Wednesday, August 09, 2006

VER ESTRELAS...


VER ESTRELAS…
Desde a minha meninice, que ouço esta frase, mas com significados diferentes, ou seja, eu quero falar aqui hoje da forma literal de ver as estrelas, olhando para o céu numa noite límpida de nuvens nos dias de verão, fora das luminosidades das cidades ou centros urbanos…
Deitados na relva ou pátios, com os meus primos, quando do gozo das férias grandes, na casa dos meus Avós, eram muitas as vezes que tal se tornava um passatempo divertido, olhando e tentando classificar e nomear todas aquelas constelações, que aprendidas na escola, queríamos confrontar os nossos conhecimentos académicos… a Ursa Maior, a Menor (Ursa), Cassiopeia e uma miríade de pontos luminosos, sem conta e feitio! E visto agora à distância de anos, que falta me fazem esses momentos de reconciliação com o Universo, fazendo-me pensar, que será por falta destes pormenores que vamos a pouco e pouco, perdendo a sensibilidade para o devido apreço deste nosso Universo em que passamos temporariamente e desperdiçamos de maneira inglória muitos modos simples de interagirmos com ele numa perspectiva criadora e de usufruto de momentos inigualáveis…
Por isso convido nestas noites de verão, para aqueles que possam, façam esta experiência de preferência com boa companhia e tentem descobrir algumas constelações, mas sem as apontar a dedo, só com o nosso olhar e discorram o que lhes vier à cabeça e verão que após estas experiências se sentirão mais reconfortados com a vida e o Universo onde habitamos… quanto a outras maneiras de ver estrelas, fica para uma próxima oportunidade…

1 comment:

Ahlka said...

De preferência num local não iluminado...Nessa altura vêem-se estrela a perder de vista, até os sentidos ficarem baralhados, e não faltarão algumas estrelas cadentes para relembrar que o universo tem vida própria :)

PS. Não confundir estrela polar com Venus!... ;)