porcelana por onde bebia o seu vinho branco ás refeições e que era seu exclusivo! Tinha junto a casa uma ramada que dava o vinho branco que ele consumia!
Notava-lhe uns dentes de ouro bem colocados e sinal de prosperidade latente nos seus parcos sorrisos, usava um chapeu de abas largas,(se calhar inspirado no Al americano) e tinha o gosto pela caçadas, com uma caçadeira  a que de vez em quando ia dando uso lá pelos campos e bosques.
Era assim todo o mês o nosso trato: de um lado a irreverência dos netos da cidade, do outro, um modo de interagir, rude, austero, autoritário, que não dava grandes hipóteses de aproximação...
Mas tudo mudou no meu conceito de miúdo e neto, quando um dos finais das férias e de regresso á cidade, lhe surpreendi na despedida, cedinho pela manhã, ele ainda na cama, e lá íamos nós despedirmo-nos um a um, para a panhar a camioneta da carreira de volta o Porto,  os seus olhos rasos de lágrimas... aí eu percebi com os meus 7 ou 8anos de idade, que por detrás daquela fachada austera, havia emoção e sentimento de perda pela nossa ausência, e que afinal  de contas as nossas traquinices  não o incomodavam por aí além! Sentia a nossa falta!
A partir desse momento ele ficou ainda mais forte na minha afeição e respeito! Nos anos seguintes eu já o abraçava ainda mais intensamente porque sabia que aquele coração "americano",  se ia abaixo pelos seus netos que tanto o "incomodavam"...
Nos tempos de hoje embora diferentes nos hábitos, as emoções permanecem e a contagem do tempo é melhor aproveitada sem disfarces emocionais, para que mais tarde não se queixem das oportunidades perdidas!

Sunday, August 08, 2010

A LIÇÃO DO "ESTUDANTE" AO PROFESSOR...

Eu até não sou de embandeirar em arco quando o F.C.P. ganha, mas ontem na Supertaça  em Aveiro o desempenho dos "Dragões" foi de tal nível que não resisto a umas farpas aos meus Amigos "Lampiões"!
Na verdade o novato André Vilas Boas , deu um show de táctica e estratégia ao "veterano" J.J. Os  jogadores portistas interpretaram as suas indicações e fizeram um jogo muito bom, nunca deixando que o adversário jogasse como gostam, ou seja, com espaço e tempo para as suas vedetas poderem facturar...golos!
Para começo não está nada mal! Já precisava desta alegria depois de no campeonato passado se terem vistos exibições tão desconsoladas e um treinador incapaz de ler o que se estava a passar!
 Quando chegar o outro lado da questão espero que seja sempre com justeza e "fair-play"!
NADA DE TUNEIS!

Friday, August 06, 2010

POR DETRÁS DO(S) VÉU(S)...A BELEZA ESCONDE-SE!!!!

É tido e sabido que as mulheres iranianas, sauditas, sujeitas a leis de regimes de influência islâmica, e que a coberto  de regras que "salvaguardam" a decência e a moral,  impõem a obrigatoriedade do uso dos véus e shadores e lhes permitem ser visualizadas no exterior e espaços públicos apenas pelos olhos, para que assim se aplaquem as tentações da carne para os homens estranhos...
Elas "vingam-se" com idas constantes a salões de beleza,restritos sós a mulheres como é obvio, e onde se produzem com tal requinte que faz com que estes países por incrível que pareça, sejam os maiores consumidores a nível mundial e num rácio "per capita", de cosméticos, produtos e tratamentos de beleza!
Estes olhos que se vêm na imagem ilustram bem que a beleza não se pode esconder sempre e choca a nossa mentalidade ocidental pela "estupidez", e impertinência de Leis tidas como  imutaveis em mentes tão tacanhas que impressiona...
Será que os ditos responsáveis dessas oligarquias religiosas ainda não se deram conta do ridículo desses comportamentos sempre em nome de Alá!

Sunday, August 01, 2010

VIVA A REPETÊNCIA!!!!


Eu leio, ouço, vejo e não acredito naquilo que estes meus sentidos me  indicam! Francamente, quando  se bate nesta tecla  maluca da não repetência, eu penso que estou a ver um filme qualquer de terror!
E agora falando sério, porque este assunto é mesmo muito sério, para que com ele se brinque, custa-me a acreditar que a Ministra da Educação pense executar este plano desta forma!
Claro que seria óptimo que não houvesse reprovações, mas isso só no planeta Utopia! Claro que seria óptimo evitar este flagelo, mas á custa de que recursos? e os outros alunos que estudam se aplicam, não merecem a nossa atenção? Pelo contrário, estes é que devem ser acompanhados de perto!
Transcrevo aqui um artigo da Confap acerca desta intenção da ministra, e bem, não desato ás gargalhadas, porque como acima digo, o assunto é muito sério. Ora leiam :
"A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) considerou hoje que o fim dos chumbos em Portugal será a maior revolução na educação desde o 25 de Abril, dando o seu apoio à ideia da ministra da tutela.

O representante da Confap considera que a medida “nada tem de facilitismo e tem tudo de eficiência” (Enric Vives-Rubio)
“Isto é a maior reforma que pode ser anunciada em educação no nosso país, porque implica um outro conceito de escola. Uma escola que dá condições de trabalho aos professores e aos alunos para que as retenções sejam eliminadas. Sem muito trabalho não é possível chegar lá”, comentou à Lusa o presidente da Confap, Albino Almeida.
Numa entrevista publicada hoje no “Expresso”, a ministra Isabel Alçada diz que a fórmula do chumbo “não tem contribuído para a qualidade do sistema”.
“A alternativa é ter outras formas de apoio, que devem ser potenciadas para ajudar os que têm um ritmo diferenciado”, adiantou a governante, acrescentando que pondera alterar as regras de avaliação durante o seu mandato, apesar de pretender um consenso e um debate alargado no sector.
A Confap mostra-se agradada com a ideia, lembrando que para a concretizar é necessário “dar mais autonomia às escolas” para trabalhar os currículos e adaptá-los aos alunos.
“Para isso deverão poder dividir as suas turmas, quando seja necessário trabalhar dificuldades de aprendizagem”, defende Albino Almeida, dando o exemplo do sistema educativo da Finlândia.


O representante dos pais considera que a medida “nada tem de facilitismo e tem tudo de eficiência”, reconhecendo que é uma reforma que vai trazer “grandes desafios ao Ministério da Educação”.


“É seguramente a maior reforma educativa depois do 25 de Abril”, sublinhou.


Albino Almeida disse ainda que a medida tem igualmente um objectivo de eficiência económica, ao recordar estimativas que apontam para um gasto de 600 milhões de euros por ano com as retenções no ensino em Portugal.
ESTE GOVERNO NÃO OLHA A MEIOS PARA COMBATER A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO PARA NÍVEIS DA U.E.!
MAS A QUE PREÇO INTELECTUAL? FICARMOS A SER UM PAÍS DE DOUTORES "BURROS"? ALGUNS NEM ESCREVEM CORRECTAMENTE A LÍNGUA PORTUGUESA!
AH SARAMAGO QUE TU ESCAPASTE DE BOA!
SE NÃO FOSSE PELA PROVECTA IDADE MORRERIAS AGORA DE DESALENTO PELO TEU PAÍS...



Friday, July 30, 2010

ANTÓNIO FEIO... UMA MORTE ANTES DO TEMPO!

Com a devida vénia, aqui transcrevo as palavras que homenageiam este Homem do palco, hoje desaparecido, e que subscrevo inteiramente, publicadas por pessoa que me é muito querida, no seu Blogue "SEM PÉNIS NEM INVEJA"! Aqui ficam as palavras

"Homem. Actor. “Se pudesse, matava o bicho a rir”. Não matou, mas, até partir, recusou com optimismo denodado e boa disposição a vitória do bicho que o devorava. Chegou ao fim da linha dum eléctrico chamado vida. No quotidiano, desmentia a tragédia obsessiva e claustrofóbica da personagem principal doutro eléctrico saído da pena de Tennessee Williams.

Cruzava-me com ele, só ou com a Fátima Cadima, em rua próxima. Ao mudar duma Lisboa para outra, afastei-me. Os encontros passaram a ter lugar nos teatros. Porque adorava “fazer de tipões” criou figuras inesquecíveis: o Tóni do colete de pele de vaca, o homem que, com José Pedro Gomes e Miguel Guilherme, pôs mais de 80 mil pessoas a ver Arte. Refulgiu em Inox, Conversas da Treta, O Que diz Molero e tantas peças mais!
Quem é Grande não carece de epitáfios longos. A memória tecê-los-á para sempre.



Como costumo dizer a Morte, (quase)nunca é justa! E por isso muito difícil de aceitar, mas é uma evidência e com a qual temos (por ironia) de Viver...

Thursday, July 29, 2010

UM ROSÁRIO DE JUSTIÇAS DO NOSSO SISTEMA JUDICIAL...LINDO!

Fez-se Justiça, finalmente...

 *A justiça portuguesa está de parabéns!** Passem este e-mail a todos
 os Vossos amigos, pode ser que bata em porta certa.**
 * Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados;
 · Desde a morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia,

 · Ao desaparecimento de Madeleine McCann,

 · Ao caso Casa Pia

 · Do caso Portucale

· Operação Furacão

· Da compra dos submarinos

 · Às escutas ao primeiro-ministro

 · Do caso da Universidade Independente

· Ao caso da Universidade Moderna

· Do Futebol Clube do Porto

· Ao Sport Lisboa Benfica

 · Da corrupção dos árbitros

 · À corrupção dos autarcas

 · De Fátima Felgueiras

· A Isaltino Morais

· Da Braga parques

 · Ao grande empresário Bibi

 · Das queixas tardias de Catalina Pestana

 · Às de João Cravinho

· Dos doentes infectados por acidente e negligência de Leonor Beleza
 com o vírus da sida

 . Do processo Costa Freire / Zeze Beleza, quem não se lembra ?

· Do miúdo electrocutado no semáforo

· Do outro afogado num parque aquático

 · Das crianças assassinadas na Madeira

 · Do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico

· Do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi
 roubada do Instituto de Medicina Legal

 · A miúda desaparecida em Figueira

 · Todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou

 · As famosas fotografias de Teresa Costa Macedo. Aquelas em que ela
 reconheceu imensa gente 'importante', jogadores de futebol,
 milionários, políticos.

 · Os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran

· Os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal.

 · O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz,
apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para
 a sua filha.!

· E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter
 assassinado doentes por negligência!


 **Pois é... a justiça portuguesa está de Parabéns!
 Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.*


 *Prenderam um jovem que fez um download de música ...*


 Até que enfim !!!!!!!!!!!!!!


 YEAAAAAAAAH!... VIVA!!!!


 *_Primeiro português condenado à prisão por pirataria musical na Internet!...
 _**O Indivíduo poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades por
 ter feito o download e partilhado música ilegalmente com outros
 utilizadores!... *


 Agora sim, sinto-me mais seguro !

Saturday, July 24, 2010

O NOVO ESTATUTO DO ALUNO, PORTUGAL ANO DA GRAÇA DE 2010, ALGURES NA EUROPA 2010...

Os representantes das associações de pais e de professores respiraram ontem de alívio com a aprovação do novo Estatuto do Aluno, que vem substituir a versão em vigor desde 2008. Agrada-lhes o reforço da autoridade dos docentes e dos directores, a valorização da aprendizagem, a agilização das medidas disciplinares e a responsabilização dos estudantes.
Já estes (OS ESTUDANTES?) vêem as mesmas alterações ao documento de uma perspectiva diferente. E consideram que, com a aprovação do novo estatuto pela Assembleia da República, ontem, "se deu mais um passo para afastar os alunos da escola".

"Quer um exemplo? O novo estatuto prevê que os alunos tenham de pagar o material que estragam. Isto é pedagógico? Não é. Se um aluno partir um vidro e for obrigado a pagá-lo, no dia seguinte parte outro e dois dias depois outro ainda. Porque a obrigação da escola não é castigá-lo, mas explicar-lhe por que é que não deve andar a partir vidros", comentava ontem, indignado, Luís Encarnação, estudante.!!!


Três ideias-chave

Faltas que dão "chumbo": Regressa a distinção entre faltas justificadas e injustificadas. Ultrapassados os limites destas últimas, o aluno é sujeito a um plano individual de trabalho. Em caso de insucesso, o director ainda pode propor um percurso escolar alternativo, mas se continuarem as faltas injustificadas o aluno fica retido.

Maior responsabilização: Quando é atingida a metade do limite de faltas injustificadas, os pais ou encarregados de educação são chamados a colaborar numa solução que permita garantir o cumprimento do dever de assiduidade. Se tal for impraticável, a escola deve alertar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

Sunday, July 18, 2010

A CANTAR É QUE NOS ENTENDEMOS!


Neil Diamond tem um acervo de canções que fazem parte das minhas preferências! Hoje tentei "copiá-lo"! Um bom Domingo!

Thursday, July 08, 2010

A NOVA BOLA "JABULANI"...CR!

Esta tem efeitos muito instáveis com especial incidência a partir dos 6 anos...

Wednesday, July 07, 2010

UMA QUESTÃO DE VALORES...MORAIS!

Desde sempre e espero que por muitos anos, tenho cultivado a tolerância e respeito pelos actos e opiniões alheias, mas algumas vezes reservo-me o direito de não concordar com os mesmos(as)!
Um jogador de futebol português mediático, um dos melhores do mundo, que deveria ter cuidado com a sua imagem e pensar no efeito cópia para a legião dos seus admiradores, procedem algumas vezes de um modo que neste caso em apreço me deixa perplexo! Ou seja, há dias o dito craque teve um filho varão, melhor dizendo, fez um filho e agora vai participar num processo de paternidade que seria perfeitamente normal, se não fosse o pequeno pormenor de que a Mãe biológica não mais tem a ver com a criação do pequenito!
O que me espanta é o á vontade com que estas coisas se fazem e se encaram como normais! O jovem jogador , dizem que é humilde de carácter, bom rapaz, mas eu começo a ter dúvidas da sua sanidade mental!
Por isso digo que é tudo uma QUESTÃO DE VALORES, mas fundamentais e que espero não se vulgarize por todo o lado!
Já basta os recentes desenvolvimentos de casais do mesmo sexo quererem levar uma vida normal, (digam-me como é possível quando almejam a procriação), e agora este nosso valoroso compatriota com uma inovação deste calibre!
Oh CR, como andas mal aconselhado!Um dia lá mais para a frente quando o teu filho perguntar pela Mãe biológica, o que lhe vais dizer? Enfim, é a vida!

Sunday, May 16, 2010

NÃO TER MEDO DOS NOSSOS MEDOS...


O MEDO... de (Rudolf Steiner)

Nego submeter-me ao medo,
Que tira a alegria de minha liberdade,
Que não me deixa arriscar nada,
Que me torna pequeno e mesquinho,
Que me amarra,
Que não me deixa ser directo e franco,
Que me persegue,
Que ocupa negativamente a minha imaginação,
Que sempre pinta visões sombrias.
No entanto, não quero levantar barricadas por medo do medo.
Eu quero viver, não quero encerrar-me.
Não quero ser amigável por medo de ser sincero.
Quero pisar firme porque estou seguro.
E não porque encobri meu medo.
E quando me calo, quero fazê-lo por amor.
E não por temer as conseqüências de minhas palavras.
Não quero acreditar em algo só por medo de acreditar.
Não quero filosofar por medo de que algo possa atingir-me de perto.
Não quero dobrar-me só porque tenho medo de não ser amável.
Não quero impor algo aos outros, pelo medo de que possam impor algo a mim.
Por medo de errar não quero tornar-me inativo.
Não quero fugir de volta para o velho, o inaceitável, por medo de não me
sentir seguro no novo.
Não quero fazer-me de importante porque tenho medo de que senão poderia ser
ignorado.
Por convicção e amor quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de
fazer.
Do medo quero arrancar o domínio e dá-lo ao amor.
E quero crer no reino que existe em mim."
(Rudolf Steiner)


A vida sem medo liberta as nossas melhores faculdades: o olhar limpo, a alegria inocente, o assombro espontâneo. O grau em que conseguirmos nos libertar dos nossos medos será a medida da nossa entrega generosa e confiante à vida.

Mergulhe no meio das coisas, suje as mãos, caia de joelhos e, então, procure alcançar as estrelas.
PORTANTO TER MEDO DE QUÊ E DO QUÊ?





Saturday, May 15, 2010

MIRANDELA TERRA DAS COISAS BOAS E BONITAS...


Nós portugueses temos alguma dificuldade em lidar com a inovação.

Para mim este caso é simples: Eu deixaria que a professora Bruna fizesse o seu trabalho na escola, quanto mais não fosse para ver como se revelavam os niveis de "Bullying" e só depois actuaria...

Claro que falando mais sériamente, este tipo de competências extra curriculares, não convive bem num ambiente escolar, mas que é uma pena é...

A professora Bruna pelo menos é bonita que chegue!

Mas não se escandalizem mentes mais retrógradas, porque a beleza não nos deve meter "medo"!

Temos é de arejar as nossas mentes!

Um olá para a professora Bruna!

Friday, May 14, 2010

HIPOCRISIA INTRAGÁVEL NO MUNDO DO FUTEBOL...


Os do meu Clube não são flores que se cheirem, mas este comunicado do SLB, é apenas, intragável, pelo seu apelo "moralista", referente a um jogo em que não têm nada a ver, e mais, na sua "inanarrável" BENFICA TV, TÊM POR LÁ PASSADO UNS "CROMOS" QUE DE CARA ABERTA ESTIMULAM A VINGANÇA E CASOS MAL RESOLVIDOS...
A direcção do Futebol Clube do Porto, tem toda a razão com o que diz no seu comunicado que aqui transcrevo:
A SAD do FC Porto emitiu uma resposta aos responsáveis do Benfica, que ontem, quinta-feira, se pronunciaram, em comunicado, acerca do jogo da final da Taça de Portugal. O comunicado dos “dragões” encontra-se publicado no site oficial do FC Porto. Leia aqui o comunicado do FC Porto na íntegra:
“Confrontado com o comunicado «O Sport Lisboa e Benfica e a Taça de Portugal», entende o Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD sublinhar o seguinte: 1 – O clube em questão não é parte interessada da final da Taça de Portugal 2009/10, pelo que não se percebe qualquer declaração ou posicionamento sobre o evento;
2 – O comunicado do SL Benfica, assim sendo, pode ser interpretado como tentativa prévia de dissimular ou desculpar eventuais casos de violência, cujos autores se adivinham…;
3 – Por fim, a moralidade e os valores não se apregoam em comunicados de intenção duvidosa e que contrastam com incentivos à violência e recurso às armas difundidos pela Benfica TV. Ao invés, praticam-se…”

EU SÓ DIRIA: NEM MAIS, ESTÁ TUDO DITO!

MATOSINHOS EM JAZZ 2010...

O Matosinhos em Jazz deste ano, foi iniciado no Teatro Contantino Nery, com a Banda Biel Ballester Trio, e de um modo surpreendente, encantou o público que enchia este espaço de Matosinhos, com um conjunto de temas, com sonoridades diferentes mas deliciosas, e com um ritmo em crescendo que os obrigou no final a dois "encores"!
Foi mais um início de noite esplêndido e a prenunciar, um Festival em cheio!
Matosinhos está de parabéns!

O "Boss" é o Biel Ballester, na sua guitarra de acordes fantásticos e virtuosos, com o Graci Pedro num acompanhamento que denuncia uma grande cumplicidade e o espectáculo de expressão e talento no Leandro Hipaucha, (aquele bater do seu pé a coordenar o ritmo...).



Como em Portugal, Cultura siginifica para muitos,(infelizmente) nada, eu aqui presto o meu testemunho, de um espectáculo para guardar nas nossas memórias...assim como os meus acompanhantes ilustres, que partilharam com imenso prazer estas musicalidades...
Até ao ano!
PS: Apenas um reparo: No "site" da Cãmara, a anunciar este evento tão importante, para os Matosinhenses fieis do Jazz, "esqueçeram-se" de dizer que a sessão inaugural era a pagar e não grátis, (o que presumia reserva e ou compra antecipada), como lá dizia e era aliás hábito!
Tive que esperar pelo início do espectáculo para que com algumas desistências de última hora eu e os meus acompanhantes, e muitas outras pessoas, pudêssemos entrar pagando um valor (quase) simbólico de 2,5 euros...

Wednesday, May 12, 2010

PORTUGAL 2010- A NOSSA CLASSE POLÍTICA NÃO SABE HISTÓRIA...

FONTES PEREIRA DE MELO E A SUA CARTILHA!







A PARTE FINAL DO DOCUMENTO...




Leiam o texto NO INÍCIO...





Pois é, chego á conclusão de que a nossa digna classe política não estudou a História de Portugal, senão já tinham aprendido qualquer coisa!
OU SERÁ UM CASO GENÉTICO, ANDAR SEMPRE A PEDIR EMPRESTADO!
Bem diziam o Ega e o Carlos da Maia, (...)Portugal não mudou nada! (...).
Pois...



Sunday, May 09, 2010

PORTUGAL, FUTEBOL E ESQUECER A CRISE...




Hoje acaba a Liga Profissional de Futebol época 2009/2010. O campeão será o Benfica, seguido do Braga e do meu Futebol Clube do Porto. Enfim não se pode ganhar sempre! Só espero que para a próxima época os azuis e brancos retornem á senda das vitórias... isto aqui pelo Norte anda mesmo por baixo em termos desportivos e não só!! Não dizem que o País ficará mais feliz? Pois então!

De qualquer modo parabéns ao vencedor e respeito pelos vencidos! "Fair play" precisa-se neste mundo dos futebóis.

Sunday, May 02, 2010

MÊS DE MAIO,,,PLENO DE TRADIÇÕES!




Ontem dia 1º de Maio, dia do Trabalhador! Hoje 02 de Maio, dia da Mãe! Amanhã 03 de Maio, vou ter teste de Português!


Pois, não será importante para a maioria mas para mim sim! Tenho de dissecar e interpretar o conteúdo do livro "Os Maias" de Eça de Queirós. Enfim imagens e eventos que fazem dos nossos dias cada vez mais globalizados uma autêntica festa! Ah é verdade, já agora, hoje também é o dia das grandes discussões futebolísticas, aqui no meu burgo com um PORTO/BENFICA, decisivo segundo dizem,(para quê?), com pedradas e sacos plásticos cheios de tinta azul! Os "mouros também fazem o mesmo quando é ao contrário... é ou não é uma Festa?


Pois é!


Passem bem!

Wednesday, April 28, 2010

A CÔR DO DINHEIRO... O RATING AO ATAQUE!

RAIS PARTA O "RATING"...

É vergonhoso o modo como os especuladores "profissionais" forçam uma situação de crise nesta Europa das Finanças... Ainda agora saimos de uma crise por eles criada, especulação brava por esse mundo fora, milhões de cidadãos a penarem com os seus pecúlios e os artistas das Bolsas e quejandos, de novo a erguerem a cabeça, para novas ondas de financiamentos, lucros e offshores...
Em Portugal é uma figura nova no nosso léxico quase diária, ouvindo além das cotações em Bolsa esta mágica palavra...RATING! A MIM FAZ-ME LEMBRAR RATOS DE ESGOTO!
No entanto não deixo de dizer que nós portugueses temos de nos cuidar com os gastos que fazemos e para isso os nossos Políticos têm de passar á acção mais concreta e deixare-se de folclores internos com  PECS acima, PECS  abaixo...

Wednesday, April 21, 2010

INÊS DE MEDEIROS, DEPUTADA DE QUÊ?

Francamente eu também esperava uma posição inteligente e de bom senso, para que casos como este NUNCA, mais aconteçam com os Deputados Portrugueses e logo num contexto de crise e dificuldadades económicas com que grande parte do "desgraçado" do povo Português se confronta!
Mas não, mais uma vez a cobardia e hipocrisia de um desempate feito de uma maneira quase sádica, nem justeza de decisão salomónica se tratou.Apenas conveniências e vaidade, mais nada!
Atenção Políticos  da nossa praça, é com gestos como este que O  POVO, acorda e PENSA que algo tem de mudar através  da sua força do VOTO!
Á deputada Inês de Medeiros, dou-lhe um conselho de graça: Resigne e dedique-se ao que antes fazia! A Politica dispensa os seus serviços! Em prol de que e de quê é que trabalha de 2ª a 6ª e depois vai a correr até ali mesmo ao lado á cidadae Luz!
Que desperdício de recursos meu Deus! O R.S.I. á beira disto são trocos...
Ah Portugal nunca mais aprendes!

Saturday, April 17, 2010

O VULCÃO DA ISLANDIA...

ESTE VULCÃO SERVIU AO MENOS PARA ALGUMA COISA! CHAMOU Á ATENÇÃO A NOSSA PEQUENEZ PERANTE AS FORÇAS DA NATUREZA E QUE DEVEMOS TER EM CONTA UM TRATO EQUILIBRADO COM O NOSSO PLANETA TERRA TÃO MALTRATADO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS!  POR OUTRO LADO ACCIONOU AS ALTERNATIVAS TERRESTRES EM MEIOS DE TRANSPORTE QUE ESTAVAM UM POUCO ESQUECIDOS POR ALGUNS! SE CALHAR A VELOCIDADE A QUE CIRCULAMOS PODE SER REDUZIDA SEM GRANDES INCONVENIENTES... E PELO MENOS ESTA DESGRAÇA APROVEITA SEMPRE A ALGUNS! NÃO FAÇAMOS TRAGÉDIA DEMASIADA PELO ADIAMENTO POR DIAS DAS NOSSAS VIDAS!