Tuesday, February 15, 2011

OS DE MAIS IDADE EM PORTUGAL...ANO DA GRAÇA 2011


Anotem a oportunidade atempada com que este artigo do Blog Anjos e Guerreiros tratou este tema, em Junho 2009, hoje tão actual! Não foi por falta de aviso, nem por práticas que muitas entidades já tomam no terreno para atenuar o "pecado" que é ser cidadão de mais idade neste desgraçado País! ORA LEIAM:

"O fenómeno de violência contra idosos tem vindo a aumentar em Portugal. Os mais recentes números conhecidos revelam que, nos últimos cinco anos, os registos deste tipo de violência triplicaram, dos mais de oito mil casos para os quase 25 mil em que a vítima do crime tem mais de 64 anos."Os idosos são vítimas silenciosas, já que não apresentam queixa por medo", garantiu fonte do gabinete do procurador-geral da República (PGR) ao D.N.E, por esse motivo, Fernando Pinto Monteiro já assegurou que vai pedir às procuradorias distritais de Lisboa, Porto, Évora e Coimbra que alertem as autarquias, juntas de freguesia e serviços da Segurança Social para denunciarem os casos de que tenham conhecimento.Os agressores mais frequentes podem exercer essa violência de diversas formas: Maus tratos e abusos físicos, maus tratos psicológicos, negligência por abandono, negligência nas doses de medicamentos erradas dadas ao idoso para "ficarem mais calmos", negligência nos cuidados de saúde - na sua maioria em lares -, abuso sexual, embora em menor escala, e ainda o abuso material, através da tentativa de extorquir dinheiro. Este caso é frequente por parte dos filhos sobre os pais já pouco lúcidos. Navegador Solitário - Blog"

Em Portugal os mais velhos são tratados quase como um estorvo! Afastados para os recantos da nossa falta de tempo para por eles cuidar... Agora ficamos todos admirados como pode uma velha senhora ficar 9 anos morta em sua casa, sem que as teias burocráticas conseguissem abrir o caminho do bem senso e do humanismo... os velhos são desaproveitados dos seus saberes e competências, rodeados de "abutres" em alguns casos, frementes de "comer" o seu espólio... Ainda estamos a tempo de retomar outros caminhos, do respeito, da dignidade e principalmente da afectividade para com aqueles que nos precederam...

No comments: