Thursday, March 25, 2010

A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS...

O TRIÂNGULO DE 4 LADOS… ou a VIOLÊNCIA NA ESCOLAS!


É recorrente nestes últimos dias falar-se em violência escolar, ou no estrangeirismo,”Bullying”, após vários casos noticiados na nossa Imprensa! Uns mais do que outros, voltou o mal-estar entre Responsáveis escolares, Professores, Pais e Alunos…

É na verdade neste triângulo de interesses comuns que este parece ter quatro lados, ou seja, falta citar aqui a nossa classe política que só fala em alta voz, quando a paz social é alterada! Enquanto no Parlamento discutem uns com os outros por nenhures, o País pula e avança, como diz o poeta António Gedeão!

Por isso afirmo a descoberta do triângulo com 4 lados!

As Escolas e sua gestão subordinadas ao Ministério da Educação, á Ministra, às “Drenes”, legislando conforme os seus apetites de momento… Um lado do triângulo!

Os Professores convertidos muitas vezes em meros executantes da Ministra, sem serem escutados com atenção na sua disponibilidade para aprender e o retorno lógico das suas competências bem avaliadas… O segundo lado do triângulo…

Os Alunos outro dos lados quando deviam ser motivados e responsabilizados pela suas performances, têm pelo contrário sido largados no deixa a andar a ver se tiram o 12º ano e depois que se amanhem, com Pais ou encarregados de educação completamente a leste do que fazem os seus educandos, só levantando a cabeça quando surgem estes eventos mais ou menos “violentos”, continuando com pouco tempo para ajudarem o sistema escolar a encontrarem novos caminhos… O terceiro lado do triangulo!

Ah falta um lado no triângulo! Pois é verdade, são a nossa digna classe política que só aparece quando algo interfere com o seu (des) governo, lá no Parlamento, onde as leis que orientam este importante sector da Nação são congeminadas e promulgadas! É este o quarto lado do Triangulo!

Digam lá que não é uma descoberta a valer!

O aluno sai da escola porque a porta estava aberta! Quem abriu a porta? O aluno não quer sair pela porta às escondidas, então liga para o 112 a dizer que há uma bomba na escola! O aluno não gosta do colega de carteira faz-lhe a vida negra e então ninguém vê ou “premeia” convenientemente este acto de bravura? Ah é verdade, este proceder é causado pelo quarto lado do triângulo, que inventa leis para proteger aqueles que não querem aprender a ler a contar, enfim coisas desnecessárias! Faltas injustificadas? Não senhor, o jovem pode faltar á vontade que um dia ainda vai acabar por passar… nada de exclusão! Reprovar o ano por falta de aproveitamento? Nem pensar! Os Professores, por favor sejam tolerantes com eles, são jovens e não pensam…

Esta é que é a verdadeira violência na escola, salvaguardando alguns maus exemplos que do lado do terceiro triângulo também aparecem, que convém estudar e resolver! Sugestões? Responsabilizar todos os actores em cena! Elevando o grau de exigência, não cedendo a facilitismos! Se assim não fizerem, pois então periodicamente lá aparecerão os “paineleiros” nos órgãos de comunicação social a dar os seus pareceres infalíveis, com soluções para todos os gostos e feitios na área da Educação!

====================/////////=========================

No comments: