Friday, June 24, 2011

PORQUÊ? MEDO DE QUÊ?

É por estas e por outras que os políticos ou a sua digníssima classe é vista com desconfiança pelos cidadãos! Os políticos têm de entender de uma vez por todas que a transparência nas suas actividades ao serviço das intituições nacionais, devem ser pautadas pela abertura e sujeição ao controlo e escrutinio dos eleitores que lá os colocaram! Quem não deve não teme!
Leiam esta notícia publicada no "Jornal Económico" de hoje:

Estado esconde pensões políticas - Económico - 24/06/11 08:53
________________________________________

Os nomes dos políticos que pedem ao Estado a atribuição da pensão mensal vitalícia passaram a ser secretos.
Quando a sociedade portuguesa clama por mais transparência, a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), cujo presidente é eleito pelos deputados, considera que a subvenção vitalícia não é uma informação pública. Por isso, a Assembleia da República, que até há pouco tempo divulgava os nomes dos beneficiários dessa regalia, está agora impedida de o fazer, avança hoje o Correio da Manhã.
A decisão da CNPD, organismo presidido por Luís Silveira desde 2001, não protege só os beneficiários da pensão vitalícia: os nomes dos políticos que solicitem a atribuição do subsídio de reintegração, pago aos políticos que cessam os cargos e ficam no desemprego, também não podem ser divulgados. E o montante do subsídio não pode também ser público.
A Assembleia da República, em resposta às questões do CM, é categórica: "Relativamente à indicação nominal dos senhores ex-deputados que solicitaram quer a subvenção mensal vitalícia quer o subsídio de reintegração a Comissão Nacional de Protecção de Dados, na sua deliberação nº 14/2011, considera que as informações respeitantes a esta matéria são dados pessoais, não públicos, pelo que não é possível responder às questões colocadas".

No comments: