Saturday, August 25, 2012


OBRA DO SÉCULO XIX RESTAURADA AO MODO SÉCULO XXI EM ESPANHA.

(..)Cecilia Giménez, uma espanhola de oitenta anos, tentou restaurar uma pintura do século XIX com a imagem de Jesus Cristo, na parede de uma Igreja de Borja. A obra, originalmente atribuída a Elías García Martínez, acabou, no entanto, ficando completamente distorcida. Em entrevista à rede TVE, a senhora, que ficou constrangida e pediu desculpas pelo episódio, disse que não agiu escondida, que o padre sabia da restauração que ela fazia e que queria apenas melhorar a pintura desgastada.(…)

Contrariamente ao habitual. a reação de quem se apercebe deste evento “artístico”, foi da incredulidade ao sorriso aberto, ao tomar conta dos pormenores e do “caderno de encargos”, desta acção restauradora!

Então o padre da paróquia. permite que uma extremosa paroquiana se meta a executar tal empreitada? E sem qualquer aval de gente entendida numa área tão sensível? Só pode dar para rir, descontando mesmo o prejuízo quase irreversível que a Dª Cecília provocou no fresco com a imagem de Jesus Cristo!

O resultado foi o previsivel: A snrª doente na cama a cismar e tentar compreender o que falhou na sua veia artística, e o padre a reflectir como pôde autorizar tal tarefa! E agora os efeitos tipo dominó, vão aparecendo um pouco por todo o lado! Não engrandece ninguém!

Eu penso que no tempo da Inquisição este gesto daria a fogueira sem mais delongas! E logo em Espanha, país com pergaminhos na Igreja Católica!

Disse alguém: É a crise! Se calhar é! Valha-nos Deus!

No comments: