Sunday, December 24, 2006

RETRATOS DO NATAL 2006

RETRATOS DE NATAL... 2006
TODOS NÓS NÃO CONSEGUIMOS FICAR INDIFERENTES Á ONDA NATALÍCIA: É VER POR TODO O LADO A GENTILEZA, A LÁGRIMA FÁCIL PERANTE OS "HOMELESS", OS VOTOS DE BOAS FESTAS PARA TODOS SEM EXCEPÇÃO, AS CORRERIAS DE ÚLTIMA HORA A COMPRAR OS PRESENTES PARA OS AUSENTES ( AS MEIAS, AS GRAVATAS, AS CUECAS,...) QUE NINGUÉM IRÁ USAR, ENFIM UM AUTÊNTICO MANANCIAL DE COISAS BOAS, QUE FAZ COM QUE DIGAMOS Á BOCA CHEIA QUE TODOS OS DIAS DEVIAM SER NATAL! LIVRA, LAGARTO. LAGARTO! PASSEM DEPRESSA ESTES DIAS POIS QUE EU GOSTO MUITO MAIS DOS RESTANTES DO ANO COM TODO OS SEUS CONTEÚDOS, DÚVIDAS, PROBLEMAS, LUTAS...
MAS PARA QUE NÃO DIGAM QUE EU SOU UM DESMANCHA PRAZERES, CITO DOIS QUADROS DE NATAL QUE RETIVE HOJE, QUANDO FUI A UMA SUPERFICIE COMERCIAL FAZER UMAS PEQUENAS COMPRAS DE ÚLTIMA HORA:
1ª CENA: NA FILA PARA PESAR OS LEGUMES, DE REPENTE UMA SENHORA TENTA UMA ULTRAPASSAGEM Á TIAGO MONTEIRO E COLOCA A SUA FRUTA NA BALANÇA! SÓ QUE QUEM ESTAVA NA FILA ANTES DELA ERA CÁ O RAPAZ! DISSE-LHE APENAS SE ELA NÃO SE IMPORTAVA DE TIRAR A FRUTA DE CIMA DA BALANÇA PARA EU PODER PESAR OS MEUS TOMATES! ELA, DEITOU-ME UM OLHAR"NATALÍCIO" E VOCIFEROU ENTRE DENTES" PARA EU NÃO ME IRRITAR!"
2ª CENA: NA FILA PARA O PAGAMENTO DOS TOMATES E OUTRAS VERDURAS: Á MINHA FRENTE OUTRA SENHORA ESTA DE PROVECTA IDADE, COM UM CARRINHO DE COMPRAS. DAQUELES DE LEVAR PELA MÃO, DESPEJA AS SUAS MERCADORIAS NA PASSADEIRA ROLANTE PARA A CAIXA (UM BOLO REI, UMA ALFACE E UMA EMBALAGEM DE BIFES DE FRANGO), E OLHANDO PARA MIM, COMO QUE A JUSTIFICAR-SE, DISSE COM ESTA SINGELA EXPRESSÃO, DE QUE ERAM AS COMPRAS DE ÚLTIMA HORA!, E AÍ, EU PRESENTEI-A COM O MELHOR DOS MEUS SORRISOS, PARA QUE AQUELE ROSTO SULCADO DE RUGAS, FICASSE UM POUCO MAIS RESPLANDECENTE E ACHO QUE CONSEGUI!
PARA TODOS UM BOM NATAL E ANO NOVO PRÓSPEROI!
P.S.PRONTO, JÁ ARMEI BARRACA!

Thursday, December 21, 2006

SIM CAROLINA IÒ AI...CAPÍTULO 1

Eu, Carolina
Em rigoroso exclusivo nacional, publicamos um excerto do livro "Eu, Carolina Salgado" por incúria não incluído na obra agora à venda em todas as grandes superfícies comerciais. Pelo manifesto interesse público do excerto, e depois de garantido o consentimento da autora, reproduzimoze-le-o... reproduzimo-si-o...reproduzimo-li-e-o... enfim, pomo-se-le-o já a seguir. Arre!
10 de AbrilO Jorge Nuno está inquieto. Os nervos estão à flor da pele e já me assentou duas lambadas sem motivo aparente. Mas eu sei a causa. O FC Porto vai receber o Riopele para a Taça de Portugal e, sem caldinhos com os árbitros, ele desconfia que vai perder. Ofereço-me para mandar espancar o presidente do Conselho de Arbitragem da Liga. Diz-me que não, que dá muito nas vistas. Está a amolecer com a idade. E não me refiro só às capacidades para dirigir o clube.
11 de AbrilO alternadeiro do talho, aqui no Ameal, disse que não me fia mais nada sem ver dinheiro. Mandei espancá-lo com um barrote cravejado de parafusos, claro está. Eu não sou dura. Foi a vida que me fez assim.
14 de AbrilEstá-se mesmo a ver: sexta-feira à noite e, em vez de sairmos, sua excelência quer jantar em casa com árbitros. E os ares sebosos dos tipos? Um é careca, o outro tem um bigode que me faz lembrar um azeiteiro que trabalhava no Calor da Noite. Só falam de foras-de-jogo e penalties. E só comem fruta e doces, os alarves! Há semanas que não se come outra coisa cá em casa. Ao menos, não se perdeu tudo. O Jorge Nuno prometeu-me que me levava este fim-de-semana ao estrangeiro para ver monumentos e coisas assim. Vai ser tão romântico!

15 de AbrilGrande besta! O fim-de-semana romântico no estrangeiro, afinal, foi só eu, ele e... mais 300 Super Dragões em Gelsenkirschen. E a o monumento era o estádio dos alemães. Nunca fui tão apalpada na minha vida. Esta gente não sabe que eu sou uma senhora.

17 de AbrilAs finanças recusaram a minha declaração de IRS: não me deixam deduzir a aquisição de um varão Inox nas despesas de "material profissional". Sabem eles que isto custa os olhos da cara? Ou pior. Conheço um rapaz que é trolha em Freamunde. Muito jeitoso de mãos. Pedi-lhe para espancar o chefe do 13.º bairro fiscal do Porto .

18 de AbrilAfinal, era engano. O varão pode ser deduzido no IRS. Se o chefe do 13.º bairro fiscal ainda tivesse nós dos dedos, poderia ser ele a fazer a dedução. 19 de Abril O Jorge Nuno revelou-me hoje que vai voltar para a primeira mulher. De súbito, a minha memória reavivou. Estou a lembrar-me de tudo. Tenho provas de que o Jorge Nuno esteve envolvido em todas as trapaças do século XX, desde a falsificação das notas do Alves dos Reis até ao atentado falhado contra o Salazar em 1930. E se a TVI me pagar mais, ainda posso comprovar que foi ele quem trouxe a peste negra e o maestro António Vitorino de Almeida para Portugal. E que o terramoto de 1755 só escavacou Lisboa e arredores porque ele mandou.

VAMOS ESPERAR PELOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS...

Friday, December 15, 2006

SERIAL KILLER IN IPSWICH`CITY!-ENGLAND NIGHTSMARE!


IPSWICH - Two of the five victims of a serial killer targeting prostitutes in eastern England were murdered in strikingly similar ways before their naked bodies were dumped, police said on Thursday. Anneli Alderton, 24, was strangled and Paula Clennell, also 24, was killed by "compression to the neck," detectives said. Five bodies have been found in less than two weeks around Ipswich, spreading fear in the usually quiet town in the county of Suffolk. The murderer has been dubbed the Suffolk Strangler although the precise way all the women died is yet to be established. The case has echoes of those involving the 19th century prostitute killer Jack the Ripper, who was never found, and Peter Sutcliffe, the Yorkshire Ripper. He killed 13 women; mainly prostitutes, in northern England between 1975 and 1980.Police believe Clennell was last seen shortly after midnight on Sunday. The bodies of Clennell and another woman, thought to be sex worker Annette Nicholls, 29, were discovered near Ipswich on Tuesday. A post-mortem on Clennell, a mother of three, confirmed she died from pressure to the neck.” Her death is being treated as murder," Detective Chief Superintendent Stewart Gull told a news conference. Detectives said they were aware that a witness believed she was among the last to see Alderton getting into a blue BMW late last week. Her body was found on Sunday. The sighting was made by another prostitute, one of the few still working the streets in Ipswich's red-light district.” A blue BMW went into the car park and Anneli went up to it and got in and it drove out," said the woman, named as Lou. "I think that was the last time she was seen.” The driver was chubby, with glasses and dark hair," she told the Daily Telegraph. Police appealed for help in finding the women's clothes. They have received 5,500 telephone calls and 1,000 emails from the public. A huge police inquiry began on December 2 when the body of Gemma Adams, 25, was found in a stream near Ipswich. Police found 19-year-old Tania Nicol's body in the same stream on December 8.
The prostitution, like activity in job form, gave for our conscience, the hypocrisies that his matter contains, because theses services are used by all persons, but in clandestinely way, and don’t give a right bases for can acted in legal support!
This “problem” exists; it’s real for all, in entire world! WHY DON’T GIVE AN OPORTUNITY FOR LEGALIZE THIS “KIND OF ACVTIVITY! AND ASSURE MORE SAFETY AND TRUE FOR OUR CONSCIENCES!

Wednesday, December 13, 2006

TRAIÇÕES E DESAMORES...







Palavra de honra, eu não queria falar deste assunto, mas por não ter alternativa, aqui vão algumas reflexões sobre o caso "salgado":
Eu já aqui tinha exposto há uns meses atrás de que o P.C. não deveria permitir aquela companhia em plenos espaços futebolísticos e com a pose e ostentação de que dava imagem, como se disso precisasse para motivar a equipa!
Certas personagens não encaixam neste espectáculo bonito que é o futebol e não se deve extravasar para os estádios os nossos romances como se de uma figura de estilo se tratasse!
E o que aconteceu? Pois claro que era mais que previsível depois daquela novela alimentada pelas revistas cor-de-rosa, após zangas de amor, chegam as dores de cor... E as revelações traidoras de uma intimidade que vá lá saber-se se correspondem a um mínimo de verdade e credibilidade!
E o P.C. não se preveniu e deixou o seu coração de Dragão deitar fogo sobre essa personagem de telenovela das 4 e agora está a passar por um momento que eu diria cómico na sua essência, mas sério pelas trapalhadas e consequências que lhe poderão trazer para a sua vida privada e por arrasto, afectar a imagem do meu F.C. P. que no campo de jogos tem mostrado como se ganham os jogos sem favores de ninguém!
Se o P.C. não se desenvencilhar deste enredo nojento, só lhe resta pedir a demissão de presidente da SAD do F.C.P. Não há alternativa, por que se ele insiste a olhar para o lado como se nada se passasse, os lobos que uivam constantemente contra o seu, meu clube, encontrarão assunto para todos os dias justificarem os seus insucessos, com argumentos tão díspares que nem um bom realizador de cinema, encontraria para fazerem os seus filmes...

Monday, December 04, 2006

SISTEMAS DE CONTROLE DE ASSIDUIDADE EM HOSPITAIS PÚBLICOS EM PORTUGAL!

NOVOS SISTEMAS DE CONTROLE DA ASSIDUIDADE EM HOSPITAIS PÚBLICOS, EM PORTUGAL!

Leiam este texto sobre os novos tipos de controle da assiduidade nos hospitais públicos e de como ilustra bem o papel das organizações sindicais quando pretendem ser os defensores da justiça e igualdade ou moralidade sobre os trabalhadores!!!
O Ministério da Saúde tem um plano para controlar de um modo mais eficaz e verdadeiro a assiduidade dos funcionários nos hospitais públicos! Um dos locais onde vai ser já instalado um sistema de controle através de uma leitura óptica ás impressões digitais para assegurar que não haverá batota, é o hospital de Matosinhos!
Pois bem, já estão a ver a reacção corporativa do respectivo sindicato dos funcionários hospitalares! Caiu o Carmo ea Trindade, não pode ser, não aceitamos este tipo de controle, etc, etc,...
Como é que estas organizações querem ganhar o respeito dos cidadãos em geral quando recusam tudo o que poderia melhorar a rentabilidade e produtividade, neste caso, dos hospitais públicos!!!
Há uns anos atrás, ouvia-se contar com alguma ironia, o facto de mèdicos entrarem nos hospitais vestirem a bata e passado pouco tempo,sairem, tiravam a bata e abalavam para outros destinos!
Eu acho de quem cumpre com os seus deveres e neste caso tão sensíveis como são os actos médicos em serviço nas unidades de saúde e nos hospitais, não têm nada a temer desta medida(antes pelo contrário) e seria uma especie de barómetro para comparar rentabilidades com anos passados e de uma vez por todas aceitar este tipo de acções em nome da credibilidade e das suas classes profissionais! Sem traumas!

Saturday, December 02, 2006

World AIDS Day!


World's AIDS Day is Friday, December 1 -- a day commemorating the millions of lives lost to this deadly disease, reminding us of the millions suffering from HIV or AIDS, and the millions still at risk. AIDS has killed more than 25 million people, making it one of the most destructive epidemics in recorded history. Despite recent, improved access to antiretroviral treatment and care in many regions of the world, the AIDS epidemic claimed an estimated 3.1 million (between 2.8 and 3.6 million) lives in 2005 of which, more than half a million (570,000) were children.
Let these numbers sink in. They are huge. As YouthAIDS (youthaids.org) National Yoga Ambassador, Seane Corn points out, "There is no vaccine and there is no cure and the life-extending drugs that are available to us in this country are far out of reach for most of the 40 million people who currently live with HIV." She also points out some other harsh stats:
Two young people become infected with HIV every hour in the U.S.
50% of all new infections occur in young people between the ages of 15-24. Most of them don't know they carry the virus.
15 million children have been orphaned by AIDS -- that is the equivalent to every American child under the age of 5.
AIDS kills one child every minute.
What can you do? You can take action that shows you care:
Wear a red ribbon
Talk to people
Go to an event
Get involved

Monday, November 27, 2006

A BRIGADA DO REUMÁTICO...

Este título aparecia nos anos idos da pré revolução de Abril 1974 e referia-se ao apoio dado na altura por um certo número de oficiais dos 3 ramos das forças armadas, ao governo de Marcelo Caetano...
Agora nos dias de hoje é comum ver os passeios de certos militares a protestarem contra as medidas do Governo, como se de uma casta especial se tratassem!
Então os sacrifícios não devem ser partilhados por todos nós? E se na altura dos anos 70 havia uma guerra efectiva e era necessário manter umas forças armadas bem equipadas e motivadas e em grande número, será que nos dias de hoje interessará manter um espírito bélico e de grandes proporções no nosso País?
Não será a altura de reajustar as nossas forças armadas á sua verdadeira dimensão e ajustar também os privilégios que lhes foram concedidos muitas das vezes sem justificação e por comparação com muitos portugueses que sempre penaram e pagaram para a manutenção desses mesmos regimes especiais?
Eu sugiro uns passeios a pé mas a escalar umas montanhas que não faltam no nosso Portugal e assim mais reconfortados, talvez possam dormir mais descansados a pensar nas novas tácticas militares para levar de vencida o Inimigo, aí sempre á espreita!!!

Friday, November 24, 2006

DIAS SOMBRIOS DE OUTONO...


PORQUE DESISTIU AQUELA MÃE EM DESESPERO TOTAL
DAS SUAS VIDAS E ARRASTOU COM ELA OS E AOS SEUS FRUTOS DE AMORES E DESAMORES NUM TRÁGICO FIM?
QUE SENTIRÁ AQUELE QUE É OU ERA UM DOS ACTORES PRINCIPAIS NESTA PEÇA DA VIDA REAL?
Não foi a guerra de Bagdade, não foi a morte nas ruas do Beirute, a luta dos militares ou dos estudantes, as fábricas que fecharam ou a Ota que torceram o coração de muitos de nós e alimentaram as conversas de cafés. Foram estas mortes de gente anónima que entraram nas nossas vidas sem aviso e delas irão sair sem despedida. Pequenos casos exemplares de desespero, de loucura, de como a existência é uma linha ténue que a qualquer momento, de forma planeada ou irreflectida, pode partir-se. E é com esta fragilidade que nós aqui, a respirar, à espera de que as nuvens se dissipem para deixar passar a luz do sol, nos conseguimos relacionar…Perante estas histórias de tristeza, temos de ser capazes de partilhar a dor, de tentar dar algum sentido ao que nunca fará sentido nenhum, a morte. Foi assim que, felizmente, muitos anónimos souberam anteontem reagir, associando-se à dor das famílias que perderam os seus entes queridos. Aqueles que foram ao Douro atirar flores ou que compareceram ao funeral da mãe e dos dois filhos foram o raio de sol que passou nestes tempos de chuva, que mostraram que as águas do Douro podem continuar a correr indiferentes a tanta tristeza, mas nós não.
Nestes tempos conturbados, devemos elevar o valor da Vida a níveis altos de auto estima e saber lutar com as adversidades…. Eu sei que não é fácil, mas quero continuar a acreditar que ela (a Vida) prevalece sobre todas as coisas…

Monday, November 20, 2006

SUDÃO- DARFUR-TRAGÉDIA AFRICANA...










Displaced
A peace deal signed in Nigeria offered hope that a three-year conflict in Sudan's western Darfur region, in which at least 200,000 people have died, could be drawing to a close. But the violence is continuing. BBC News cameraman Glenn Middleton took this photograph during a visit to Darfur. Attacks by the pro-government Janjaweed militia have caused 2m people to flee their homes since the conflict began. Displaced people continue to arrive in camps, like this one at Gereida. -- The Sudanese army and government-backed militias are committing acts of "inexplicable terror" against civilians, includin children, in Darfur, the U.N.'s top humanitarian official said. A top Sudanese official signaled that Khartoum would accept U.N. troops as part of an African-led peacekeeping mission in Darfur, but perhaps not as many as the West has asked for under an agreement aimed at ending the continuing violence. The accusations by Jan Egeland, U.N. undersecretary-general for humanitarian affairs, came as Sudanese officials indicated they might backtrack from a deal for a mixed U.N. and African peacekeeping force. Egeland said spiraling violence in the conflict-wracked region of western...



Meanwhile this tragedy is developing, others priorities for western liders like middle East, and Iraq War, let the Sudanese people unsafely, and with more suffering in your tragic life… until when?
P.S. THIS POST IS A HOMAGE TO A CLOSE FRIEND, THAT GIVE HIS EFFORT ON THE GROUND IN SUDAN, NEAR REFUGIES, WITH RISK OF YOUR OWN LIFE... THE AUTHENTIC HEROES OF XXI CENTURY!

Tuesday, November 14, 2006

DEIXEM JOGAR O MANTORRAS!!!


Palavra de honra que se há coisas que me aborrecem solenemente, são as queixinhas... e neste caso o afilhado do "Orelhas", vem completamente fora de tempo falar e acusar incertos, de que lhe atiraram moedas e o chamaram de preto, aquando do último clássico no estádio do "Dragão" entre o PORTO e o BENFICA.
Tudo estaria certo se o Mantorras fizesse menção desse lamentável comportamento, no final desse jogo, porque é verdade que esses adeptos não deveriam ali estar, pois um jogo de futebol, tem sempre de ser jogado com fair play e assistido pelo público com pleno respeito por todos os participantes, e depois sim, o assunto seria analisado com mais rigor e se calhar sancionado disciplinarmente pelo C.D. da Liga!
Agora passado todo este tempo e com falta de assunto, lá estão os jornais do costume a ampliar este lamento e a fomentar mais uma polémica no futebol português! O Mantorras perdeu uma boa oportunidade de ficar calado, e tenho para mim, que o angolano quer é jogar e assim fala-se dele e é possível que o treinador lhe faça a vontade!
Sem perder de vista este comportamento nos estádios de futebol desses adeptos que também precisam de um aperto, deixemo-nos destas picardias e façam o favor de jogar à bola, só, e proporcionarem bons espectáculos aos adeptos pagantes!
Agora tem justificação a célebre frase: "Deixem jogar o Mantorras!"

Sunday, November 12, 2006

IRAN NUCLEAR POWER YES OR NOT? I TRY TO SAY, YES!


MEANWHILE…reads!!!
"Clearly some countries that had said nuclear will not happen are now speaking again about nuclear,"
Claude Mandil, executive director of IEA




The International Energy Agency [IEA] has called for governments to build more nuclear plants to increase energy security and slow climate change.
"The energy future we are facing today ... is doomed to failure," Claude Mandil, executive director of the energy adviser to 26 industrialised nations, told a news conference on Tuesday.

"We don't see how we can avoid [nuclear power] if we want a sustainable long-term future," Mandil said.

In its annual World Energy outlook, the IEA published a 596-page response to a G8 call for a sustainable energy blueprint.

The agency said unless leaders took action world demand for fossil fuels would rise by more than 50 per cent, along with carbon emissions.

By 2030, oil could soar to more than $130 a barrel if energy investment and government policies fall short, IEA said.

Energy conservation and investment in nuclear power could cut consumption by 10 per cent by 2030, equivalent to China's energy use today, the agency said.

Carbon emissions would drop by 16 per cent - what the United States and Canada emit between them if more nuclear power stations are built, the agency said.

"The economics have moved in nuclear power's favour," the Paris-based IEA wrote in the report.

"Nuclear power offers considerable advantages in terms of avoiding greenhouse-gas emissions and of energy security.

What we can say now? Iran have or not right to build your own nuclear plants? What moral the “Civilized Nations” have for refuse the will of Iran liders and blocking this kink of resources for Iran people??

Sunday, November 05, 2006

THE JUSTICE OF MEN...

Saddam Hussein was convicted and sentenced Sunday to death by hanging for war crimes in the 1982 killings of 148 people in the town of Dujail, as the former leader, trembling, shouted "God is great!" As he, his half brother and another senior official in his regime were convicted and sentenced to hang, Saddam yelled out, "Long live the people and death to their enemies. Long live the glorious nation, and death to its enemies!” Some feared the verdicts could intensify
Iraq's sectarian violence after a trial that stretched over nine months in 39 sessions and ended nearly 3 1/2 months ago. Clashes immediately broke out Sunday in north Baghdad's heavily Sunni Azamiyah district, and a Sunni political leader condemned the court decision.” This government will be responsible for the consequences, with the deaths of hundreds, thousands or even hundreds of thousands, whose blood will be shed," Salih al-Mutlaq, the Sunni politician, told the al-Arabiya satellite television station. During Sunday's hearing, Saddam initially refused the chief judge's order to rise; two bailiffs lifted the ousted ruler to his feet and he remained standing through the sentencing.
We must believe in justice of Men? In this case, YES!
SADDAM HUSSEIN WAS A MAJOR RESPONSABILE FOR DEATH OF THOUSANDS OF IRAQUI AND INNOCENT PEOPLE!!!

Thursday, November 02, 2006

O BICHO DA MADEIRA - parte 1

Eu já aqui escrevi algo sobre esta praga! É um bicho com um comportamento muito sui generis, que vive ou sobrevive, comendo, lentamente a madeira, deixando ao longo dos tempos uns buracos na dita madeira, seja ela móveis da casa, ou do exterior nos bancos dos jardins...
O remédio para combater este bicho, eram e são umas infusões apropriadas que se pelo menos não o aniquilavam, faziam retardar todo o processo de degradação a que estavam sujeitos os móveis na casa dos meus avós...
Hoje em dia, os remédios para combater o dito bicho, são mais subtis, ou seja, não o matam (pelo que ele vai esburacando tudo o que contenha madeira), mas o vão privando lentamente do seu alimento até ficar magrinho e assim definhar a pouco e pouco, até talvez.... morrer! (o que é que estavam a pensar seus malandros?
Assim sendo não auguro grande futuro para estes bichos e se calhar até é bem feito!!!
O próximo episódio virá amanhã, após visionamento em directo na tv, da maneira como o bicho pode garantir a sua sobrevivência!

Monday, October 30, 2006

E AGORA?

E AGORA, DE QUEM É A CULPA? OU SERÁ DE QUE NÃO SE PASSOU NADA? TERÁ SIDO SÓ AZAR OU É MUITA COINCIDÊNCIA EM DOIS "DERBIES" CONSECUTIVOS OUTROS TANTOS JOGADORES DO F.C.P. VÃO PARA O ESTALEIRO POR MESES?
E O CONSELHO DE DISCIPLINA NÃO ACTUA PERANTE ESTES FACTOS?

Sunday, October 29, 2006

COMO NUM FILME DE HITSHCOCK...


Mas não havia necessidade, como dizia o outro!
Após um primeira parte quase toda num ritmo impressionante, os nossos artistas quiseram ser simpáticos com os colegas da 2ª circular e começaram a deixar jogar uma equipa que esteve quase moribunda e só depois na parte final (último minuto) é que teve arte e engenho para levar de vencida o seu opositor...
Valeu a pena aquele estrondoso final, mas por favor não nos preguem mais partidas destas, é que o nosso coração de dragão aguenta, nas fica extenuado!
Já agora uma pequena nota: O que vai suceder àquele grego jeitoso que "arrumou" o nosso Anderson por 3 meses? Estou curioso por saber!
Força POOORTTTOOO!

Tuesday, October 24, 2006

O DIRIGISMO DESPORTIVO CONTINUA EM ALTA!

O DIRIGISMO DESPORTIVO CONTINUA EM ALTA!
Com a aproximação do embate entre o Futebol Clube do Porto e o Benfica, a nossa comunicação social delicia-se com os despautérios que todos dizem e dá-lhes uma cobertura excessiva, eu diria, doentia, e que ciclicamente nos coloca a todos de cara à banda!
Eu um adepto confesso do F.C.P., fico agoniado com todos estes cenários e verdadeiramente zangado com aquelas “figurinhas” que não se sabem comportar com bom senso… Dos lados da 2ª circular, nada me espanta, mas o que verdadeiramente me surpreende é sempre o silêncio dos responsáveis da Liga, que a tudo assistem impávidos e serenos, como se não fosse nada com eles!
Do lado do meu clube, eu apenas dava uma sugestão: não respondam a nenhuma dessas provocações, deixando-os a falar sozinhos, nem mais nem menos!Porque ao participar nestas trocas de galhardetes não lhe fica bem!Os tempos são de aclarar de vez todas estas suspeições e os dirigentes têm de uma vez por todas de assumir um comportamento irrepreensível e deixar a justiça actuar...
È que não há pachorra que aguente esta gente sem nível linguístico e de maneiras a roçar a baixeza!De uma vez portodas deiam um bom exemploa todos os adeptos desta modalidade que tem uma dimensão assinalável pelo mundo inteiro!!
E já agora resolvam de uma vez por todas esse famigerado processo “Apito Dourado” e dediquem-se apenas a jogar à bola com “fair play” e competência…
Os nossos estômagos agradecem…

Telemóvel pode causar esterilidade em homens, revela estudo

O uso de telemóveis pode prejudicar a produção de espermatozóides e causar esterilidade, segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos EUA, publicado hoje na imprensa britânica.
As ondas emitidas pelos telemóveis podem diminuir a quantidade, mobilidade e qualidade do esperma em quase 50%. Numa situação extrema os homens podem ficar estéreis, refere o estudo do centro de Cleveland, em Ohio. Os cientistas examinaram o esperma de 364 homens com problemas de fertilidade, tendo constatado que aqueles que mais usavam o telemóvel (mais de quatro horas por dia) tinham menor quantidade de esperma, 50 milhões por mililitro.
A quantidade era maior (86 milhões por mililitro) e saudável entre os que não utilizavam o telemóvel. O estudo foi realizado em Mumbai, na Índia, onde os telemóveis não são utilizados por todos os grupos sociais.
«As pessoas utilizam os telemóveis sem pensar nas consequências. Estes equipamentos podem ter um efeito devastador na fertilidade. Ainda tem que ser provado, mas pode ter um grande impacto, porque hoje fazem parte das nossas vidas», sublinhou Agarwal. Segundo o estudo, alguns dos homens que mais utilizavam o telemóvel tinham uma quantidade de esperma abaixo de 20 milhões por mililitro, limite que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define para a infertilidade. O trabalho foi apresentado na segunda-feira à Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva em Nova Orleães, suscitando novas preocupações sobre a segurança dos telemóveis, diz hoje o jornal britânico The Independent.
Não devemos subestimar os estudos, sobre estas consequências, mas na verdade o que poderemos rectificar, quando nos dias de hoje, a comunicação é um hábito muito enraizado na grande maioria das pessoas?
Também já é tempo de recebermos boas notícias, que diabo! Teremos que regressar à idade da pedra?

Wednesday, October 18, 2006

ESPANHOIS QUEREM ANEXAR PORTUGAL!

Segundo uma sondagem ontem conhecida, quase metade dos espanhóis (45,7 %) gostariam de unir Portugal a Espanha.A revista espanhola Tempo pediu esta investigação que refere, também, que segundo os espanhóis, o novo país deveria chamar-se Espanha e ter como capital Madrid e deveria manter o regime monárquico já existente no país.Esta pesquisa revela que o apoio à união de Espanha a Portugal é, especialmente, elevada entre os mais jovens (dos 18 aos 24 anos) e, entre os apoiantes a esta fusão, 43,4 % é da opinião que o novo Estado deveria chamar-se Espanha, contra 39.4 % que defende Ibéria como sendo o melhor nome para o novo país. É de referir, ainda, que somente 3.3 % gostaria de ter Lisboa como capital, contra 80 % que preferiram Madrid.Este inquérito surge após o semanário português "Sol" ter revelado que 28 % da população portuguesa será a favor da união do país a Espanha.O sentimento de proximidade com Portugal é mais intenso nas regiões que fazem fronteira com o nosso país e, inclusive, em alguns casos, nestas zonas, os espanhóis sentem-se mais ligados a Portugal do que ao seu país.Segundo a revista Tempo, este projecto de junção dos dois países já existe há alguns séculos, principalmente aquando da revolução espanhola.Sente-se luso-espanholFaustino Alvarez, colunista na Imprensa espanhola, sente-se "luso-espanhol, ou vice-versa" e que o factor proximidade cultural é uma das principais razões para que muitos alimentem este ideal de unir os dois países."Seja palácio real ou presidência republicana, o melhor é que portugueses e espanhóis, ocultemos qualquer cartografia evitemos que Bruxelas envie os seus forenses a arrebentar este balão de sonhos", acrescentou o colunista espanhol.
LERAM? GOSTARAM? CAROS AMIGOS, COSTUMA DIZER-SE NA MINHA TERRA: A BRINCAR É QUE O MACACO F….. A MÃE!
PERANTE ESTAS SONDAGENS E OPINIÕES, VEM-ME LOGO A COMICHÃO DO COSTUME, QUANDO ME QUEREM FAZER PASSAR POR BESTA (EU IA DIZER BURRO, MAS ESTE É UM ANIMAL QUE EU RESPEITO MUITO)!
E DE MANSINHO LÁ VEEM ALGUNS ESCRIBAS DEBITAR ESTES RACIOCÍNIOS COMO SE NADA FOSSE! NÃO HÁ MAIS NADA DE IMPORTANTE PARA ANALISAR E ESTUDAR? MAS QUE FALTA DE INTELIGÊNCIA…MAS JÁ QUE SUBTILMENTE COMEÇAM A COLOCAR ESTAS QUESTÕES, EU DIGO DESDE JÁ: PORTUGAL PARA SEMPRE E INDEPENDENTE DESTES PATERNALISMOS BACÔCOS…PODEMOS TER MUITOS DEFEITOS, COMO POVO QUE COSPE NO CHÃO E COÇA OS TOMATES, MAS CADA UM COM A SUA…TERRA.TEMOS COISAS BOAS E ORGULHO NA NOSSA HISTÓRIA! CONVIVÊNCIA E COLABORAÇÃO COM ESPANHA E VICE VERSA, PODE SER, MAS JUNÇÃO OU FUSÃO, NUNCA!
PORQUE NÃO PERGUNTAM ESTES ESCRIBAS A OPINIÃO DOS CATALÃES E DOS BASCOS?
ESTOU CURIOSO POR SABER…

Monday, October 16, 2006

MENINA DE 14 ANOS INTERROGADA POR AMEAÇAR BUSH NA INTERNET!

Uma adolescente de 14 anos foi interrogada pelos serviços secretos dos EUA depois de ter publicado algumas ameaças a George W. Bush num site para jovens na Internet.
Dois agentes federais interromperam uma aula de Biologia na escola McClatchy de Sacramento, na Califórnia, para levarem Julia Wilson para um interrogatório que durou 15 minutos.
«Disseram-me apenas que era um crime federal e eu comecei a chorar porque pensava realmente que iam prender-me», explicou a adolescente.
Durante algum tempo, Julia protestou contra a guerra e contra a política de Bush num fórum virtual. A página continha caricaturas do presidente dos EUA e mensagens ameaçadoras, o que converteu a menina em suspeita.
Depois do susto, os pais consideram que os serviços secretos foram precipitados, principalmente por terem interrogado a sua filha sem o seu consentimento.
BEM, O MEU HOMÓNIMO CONTINUA COM A MANIA DA PERSEGUIÇÃO E CHEGA AESTE RIDÍCULO! O PALADINO DA LIBERDADE TEM OS SEUS SERVIÇOS SECRETOS MUITO ATENTOS PARA ESTE TIPO DE MENSAGENS E CONVERSAS NA NET! É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE OS DITOS “TERRORISTAS” FAZEM O QUE QUEREM E COMO BEM ENTENDEM! SEGURANÇA SIM, PARANOIAS NÃO!
POR ESTA AMOSTRA EU FAÇO CÁ UMA IDEIA DE COMO ANDAM OS SEUS AGENTES OCUPADOS A ESCUTAR CONVERSAS DE TODO O TIPO E DEPOIS NÃO CONSEGUEM DISCERNIR O QUE É REALMENTE IMPORTANTE!
EU SUGIRO AO SNR GEORGE BUSH QUE VEJA O PROGRAMA DA RTP1 “CONTRA INFORMAÇÃO”C E A SUA FIGURA LÁ REPRESENTADA PARA ANALISAR O QUE É CARICATURA NO BOM SENTIDO E A CRÍTICA SOCIAL E POLÍTICA! TALVEZ DEPOIS DE VISIONAR OS “BONECOS” FIQUE MAIS ESCLARECIDO, DO QUE ATRAVÉA DOS SEUS SERVIÇOS SECRETOS!
SE O RIDÍCULO MATASSE!

Wednesday, October 11, 2006

PENSAMENTO DO DIA...

Este pensamento de GANDHI, revela toda a sua atenção sobre os assuntos comezinhos das nossas vidas e a que por vezes não damos a devida importância!

Friday, October 06, 2006

NET FRIENDS...

NET FRIENDS…
Há quem pense que isto das coisas da Net, são todo um perigo, ciladas, perversão, etc., etc.
E aqueles que mais desdizem são os que não gostam de praticar! A mim arrepia-me, ver, ler e ouvir personalidades pseudo intelectuais cá do nosso burgo, dizerem com um ar sapiente, isto das novas tecnologias é para os “putos”, eu não mudo, não me deixo “apanhar” e outras pérolas semelhantes…
O que eu verdadeiramente penso é que só não mudam os burros (com a devida ressalva para estes nobres (mas teimosos!) animais) e por isso todos aqueles que se recusam a aceitar a evolução dos tempos, vê passar ao lado todo um somatório de possibilidades que estas inovações nos proporcionam. Não é só em termos pessoais, mas também em termos profissionais! É extremamente importante procurar acompanhar toda esta corrente de informação tecnológica, posta afinal de contas, para o nosso benefício!
Claro que como em tudo na vida, tem de haver moderação no uso de tudo o que compõe este manancial de possibilidades para podermos tirar todo o benefício! Mas só os mais distraídos é que não vêem isso!
Pois se acelerarmos a altas velocidades, não poderemos ter um acidente? Se comermos de mais (ou de menos!) isso não nos causará graves danos à nossa saúde? E se bebermos um pouco além da conta, teremos o juízo todo? E assim por diante…
Temos é de ser inteligentes e por a nossa massa cinzenta em permanente acção! Ou será que andamos neste mundo só por andar?
Resultados de todo este proceder de ajuste e aceitação dos novos tempos? Melhor valor intelectual, auto estima “high”, sentir-se participante activo nos eventos que comandam os nossos destinos, partilhar o nosso conhecimento (melhor ou pior) e ter a sorte de encontrar pessoas formidáveis que nos ajudam a melhorar a nossa vida em vários capítulos, e quanto aos perigos e aos maus, só temos de lutar de peito aberto e vencê-los! Sem medos!

Wednesday, October 04, 2006

PRAXES ACADÉMICAS...


Por estes dias, todos nós demos já de caras com filas de estudantes de cara pintada diante de colegas mais velhos submetendo-se à praxe académica. Por mim, devo dizê-lo, faz-me um pouco de confusão que haja quem ache graça a qualquer dos papéis, seja o do submisso caloiro seja o do protector veterano pronto a humilhar quem chega à escola superior. Cai já no domínio da patologia tudo quanto é excesso e só vale a pena falar nisso porque, infelizmente, tais situações não são tão raras quanto parece
. Na origem, a praxe até é uma ideia simpática, procurando ajudar a integrar no meio universitário quem chega de novo. Está visto que houve quem a transformasse no direito de quem está a humilhar e a violentar quem chega. Em vez de firmar códigos de amizade, estas praxes dão conta da existência de condutas violentas de grupos organizados que pura e simplesmente espalham o terror entre os seus pares. Um terror e uma humilhação que muitas vezes duram o tempo de uma licenciatura
Por todas estas razões, eu meu entender a aplicação das praxes devia ser repensada. Fazer do acolhimento dos novos alunos uma festa, sim, mas digna e plena de companheirismo servindo de incentivo e de aconselhamento pela positiva e não com práticas ridículas e algumas vezes perigosas aos novos companheiros.
Cito apenas de exemplo as boas vindas dadas pelos alunos do 11º ano aos colegas do 10º ano na escola Gonçalves Zarco em Matosinhos, numa turma que está integrada no projecto Pós Zarco e que deixou todos os assistentes presentes muito sensibilizados pela maneira elegante e de companheirismo que o representante dos alunos do 11º ano deu aos mais novos, incentivando-os a trabalhar muito para que possam ter êxito neste projecto!
As escolas, faculdades, etc. existem para isso mesmo, trabalhar, aprender competências para a vida real e não para brincar, humilhar e muitas vezes traumatizar alunos…
È mostrar inteligência, repensar todas estas tradições que em nada contribuem para elevar o espírito académico dos jovens.

Saturday, September 30, 2006

WHY THIS HAPPEN? SUICIDE BOMBE IS A GREAT INSANITY!


“A suicide bomber strapped with explosives detonated in front of the Afghan Interior Ministry as staffers arrived for work today, killing at least 12 people and wounding 42.”
At least 12 people have been killed and dozens injured in a suicide bomb attack in Kabul, the Afghan capital.
The blast occurred outside the interior ministry on Saturday.
The attacker detonated his explosives among a crowd of ministry of interior staff waiting at the compound's gate, according to officials.
"As a result of a suicide bomb near the ministry of interior compound, 12 people are dead and 42 wounded," Zemarai Bashary, a spokesman from the ministry, said.”
What logical reasons support this?
That logical reasons support this type of acts and that they justify what!? That God will order a person, a human being, to moor to the waist an explosive load and to go to the search of sacrificiais victims, and how many better, and to say that it is an act just? Would not be more rational the suicidal bombast to become to detonate alone? Or it will be that many of the times this exactly candidate to martyrs is "obliged compulsory" to practise this martyrdom? And reasons the objective to cause the biggest possible number of victims with its insane person decision? It will have some rationality or justification? Or somebody believes that the suicidal bombasts make it in the aiming of the premium in the Paradise? And later becomes resentful by some careless words of certain personalities, as reason of fury and persecution ace its beliefs and practises these acts daily insane dragging an impressive number of innocent people for a tragic death, whose only error, is to be to the hour missed in the wrong place!

Friday, September 29, 2006

AS ESQUADRAS E QUARTEIS DA NOSSA VERGONHA…

AS ESQUADRAS E QUARTEIS DA NOSSA VERGONHA…
O relato da acção da população de Lanheses-Viana do Castelo, que perante a possibilidade de ser desactivado o posto da GNR, devido ao estado de degradação do edifício onde estavam as citadas forças policiais, meteram mãos à obra e recuperaram – no com o trabalho voluntário das pessoas das mais diferentes condições e profissões de Lanheses, dando assim uma bofetada de luva branca ao Ministério da Administração Interna, que é responsável pelas condições de habitabilidade e funcionalidade destas instalações policiais.
A mão-de-obra, que esteve a cargo de advogados, professores, pintores e carpinteiros, além de pessoas de diversas outras profissões, foi gratuita, mas nos materiais a autarquia terá dispendido perto de nove mil euros, verba devida a fornecedores e, para a qual, reclama por apoios. "Não temos dinheiro. Herdámos uma dívida de 160 mil euros mas acreditamos que alguém ajudar-nos-á a pagar o montante devido pelo trabalho com vista à manutenção da GNR na freguesia", asseverou o presidente da autarquia de Lanheses o snr Ezequiel Vale.
Manifestando-se "agradado" com as futuras instalações, o comandante do Grupo Territorial da GNR de Viana do Castelo, tenente-coronel Eduardo Branco, indicou que a mudança para o futuro posto deverá ocorrer no próximo mês, após a transferência do mobiliário e restante material. No posto prestam serviço uma dezena de elementos.
E mais, sete dos elementos da GNR, estão ocupados com funções administrativas dentro do posto, perturbando e impedindo um bom e melhor serviço no exterior que é onde deviam estar nas suas acções de vigilância e assegurando a ordem pública de pessoas e bens!
Pergunto eu na minha ingenuidade: Então não seria uma boa opção para funcionários da Administração Pública que estejam nos ditos supranumerários, assegurarem estes mesmos serviços de índole puramente administrativa (depois de formados e ajustados ao tipo de trabalho) e deixando livres os agentes para as verdadeiras funções para que foram recrutados!
Pergunto ainda, como é possível, os sucessivos governos terem deixado chegar a este ponto de degradação muitas das esquadras e postos das nossas forças de segurança, já não falando de outros equipamentos que impedem um bom desempenho aos agentes (armamento e condições de logística obsoletos?)
As pessoas de Lanheses mostraram como se devia fazer, e merecem o nosso aplauso, mas apenas como atitude reivindicativa e para alertar as nossas autoridades que têm a responsabilidade para executar estas acções e assegurar o mínimo de qualidade e dignidade ao desempenho destas tão importantes funções.

Thursday, September 28, 2006

ACORDAR...TODOS OS DIAS!

ACORDAR…
A poesia andará sempre ligada a todos os passos da nossa vida.A grande parte das vezes não pensamos nem reflectimos nisso, mas ao ler artigos e obras dos mais variados poetas, podemos traduzir para os nossos actos quotidianos as mensagens que essas mesmas obras contêm e aprender a viver com um pouco de romantismo, todos passos que damos, todos os dias… A intelectualidade
também é necessária!
Aqui vos transcrevo este poema de Alberto Caeiro que ilustra aquilo que eu vos digo hoje:



Todos os dias agora acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma, acordava.
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
E posso estar na realidade onde está o que sonho,
Não sei o que hei de fazer das minhas sensações.
Não sei o que hei de fazer comigo sozinho.
Quero que ela me diga qualquer coisa para eu acordar de novo.”
Alberto Caeiro


As rotinas estabelecidas quase inconscientemente por nós próprios, não nos deixam espaço para este tipo de reflexões, mas sempre teremos de ganhar algum para nosso benefício. È quase como ajustarmos o nosso tempo horário em consequência daquele jogo (do F.C.P. por exemplo) que tencionamos ver livre de qualquer interferência externa!

Monday, September 25, 2006

AUTUMN IS COMMING...


One of best saisons is the Autumn, for me of course! Romantic and nostalgic ambiance, memories of summer and his events, when the rainy days arrive, our minds and feelings are more sensitives...

The rain falling is like a soul washing of dirty things, and our breathing mouvements, are clean for our body and spirit...

So beautiful...enjoy it... deeply!

Thursday, September 21, 2006

PARA DESCONTRAIR UM POUCO E SORRIR...

ANTES DE MAIS, É PRECISO SABER FAZER INTERVALOS NO NOSSO DIA A DIA, OU SEJA, INTERCALAR POR MOMENTOS, BREVES, PEQUENOS RETALHOS DO NOSSO SENTIDO DE HUMOR E SORRIR PERANTE SITUAÇÕES QUE PODERÃO PARECER SUPÉRFLUAS, MAS QUE AJUDAM A SUPORTAR ESTE RITMO DE VIDA QUE NOS QUER REMETER PARA UMA CARA FRANZIDA E CARRANCUDA! E COMO ESTE PROCEDER CAUSA RUGAS EU SUGIRO ENTÃO A TERAPIA DO RISO PARA FICARMOS TODOS MAIS SIMPÁTICOS. ORA LÁ VÃO ELAS!
=======================================================


1. COM FORTES DORES NA PELVE
A mãe, desesperada, pergunta ao médico:
- O que houve doutor?
- Sua filha está com o clítoris igual a uma tampinha de caneta bic!
- Azul, doutor?
- Não, toda mordida...
=======================================
2. DEFICIENTES
Numa casa para deficientes, o professor ia passar no refeitório quando o cozinheiro lhe pergunta: - Quer uma torta, professor?
- Não, agora não, obrigado! Acabei de comer uma ceguinha!
========================================
3. NO DEPARTAMENTO DE IMIGRAÇÃO
- Sexo?
- 3 Vezes por semana.
- Não... eu quero dizer macho ou fêmea?
- Não importa.
========================================
4. A OVELHA E O CARNEIRO
Diz a ovelha para o carneiro:
- Tens tão pouca lã...
E diz ele:
- Tá, mas viemos para aqui fornicar ou fazer tricô?
========================================
5. COMO UM TOURO
Uma mulher, toda boazuda, vai ao médico:
- Sr.Doutor: queria que fizesse algo pelo meu marido... Algo que o fizesse ficar como um touro!
- Pois bem, dispa-se. Vamos começar pelos chifres!
========================================

Monday, September 18, 2006

COMO OCUPAR AS PESSOAS?

ALÉM DESTAS "ORGANIZADAS" MANIFESTAÇÕES DE MOVIMENTO DE MASSAS E MENTES, O QUE FARÃO ESTAS PESSOAS NO SEU DIA A DIA?

Sunday, September 17, 2006

CRISTIANISMO- ISLAMISMO- INTOLERÂNCIA E FUNDAMENTALISMO…

CRISTIANISMO- ISLAMISMO- INTOLERÂNCIA E FUNDAMENTALISMO…









Na sua " lição ", o Papa citou um diálogo entre o imperador Bizantino Manuel II e um Persa, em 1391, sobre o Cristianismo e o Islão. Nesta conversa, o imperador refere-se à " Jihad " – Guerra Santa -e coloca ao seu interlocutor uma pergunta sobre a relação entre a religião e a violência:
" Mostra-me aquilo que Maomé trouxe de novo e encontrarás somente coisas malvadas e desumanas como o seu propósito de expandir pelo meio da espada a fé que professava ". Com esta citação, Bento XVI faz suas as conclusões do imperador Bizantino, ou seja, a difusão da fé mediante a violência é algo irracional. Disse o Papa: " Não actuar segundo a razão é contrário à natureza de Deus e da alma ".·Tratou-se de uma longa intervenção, académica, sobre Teologia, na qual Bento XVI expôs o seu pensamento sobre a forma como as diferentes religiões se colocam perante a questão da " Razão ". Não foi a primeira vez que o Papa exprime o seu pensamento sobre a violência Islâmica praticada em nome de Deus. Na primeira reunião com o corpo diplomático representado no Vaticano, depois do concílio, Bento XVI afirmou que " todos os actos de violência em nome de Deus são inaceitáveis para a igreja de Roma ". Nessa altura, ninguém reagiu. Não se ouviram protestos. Agora, temos o mundo muçulmano indignado, queimando as fotografias do papa e exigindo um pedido de desculpas ao Vaticano como o fizeram há meses, a propósito da crise das caricaturas. Há lições a tirar. O Ocidente não pode ceder à chantagem e ao medo. Não podemos ter medo de falar sobre o Islão e sobre Maomé. Nós, Ocidentais não podemos estar reféns nem dos extremistas muçulmanos nem dos muçulmanos moderados que em momentos como este pensam exactamente o mesmo dos " Jihadistas ".·Se não podemos citar palavras de há 600 anos com o medo de ofender os muçulmanos, o que é que podemos fazer? Resignamo-nos a perder a nossa liberdade e condenamo-nos ao obscurantismo? Só resta dizer que o imperador Bizantino Manuel Segundo está carregado de razão e que os seus diálogos permanecem actuais.

Saturday, September 16, 2006

PENSAMENTOS...


PENSAMENTOS…

“Qualquer um pode zangar-se- isso é fácil! Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida, no momento certo, pela razão certa e de maneira certa isso não é fácil.”
Autoria: ARISTÓTELES, Énica a Nicómaco

Digam lá se este pensamento não nos faz pensar de outra maneira em situações que concerteza nos aconteceram nas mais variadas situações da nossa vida!
E em muitas dessas ocasiões não conseguimos lidar com as emoções e ímpetos que nos impelem, para indevidas resoluções desses mesmos eventos?

Sunday, September 10, 2006

I DON`T FORGET...


EU, NÃO ME ESQUEÇO!!!
EM 11 DE SETEMBRO DE 2001, ACONTECIA O MAIOR E TRÁGICO ATAQUE TERRORISTA AO MUNDO CIVILIZADO DE QUE HÁ MEMÓRIA!A IMPRENSA DA ALTURA RELATOU ASSIM:Eram 8.45h horas em Nova Iorque quando o primeiro avião embateu contra umadas torres gémeas do WTC. Cerca de um quarto de hora depois começava a segunda colisão. As torres acabaram por desabar, provocando a morte a milhares de pessoasNum ambiente de pânico e de alarme, dois outros aviões estavam sob controlo dos terroristas. Um embateu no Pentágono, outro despenhou-se na Pensilvânia. Foi o maior ataque terrorista de que há memória!E COMO TODOS NÓS, OS QUE LUTAM POR UMA SOCIEDADE CIVILIZADA E DIFERENCIADA NAS SUAS CRENÇAS E PROJECTOS DE VIDA NUNCA DEVEMOS DESCURAR A LUTA CONTRA ESTE FLAGELO DO TERRORISMO CEGO E BÁRBARO!!!AQUI FICA A MINHA HOMENAGEM A TODAS AS VÍTIMAS DESSE DIA E DE TODOS OS ACTOS INSANOS, PROVOCADOS POR ESSAS MENTES DOENTES E LOUCAS!
PARA RECORDAR POR TODA AVIDA!

Sunday, September 03, 2006

O POLVO!


O POLVO… ARROZ!
Hoje domingo em minha casa comi um arroz de polvo como há muito tempo não sucedia. E porquê (perguntem lá, Porquê?) Bem já que insistem eu conto: Eu em condições normais não dou grande apreço a este prato culinário, porque, ou o dito polvo está duro como o caraças, as ventosas desaparecem no meio do arroz, escorrega pelo, prato fora, enfim, temos de estar atentos ao dito polvo para que ele (o polvo) não nos tome por lorpas…
Mas dizia eu, que hoje o polvo estava divinal: macio, gostoso e a pedir a “pomada” que eu tenho em casa para meu consumo (Monte Velho, do Alentejo) que eu nestas coisas não facilito, enfim com um bom ambiente entre os meus, dei os parabéns a “patroa”, e fiquei reconciliado com este dito molusco para outras oportunidades…
Mas agora ouço dizer que a Liga é um polvo, e fico assim um pouco confuso e dividido: será que na próxima vez terei que ir a outro local que não o mercado de Matosinhos para comprar o dito?
E pergunto eu na minha inocência e desconhecimento nesta área: A Liga (perdão o polvo), será bom de comer ou será duro como corn…?
Bem eu vou avisar a minha “wife” para comprar à cautela umas sardinhas para a próxima refeição que eu não gosto de comer polvo por Liga….
Valha-me Neptuno… e eu que gosto tanto de peixinhos dos mais variados, vou estar mais atento…

Friday, September 01, 2006

Férias Verão Inventários, memórias e continuações rumo ao futuro…



Após férias é comum ficarmos a pensar em tudo o que fizemos, o que não pudemos ou não quisemos fazer e lembrar os melhores momentos como se eles nos fossem essenciais para a retoma das nossas vidas até outras épocas similares de descanso e partilha de coisas boas!
As nossas vidas têm uma exigência implacável sobre tudo o que constitui o habitual e custa um pouco esquecer o que fizemos nestes dias gloriosos de Verão!
É um erro imperdoável juntar para apenas 30 dias todo um manancial de emoções que vamos reprimindo nos outros 520 dias…
A sugestão que eu dou é que estejamos mais atentos ao nosso dia a dia e o vivamos com paixão em todas as tarefas, no trabalho, na nossa vida privada e constatarão que no final ao fazer o dito inventário, não vai faltar nenhum elemento para a construção do “puzzle” das nossas vidas…
Façam lá esse esforço!

Saturday, August 26, 2006

O JOGO DAS PALAVRAS... DO SNR. PICANÇO...

O JOGO DAS PALAVRAS…DO SNR PICANÇO…
Há uma “figura” que sempre aparece nos órgãos de comunicação defendendo com “bravura” todas as “conquistas” da função pública! Ele de seu nome Picanço (que raio de nome!), vem sempre contrapor tudo o que o Sindicato da função pública negoceia, com o actual governo do Eng. José Sócrates, ainda sem uma (uma que fosse) concordância com as decisões dos nossos governantes! E mostra uma arrogância que o dom (fácil) da palavra lhe confere, que me causa alguma perplexidade! Será que ele ainda não reparou de que estamos todos a ser apertados com estas medidas de âmbito social e que muitas delas já deveriam ser tomadas há muito mais tempo?
Pois bem nesta sua última aparição vem falar dos “agravamento” que os exames médicos sofreram na ADSE, tal como passarem de 10 cêntimos para 5 euros!!!! E outros preços similares!
A demagogia não tem limites! Este senhor continua a pugnar por regalias que nestes dias são impensáveis! A arrogância com que fala mexe mesmo com a nossa paciência! Uma das injustiças mais salientes no nosso regime democrático, é mesmo este dos diferentes serviços de saúde e das suas comparticipações no nosso país! Eu cito apenas um exemplo de uma situação por mim vista há dias na loja do cidadão nas antas: cenário: balcões de atendimento da segurança social com uma fila de espera da ordem das 2 horas! Montes de pessoas à espera! Mesmo ao lado a alguns metros outro balcão de atendimento da segurança social mas ADSE: com duas pessoas a ser atendidas! Com o mesmo numero de funcionárias no atendimento (duas)! Mais palavras para quê?
É este “status” que o snr Picanço (que raio de nome!), quer manter?
E queixa-se ele de o governo mudar as regras sem o consultar? Para quê se está sempre do contra e bloqueia qualquer entendimento! Bem fazem os nossos governantes que têm de andar para a frente e legislar e não andar para trás como o caranguejo!

Thursday, August 17, 2006

PROMESSAS DE POLÍTICOS...


PROMESSAS DE POLITICOS


O candidato semi analfabeto, mentiroso como tudo o que é político, fazia
as habituais promessas de campanha:

- Se for eleito, prometo que vou construir muitos hospital
O acessor deu-lhe uma cutucada e sussurrou-lhe: empregue o plural!

O candidato continuou:
- Se for eleito, prometo que vou construir muitas estrada

Novamente o acessor deu-lhe uma cutucada e sussurrou-lhe: empregue o plural candidato!

A cena se repetiu por várias vezes até que:
- E vos digo mais, se eleito for, vou empregar não só o Plural, mas toda a
sua família...

Wednesday, August 09, 2006

VER ESTRELAS...


VER ESTRELAS…
Desde a minha meninice, que ouço esta frase, mas com significados diferentes, ou seja, eu quero falar aqui hoje da forma literal de ver as estrelas, olhando para o céu numa noite límpida de nuvens nos dias de verão, fora das luminosidades das cidades ou centros urbanos…
Deitados na relva ou pátios, com os meus primos, quando do gozo das férias grandes, na casa dos meus Avós, eram muitas as vezes que tal se tornava um passatempo divertido, olhando e tentando classificar e nomear todas aquelas constelações, que aprendidas na escola, queríamos confrontar os nossos conhecimentos académicos… a Ursa Maior, a Menor (Ursa), Cassiopeia e uma miríade de pontos luminosos, sem conta e feitio! E visto agora à distância de anos, que falta me fazem esses momentos de reconciliação com o Universo, fazendo-me pensar, que será por falta destes pormenores que vamos a pouco e pouco, perdendo a sensibilidade para o devido apreço deste nosso Universo em que passamos temporariamente e desperdiçamos de maneira inglória muitos modos simples de interagirmos com ele numa perspectiva criadora e de usufruto de momentos inigualáveis…
Por isso convido nestas noites de verão, para aqueles que possam, façam esta experiência de preferência com boa companhia e tentem descobrir algumas constelações, mas sem as apontar a dedo, só com o nosso olhar e discorram o que lhes vier à cabeça e verão que após estas experiências se sentirão mais reconfortados com a vida e o Universo onde habitamos… quanto a outras maneiras de ver estrelas, fica para uma próxima oportunidade…

PORTUGUÊS DO INTERIOR...

PORTUGUÊS DO INTERIOR…
Numa freguesia, bem lá no interior de Portugal, havia um padre, já de idade avançada, que conhecia como é comum em lugares pequenos, todos os seus paroquianos e, na maioria dos casos, desde que vieram ao mundo.
Para facilitar a vida de todos e poupar os ouvidos, o santo homem foi
acertando ao longo da vida, códigos para os pecados que ouvia no
confessionário. Assim, por exemplo, a confissão do adultério virava "escorreguei na calçada". Depois de tantos anos o povo até achava que todos aqueles códigos faziam parte dos cânones da Igreja.
Um dia o padre entregou a alma a Deus e um novo padre foi despachado para a paróquia.
Desconhecendo o proceder do seu antecessor, o jovem padre, quando
começou a atender as senhoras, ouvia-as com frequência confessarem
que tinham escorregado na calçada. Mas isso não é pecado minha filha!
Bem, as queixas eram tantas que ele se encheu e resolveu pôr um ponto
final na situação.
Foi directo à taberna da aldeia, ponto de reunião dos homens do sítio.
-Algum dos senhores é o Presidente da Junta de Freguesia?
Um dos presentes levantou-se
-Sou eu Sr. padre! Em que o posso ajudar?
-Sr. Presidente venho aqui pedir-lhe para dar um jeito nas calçadas.
Todos os dias recebo reclamações das senhoras da aldeia...
O padre foi interrompido pelas sonoras gargalhadas dos presentes que
sabiam o porquê das reclamações.
-O Sr. presidente está rindo? diz o padre chateado da vida. Pois fique sabendo que só
ontem a sua senhora escorregou 3 vezes na calçada...

P.S. Á ATENÇÃO DAS ESTRADAS DE PORTUGAL.

Tuesday, August 08, 2006

Estou a ver o mar
I
As ondas balanceando-se calmamente,
Fazem-me lembrar daquele mar tão diferente,Em que eu vivi tantos anos felizmente,
Vendo tribos, cheiros, paisagens, e rara gente.
II
Atravessado por “dows” árabes e, algum pirata verdadeiro,
Carregavam, madeiras de sândalo, e espécies em veleiro,
Algumas vezes levavam virgens, e grãos para o celeiro.
Para chegar à Ilha de Madagáscar, muito primeiro.
III
A chuva caindo calmas nas águas do Pacifico Ocidental,
Fazem-me recordar com pena e nostalgia aquele mangal,
Onde nos amámos tanto os dois com grande frenesim,
Em que agitada, te abandonaste totalmente para mim.
IV
Vejo o grande oceano que debaixo da chuva está acalmado,
Igual que o seu nome de Oceano Pacífico assim indicado,
E penso nas palmeira ondulantes da terra que há muito deixei,
E uma voz africana, que de longe me pergunta quando irei.
V
Também nas águas mornas das Caribas, se ouve o rugido,
Que em vez de medo, e temor à tempestade, trazem ruído,
Daqueles ciclones, que assolam estas costas mexicanas,
Igual que uma voz vibrante, que me chama de terras africanas.
México 6 de Agosto 2006-08-06.Um dia de muita chuva

Sunday, August 06, 2006

VOAR BAIXINHO...

VOAR BAIXINHO…
Nestes dias acalorados, com reposições de calendário que enervam pela coisa óbvia, tudo voa baixinho por estes lados… ele é a “guerra” entre Israelitas e Hezoblas, como se esta resolvesse algo em definitivo e a sobrar para os Libaneses (com fortes responsabilidades dos “governantes” deste país, que assobiaram para o lado durante estes anos e agora tomaram uma dose tal que me envergonha ver o desespero daqueles que não contribuíram para este desenlace e ficam de um dia para o outro sem nada e com montes de angústia… A hipocrisia dos lideres do mundo que nada fizeram para prevenir a doença e aparecem agora com o remédio santo para curar as maleitas, mas a prazo certo (esperando ou dando tempo para que não fique muita coisa de pé antes dos acordos…). ele é o acontecer dos incêndios por essas terras portuguesas fora, como se de uma fatalidade se tratasse… rever rostos em choros de medo e apelando para todos os santos para que o fogo não chegue ás suas casas e haveres…. Com as tvs em directos a mostrar em cima do acontecimento o terrível espectáculo…e lá se dizem estafadas desculpas porque e como aparecem os incêndios….
No plano desportivo uma refª ao meu F.C. Porto a voar baixinho (joga muito bem para o espectáculo) com os adversários a sorrirem da ingenuidade e a mostrarem com frieza e raciocínio que os resultados são o que mais interessa e mandam ás malvas o bonito do futebol e se necessário com sopapos e caneladas à mistura nos adversários… bem prega o mister de que se não vier um “matador” (salvo seja), a coisa vai complicar, assim voa baixinho o meu F.C.P. para gáudio dos “outros” da 2ª circular que não admitem superioridades da capital da província…
Próprio da “silly saison”, que mais devo esperar? Ora saúde para todos!!!!!

Thursday, August 03, 2006

O ANIMAL POLÍTICO VOLTOU A FALAR...

O ANIMAL (POLITICO) VOLTOU A FALAR… PERDÃO A VOZEIRAR!!!
É UM DOS GRANDES ENIGMAS DESTE NOSSO PORTUGAL! NINGUÉM CONSEGUE CALAR ESTE “ANIMAL POLÍTICO”! MESMO COM O FALECIMENTO DA SUA MÃE, (QUE PELOS VISTOS, ERA UMA SENHORA COM S GRANDE E QUE TENTOU TUDO PARA O COLOCAR NA LINHA), LÁ VOLTOU A VOCIFERAR RAIOS E CORISCOS CONTRA O CONTINENTE, E O GOVERNO (NESTE CASO O 1º MINISTRO JOSÉ SÓCRATES PAGOU AS FAVAS!) COM ESTAFADOS SLOGANS QUE JÁ A NINGUÉM CONVENCEM!
MAS O QUE MAIS ME INTRIGA É QUE, EM ESPECIAL A NOSSA CLASSE POLÍTICA, O NÃO CONSIGA CALAR OU PELO MENOS “APERTÁ-LO” UM POUCO PELOS DESCONCHAVOS QUE PERIÓDICAMENTE ELE O “ANIMAL POLÍTICO”, LHES FAZ!
EU ATÉ PERCEBO PORQUE FAZ ELE (O ANIMAL POLÍTICO”) TODA ESTA ENCENAÇÃO, MAS DEIXO PARA OUTROS DOUTOS CÉREBROS A TAREFA DE O PÔR NA ORDEM.
APENAS SUGIRO 2 MEDIDAS: PORTUGAL DÊ DE IMEDIATO A INDEPENDÊNCIA Á ILHA DA MADEIRA. E CORTE TOTALMENTE COM TODAS AS VERBAS QUE DAQUI DO CONTINENTE PARA LÁ VÃO A FUNDO PERDIDO!
JÁ PARA O INEFÁVEL DELFIM, JAIME RAMOS, ENFIM QUE POR LÁ PERMANEÇA JUNTO AO ANIMAL POLÍTICO E FAÇA PELA VIDA, DEPOIS DE IMPLEMENTADAS E DECRETADAS ESTAS DUAS MINHAS SUGESTÕES…
NÃO HÁ PACHORRA…

Friday, July 28, 2006

A SUBSÍDIODEPENDÊNCIA...


A SUBSÍDIODEPENDÊNCIA…
Hoje foi a pianista portuguesa Maria João Pires que disse estar muito decepcionada com o nosso País e resolveu abalar para o Brasil depois de lá ter adquirido residência e ainda visto de permanência em virtude de passo a citar: «Vim para o Brasil para me salvar dos malefícios que Portugal me estava a fazer», «Sofri fisicamente todos os anos que dediquei àquele projecto e não consegui mais do que um início». «Fui vítima de uma verdadeira tortura».
Em que é que ficamos? Ao longo destes últimos seis anos o Centro de Belgais recebeu cerca de 2.000000 (dois milhões) de euros em ajudas, verbas essas destinadas a suportar todos os projectos de que a afamada pianista era a principal mentora.
E agora vem dizer de que Portugal a tem maltratado e feito sofrer! Pois eu também quero ser maltratado desta maneira e sofrer ainda mais! Porque será que nunca ninguém teve a coragem de lhe dizer de que há outras maneiras de trabalhar, sem estar à espera dos benditos subsídios!
Cultura desta dispenso eu bem!
Outro caso este passado na minha nobre e invicta cidade do Porto, sobre a passagem da gestão municipal do Teatro Rivoli a empresas do sector privado. Para que esta estrutura seja auto sustentada e não seja mais um peso para as finanças da autarquia! Pois pela primeira vez eu concordo com estes procedimentos de Rui Rio! Mesmo que todos nós tenhamos pago dos nossos bolsos a recuperação daquele espaço?
Hoje em dia e devido aos tempos difíceis que o nosso País atravessa, rentabilizar este tipo de estruturas é o caminho acertado e a que temos de chegar. Que adianta andarmos com “paninhos quentes” quando o mal é outro!
Será que ainda não reparamos todos de que os tempos das vacas gordas já lá vão?Eu acho bem que as pessoas emigrem, quando não se sentem bem, é dos livros e se lá para onde vão se sentirem bem, porque não?

Tuesday, July 25, 2006

TURISMO RURAL...


ESTE TEXTO SOBRE TURISMO RURAL FOI RESPIGADO DE UM TRABALHO QUE ME ENVIARAM E AO QUAL EU ACHEI DE INTERESSE DIVULGAR, PELOS MEUS AMIGOS E RESSALVANDO DESDE JÁ DE QUE NÃO TENHO NADA CONTRA ESTE TIPO DE LAZER (ANTES PELO CONTRÁRIO!), MAS QUE CONTÉM DOSES ELEVADAS DO BOM HUMOR PORTUGUÊS, VISIONANDO SITUAÇÕES NO LIMITE DO CARICATO, MAS QUE MUITAS VEZES NOS ACONTECEM EM ACTOS SIMILARES, E QUE PELO MENOS NOS FAZEM SORRIR, QUE É COISA QUE NOS FAZ FALTA, MUITA FALTA, NOS DIAS DE HOJE!
ORA, APRECIEM LÁ ESTA “PROSA”:
Turismo Rural
Trata-se de um desporto nacional que antes se chamava "ir à terra". A diferença é que se fores à tua terra, vais de borla, e se fizeres turismo rural vais a uma terra que não é a tua e pagas uma pipa de massa. Para fazer turismo rural não serve qualquer terra. Tem de ser uma Terra "com encanto".E o que é uma terra "com encanto"? Obviamente, é uma terra que está num guia de terras "com encanto". Está-se mesmo a ver. A estas terras chega-se normalmente por uma estrada municipal "com encanto", que é uma estrada com tantos buracos e tantas curvas que quando chegas à terra estás mortinho para sair do carro.·E quando entras no café tentas integrar-te com os vizinhos.- Bom dia, compadres! O que é que é típico daqui?E o gajo do café pensa: "Aqui o típico é que venham os artolas da cidade ao fim-de-semana gastar duzentos contos".·A seguir, ficas instalado numa casa rural ou "casa com encanto", que é uma casa decorada com muitos vasinhos e réstias de alhos penduradas do tecto, que não tem televisão, nem rádio, nem microondas. Em contrapartida, tem uns cabrões de uns mosquitos que à noite fazem mais barulho que uma Famel Zundapp.·Depois apercebes-te que os da terra vivem numas casas que não têm Encanto nenhum, mas têm jacuzzi, parabólica, Internet e video-porteiro. A tua casa não tem video-porteiro, mas tem uma chave que pesa meio quilo.Outra vantagem de fazer turismo rural é que podes escolher entre uma casa vazia ou ir viver com os donos da casa. Fantástico!!! Vais de férias e, além da tua, ainda tens de aguentar uma família postiça. Que à noite queres ver o filme, eles os documentários e tu perguntas-te: "Quem é que manda mais? Eu, que paguei 600 euros ou este senhor que vive aqui?" Ganha ele, que tem um cacete.Ainda por cima, dizem-te que tens "a possibilidade de te integrares nos trabalhos do campo". O que quer dizer que te acordam às cinco da manhã para ordenhar uma vaca. Não te lixa?·É como ires à bomba da gasolina e teres de pôr tu a gasolina, ou como ires ao McDonalds e teres de arrumar o tabuleiro. Ou seja, o normal.Então, levantas-te às cinco para ordenhar as vacas. E digo eu: porque raio é que é preciso ordenhar as vacas tão cedo? O leite está lá! Não se podem ordenhar depois do pequeno-almoço? Eu acho que isto é só para chatear, porque a vaca deve ficar muita contente por a acordarem às cinco da manhã para um estranho lhe vir mexer nas mamas. A vaca olha para ti como se dissesse: "Ouve lá, pá! Se queres leite vai ao frigorífico e abre um pacote!" É que é mesmo só para chatear!·Mas o "encanto" definitivo são "as actividades ao ar livre". Como quando te põem a fazer caminhada, que é aquilo a que normalmente se chama andar, e consiste, exactamente, em por um pé em frente ao outro até não poderes mais, enquanto os da terra vão num jipe com ar condicionado. Mas tu feliz da vida. Vais pelo campo atordoado. Tornas-te bucólico e tudo te parece impressionante: vês uma vaca e dizes: "Ummmmm, que cheirinho a campo". A campo não, a bosta!!! Mas, isso sim, é a bosta "com encanto". E tudo, seja o que for, te sabe maravilhosamente: na mesa pespegam-te Dois ovos estrelados com chouriço e tu na cidade não comes estes ovos, nem estes chouriços. E perguntas ao empregado: - Este chouriço é da matança? – Quase, porque o gajo do camião do Isidoro ia morrendo ali na curva.De repente, ouves umas badaladas e dizes:- Ah! Que paz! Não há nada como o som de um sino!...E o gajo do café diz-te: - É gravado. Não vê o altifalante no campanário?Nesse momento, perguntas-te se os ruídos das galinhas e dos grilos não estarão num CD: "RuralMix2006", "Os 101 Maiores Êxitos Campestres". A única coisa de que tens a certeza é que os cabrões dos mosquitos são verdadeiros. Pareces um Ferrero Rocher com varicela!

Eu acho que, de segunda a sexta, as pessoas destas terras vivem como toda a gente, mas ao fim-de-semana espalham pela estrada uns tipos mascarados de pastores e quando vêem que se aproxima um carro, avisam os da terra pelo telemóvel: "Hei, vêm aí os do turismo rural!" E mudam o cartaz de "Videoclube" pelo de "Tasca", soltam uns cães pelas ruas e sentam à entrada na terra dois avôzinhos a fazer sapatos, que depois tu compras uns e saem-te mais caros que uns Nike. Enfim, acho que uma montagem tão grande como esta não pode ser obra de pessoas isoladas.Tenho a certeza de que estão implicadas as autoridades.Imagino o Presidente da Câmara: - "Queridos conterrâneos: este Verão, para aumentar o turismo, vamos importar mais mosquitos do Amazonas, que no ano passado tiveram imenso êxito. E quero ver toda a gente com boina, nada de bonés de pala da Marlboro. E façam o favor de pintar o espaço entre as sobrancelhas, que assim não parecem da província! E as avós: nada de topless na ribeira, que espantam os mosquitos! E só mais uma coisa: este ano não é preciso ninguém fazer de maluquinho da terra, que com os que vêm de fora já chega!

Sunday, July 23, 2006

O TRABALHO DIGNIFICA...

Diz-se e com muita acuidade que o trabalho ou a falta dele, desempenha uma influência importantíssima no ser humano e em especial, nas sociedades ditas avançadas.No relacionamento laboral dos dias de hoje, com o rápido avanço das novas tecnologias, a mão-de-obra tende a ser reduzida à expressão mais simples, ou seja, há cada vez mais pessoas desocupadas e sem esperanças de conseguir um posto de trabalho e consequentemente, criando um horizonte de expectativas muito curto e depressivo. Os que têm o seu emprego enfrentam também os novos desafios com a necessária formação profissional contínua, único caminho que lhes permite continuar a lutar com dignidade pela realização do seu dia a dia e resolução dos seus anseios e responder com eficácia as solicitações da empresa de que faz parte. Clareza de ideias, vontade de vencer e de colaborar, são predicados imprescindíveis para todos nós. Não há povos mais inteligentes de que outros, há sim uma postura e participação adequada de cada um de nós. O que quer que façamos, façamo-lo bem. A nacionalidade é apenas uma consequência, não uma causa. Nós Portugueses temos de ter orgulho como Povo colectivo e como seres individuais, e capacitados para grandes feitos desde que nos empenhemos com vigor e coragem. Façamos cartilha destes Valores todos os dias da nossa Vida e os resultados terão que aparecer!

OS AMIGOS....


AMIGOS!
Eu e Você somos Amigos.
Você fica alegre, eu fico alegre,
Você fica triste, eu fico triste.
Por favor fique RICO!!!
Pois meus caros amigos (as), é assim que eu vos desejo!

Wednesday, July 19, 2006

A NOSSA "EDUCAÇÃO" E OS COLÉGIOS...

DEPOIS DIGAM QUE A CULPA É DA MINISTRA DA EDUCAÇÃO!
E ASSIM SE FAZEM OS RANKINGS DAS ESCOLAS EM PORTUGAL!
LEIAM ESTA PÉROLA SOBRE A MANEIRA DE COMO DECORRERAM OS EXAMES NACIONAIS DO 12º ANO, NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E MATEMÁTICA, NO COLÉGIO D. DIOGO DE SOUSA EM BRAGA!

Copianço anula testes em Braga
A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) mandou congelar os resultados dos exames nacionais do 12.º ano de Biologia e Matemática efectuados no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga.·O caso, já averiguado pela Inspecção-Geral de Educação, foi denunciado anonimamente por um encarregado de educação. Segundo o que o JN conseguiu apurar, a denúncia prendia-se com o facto de alguns alunos terem sido beneficiados, através da permissividade, no uso de cábulas, durante a realização dos respectivos exames. O encarregado de educação terá, inclusive, enviado provas que foram o suficiente para o Júri Nacional de Exames ter mandado fazer averiguações.A verdade é que um muro de silêncio está a ser levantado sobre esta questão. A presidente do Júri Nacional não quis falar do caso e a directora-geral de educação do Norte não se mostrou disponível, em tempo útil, para prestar qualquer tipo de esclarecimento. O mesmo se passou com o próprio director do Colégio D. Diogo de Sousa. Contactado pelo JN, afirmou que não sabia de nada.Por isso, todas as informações foram prestadas por encarregados de educação que entraram em contacto com a DREN preocupados com a situação dos seus filhos. Os responsáveis confirmaram a denúncia, as averiguações e o congelamento das notas. Aliás, a Direcção Regional avança mesmo com a necessidade de se proceder à realização de novas provas, estando o Colégio encarregado de informar os alunos da nova data.·A confusão de informação é muita e a notícia apanhou os encarregados de educação desprevenidos para este desfecho. É que uma das questões que se colocam agora e que ainda não obteve qualquer resposta por parte da DREN é o que vai acontecer a estes alunos que por causa desta decisão não vão poder concorrer à primeira fase de acesso ao Ensino Superior mas apenas à segunda. Como disse um dos pais ao JN "Os alunos são os menos culpados por esta situação e vão acabar por ser os mais prejudicados".·A acordar para uma realidade que pode ter repercussões nefastas para os filhos, os encarregados de educação estão a ponderar formas de poderem sair da situação sem criarem ainda mais transtorno para os seus filhos e vão esperar pelas soluções apresentadas, oficialmente, pela DREN para tomarem uma posição definitiva.
BEM E POR AQUI ME FICO, DEIXANDO Á VOSSA ANÁLISE AS MANEIRAS HABILIDOSAS DE COMO SE SOBE NA CLASSIFICAÇÃO, NAS PROVAS ESPECÍFICAS! A MINHA FILHA JÁ ME PERGUNTOU DE COMO ISSO ERA POSSÍVEL? E EU DISSE-LHE DE QUE A CULPA NÃO ERA DA MINISTRA DESTA VEZ!

A INSANIDADE VOLTOU!!!!



TESTEMUNHO DE UMA ISRAELITA!
Eu vivo em Tiberias, mas eu estou agora em Jerusalem. I, meu marido e nove crianças vivem no bloco de apartamentos imediatamente oposto ao edifício que foi atingido no ataque dos “rockets” de sábado. Nós estávamos a almoçar naquela altura. Todas as janelas se destruíram! Algumas das crianças cortaram seus pés e braços no vidro. Nosso apartamento está no terceiro andar do edifício. Para deixamos o edifício não pudemos sair pelo interior por causa dos danos. Nós fizemos a viagem num táxi muito grande para Jerusalem logo de seguida. Nós estamos permanecendo agora com alguns parentes. Nós saímos sem o alimento, a roupa ou o dinheiro. Será aproximadamente uma semana antes que nós possamos voltar de regresso pensarmos. Foi um choque enorme. Nós nunca esperamos qualquer coisa semelhante. Estamos todos muito nervosos e desanimados. Nós estamos em choque! Mas ninguém a nós judeus, nos pode tirar daqui para fora porque Deus esta connosco!
SERÁ QUE VALE A PENA ANALISAR QUEM ESTÁ CERTO OU ERRADO? A GUERRA CEGA RESOLVE O PROBLEMA? PORQUE NÃO CONSEGUIMOS ACERTAR CONTAS DE OUTRA MANEIRA? A VIDA HUMANA NÃO TEM IMPORTÂNCIA? HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS NÃO CONTAM PARA NADA?
TESTEMUNHO DE UM LIBANÊS MARK WAKED
Nós fomos as vítimas de um ataque israelita. Ontem ás 3 horas da manhã nossa fábrica da leitaria foi batida por cinco a seis mísseis e foi destruída completamente. O alvo era uma instituição industrial libanesa. Nós somos uma fábrica processadora de leitaria que distribui o leite a toda a região. Nós não temos nenhuma ideia porque nós fomos alvejados. Eu tenho a nacionalidade britânica e libanesa mas eu não estou saindo. Eu construí esta fábrica há 10 anos. Nosso negócio está estabelecido aqui. Nosso dever deve ser permanecer aqui e reconstruir o que quer que foi destruído. Naturalmente nós tememos ser atingidos outra vez mas é algo que nós temos de continuar a resistir. Nós não podemos retirar e deixar tudo atrás. Se nós sairmos, que ficará?

EU FICO ESTARRECIDO COM ESTES TESTEMUNHOS DE PESSOAS IGUAIS A MIM QUE VÊM O SEU MUNDO A DESABAR E SEM PODER NADA FAZER! E OS SENHORES DO MUNDO ESTÃO CONTENTES COM O SEU DESEMPENHO? DORMIRÃO SOSSEGADOS PERANTE ESTES EVENTOS?

QUE VERGONHA DE PERSONALIDADES QUE NÃO SABEM RESOLVER OS SEUS ASSUNTOS SEM ARRASTAR INOCENTES NAS SUAS DISPUTAS MAIS OU MENOS GURREIRAS...

Sunday, July 16, 2006

ANGOLA-Terra de Paixão


HISTÓRIAS DE GUERRA – Angola 1973/74
Estava eu no 2º ano de comissão de serviço por terras angolanas perto de Maquela do Zombo, e participava nesses dias de Out73 numa coluna militar de reabastecimento (eu fui Furriel Mecânico), na CªCaç.3535, quando inopinadamente deparamos com uma carrinha com matrícula holandesa parada na picada e duas mulheres brancas à volta da dita (viria a saber posteriormente que eram duas profissionais de saúde em gozo de férias!). Com as cautelas adequadas ás circunstâncias, indagamos as razões desta situação e foi-me dito por elas que o motor se tinha avariado. A comunicação foi feita em francês e com uma delas (a Natascha), nasceu de imediato uma forte empatia tendo-me contado que vinham em "passeio" desde a África do Sul e dirigiam-se para o Zaire (hoje República Democrática do Congo) e sempre sozinhas! Depois de posteriormente de lhe rebocarmos a carrinha avariada até ao nosso aquartelamento, elas deslocaram-se a Luanda para comprarem os sobressalentes necessários para resolverem o problema, durante todos estes dias fiquei com uma impressão diferente do que era a dita guerra "colonial". Aquando da despedida para continuarem a sua viagem turística por terras africanas, desejei um dia tornar a vê-las na vida civil, coisa que nunca mais aconteceu, ficou-me para sempre nas minhas memórias esta história de guerra bem real. Passados mais de 30 anos, onde quer que estejas Natascha, tu fostes uma das outras faces misteriosas da guerra colonial!

VERÃO-FÉRIAS...


Agora que caminhamos a passos largos para o final dos meses mais apetitosos do ano e que proporcionam sempre memórias que guardamos no nosso íntimo, começamos a fazer o balanço destes dias todos e vamos concerteza ficar com a sensação de que poderia ser melhor tudo o que conseguimos e vai bater a saudade deste ou daquele episódio, que não conseguimos completar conforme era o nosso desejo.Falando por mim, ainda não foi este ano que fiz as férias que ando a planear há anos. Ou seja, visitar o Brasil e o México com as suas praias e gentes de que me relatam maravilhas e que eu acredito piamente. Mas não desmarco do meu calendário pessoal, vamos a ver...Mas o ênfase que eu quero dar neste meu “post” é que devemos sempre fazer férias todos os dias, valorizando o nosso dia a dia, nas nossas tarefas pessoais, mas vendo com olhos de ver, pormenores que passam muitas vezes ao lado porque andamos distraídos. Nunca vos aconteceu por exemplo, ver um turista a fotografar determinado edifício ou monumento e de nos questionarmos, que raio de interesse terá aquele “mamarracho” para o dito visitante? De seguida damos connosco a reparar e ver o tal pormenor (es) interessante (s) que nos tinham passado ao lado.Portanto é um desafio que eu deixo para todos nós, e, que nos sintamos sempre animados todo o ano.Tudo isto vai evitar o nosso nojo, pelos temas triviais que começam já a despontar na nossa comunicação social, que não tendo assuntos para vender vão concerteza impingir-nos qualquer coisa que nos mantenha afastados dos temas para os quais devemos estar mais atentos. Estejamos sensíveis aos nossos amigos, partilhemos os seus nossos problemas e vivamos um dia de cada vez. Vão ver que se sentirão melhor.Vamos a isso!

Thursday, July 13, 2006

FESTA DE FINALISTAS DO 9º ANO-ODE AOS PROFS ou STORES...

ESTA É A TRANSCRIÇÃO EXACTA FEITA DE UM TEXTO ELABORADO PELOS ALUNOS DO 9º ANO, NA SUA FESTA E BAILE DE FINALISTAS NUMA ESCOLA DE MATOSINHOS QUE PELA SUA SINGELEZA, É ACTUAL ADENDA AO QUE DEVE SER O RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DE 3ª GERAÇÃO!
E NÃO É IRONIA DA MINHA PARTE, NÃO, É A MINHA INTEIRA CONCORDÂNCIA COM ESTA MENSAGEM E PARA QUE OS "STORES" A LEIAM NAS ENTRELINHAS... DE BOA FÉ!


Stores

Ciências
Pelo modo de ensinar ser diferente, ás vezes não se conseguia perceber muito bem a matéria, por isso, algumas vezes o rendimento dos testes não era bom. Mas foi uma professora empenhada, conseguiu dar o programa todo a tempo, mesmo faltando algumas vezes.

Inglês
É uma professora excelente, que ajudou muitos alunos a perceber melhor o inglês; sempre tentou motivar e beneficiar os alunos (tal como alguns stores também).

Educação Física
Também de pontos críticos não se tem nada a dizer. É um stor muito bom, ensina muito bem, conseguiu motivar alguns alunos na área do desporto, e conseguiu fazer com que alguns alunos perdessem medo de algumas actividades!


Matemática
Embora não tivéssemos sempre a mesma stora, visto que tivemos 3 (Marta Santos, Luísa Portela e Susana Fernandes), ambas tiveram o seu estilo de ensino, por vezes diferente, tendo de nos habituar ao estilo de todas, o que, por vezes, fez com que baixássemos as notas. Mas ambas estavam preocupadas se os alunos tinham dúvidas ou não e se perceberam bem a matéria.

Francês
De modo geral, não se tem nada a explicar de pontos maus. Sempre foi uma stora empenhada; tentando sempre confraternizar com os alunos; tentando sempre que as aulas fossem divertidas. Sempre tentou manter a harmonia geral na turma (mesmo que ás vezes isso não acontecesse). Enfim, foi uma stora muito empenhada nos alunos e muito divertida!

TIC
Foi uma stora que nos introduziu ás novas tecnologias, explicando-nos muitas coisas relacionadas com o uso do computador. Conseguiu que a gente conseguisse trabalhar em vários programas, para podermos saber assim usá-los. Foi uma stora muito interessada tanto nos alunos como no seu trabalho.

NOTA FINAL: EU SE FOSSE UM DOS PROFESSORES DESTA TURMA DO 9º ANO, SÓ TERIA MOTIVOS PARA FICAR MUITO ORGULHOSO, COM A AVALIAÇÃO FEITA PELOS SEUS DISCENDOS E PELA SUA "AVALIAÇÃO! QUEM DIRIA, HEM?

Wednesday, July 12, 2006

O ESTADO DA NAÇÃO...


O ESTADO DA NAÇÃO…
Por estas alturas, antes de férias (para quem as tem), é uso fazer balanços de como decorreu o ano em todas as suas vertentes, com especial ênfase na área económica e na área social pelo que de importante continua a ter…
Eu vou fazer o meu próprio exercício, resumindo dois pontos que me parecem relevantes. Assim temos:
Economia: Após a dita crise ou recessão dos últimos tempos, todos notamos uma tímida retoma, para nós cidadãos e um aumento substancial dos lucros das entidades bancárias. Como diria em pequenino, “quando for grande quero ter um banco para mim”…ao mesmo tempo, sente-se no ar a pressão das deslocalizações das empresas que quando as coisas não correm bem, não têm pejo nenhum em abalar para outras paragens, deixando atrás, um rasto de pessoas desiludidas e desesperadas com os dias de amanhã! Noutra perspectiva, ouvimos com o maior despudor deste mundo o “chefe” dos futebois, pedir isenção de pagamento em sede de IRS, dos valores recebidos em prémios pelos estimados e gloriosos jogadores do Mundial…não haja dúvida de que é premente e justificada esta recompensa! Eu só pergunto desde quando é que um cidadão também pode ser recompensado da mesma maneira por ser competente e honesto, elevando assim o bom-nome de Portugal? Por este caminho os impostos vão acabar! E logo a esta classe de profissionais tão carente…
Educação: Este ano mais uma vez nos exames nacionais do 9º ano, nas disciplinas de Português e Matemática o índice de reprovações foi elevado, um pouco mais do que no ano passado (até aqui a retoma acontece!). 63% na Matemática, cerca de 40% a Português???
Perante estes cenários, não haja dúvida de já posso ir de férias descansado, porque está tudo bem neste país pequenino em tamanho mas grande nas aspirações…
Depois na volta logo se vê, entre mortos e feridos alguém há-de escapar!

Tuesday, July 11, 2006

A VIDA CONTINUA III , E PONTO FINAL NO MUNDIAL...



Caros Amigos, perdoem-me esta minha opinião sobre o destaque da final do campeonato do mundo de futebol (expulsão do Zidane, após "agressão" ao Materazzi), mas eu teria feito o mesmo se por acaso ele o Materazzi me tivesse insultado, ( como parece ter sido o caso e para quem vê com atenção a sequência das imagens, verifica que após troca de palavras o Zidane já se vai embora e após mais umas bocas do Materazzi, ele entra em perda e aplica-lhe uma valente marrada!) Eu teria feito o mesmo, mas com os punhos e que se fo.... o resto! Jogo futebol há muitos anos e nunca suportei o insulto, jogar durinho sim, mas o insulto rasca, NÃO!
Por isso a minha solidiriedade com o Zidane, para que os Materazzis, badalhocos acabem de uma vez por todas! O futebol é para ser jogado com fair play, sempre, e para aqueles que recorrem ao insulto pessoal e baixo, uma "marradas" neles!
Os dirigentes da FIFA, fariam bem se perguntassem ao Materazzi o que ele disse ao Zidane! Depois poderiam ajuizar melhor e castigar quem prevaricou!
E está tudi dito sobre o mundial, agora só falo do meu F.C.P.

Sunday, July 09, 2006

A VIDA CONTINUA II...



A VIDA CONTINUA II…
A parte final do campeonato do mundo de futebol no que diz respeito à nossa selecção não correu da melhor maneira em termos de resultado (derrota por 3 a 1 contra a Alemanha), mas fazendo uma análise real e fria, livre das emoções das, massas populares que a tudo tendem a sobredimensionar, podemos ficar satisfeitos pelo desempenho dos nossos jogadores, porque ficaram em, patamares de bom nível, (digo eu) polémicas à parte, e que nos dá um sentimento do dever cumprido dentro dos nossos parâmetros…
Por isso também não foi descabida a recepção que hoje a comitiva foi alvo na chegada a Lisboa e todo o aparato que se seguiu. Diria até que decorreu dentro de uma bem organizada e disciplinada organização, mostrando mesmo de que quando há bom senso e competência todos este tipo de eventos decorre sem grandes constrangimentos…
Agora os heróis vão para férias e a nação com o moral um pouco mais elevado vai ter de dedicar a sua atenção para outros aspectos das nossas vidas que também são importantes, essenciais, e ficará nas nossas memórias para nosso gozo individual e colectivo. Já agora um desejo: que estas incidências nos inspirem a todos a melhorar cada vez mais os nossos desempenhos nas nossas tarefas e traga como resultados outras coisas boas, que bem precisados estamos como país desta Europa que quer acelerar o passo e nós portugueses não nos podemos descuidar mais!

Thursday, July 06, 2006

A VIDA CONTINUA...



Todos os dias somos confrontados com as nossas lutas, obstáculos que nos surgem, uns inesperados, outros resultantes de acções por nós iniciadas e que fazem a essência da nossa vida. Batalhas ganhas, batalhas perdidas, tudo faz parte do cenário. Para as vitórias, assim como para as derrotas, devemos pensar sempre na continuidade e nas novas tentativas de suplantar todas as incidências que se nos apareçam. Numa palavra: nunca desistir!
Porque temos a tendência de viver para ganhar, convivemos mal com as adversidades. Mas a Vida não é assim, por isso Amigos (as), temos de encarar com um sorriso nos lábios, tudo o que nos surgir e com pensamentos positivos e verão que não haverá nada que nos impeça de viver com gosto, por estar vivo e usufruir esta bênção de fazermos parte do mundo dos vivos em toda a acepção da palavra!
Tomemos um pequeno exemplo da nossa vida quotidiana: O desempenho da nossa selecção de futebol no Mundial: todos nós sem excepção queríamos que ganhassem ontem o jogo com a França? Não foi possível, paciência! A vida continua, temos de dar mérito ao esforço que os “players” tiveram e andar em frente e não ficar estáticos e parados a carpir mágoas!
É assim que penso e espero nunca mudar de proceder!