Tuesday, October 15, 2013

FALANDO, (MAIS UMA VEZ), DE EDUCAÇÃO.

Para mim a vertente Educação é um dos pilares da Democracia, que tenho por fundamental. Não me canso de ler, ouvir, trocar ideias com tudo e todos sobre esta temática! Porque convencidíssimo que a alma desta nação portuguesa, sem esta valência, ficará sempre atrasada, na corrida do presente e futuro mais próspero. Mais inteligente, mais igualitário no conceito das nações desenvolvidas e regidas por ditames democráticos, só com uma Educação bem sustentada!

Depois destes considerandos iniciais a as minhas palavras centram-se hoje em das vertentes: O ambiente na Escola e o Ensino Recorrente noturno. 1-As Escolas no nosso tempo de hoje têm de possuir “ferramentas” ao nível da s suas estruturas internas que assegurem um bom desempenho a todos os atores, ou seja, professores, alunos e funcionários administrativos e auxiliares, as próprias instalações dos edifícios, preparadas e renovadas em constância, em especial nas novas técnicas áudio visuais de que o Ensino faz já por essencial e normal ter. Se estas condições se verificarem o controlo comportamental dos Alunos, será mais equilibrado e obterá melhores resultados, disso não tenho dúvidas. Evitará ainda situações constrangedoras e de falta de segurança e disciplina entre toda a tribo dos alunos.

2-O Ensino Noturno (designado agora de Recorrente), foi em tempos idos a joia da coroa do Ministério da Educação, mesmo ainda no tempo do Estado Novo! Permitia a todos aqueles (as) que trabalhando de dia, podiam com um esforço suplementar cumprir os seus projetos e sonhos de terem em termos educativos, o nível que ansiavam, fosse no Secundário ou depois no Ensino Superior. Mas toda esta aquisição de conhecimentos feita com Verdade e Igualdade em termos curriculares e Disciplinas iguais às do ensino Diurno! Com práticas curriculares que culminavam nos Exames Nacionais junto com os “putos” de dia, para a conclusão e ou continuação de outros níveis de Ensino. Neste ano da graça de 2013, de que é que está á espera o snr ministro Nunos Crato para restabelecer estas vertentes educativas nas nossas escolas? Já nem lembro as outras variáveis noturnas, (EFA´s e CNO´s)! Pense nisto snr ministro Nuno Crato! Se colocar em prática esta minhas revindicações, verá que os frutos serão muitos e bons, categóricos, sem aquela suspeição que muito boa gente gosta de mal dizer sobre este tipo de ensino Pós-Laboral. Porque a sua autenticidade está assim assegurada. Cada coisa a seu tempo, mas não esqueça este meu lembrete!

No comments: