Monday, December 31, 2007

OS MEUS DESEJOS PARA VÓS...AMIGOS


Dizem que uma imagem vale por mil palavras! Pois então!

UM 2008 GLORIOSO E PLENO DE COISAS BOAS!

JORGE MADUREIRA

Saturday, December 29, 2007

CONVERSAS COM BOLINHA...

Sábado perto do meio dia, estou parado frente á confeitaria em Matosinhos, onde costumo comprar o pão, aguardo uma pessoa amiga, passam duas "senhoras" mais de meia idade, secas de faces e carnes, muita vida vivida e param(por acaso penso eu), um pouco perto de mim e diziam uma á outra:"...pois não queres saber que a filha da pu... da minha nora não me "salvou" quando passou por mim ontem? Não me digas respondia a outra. É verdade continuou a primeira, eu que tanto lhe tenho feito! Mas deixa estar que ela não perde pela demora a filha da pu...!!
Eu achei que era altura de me mover, já estava a sorrir cá com os meus botões e antes que a dita senhora virasse a sua raiva contra mim, fui saindo de cena discretamente...
Quem fala assim não é gago, só pode ser sogra! Livra!

Wednesday, December 26, 2007

EU QUERO ACREDITAR QUE VAI SER VERDADE!

Meus Amigos(as)! Eu por norma sou um pouco céptico, mas desta vez vou dar o beneficio da dúvida, pelo menos até ver a realidade após o dia 01 de Janeiro 2008!
Para já atentem nestas declarações:
O ministro da Saúde, Correia de Campos, manifestou-se hoje confiante no "grande civismo" dos portugueses no cumprimento da nova Lei do Tabaco, que entra em vigor em 01 de Janeiro de 2008.
"Não sou eu que tenho que assegurar o cumprimento da Lei do tabaco, são os portugueses e não tenho dúvidas nenhumas de que, à semelhança do que acontece noutros países, os portugueses vão ter uma posição de grande civismo e de grande qualidade na aplicação dessa Lei", declarou Correia de Campos .

Como vêem tenho motivos para querer acreditar! Poder ir ao meu café habitual sem ter de me retirar... antes do tempo,ir a uma discoteca e saber que irei beber e respirar os odores naturais das pessoas que lá estiverem! De não ter a roupa "impestada" do cheiro a tabaco sem o pedir! De almoçar nos restaurantes e poder usufruir dos gostos e sabores da nossa excelente cozinha portuguesa!
Eu quero acreditar!

Monday, December 24, 2007

A Estrela de JOANA...um conto de Natal 2007


Neste dia tudo convida á paz e concórdia e eu tenho uma história para partilhar convosco!O livro é de PAULO PEREIRA CRISTÓVÃO, ex-agente da Judiciária e tem o título acima mencionado e faz a análise detalhada de todas as investigações que culminaram com a condenação do assasssinos da pequenina JOANA Leonor e João a PENAS QUE PARECEM PESADAS,mas quanto a mim são leves, para quem fez e praticou este abjecto caso!

Precisamente hoje quando se revê de novo os apelos dos Pais Mac Can em relação a sua pequena Maddie, e depois de uma leitura de enfiada deste livro sobre o caso Joana, fico mais desperto para todas as mensagens de Paz e Concórdia, que se debitam a esmo por todod o lado!

Olho para os meus descendentes e imagino o que seria se algo de mal lhes acontecesse!

Que justiça é esta que se preocupa mais com os assassinos e de menos com as vítimas? São os agentes investigadores muitas vezese rebaixados e rotulados de imcompetentes, quando não aparecem resultados, esquecendo-se de a nossa sociedade que criam alguns monstros que depois fazem estas tropelias como se de coisas normais se tratassem!

LIVRO DE LEITURA OBRIGATÓRIA E PARA TODOS AQUELES QUE ACREDITAM NO AMOR E NO RESPEITO POR TODOS OS SERES HUMANOS! PARA QUE SERVE O NATAL, NÃO SERÁ PARA ISTO?

É ESTA A MINHA PRENDA DE NATAL PARA TODOS OS MEUS AMIGOS QUE AINDA ACREDITAM QUE NESTE MUNDO LOUCO, NÃO PODEMOS DESISTIR DE PROCURAR A NOSSA ESTRELA DA SORTE...

Saturday, December 22, 2007

"I HAD TO BE YOU" -Frank Sinatra songs...

Para que não digam que não vivo esta quadra, aqui vai a minha prenda de Natal! Tenho de resolver e ajustar os problemas com a placa de som do meu "computer", quem sabe o Pai Natal me "manda" um sistema com amplificador e microfone?
Bem é melhor eu ir poupando mais uns cobres para melhorar o meu desempenho!Ah renas desgraçadas que por onde andarão?
Tentem lá ouvir...é do Frank um amigo meu!

http://www.singsnap.com/snap/r/b01048a53

Fiquem bem!

CRÓNICA DE NATAL… MAL HUMORADA!


Hoje sábado logo pela manhã tem lugar uma feira (tipo daquelas que a ASAE visita de quando em vez) e “apanha” tudo o que é pirataria, e quando eu saio para o Parque da Cidade para o meu jogo de futebol semanal logo pelas 08.00 horas já tem carros estacionados junto á porta e por vezes quase me impedem de sair pela garagem com o carro! Todo o ano é assim aos sábados mas por alturas “festivas” é demais!
Quando volto pelo meio-dia continua a bagunça e confusão que me enervam! A mesma cena para entrar na garagem com o carro incrível como tudo continua como dantes neste nosso Portugal!
Antes de almoçar, torno a sair para comprar o pão e dar um salto ao café para ler os jornais e ver amigos. Confusão de gentes atarefadas para um lado e outro, á procura do não sei do quê! Comprar os presentes para oferecer, pois claro! Meias para os tios, cachecóis para as avós friorentas, (ouço de passagem pessoas a comentar entre si (não sei o que hei-de comprar, está tudo tão caro e se calhar não vão usar estas coisas…)
Os passeios continuam cheios de mer... de cão, muita! Os hábitos de cidadania não evoluem para melhor, é claro! Com uma aparência de cordialidade, nas filas da padaria medem bem o vizinho, não vá ele ultrapassá-lo e os bolos rei e doçarias nas montras tão convidativas…Ambiente natalício, mas cuidado, tenham calma, senão baixo o nível!
E como se não bastasse, ontem na Madeira o meu FCP, deu uma prenda de Natal lá para os ditos do Nacional…grrrrrr!
Bem Bom Natal a todos os meus Amigos bloggers que ainda são os que me não desiludem…Espero que 2008 continue em grande cá no nosso reino das nossas escrituras…

Wednesday, December 12, 2007

O MUNDO PULA E AVANÇA COMO UMA BOLA NAS MÃOS DE UMA CRI....


Mais uma vez gostei de ver os democratas do Parlamento Europeu a manifestarem-se contra o Tratado Europeu!Os ditos democratas não deixam falar os que estão no uso da palavra, gostam do "show off", pagam com estas cenas ridículas o que os seus países lhes permitem no conforto do bem bom de Bruxelas...

Mas mais uma vez o nosso 1º chegou para eles! Quer se goste ou não o nosso tribuno, não se deixa intimidar e lá lhe foi dando uns toques que os acalmaram...

Referendo para quê? Após vinte anos de Europa chegaram a essa conclusão?Porque não pensam em trabalhar um pouco mais, em vez destes folcolores!

Até parecem que querem imitar a nossa oposição em Portugal:estão sempre do contra! Porque não ter a humildade de concordar quando as acções são positivas?Essa postura só lhes ficava bem!

Nada será igual ao passado, desiludam-se...só nos resta empurrar o barco para a frente! "bora lá"!

Monday, December 10, 2007

A VIOLÊNCIA URBANA...


A VIOLÊNCIA URBANA
Este tema é de uma actualidade preocupante e após ter lido um dos últimos “posts” da minha amiga “Menina do Rio”, dando conta do clima de grande violência urbana sobre pessoas naquela cidade brasileira, e de imediato pensei que por cá as coisas embora em níveis incomparáveis ás grandes metrópoles, vai preocupando todos aqueles que apostam nas pessoas e nas suas vidas com objectivos, justos, para que pelo menos tiremos algum prazer de estar vivos e ter objectivos bons para si o os seus. Mais uma vez cabe á classe política e governante prover um combate eficaz contra este estado de coisas. Quando faltam as bases para se poder levar uma vida digna (desemprego, exclusão social, elitismo, entre outras) o que podemos esperar como reacção de todos aqueles que por estes males são atingidos!
A constante desautorização daqueles que velam pela nossa segurança, faz com os criminosos vejam nesta confusa impunidade o meio ideal para aproveitar e enriquecer á custa de todos estes males da nossa sociedade!
Depois existem sempre forças reaccionárias quando se tenta controlar de maneira mais eficaz toda esta criminalidade! Vejamos: Ainda hoje mais uma execução sumária de um “segurança” dos clubes nocturnos, fez levantar mais uma onda de indignação para combater estas máfias. Uma ideia válida é a de montar sistemas de vídeo vigilância nas ruas das cidades em permanência, ou seja 24 horas! Logo se ouviu de uma maneira hipócrita um representante da comissão nacional de dados a dizer que NÃO, que seria uma retirada da privacidade dos cidadãos! Asim não vamos lá! Eu acho que é uma ideia muito positiva e não tenho nada a opor!
Lembro que em países mais desenvolvidos (Finlândia por ex:) já existem sistemas desses há muito tempo e sem qualquer problema nenhum!
Em que ficamos meus senhores?

Friday, December 07, 2007

GIVE ME ONE REASON! FOR MY FRIENDS!

Neste fim de semana que se avizinha de muito cariz político, e por razões de menor disponibilidade para escrever neste espaço, (vou ter de arranjar deia por onde der...) convido-os a ouvir mais uma das minhas "brilhantes performances" na área musical!
E pensem nesta frase: Façam o favor de ser felizes!!!
Ora lá vai o link:http://www.singsnap.com/snap/r/bc126e33c

E deiam-me uma razão para sorrir!

Friday, November 30, 2007

E AS CRIANÇAS SENHOR???


Apetece perguntar assim tal como nos tempos em que Cristo neste mundo estava e espalhava a sua mensagem de Amor com especial ênfase para as crianças?! O que está a acontecer com uma frequência anormal aqui pelos nossos lados acerca de adopções sem cuidados que esta situação requer é de bradar aos céus! Crianças confiadas a famílias de acolhimento, criadas com todas as condições de afectividade e depois de fortes laços criados vem a "força" da lei e pais desestruturados reclamar de novo a sua "posse" como se de objectos se tratassem, ficando de um lado uns pais afectivos derrotados e angustiados e de um outro lado crianças confusas e temerosas com o que lhes está a acontecer!

Eu não entendo como se dá um filho para adopção e depois mais tarde se vem reclamar a devolução desse mesmo filho!

Não entendo como as instituições o permitem e muitas vezes o incentivam!

Depois o que resulta? Mais uma criança com sérios problemas com a sua personalidade e comportamento perante esta justiça cega e o seu futuro em risco!

Eu sei que o normal e desejável é que os filhos sejam criados com os pais biológicos! Mas quando se detectam casos de negligência social e afectiva, de que estão á espera as instituções a quem compete esta área de acção, para resolver em definitivo o futuro destas vidas numa fase em que elas não têm ainda uma verdadeira percepção do que é viver com segurança e carinho!

Tudo isto me causa angústia e perplexidade! Para onde vamos?

Saturday, November 24, 2007

POR TERRAS ANGOLANAS-A MINHA ESTADIA EM TOMBUA(EX-PORTO ALEXANDRE) 4ª ETAPA.











A apresentação da família da minha amiga, na sua casa, fez-me questionar a minha ignorância acerca do convívio com pessoas de raça negra! Senti vergonha de mim mesmo; o irmão mais novo mostrou-me os seus trabalhos escolares e partilhou comigo os seus planos para o futuro. Acho que aí começou a sério o meu amadurecimento como pessoa!A minha amiga, não tinha alojamento para mim, mas uma outra família conhecida dela prontificou-se a hospedar-me por aqueles dias. Eram pessoas com origem no Algarve (Pinheiro Marim) embora todos os 4 filhos (1 rapaz e 3 raparigas) tivessem nascido já em Angola.
De todo estas experiências com estas duas famílias, aprendi coisas muito interessantes e apreciei a comida local tendo o peixe quase sempre presente! O pirão, a muamba de peixe…Convém lembrar que Tombua (ex-Porto Alexandre era uma pequena cidade dedicada em exclusivo á pesca e tratamento de peixe.
Um pormenor curioso que nunca mais esqueci, eram as quantidades enormes de moscas que pairavam por toda a cidade! Era incrível! Consequência da indústria local! Fomos ao cinema local ver um filme de que não lembro o nome, assisti a um sábado de fados (o pai algarvio era um cantador de fados!)!
Enfim, após 3 dias de grandes convívios aprendi a ser uma pessoa mais tolerante e conhecedora das gentes angolanas. O meu objectivo foi conseguido e fiquei grato para sempre a todas aquelas pessoas que por lá conheci! Cheguei a ver gentes de Matosinhos, que lá faziam a sua vida profissional ligadas como é evidente á indústria pesqueira1
Chegando a hora de voltar a Luanda, a minha amiga veio acompanhar-me até Namibe (ex-Moçâmedes) viajamos numa pick up de um comerciante local e conhecido da sua família levando a gentileza e fidalguia a limites que eu não tive coragem de ultrapassar por gratidão e uma Amizade sincera para todo os sempre e sabendo que seria difícil tornar a encontramo-nos (como aconteceu de verdade)!
Mas onde quer que estejam todas estas pessoas ficaram Amigos para sempre!
Já na cidade de Namibe, ao fim do desse mesmo dia, tornei a apanhar o comboio de mercadorias, agora no sentido da cidade do Lubango (ex-Sá da Bandeira), viajando durante toda a noite o que eu aproveitaria para dormir um pouco, da mesma maneira como na vinda! Já sentia aquela terra angolana de uma maneira mais intensa! Era já um angolano de coração….
(continua)

Wednesday, November 21, 2007

HOJE APANHEI UM ARCO-ÍRIS...




Hoje pela manhã apanhei este instantâneo da minha varanda: Um arco íris após mais um aguaceiro... e não quis perder esta ocasião e fixando este momento com a minha câmera ali á mão para o partilhar convosco! Lembram-se daquela história nos textos de Português em que contava o desejo do menino apanhar o arco-íris e ele sempre fugia não se deixando apanhar!Foi uma das narrativas que fixei desde sempre e encerra alguma magia...conseguir apanhar um arco-íris!


Pois bem aqui está um bem apanhado(digo eu), para todos Nós!

Tuesday, November 20, 2007

O DIREITO DE ASSOBIAR...SEM ASSOBIO!


Mais uma vez as nossas vedetas do futebol luso, mostraram falta de humildade perante as críticas daqueles que estavam presentes em Leiria, no último jogo contra a selecção da Arménia e que assistiram á magra vitória de 1-0, depois de uma indigente exibição dos nossos jogadores...

Perante este cenário , não surpreedeu que o público(pagante) manifestasse a sua decepção com uns lindos assobios para que pelo menos eles(as vedetas) despertassem...

Estes(as vedetas) ficaram muito zangados com este tipo de manifestação acústica e esqueceram-se de como são pagos a peso de ouro e que têm de mostrar e fazer muito mais, para chegar á 2ª fase do Europeu!

Esperemos que amanhã no Dragão, deiam um recital de futebol e levem com os aplausos a sério de todos aqueles que lá vão estar, e não amuem, certo?

Força PORTUGAL!

UMA PERGUNTA INCÓMODA????


A questão do cozinheiro despedido de um restaurante de um hotel por ser portador do vírus da sida merece cuidada reflexão.


Alguém dizia, ontem, que a decisão dos juízes da Relação de Lisboa envergonha o nosso país. Por mim, antes que se atire a primeira pedra, gostaria que todos respondêssemos a uma pergunta: comeriam sossegados num restaurante sabendo que o cozinheiro tinha Sida? Não me interessam as respostas sentimentais, cientificamente infundadas. O que interessa é que a Ciência nos ajude a responder. E se a resposta que os cientistas nos ajudarem a dar não for 100 por cento sim, então há que respeitar a decisão dos juízes.
A opinião pública é muitas vezes instrumentalizada com estes aspectos de grande hipocrisia!
Claro que não se deve abandonar esta pessoa que tem uma doença "maldita" e ainda sem cura total, mas ajudá-la a encontrar outros rumos profissionais onde não haja uma relação directa que possa levar a um contágio de outras pessoas que não têm culpa nenhuma da sua doença...
Eu respondo por mim: Eu não iria a esse restaurante comer!

Sunday, November 18, 2007

AINDA O MEU HOMÓNIMO "GEORGE" AMERICANO!

Como complemento das minhas homenagens a esta personalidade mundial e em nome da cultura universal, mostro -lhe o que pode a divulgação de uma língua noutros países que não a consideram oficial mas apenas "técnica" e de grande ajuda para um melhor entendimento entre todos os povos no Mundo!Percebe agora Tio Sam?
Se conseguir cantar em Português uma canção qualquer, como eu canto uma "country song" do seu País, atesto aqui, que me retrato das minhas críticas em relação á sua "decisão" de vetar o ensino da língua portuguesa nos seus Estados Unidos da América!
Ouça lá a música do grande Johnny Cash, "please"!
http://www.singsnap.com/snap/r/b2e80592

And bye!

Saturday, November 17, 2007

A ÚLTIMA IDIOTICE DO GEORGE BUSH!


Eu já desconfiava daquela figura pelas constantes asneiras que diz pela boca fora, mas lá lhe ia dando um desconto, enfim deveria ser do stress de governar o país mais poderoso do mundo(e arredores), mas esta última mexeu cá com o meuPortugal e já lhe estou a ganhar uma aversão que nem a "lampião" quando ganha ao meu FCP.!!!

Então o homenzinho lá no seu palanque para falar ás massas, entre outros mimos que não nos dizem respeito, disse que ia vetar(e vetou!) uma proposta de lei de um político do partido Democrata que propunha o ensino da língua portuguesa nas escolas americanas, mas disse-o num tom de arrogância e gozo que mexeram comigo e concerteza com muitos outros portugueses!

Dizia ele com aquele olhar de alva estupidez, que o dinheiro para aquele projecto tinha melhor destino para outras actividades,tais como comprar mais umas bombas e misseis para "amandar" lá para o Iraque e Afgnanistão!Digo eu!

O snr José Manuel Durão Barroso, não se esqueça de lhe dar os parabéns ao seu amigo Americano!Convide-o para tomar um café!

Eu estou desiludido com o George, francamente!Quando ele vier um dia a Portugal, vou lhe dar os meus parabens pela sua habilidade política!

Friday, November 16, 2007

ANGOLA-LUANDA, ano da graça 2007.Retrato brasileiro da capital angolana!PARTE 1




Em Angola, onde falta tudo, o "boom" do petróleo atrai novos negócios·O hotel Palanca Negra, em Luanda, a capital de Angola, tem mais de 50 quartos. Os quartos duplos, muitos deles sem janela, têm duas caminhas de solteiro, estreitas e baixas, bem próximas entre si e distantes cerca de 50 cm da parede em frente, cada uma com sua mesinha de cabeceira. Ao todo não têm mais de 20 metros quadrados cada, incluindo um pequeno banheiro com sua minúscula box. O quarto individual é metade disto. O hotel cobra US$ 113 por um e US$ 100 por outro. A demanda é grande. Reflexo de uma cidade e um país onde falta quase tudo e que, ao mesmo tempo, experimenta taxas de crescimento exponenciais, 20,6% em 2005, 18,6% em 2006 e alguma coisa nessa faixa este ano, segundo as previsões.·A guerra civil que aniquilou o país terminou em 2002, e a reconstrução entrou na ordem do dia, movida a petrodólares, principalmente. Dos US$ 31,3 bilhões exportados no ano passado, o petróleo respondeu por 96%. Mas isso não quer dizer que Angola seja uma filial do paraíso em território africano. Está muito mais para seu eterno concorrente, impressão que marca imediatamente quem chega a Luanda, com seus de 5 milhões a 9 milhões de habitantes, dependendo de quem faça a conta. As estatísticas são estimadas, pois não há censo no país deste 1970.·O Palanca, cujo nome homenageia o belo e quase extinto antílope que é o símbolo nacional, fica dentro de uma área cercada, chamada cidadela, anexo ao maior estádio de futebol da cidade. Conformando-se com as acomodações, o visitante leva um soco no estômago ao transpor o portão da cidadela, cujo pátio já é um tanto caótico. Na rua em frente, a poeira envolve a tudo e a todos, levantada por um trânsito infernal e alimentada por uma obra de canalização de uma vala tocada por empresa da China. É o futuro ajudando a piorar o presente. Alguns metros à direita e a rua cruza com outra maior e ainda mais confusa: é a avenida Brasil, para os íntimos, porque em Luanda não há placas de rua.·O trânsito louco é dominado por enormes carros do tipo pic up 4x4 e por dezenas de vans azuis e brancas. São os "táxis", ou candongas, único arremedo de transporte público da cidade. Táxi mesmo, como se conhece no resto do mundo, não há, a não ser um inoperante serviço por telefone. Ônibus, idem, e é melhor que não haja, porque uma frota de cem veículos desse tipo seria suficiente para provocar um colapso na cidade. Em Luanda, para quem não se dispõe a andar nas entulhadas candongas (e não se vê branco, ou "pula", nos candongas), é imprescindível ter um carro. E com motorista, pois não há vagas para estacionar e também porque só se chega aos lugares por referências. Endereço é uma mera formalidade. E o motorista precisa ser esperto, saber cortar caminho, senão o dia se esvai na pasmaceira do tráfego poeirento.·Cortar caminho quer dizer entrar por lugares sem nenhum vestígio de urbanização, logo atrás das ruas principais, deparando-se com montanhas de lixo e com favelas, aqui conhecidas como "musseques", espalhadas pelo miolo da cidade. Segundo cálculos da organização não governamental Development Workshop, pelo menos três quartos da população da capital angolana vive nesses musseques. Vê-se obras por toda parte, a maioria tocada por chineses, que trouxeram mais de US$ 7 bilhões em financiamento e estão trabalhando directamente para o Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN). Há polémica sobre o aproveitamento desses recursos.·Não é preciso sair das vias principais para ver a marca da pobreza extrema. Dezenas, talvez centenas, de edifícios construídos pelos colonizadores portugueses nos anos 1950 e 60, abandonados às pressas e reocupados pela população local, têm hoje a aparência de favelas verticais, como os velhos conjuntos habitacionais construídos na mesma época no Rio de Janeiro para abrigar as populações removidas das áreas ricas da cidade.·Eles são sujos, cheios de lixo e de restos de esgotos na frente, a fachada caindo aos pedaços. A reportagem do Valor entrou em um desses prédios, um dos mais bem cuidados. Não há elevadores funcionando. Em muitos casos, os prédios tiveram os poços do elevador transformados em lixão. Baratas e detritos (há ratos em muitos deles) dividem o espaço de acesso às escadas, que não têm corrimão em metade dos seis andares.·Transposta uma grade de ferro chega-se à porta de um óptimo e espaçoso apartamento de dois quartos e dependências, uma autêntica cena do filme "Blade Runner". Todas as facilidades modernas estão lá dentro. O aluguer? US$ 50 mil por ano, pagos antecipadamente.·


(continua)

Tuesday, November 13, 2007

POR TERRAS ANGOLANAS-HUILA (SÁ DA BANDEIRA) -NAMIBE (MOCÂMEDES) -3ª ETAPA.

Vista aérea Google Earth 2007, da cidade do Namibe...


O mesmo espaço nos dias de hoje!Há que melhorar a auto estima...




Esta era a marginal da cidade e com espaços bonitos bem cuidados... 1973.








Vista aérea da estação caminho de ferro de Moçâmedes (Namibe), onde saí naquela manhã de Julho 1973.





(continuação)


Viajei numa carruagem que era equivalente a 2ª classe(era um comboio de mercadorias), mas que suportei perfeitamente! Afinal de contas planeava dormir toda a noite, já que não podia desfrutar da paisagem! Não foram muitos os passageiros que entravam e saíam, pelo que acabei por passar mesmo pelas brasas sentindo apenas as muitas paragens até Moçâmedes!
Onde chegamos pela manhã (9 horas).
Como tinha a minha ligação para a última etapa marcada só para a tarde até Porto Alexandre, procurei um hotel para tomar um banho refrescar-me e dar uma volta pela cidade até aquela hora. Fui a um hotel perto da orla marítima e pedi um quarto apenas até ao fim da manhã e almoço. Surpreendentemente o empregado da recepção permitiu que eu tomasse banho e com almoço a um preço quase simbólico! (a minha boa estrela continuava…) a ter de pagar a diária completa! Como tinha uma bolha no pé, fruto de calçado apertado, depois do banho, tive de ir passear um pouco pela cidade de chinelos de praia! Moçãmedes pareceu-me uma cidade muito acolhedora e com zonas ajardinadas, bem cuidadas. No almoço no restaurante do hotel, fui para a mesa de chinelos de praia e sob os olhares das pessoas nas outras mesas, vestidas a preceito…enfim senti-me uma ave rara!
Depois de mais umas voltas a ver a cidade levantei a meu saco com as minhas roupas e abalei para o autocarro que me levaria na parte final até Porto Alexandre, onde tinha (finalmente) alguém á minha espera! Era uma amiga (minha correspondente de guerra) e que me tinha convidado alá ir passar uns dias e com a sua família. Resta dizer que era uma bonita mulher de raça negra! Um pormenor curioso é a configuração da estrada entre Moçâmedes e Porto Alexandre: São pouco mais de 100 kms, mas praticamente em linha recta! Só ao fim dos primeiros 45 kms a estrada fazia uma curva lançada mas sem qualquer razão aparente, pois o terreno é em pleno deserto sem obstáculos, Perguntei ao motorista a razão daquele desvio e ele disse-me que era apenas para quebrar a monotonia aos condutores, para que não se despistassem por falta de estímulos sensoriais á refracção da luz solar do deserto!
(continua)

Monday, November 12, 2007

VENTOS SOMBRIOS NA EUROPA...


Neste fim de semana, deram-se dois eventos em locais diferentes mas com “objectivos” comuns. Ou seja manifestações de grupos neo nazis e do outro lado os anti fascistas! Um em Praga (Repª Checa) o outro hoje em Madrid!
Fico perplexo e zangado com o rumo que estas demonstrações de ideais políticos querem provar! Mas uma coisa eu sei: Não tenho memória curta e para mim fascismo e nazismo nunca mais!
O que é certo algo está a correr mal na educação das novas gerações e por ser permitido que a simples exibições folclóricas desses pseudo grupos passe á fase mais grave de alienação das massas, com o reavivar de ideologias que quase destruíram a Europa e muitos outros países por este mundo fora!
Cabe mais uma vez às classes políticas debruçarem-se sobre estes sinais preocupantes e não permitirem que eles sejam postos em prática nas ruas das nossas cidades e Países!
A tolerância democrática também tem limites!
E não vamos fazer de conta que são insignificantes ou sem importância estes sinais!
São reais, bem presentes e perigosos! É só dedicar um pouco da nossa atenção ao que vai “germinando” em alguns países europeus e nos EUA, sob a bonomia de algumas autoridades, como se não fossem nada de mal!
Não tratem do problema agora e venha-se depois a assistir aos lamentos hipócritas das tragédias acontecidas!
Não precisamos do Sherlock Holmes para dizer sobre esta temática: Elementar caro Watson!

Saturday, November 10, 2007

A CANTAR É QUE A GENTE SE ENTENDE!


Amigos, esta nova canção versa um tema muito especial para todos nós! A cantar fala sobre a Vida e como nascemos, vivemos e vamos dar uma volta! lol!

Vão a este link do SingSnap:http://www.singsnap.com/snap/r/aaba7b3e


E bom fim de semana e boas músicas das nossas vidas!

Thursday, November 08, 2007

POR TERRAS ANGOLANAS.HUAMBO(NOVA LISBOA)-HUILA(SÁ DA BANDEIRA)...



ZONA ENVOLVENTE Á CIDADE...2007


VISTA AÉREA DA ESTAÇÃO DOS C.F. DA CIDADE DO LUBANGO E ONDE EMBARQUEI NA ALTURA 1973. FOTO DO GOOGLE EARTH 2007


Depois da cidade em direcção a Sul é este o cenário que se nos depara com a majestosa serra da Chela e a estrada da Leba!Admirável obra de engenharia!




Foi uma "visão" como esta que eu vi junto á estação dos comboios..




Zona industrial da Lubango.





O percurso assinalado a côr rosa é o da 2ª etapa!





POR TERRAS ANGOLANAS-HUAMBO (NOVA LISBOA) -LUBANGO (SÁ DA BANDEIRA) 2º ETAPA.

No dia seguinte, logo pela manhã, despedi-me do senhor da residencial com a promessa de voltar no regresso ali, com a qual o snr concordou, e fui apanhar o autocarro para a cidade da Lubango (Sá da Bandeira). Perguntei ao motorista quanto tempo levaríamos a lá chegar e ele disse-me que por volta da 6 das tarde. Sem poder nomear todos os nomes de todos os lugares por onde passei, relembro Ganda (onde fizemos uma paragem para almoço, e para desentorpecer as pernas e ainda Cubal as minhas impressões, retiveram outra vez o excelente estado da estrada com longas rectas e um piso alcatroado impecável pelo que o autocarro “deslizava” suavemente sem ser em altas velocidades! Eu tentava reter todas as imagens possíveis, visto que era a primeira vez que por aquelas bandas passava e ia confirmando o que me tinham dito, bonitas paisagens de uma geografia planáltica com grandes horizontes visuais de uma Natureza plena…tendo contrastes fortes com o Norte de Angola, montanhoso e densamente arborizado.
Mais á frente um outro pormenor que chamou a atenção foi a chegada a um entroncamento que direccionava os rumos, ou para Lobito e Benguela e o outro para o meu destino, ou seja, Lubango (Sá da Bandeira! Gostaria na altura de visitar estas duas cidades, mas ficaria para outra oportunidade (o que não veio a acontecer, infelizmente!).
Chegamos ao fim do dia como tinha dito o motorista já o sol tinha descido no horizonte e já com a noite rápida a surgir, pude aperceber-me da grandeza da cidade com oseu movimento e luminosidades. Outro pormenor de fim de viagem é a sensação de quem vem do Norte para o Sul, a ideia que nos marca é que Angola terminava ali! Vèem-se após a cidade os contrafortes da Serra da Leba como se não houvesse mais território! Lindo para quem chega pela 1ª vez. Como era o meu caso!
Depois de sair do autocarro e já previamente informado de que poderia fazer de noite a viagem para a cidade de Namibe (Moçâmedes) de comboio e durante a noite, (comboio de mercadorias com uma ou duas carruagens para passageiros), depois de comer algo no restaurante mais próximo, fui de abalada até á estação fazer horas .O comboio partia ás 22.00 horas e fiquei deliciado e nas nuvens, quando vi pela primeira vez ao vivo e perto de mim, uma rapariga Muila “vestida” e trajada, tal e qual como eu conhecia das fotografias! Enfeites no cabelo e os seios limpos ali para quem como eu, tive de disfarçar um certo nervosismo pela imagem forte e linda de morrer que as tradições ricas dos povos angolanos mostravam em plena cidade! Inesquecível!
Quando embarquei na carruagem o funcionário disse-me que a viagem duraria toda a noite (como transportava mercadorias tinha paragens em todas as estações), chegaria pelo início da manhã á cidade de Namibe-Moçâmedes…
(continua…)





EMOÇÃO NO FUTEBOL...

omundovistoassim planeta terra

NA PASSADA 3ª FEIRA NO ESTÁDIO DO DRAGÃO, AO VER AQUELE PRIMEIRO GOLO DO PORTO, POR TARIK SEKTOURI, A EMOÇÃO TOMOU CONTA DE MIM: A ALEGRIA COMO ADEPTO AZUL E BRANCO, MAS PRINCIPALMENTE PELA OBRA DE ARTE QUE NAQUELE MOMENTO UM FUTEBOLISTA COLOCA EM ACÇÃO A SUA CRIATIVIDADE PARA EXECUTAR UM BELO MOMENTO E QUE COLOCOU EM ÊXTASE MAIS DE 40000 ADEPTOS...PORQUE O FUTEBOL  TAMBÉM É BELO QUANDO EXECUTADO DESTA MANEIRA E MOMENTOS...

Tuesday, November 06, 2007

AS PASSADEIRAS DA MORTE...


PASSADEIRAS PARA PEÕES.E A AVENTURA QUE É POR ELAS PASSAR!

A luta entre peões e automobilistas continua mas agora novos tempos se vêm notando com a gradual aceitação de ambas as partes interessadas de que se destinam a cruzar as estradas onde por norma circulam veículos auto que só param quando vêm “obstáculos” que impeçam a sua gloriosa marcha! Eu falo na dupla condição de peão e automobilista e com toda a franqueza vos digo que tento cumprir religiosamente as regras do jogo. Quando ao volante vou atento nessas zonas e paro normalmente para dar tempo de passagem aos peões…tenho especial atenção por crianças e mais velhos… tento ser correcto e acho que não tenho nada a recriminar-me…Na pele de peão uso com toda a afoiteza esse direito levantando a mão para assinalar a minha passagem, mas resguardando uma margem de segurança, para aqueles mais distraídos, (sim que isto de ser atropelado deve doer um bocado e eu sou ainda muito novo para morrer…) e por vezes com o devido “acompanhamento” de umas bocas foleiras para os ditos…Mas na verdade, este acto cívico está a melhorar no nosso país, resultado de novos comportamentos e educação das novas gerações e que só vem provar de que tudo se atinge desde que treinados e sensibilizados… e depois também não temos de ser sempre os piores em tudo, como parece que é o fado português!Bem agora vou ter de ir embora e passar este texto para o “computer”…tenho de atravessar aquela passadeira para entrar em casa, Lá vem um com pressa, queres ver que não pára!... E não é que não parou, obrigando-me a uma rápida aceleração para o outro lado! Ó GRANDE CAVALO! FILHO DA P… ANDA CÁ QUE PARTO-TE TODO!...BANDIDO! Bem desculpem-me esta reacção, não costumo perder as estribeiras… que chatice! E mais não digo!

PARECE IRONIA MAS A VERDADE É QUE ESTE MEU TEXTO FOI PUBLICADO APENAS 3 MÊSES ATRÁS! FICO DE NOVO PERPLEXO COM O NÚMERO TÃO ELEVADO DE PESSOAS ATROPELADAS NAS PASSADEIRAS E(OU) PERTO DELAS, EM POUCOS DIAS O REAVIVAR DE SITUAÇÕES QUE EU ACREDITAVA ESTAREM RESOLVIDAS DE VEZ, POR APLICAÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS CÍVICOS!NÃO ACREDITO EM COINCIDÊNCIAS MAS A VERDADE É QUE FICO DESAPONTADO E REVOLTADO COM ESTES ACIDENTES!MAS AO MENOS QUE ESTAS VÍTIMAS QUE PAGARAM UM ALTO TRIBUTO Á DITA CIVILIZAÇÃO MODERNA, SIRVAM PARA REFLECTIRMOS DE UMA VEZ POR TODAS NOS NOSSOS COMPORTAMENTOS E EM ESPECIAL NOS OUTROS!

POR TERRAS ANGOLANAS.LUANDA/HUAMBO(NOVA LISBOA)

Imagem do Google Earth, da Ilha de Luanda, praia da Barracuda, nome pela qual era conhecida nos anos 70 e onde tive a oportunidade de lá ir e banhar-me nas águas cálidas de Luanda em 1972/73.
==================================================================

CRÓNICAS DE VIAGENS...Á DESCOBERTA! POR TERRAS ANGOLANAS. LUANDA/HUAMBO (NOVA LISBOA).

Um dos meus desejos de quando estava em Angola no serviço militar, era conhecer o mais e melhor possível aquela terra africana! Nos intervalos da dita guerra colonial, eu preferi ficar lá nas minhas férias a voltar a Portugal. Então decidi que faria um percurso de Norte a Sul de Angola a partir de Luanda, aproveitando o facto de ter sido convidado por pessoas amigas a visitar o extremo sul de Angola, mais propriamente a cidade de Porto Alexandre! O meu plano de viagem foi: 1ª etapa: LUANDA-NOVA LISBOA (HUAMBO). 2ª Etapa: NOVALISBOA (HUAMBO) - SÁ DA BANDEIRA (NAMIBE). 3ª Etapa: SÁ DA BANDEIRA (NAMIBE) -MOÇÂMEDES- PORTO ALEXANDRE.
Este meu primeiro texto reporta a primeira etapa entre Luanda e Nova Lisboa. Resta dizer que os percursos foram feitos de autocarro e apenas o trecho entre Sá da Bandeira e Moçâmedes foi em comboio!
Saí de Luanda manhã cedo e com a sensação de completo desconhecimento dos sítios por onde iria passar! Apenas com um saco com os objectos pessoais essenciais e uma roupas (poucas) para um plano de ida e volta de 5 dias! O que mais me chamou a atenção foi o bom estado da estrada com imensas rectas e paisagens envolventes, onde o verde era o sinal mais.Com uma paragem para almoçar a viagem correu dentro da uma ambiente sossegado e desperto para apreciar as belezas do percurso e das pequenas cidades e lugares por onde ia olhando com muita atenção. Cheguei a Nova Lisboa já de noite fechada e recebido com trovoadas e chuva!
Como ia á descoberta, antes de jantar tive de procurar sítio onde dormir e logo me foi indicada uma residencial, tendo o responsável dito que não tinha quartos livres mas que se eu quisesse me cederia por uma noite o quarto de uns estudantes em férias e por isso por aqueles dias ausentes! Claro que concordei, até porque no dia seguinte pela manhã iria de novo até Sã da Bandeira na minha segunda etapa e após um banho reconfortante fui jantar num restaurante perto.
Ao entrar no quarto fiquei impressionado com o voto de confiança que o dono da residencial me deu, não me conhecendo pessoalmente me permitiu usar um espaço que tinha todos os sinais da presença do estudante em férias, roupas arrumadas, pertences pessoais, livros, como se ele se tivesse ausentado por minutos apenas!
Este gesto nunca mais o esqueci! Após uma boa noite de sono, de manhã continuei a minha viagem, agora até á cidade de Sá da Bandeira (Huíla) …
(continua)



Estas fotos reportam-se aos anos 70!Tal como eu vi na altura a cidade!

Sunday, November 04, 2007

PRENDAS? QUEM NÃO GOSTA DE RECEBER?


Diz um antigo ditado popular: "Quem tem Amigos, não morre na cadeia!" E é verdade! Acredito piamente nisso!

A Sílvia resolveu dar-me mais uma prenda, não sei se mereço, mas agradeço!Olha rimei! Eh. Eh!!!

OBRIGADO!

Saturday, November 03, 2007

SOPRAM VENTOS DE MUDANÇA!

Bob dylan foi uma das minhas referências na juventude,Woodstock, e marcava as suas canções por mensagens simples daquela época!
Esta canção dele é uma das mais bonitas(é a minha opinião!).
Então revejam e ouçam lá o Bob Dylan cá do sítio...

http://www.singsnap.com/snap/r/b91178446

Espero que gostem!

Friday, November 02, 2007

OS RANKINGS DAS ESCOLAS....OUTRA VEZ!


OS “RANKINGS” DAS ESCOLAS EM PORTUGAL!
Eu já em tempos falei sobre este tema, mas sempre que saem á estampa, fico logo com os batimentos acelerados, pela insistência na sua divulgação como se isso fosse motivador para a imensa legião de estudantes e professores que no seu dia a dia lutam para conseguir os seus ideais e muitas das vezes em condições difíceis de instalações, de material didáctico ajustado ás novas realidades (quantos quadros inter-activos existem?), de apoio pedagógico extra, de suporte moral aos professores que dedicam com zelo o seu trabalho aos alunos, enfim uma série de factores que impedem um bom desempenho a todos os intervenientes deste processo educacional! Claro que estou a falar das escolas públicas!
Porque nas privadas, é o que se vê: Selecção das castas, tanto em rendimento escolar, como (principalmente!) em termos financeiros!
Pergunto eu: Acham que o Hamilton ganharia uma corrida que fosse na F1, se levasse um Fiat 600, e os outros de Ferrari?
Vale a pena continuar com esta rábula dos rankings?
O que se pede é que o Ministério da Educação continue a ter a sua atenção total para esta área, fundamental para nós portugueses! Investir tudo o que se puder para elevar os níveis de rendimento dos nossos alunos e professores! Sempre!

SINGSNAP SONGS...AGAIN!!!!

Meus Amigos(as)! Cá estou de novo a dar-vos sem qualquer custo adicional a honra de ouvirem mais uma vez uma das minhas obras de arte! Não, não precisam de aplaudir... basta a vossa atenção e não rogar pragas! lol!
http://www.singsnap.com/snap/r/b6b381de
Até á proxima!

Thursday, November 01, 2007

REFLEXÓES E PENSAMENTOS...DEMOCRACIA PLENA!




REFLEXÕES E PENSAMENTOS…DEMOCRACIA PLENA!Não costumo dar muito relevo a factos do nosso dia a dia, que versem conteúdo político na verdadeira acepção da palavra, mas nunca se pode garantir que o não faça se assim o achar conveniente.E no artigo de hoje um tema que está na berlinda e que me sensibiliza é o da pretensa senão real e velada censura que existe na sociedade portuguesa. Se não partilho da ideia de que a revolução de Abril de 1974 serviu para tudo, também penso que a nossa jovem Democracia tem que ser respeitada por todos nós e em especial nas opiniões e decisões que dizemos e tomamos, para que nunca estes actos afectem terceiros.Eu prefiro sem dúvida a possibilidade de termos liberdade de expressão e pensamento, mas com absoluto respeito pelos outros. Censura é que NÃO! Portanto tomemos em consideração estes princípios, porque é em meu entender, a melhor maneira de vivermos e de nos afirmarmos como País moderno e de ideias arejadas.Façamos das nossas atitudes e comportamentos um bom modelo para os outros e assim induzir a que se comportem de uma maneira mais equilibrada e correcta. Isso pode e deve reflectir-se nos “Blogs”, que são espaços de diferentes opiniões e conceitos de vida, mas sem descer a níveis indescritíveis de falta de educação uns pelos outros com temas boçais e malcriados. Todos os temas devem ser tratados, mas há outros que incitam aos comportamentos desviantes e induzem perigosamente os espíritos menos esclarecidos e desatentos, para que esses mesmos comportamentos sejam tomados como normais e de uso corrente!Sem falsos puritanismos, façamos do nosso comportamento social um estímulo para os outros e nós próprios, possamos receber dos outros bons sinais, que na diferença de conceitos e pensamentos nunca nos afectem na nossa liberdade individual

Tuesday, October 30, 2007

AMORES DE VERÃO -parte 2- final.





AMORES DE VERÃO. Parte 2
Dias depois num fim de tarde ele foi ao encontro do desconhecido e dentro dos sinais que tinha recebido conseguiu por fim vê-la. Na troca de olhares naquele café com ambiente difuso e rodeada de alguns amigos (as), ele esperou que ela desse um sinal que fosse de reconhecimento da sua pessoa. Após alguns olhares cúmplices, ele ganhou coragem e foi ter à mesa e apresentando-se aos restantes integrou-se no grupo as conversas fluíram despedida combinaram encontrar-se fora de ali nos próximos dias. Quando regressou a casa vinha eufórico por ter conseguido localizá-la e poder assim continuar a sua descoberta! Com o seu contacto combinaram encontrarem-se num café perto da praia num sábado já em Setembro. Ela vinha vestida com uma longa túnica branca e uma espécie de tiara na cabeça e que pela sua aparência e invulgaridade suscitava nas pessoas que os rodeavam olhares curiosos ele pegou nela e foram dali para o seu carro e estacionaram junto à praia e começaram a sua descoberta entre palavras e gestos de grande excitação e o tempo voou. Ficou a saber que ela iria mudar-se para ali perto em breve e ficaria assim muito mais fácil a partilha de momentos que tudo poderiam trazer, os seus familiares estavam dispersos e ressentia-se muito dessa situação e o seu companheiro não facilitava as coisas no sentido da reconciliação que ela desejava. Ele viu que seria melhor refrear os seus desejos e que faria os possíveis por a ajudar a tomar as decisões mais consensuais e ele próprio não prejudicar a sua família. O resto o futuro o diria.Depois de várias cumplicidades por todo o mês de Setembro, a hora das decisões chegou. Ela acabou por decidir que ia para os Açores (tinha lá família) e ele sensatamente retomou o caminho acertado, fazendo o reajuste de alguns pontos na sua vida familiar que estavam pelos vistos mais frágeis Ambos decidiram que o melhor seria assim e não iriam afectar mais ninguém! Separaram-se como Amigos e alguma amargura nas suas mentes. Nunca mais se encontraram!

Saturday, October 27, 2007

AMORES DE VERÃO -parte 1



AMORES DE VERÃO…Dizem os entendidos que no Verão aparecem amores e desamores que marcam muitas das vezes aqueles que porventura por eles passem.A história que aqui relato é verídica e aconteceu em 1986.Numa ida à praia com a filha pequena de 13 anos quando se instalou na areia no meio de outros banhistas naquela manhã de domingo, a ele não lhe passava pela mente a quão preenchida seria! Já em pleno uso daquele sol quente, deitado na sua toalha, viu-a chegar do banho com a água gotejante, escorrendo pelo seu corpo e para sua surpresa, deitou-se mesmo perto de si numa toalha que já lá estava e na qual não tinha reparado e acompanhada por um pequeno caniche.Passados breves momentos retira a parte de cima do bikini e ali começa a gozar as delícias do sol.Ele pega na sua miúda e vai dar um passeio junto à água e dar uns mergulhos. Quando volta para junto das toalhas a jovem continua deitada quase indiferente aos olhares dos passantes que repetidamente a mediam de alto a baixo.Não demorou muito tempo que filha começasse a brincar com o pequeno cão e o pai foi trocando algumas palavras de circunstância com a jovem que agora já seca voltou a colocar o top do bikini no seu devido lugar.A química foi tal que passados momentos conversavam como se velhos amigos se tratassem!Ela contou que morava e trabalhava ali perto da praia, sozinha, e estava num processo de resolução sentimental complicado com a sua família e companheiro.Ele ouviu-a pacientemente e foi dizendo também morava ali nas redondezas, tinha aquela filha e que era natural que se encontrassem mais vezes por ali.Chegada a hora do almoço, ele foi embora com a filha (ela tinha dito que ficava na praia até ao meio da tarde) e pensando nas razões daquela atracção que sentira pela jovem da praia.Tinha de descobrir mais detalhes sobre ela e onde ela morava para atenuar todo aquele desassossego, para mais quando nada tinha sido premeditado, fruto apenas do acaso! Haveria de pensar num modo de o levar a efeito· (continua)

SINGSNAP SONGS...


Para os meus Amigos(as) que gostam de ouvir canções românticas, por favor vão a este link e apreciem o "grande artista"! Já disse em anteriores ocasiões, não "tolero" comentários "foleiros"! lol!



Para a próxima o martírio vai ser ainda mais forte!

Jorge madureira

Friday, October 26, 2007

O VISITANTE DAS ESTEPES...


Olhando ontem para o líder russo Vladimir Putine e a todo aquele protocolo da visita, não pude deixar de sorrir perante as vozes que "rosnam" em surdina contra os pecados desta figura de estado, que por acaso está nas minhas graças, por ter na minha modesta opinião duas virtudes:Capacidade de decisão(para o bem e para o mal e não recear os maus humores do meu homónimo "George"!

As vozes que nos bastidores vão remoendo intrigas, são aqueles que nas horas em que é preciso decidir, não decidem, quando estão no governo, não governam, adiam,quando é preciso agir, não agem, quando é preciso legislar, não legislam... fazem tudo um processo de intenções e na mira da simpatia das massas(das duas "massas") e só pela permanência(se possível) eterna naqueles lugares por nós sustentados...

Por isso, eu gosto de ver este tipo de governantes que falam do que pensam e afrontam hegemonias de um só lado e fazendo pelo menos um tipo de equilíbrio do poder que se quer para este planeta instável!

Com pecados, como todos nós, mas com virtudes também!

Tuesday, October 23, 2007

CONTRADIÇÕES DAS CÔRES...BRANCO(A) OU PRETO(A)...


Os meus Amigos que me acompanham nestas lides e textos, já sabem perfeitamente o que eu penso sobre raças e das suas côres...Tendo passado mais de dois anos em Angola e depois em Moçambique, antes e depois do 25 de Abril, fiquei(digo eu) identificado com o que é viver numa sociedade multicultural, e visão colonialista e pós a dita...li alguns livros de escritores angolanos que na altura estavam do lado de lá, apregoando a impossibilidade de várias raças poderem viver em comum(branco é mau, mulato é assim assim, e, preto é bom, em África)!

O meu pensamento foi(e é) de que todos os povos podem viver em todo o lado deste planeta Terra e desde como é óbvio, se respeitem essas diferenças sócio-culturais, criando assim uma vivência possível, embora difícil!

No passado domingo tive um sorriso interior daqueles mesmo luminosos que eu costumo fazer para mim próprio, ao ver a celebração da vitória da equipa de raguebi da ÁFRICA DO SUL, após a conquista do título mundial e logo contra a Inglaterra! Olhei para aqueles atletas, brancos (na maioria) mulatos e pretos (poucos) celebrando alegremente o evento, assim como os cidadãos sul africanos em terra própria, e discorri que teria sido possível concretizar um sonho meu de os países africanos de expressão portuguesa, viverem momentos destes sem as tristezas que foram as maneiras infelizes como de destruiram laços seculares entre povos de várias raças...e mais uma vez o desporto deu uma lição ao mundo, de como pode ser possível viver com diferentes cõres de pele!E alguém duvida de eles são africanos a sério?

Na África do Sul apareceu um líder verdadeiro (NELSON MANDELA) que conseguiu discernir o que era melhor para os seus concidadãos! Ele que até tinha motivos pessoais de sobra para procurar a vingança mesquinha de um poder negro irracional! Mas não, ele teve uma visão inteligente e racional do que era melhor para todos!

E hoje este país é (antes já era) apenas um dos países mais bem estruturados do continente africano!Agora é só comparar em especial com Angola e tirar as devidas conclusões!

Continua ainda a ser possível melhorar as vidas dos povos desses países, mas quanto tempo precioso se perdeu!

IMORALIDADES NA ALTA FINANÇA...óbviamente não se demite!




Este último caso que veio a público de um a dívida de 12,4 milhões de euros do filho do director do BCP, Jardim Gonçalves, (por ser considerada incobrável!!), mostrou mais uma vez(como se fosse necessário) a falta de ética que por aí vai nesses reinos das "fananças", e , só não passou incólume porque alguém o denunciou! O pai (o Director do banco) pagou a dívida do filho pelos vistos na passada sexta- feira! E pronto, tudo está resolvido! Em Portugal é assim!Ninguém se demite por questões éticas!Ou raramente o fazem!


Pergunto eu na minha santa ingeniunidade?Este cavalheiro, tem condições para continuar a administrar o banco?Desta vez dou razão ao "comendador"! Ele tem toda a legitimidade em questionar a permanência do snr Gonçalves á frente de uma entidade financeira que se quer credível!


Em Portugal ninguém assume as suas responsabilidades! Atiram sempre as culpas para terceiros!Vamos lá de uma vez por todas a ser "homenzinhos"!

Sunday, October 21, 2007

SERÁ RACISMO OU POBREZA DE ESPÍRITO!!!!




Guineense denuncia acto racista em pleno centro da cidade de BRAGA, ano da graça 2007 Setembro 28.

CASO RELATADO NO JN-Pedro Vila-Chã-Jornalista.


O racismo é crime! Porém, ainda há quem o cometa, de forma gratuita e com total impunidade. Em pleno centro de Braga, uma mãe viu o seu filho ser "arrancado" do baloiço onde brincava, porque o pai de outra criança achou que o seu rebento tinha "mais direitos" que o outro. Por uma questão de pigmentação. Da pele. Djariatú Mané ficou confusa, ofendida e revoltada, porque em parte os insultos racistas e agressões "foram presenciados por dois agentes da PSP, de forma relutante", diz a queixosa. A queixa só foi formalizada 18 dias após as ocorrências.Djariatú Fatú Lopes Mané estava com o filho Rui, de três anos, num parque infantil em pleno centro de Braga, em frente à igreja dos Congregados. Vigiando as brincadeiras do petiz, alarmou-se quando os pais de outra criança forçaram o Rui a sair do baloiço, para que o filho deles ocupasse o equipamento. "Vi o meu filho a ser arrancado pelo senhor, caindo no chão com o lábio superior a sangrar. Corri em auxílio, perguntando o porquê de tal barbaridade. Ele respondeu "O meu filho está no seu país e tem todo o direito de estar no baloiço que o seu filho está a ocupar indevidamente".Djariatú ficou mais perplexa quando a mãe e a avó da outra criança embarcaram no insulto. "Chamaram-me preta, macaca e prosseguiram 'Vai para a tua terra. Estás em Portugal atrás de comida. Em África passavas fome e vivias no mato'", diz a guineense.Djariatú, após ter apodado de "racistas" os agressores, tentou captar as atenções dos transeuntes e de agentes que passavam num carro-patrulha. "Vendo a minha reacção, o agressor, André B., empurrou-me e deu-me ordens para estar calada, enquanto a sua mulher e a sogra me insultavam".O desespero de Djariatú aumentou quando viu o alegado agressor prosseguir nos seus intentos "apesar de agarrado pelos polícias". "O homem tentou agredir-me de novo. Soltou-se dos polícias, empurrando-os e, mostrando-se arrogante, disse que era militar e que não podia ser preso", relata a vítima.Queria apresentar queixa, mas "os polícias mandaram-me calar, aconselhando-me a ir embora. Deixaram partir os agressores sem sequer pedir a identificação. Decidi ficar junto dos polícias até que fizessem alguma coisa. Não agiam e liguei à minha mãe, que veio em meu auxílio", prossegue Djariatú. Foi então que a vítima, acompanhada da mãe e do irmão, foi no encalço dos alegados agressores. "Quando os vimos, a minha mãe pediu-lhes satisfações. O homem respondeu 'Está calada, sua preta'. Então chamámos, novamente, a Polícia, que, já no local, voltou a assistir aos insultos e a nova tentativa de agressão. Só então identificou os agressores ", explica Djariatú.Decidida a formalizar a queixa, foi ao comando da PSP, na Rua dos Falcões. "Quando ia apresentar a queixa, já com outro agente, disseram-me que a identificação dos agressores não constava no registo. Este polícia pediu que voltássemos no dia seguinte, pois então já teria na sua posse o relatório dos factos, redigido pelos colegas. Disseram-me para aguardar em casa a chegada da intimação para depor". Só que os dias passaram e o correio não trazia novidades, até que decidiu ir novamente ao comando da PSP, onde finalmente viu lavrada a queixa. 18 dias depois.

AGORA ATENTEM NO COMUNICADO POLICIAL!


"Envolvidos informados das prerrogativas legais devidas"


Questionado sobre o ocorrido, o Gabinete de Apoio ao Comando PSP/Braga enviou para a nossa redacção a seguinte explicação "Atento o solicitado e lamentando a tendência unilateral colocada nas perguntas a PSP de Braga, informa: A ocorrência verificou-se em 28 de Setembro e teve o adequado tratamento (imediata participação pelos elementos policiais); Porque nada do comunicado foi presenciado pela PSP e porque o relato configura os eventuais crimes de injúrias e de ofensas à integridade física, foram os envolvidos informados das prerrogativas legais devidas (a prossecução criminal dependia de queixa); Só em 15 de Outubro foi exercida essa prerrogativa pela cidadã em causa, cabendo, assim, a demora à própria; As PSP de Braga adoptou e adoptará sempre os procedimentos devidos sem distinções ou descriminações, sejam positivas sejam negativas." [SIC]
EU JÁ COMEÇO A FICAR SEM PALAVRAS PARA EXPRIMIR O QUE SINTO COM CASOS DESTE GÉNERO!COMEÇA A SER AFLITIVO VER GENTES AINDA NESTE ESTÁDIO DE DESENVOLVIMENTO MENTAL E CÍVICO!
SEM COMENTÁRIOS...

Thursday, October 18, 2007

A GUERRA COLONIAL...


A GUERRA COLONIAL
Na passada 2ª feira no programa “Prós e Contras” da RTP1, foi analisado com uma certa profundidade todas as (possíveis) causas que originaram as guerras coloniais nas nossas antigas províncias ultramarinas de Angola, Moçambique e Guiné Bissau!
Numa plateia repleta de presenças de todas as faces e intervenientes, no fim desse programa perpassou pela minha mente alguma perplexidade por sentir que ainda existem pessoas que nela estiveram envolvidos e não aceitam todo o desenlace da História no que diz respeito á extinção de antigas colónias e o nascimento de novos países Africanos com todo o direito a guiarem os seus caminhos de maneira autónoma e livre de paternalismos!
Eu como ex-combatente em Angola, já ultrapassei há muito tempo estes dilemas existenciais! Naquele tempo acreditava que o espaço angolano era Portugal, mas depois com todo o poder das mudanças políticas com violência á mistura, tive que compreender que aquela situação de guerra era insustentável, porque como todos sabem, uma guerra de guerrilha não se vence pelo poder militar, mas sim pelo convencimento político e de melhores modos de actuar para o mesmo objectivo!
Hoje esses países caminham pelo seu próprio pé, melhor ou pior, mas é uma situação mais real e só desejo que esses povos saibam também lutar de modo a alcançarem um estilo de vida digno!
Que todas as vidas sacrificadas em ambos os lados das trincheiras sejam honradas, por todos aqueles que dessas perdas e custos terríveis, delas beneficiam! E aqueles que fazem um aproveitamento baseado em corrupção possam ser um dia punidos por isso!
Quanto ao resto, a os ventos da História são implacáveis e não adianta estar a desenterrar permanentemente certos fantasmas do que poderia ter sido e não foi!
No programa do jornalista Joaquim Furtado, também na RTP1, vão ser exibidas imagens e filmes de todo um conflito que ainda nos afecta, mas temos de ter a coragem de os visionar e encerrar de uma vez certas feridas que por mal curadas ainda nos afectam e desassossegam…
É o que eu vou fazer, para libertar alguns sentimentos que porventura ainda estejam vivos na minha pessoa e em muitos intervenientes quer militares, quer civis, de todas as raças e credos!
Mas voltarei a abordar este memorial de guerra! È inevitável! Por causa das dúvidas…