Tuesday, September 11, 2012

FACEBOOK - A PLATAFORMA MUNDIAL DE COMUNICAÇÃO.


Esta Rede Social, veio na verdade revolucionar o modo como comunicamos uns com os outros! O que seria um sucedâneo dos MSN, do SKIPE, MESSENGERS e outros, o FACEBOOK, instalou-se e espalhou-se pelos quatro cantos do mundo de forma autenticamente “viral”!

Para o melhor e para o pior, serve para todos os fins e objectivos, A classe política e empresarial rapidamente adivinhou a sua utilidade para publicitar os seus produtos, as suas mensagens políticas, a criação quase instantânea de movimentos de massas populares que induziram revoluções em continentes inteiros! Ver a Primavera Árabe, com a queda sucessiva de regimes totalitários que permaneciam intocáveis por décadas!

Mais propriamente em Portugal os nossos dirigentes políticos não perderem esta possibilidade de “venderem” os seus produtos e ideias e é vê-los a utilizarem este recurso tecnológico sem reservas nem pudores! Presidente da República, Primeiro-ministro e outros, aproveitam diariamente estes espaços, para debitarem todos os seus pensamentos e comentários em tempo real!

Tendo o lado positivo de facilitar o reencontro de pessoas que se deixaram de ver pelas vicissitudes da vida, muitos utilizadores fazem desta ferramenta um precioso complemento para complementarem a sua necessidade de informação e saberes. Faz do nosso dia-a-dia e a comunicação social já se baseia quase sempre nas narrativas que por essas páginas “facebookianas”, para alimentarem o seu caudal noticioso! É uma realidade a que não podemos ficar alheados!

E vai atraindo para o mundo das novas tecnologias, pessoas que há pouco tempo nem sonhavam com este modo de agir…

Haja pelo menos alguma razoabilidade pela nossa parte e façamos bom uso desta “ferramenta de comunicação”! E vamos andando mais os menos seguros! Pelo menos é sempre melhor mantermo-nos despertos, do que votados ao abandono das incidências do nosso dia-a-dia!

No comments: