Thursday, December 29, 2011

BALANÇOS E INVENTARIOS DO ANO 2011 NA PRIMEIRA PESSOA…


Nestes dias últimos de 2011, fica-me uma sensação de desgaste e amargura, por eventos de índole pessoal, que por arrasto de proximidade, me afetaram vivamente! Não fora a minha força interior, sustentada em anos e anos de lutas e fortes convicções, e estaria por agora “derreado” por tantas coisas “más” que me rondaram e ainda outras mais, as principais, sem direta influência minha! A citar algumas:

-Não devo nada a ninguém, IMPOSTOS em dia ao reverente ESTADO, faturas da energia Elétrica, Gás e Águas, Prestação da Casa ao Banco, pagas atempadamente nos prazos estipulados, compras nos Híper sempre em dinheiro, que fiado é dos tempos dos meus Pais;




-O meu projeto de conclusão do 12º Ano pelo Ensino Recorrente Noturno na Área das Ciências Sociais e Humanas, na ESAG de Matosinhos, aconteceu com naturalidade, em consonância com um grupo de Professores de Elite, que entenderam na perfeição os sonhos e objetivos pelos seus Alunos, que trabalhando de dia, estudavam á noite, com um programa curricular igual aos alunos diurnos, (sem desvios nem favores de outros cursos existentes só para a Estatística, não é engº Sócrates?), e que culminou nãos Exames Nacionais e na habilitação ao Ensino Superior, (no meu caso á Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área de História e na qual fui colocado na 1ª Fase, mas por dificuldades do foro económico, tive de adiar, para o ano pensava eu, mas agora…);


A satisfação e o orgulho, porque não dizê-lo, de ganhar um Concurso na ESAG, sobre o Tema “Diversidade Cultural” e a correspondente satisfação dos meus Professores, com mais uma comprovação, (como se ela fosse necessária), aos ditos “engenheiros” dos novos currículos, que não de “Oportunidades”, em conjunto com todos os alunos do 11º e 12º anos Diurnos:


- Um acidente grave que ocorreu com a minha viatura, com todos os meus familiares dentro, embatida por um “jovem” alcoolizado, (apenas 2.23 grs/litro) e que só por milagre não deu em perdas humanas. Só prejuízos materiais elevados e que a minha Seguradora, (a tal em nº1) me compensou para que voltasse a ter de novo o carro a andar, ficando a questão do “drunk man” a cargo dos Tribunais…


-Um conjunto de eventos político-sociais que varreram Portugal e a Europa, que culminaram em Troicas, em esbulhos dos salários dos Funcionários Públicos e Pensionistas, (classe esta da qual faço parte e com orgulho relembro que trabalhei durante 41 anos sempre no setor Privado) e aos quais foram sonegados para não dizer outras palavras começada por R, nos próximos dois anos, (a ver vamos!) e que me vão causar muitas restrições e mais uma vez o adiamento de projetos pessoais que muito desejava em termos de enriquecimento Cultural, (não empobrecimento como afirma P.Coelho, como sendo a sina dos portugueses), e concluindo com a perceção de que este esforço      ”colossal” (onde ouvi eu já esta palavra?), não vai remediar coisa alguma, apenas aligeirar a carga e as responsabilidades daqueles que mais contribuíram para este caos económico, (refiro-me a alguma classe política e ao setor financeiro especulativo,);


-Outra rotina que me proporciona muita satisfação é a prática da atividade física nos momentos livres, em especial aos Sábados de manhã, no Parque da Cidade do Porto, onde com um grupo de indefetíveis praticantes da “arte de bem jogar á bola”, não esmorecemos com todas estas vicissitudes e lá comparecemos, quer chove ou fala sol! Não troco este convívio por qualquer coisa…

Feito o Inventário destas coisas “boas”, termino dizendo que não vou desistir dos meus sonhos, dos meus projetos de vida, apenas vou continuar a lutar, pela Verdade, Solidariedade e a Justiça pelas cumplicidades com os meus Amigos, em todos os meus atos e ações, e comigo próprio, não arranjando pretextos a coberto da palavra mágica “Crise”, para se cometerem toda a espécie de tropelias! Não é que alguns não as merecessem…



VAMOS LÁ AO NOVO ANO 2012!


No comments: