Saturday, March 22, 2008

AS NOSSAS ESCOLAS E A INDISCIPLINA DE ALGUNS...

AGRESSÃO A PROFESSORA

“Sugiro que revejam o vídeo e, agora, centram a vossa atenção não na aluna agressora ou na professora mas, nos restantes alunos que assistem (e o modo como assistem!), ao espectáculo degradante que campeia um pouco por muitas escolas deste país. Surgem algumas alunas que parecem quererem intervir. Não se sabe bem se para pôr fim ao espectáculo ou em favor de uma das partes… E há outras, ao fundo, que claramente se divertem com o insólito da situação que, provavelmente para elas, é tudo menos insólito. E depois, se esta professora retirou o tlm de uma aluna pq existem leis que proíbem o uso destes aparelhos dentro de uma sala de aula, havia pelo menos mais um aluno naquela sala que fazia uso do seu e filmava tudo serenamente, claro que sem a professora saber e com a aprovação de muitos colegas. Depois de reverem o vídeo, pensem nisto: SABIAM QUE SÃO ESTES ALUNOS, E OS PAIS DESTES ALUNOS QUE VÃO TAMBÉM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS NOSSOS PROFESSORES? Que respeito merece um país que assim trata os seus professores? “…
Este é um comentário de dezenas feitos por gente anónima que ilustram á sua maneira por palavras, tudo o que se passou na passada semana na escola Carolina Michaelis na cidade do Porto!
Após estas cenas lamentáveis o que me impressionou mais fortemente, foram 3 aspectos:
1º A atitude pouco sensata da professora tirar o telemóvel da mão da aluna! Seria mais inteligente, ordenar a retirada da mesma da sala de aula e posteriormente agir em termos disciplinares! Nem mais! Também poderia (tal como todos os colegas de outras disciplinas) logo no início do ano escolar advertir para que durante o decorrer das aulas os telemóveis se mantenham desligados! Em modo de silêncio, por exemplo!
2º-A atitude desbragada da aluna a requerer a posse do telemóvel, como se ali estivessem todos os dados da sua jovem vida, e perdendo todo o seu auto controle quando questionada pela professora pelo seu uso indevido!
3º A atitude pouco solidária dos restantes companheiros da turma, com o que se estava a passar (onde estava o delegado de turma?), e revelando uma falta de boa educação e companheirismo, aceitando como desfrute de um espectáculo, tudo o que se estava a passar e inclusive aproveitarem para filmar e concerteza depois ser visto como um troféu para todos os alunos da escola e o visionarem no YOUTUBE, que é agora o destino de todos os pseudo realizadores de vídeos, caseiros, insólitos, etc., etc.!!!
E agora culpam quem por esta indisciplina? O Governo? A Ministra da Educação’ Os Pais deste país? Os políticos?
Pois é, agora é fácil criticar, mas o que eu penso é que se torna urgente motivar Professores, Alunos e Pais, mas em troca exigir, competência e empenho a todos e fixar este alvo: Sem Disciplina e um grau de exigência elevado não vamos lá! E mais: Quando estas coisas acontecem, os que prevaricam, devem ser punidos, sejam eles Professores Alunos e ou Pais!
E já não seremos originais, por essa Europa fora!

3 comments:

Anonymous said...

Parece que a culpa morreu solteira...

Migas said...

Só esta semana vi o vídeo e devo confessar que fiquei estupecfacta! Primeiro porque, apesar de ser jovem e talvez ter tido alguns colegas pouco disciplinados na altura em que estudava no preparatório (mais do que no liceu, é claro), nunca o pior deles chegou a uma indisciplina deste tamanho. Fiquei com vergonha, pela aluna. Porque aquele comportamento foi de todo, exagerado e muito, muito feio. Os outros alunos não tiveram concerteza melhor comportamento mas, mesmo assim, não consigo achá-los "cúmplices" ou indisciplinados ao mesmo nível. Sabes uma coisa? Acho que mais ano, menos ano, vamos ter episódios à boa moda dos EUA, com alunos aos tiros nas escolas!
Confesso que nem sempre estou de acordo com todas as reinvindicações dos professores mas com uma coisa eu concordo: neste momento e face a estes episódios, é cada vez mais difícil ser professor.

Beijos Mangolés!

Um Momento said...

Concordo com o que disseste...na integra!

(*)