Monday, July 13, 2009

ESTA EU SABIA! PRAGUEJAR FAZ DIMINUIR A DOR!


Dizer palavrões diminui a dor

Dizer palavrões pode ajudar a diminuir a sensação de dor física, segundo um estudo da Escola de Psicologia da Universidade de Keele, em Inglaterra.
No estudo, liderado pelo psicólogo Richard Stephens, 64 voluntários colocaram as mãos em baldes de água cheios de gelo, enquanto diziam um palavrão escolhido por eles, conta a BBC.
Seguidamente, os mesmos voluntários deveriam repetir a experiência, mas em vez de dizer palavrões, deveriam escolher uma palavra normalmente usada para descrever uma mesa.
Enquanto falavam palavrões, os voluntários suportaram a dor por 40 segundos a mais, em média. O seu relato também demonstrou que eles sentiram menos dor enquanto falavam palavrões.
O batimento cardíaco dos voluntários foi, igualmente, medido durante a experiência e mostrou-se mais acelerado quando falavam palavrões.
Os cientistas acreditam que o aumento do ritmo de batimentos cardíacos pode indicar um aumento da agressividade, que, por sua vez, diminuiria a sensação de dor.
Para os investigadores, no passado esta situação teria sido útil para que os nossos ancestrais, em situação de risco, suportassem mais a dor para fugir ou lutar contra um possível agressor.
O que está claro é que falar palavrões provoca não apenas uma resposta emocional, mas também uma resposta física, o que pode explicar por que motivo a prática de falar palavrões existe há séculos e persiste até hoje, afirma o estudo.
"(A prática de) Falar palavrões existe há séculos e é quase um fenómeno linguístico humano universal", diz Stephens.
"Esta relacionada com o centro emocional do cérebro e parece envolver o lado direito do cérebro, enquanto a maior parte da produção linguística ocorre no lado esquerdo. A nossa pesquisa mostra uma razão potencial para o surgimento dos palavrões e porque eles persistem até hoje."
POIS AMIGOS, ESTA EU SABIA, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA! TEM VARIANTES QUE PASSO A EXPLICAR: QUANTO SE ESTÁ A COLOCAR UM QUADRO NA PAREDE E O MARTELO FALHA O ALVO, SAI UM FO....-SE BEM AUDÍVEL E SE SE REPETE A GRAÇA, VAI LOGO UM P...QUE P...U!!! ACOMPANHADO DE UMA EXPRESSÃO DO GÉNERO: QUE GRANDE CA....LHO!
BEM PODEM PERGUNTAR PORQUÊ, MAS NA VERDADE A DOR ALIVIA COM ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO LINGUÍSTICO!
POIS E ESTA EU SABIA!
MAS PROMETO EMENDAR-ME, OU SEJA, APURAR A PONTARIA E ACERTAR SÓ NO ALVO E NÃO NOS DEDOS!!!

2 comments:

zeka said...

Caro JotaBloguer,

Cástô... foi difícil encontrar o W&F! mas con segui, carago ;-)
Carago, não. Cara ças. Xiça.

Pois concordo com os resultados(embora não soubesse da diminuição da dor em bases científicas...), estando mais consciente do efeito de descompressão (anti-stress).

Há bastantes anos, recomendava-se nos EUA para colocar a fotografia do chefe no saco de socar... e bater duro, acompanhando cada 'punch' com o que houvesse de mais 'mimoso' na saco das 'dirty words' que expressassem os mais sentidos 'damn feelings'.

Não havia ainda tanta facilidade em obter xanax...

Então, aqui vão receitas (de graça) em português vernáculo:

http://epacumcatano.blogspot.com/2009/07/e-como-hoje-so-me-apetece-praguejar.html

http://bronyaurstomp.wordpress.com/2007/09/26/vamos-praguejar-e-aumentar-nosso-vocabulario/

http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo421.html

http://acaixadepandora.blog.com/?s=praguejar

http://lavandaria.blogs.sapo.pt/11340.html

Bom descanso ;-)

jotaeme said...

ZEka: Obrigado pelas sugestões para reforço das minhas interjeições e exclamações para momentos de falta de pontaria aquando do manejo das ferramentas em modo indevido! A foto do chefe como alvo, tb, é uma boa sugestão... e sempre preferível ao xanax...
Boa noite
Jorge madureira