Monday, December 24, 2012

HISTÓRIAS DE NATAL... OU NÃO.


Hoje logo pela manhã vêm-se pessoas a correr de lado para lado, preparando uma noite que se avizinha de grandes convívios e celebrações. Como seria bom se estes hábitos se evidenciassem pelo ano adentro. Em minha casa haverá a situação normal de que eu gosto, porque necessito dela (quase) todos os dias. Desde muito novo que me apercebi de que não é muito bom, este acréscimo de cumplicidades familiares, centrado apenas numa noite, dos possíveis cinquenta e dois fins de semana, dias ditos de descanso após uma semana de trabalho, (para quem tem ainda o seu trabalho ou emprego), Louvo todos aqueles que durante trezentos e sessenta e cinco dias, tentam manter os seus afetos em dia, ajudando quando é oportuno ajudar, convivendo se possivel todos os dias, aproveitando a contagem inexorável do tempo ao segundo. Não contem comigo para andar especialmente preocupado em enviar Sms, Mensagens, pré formatadas a repetir até á exaustão os votos de grande Noite de Natal e um Bom Ano Novo. Faço-o apenas alguns que comigo convivem e comunicam de janeiro a dezembro. E é assim que sinto conforto e satisfação. E relembro a todos nós, mais uma vez, não esperem por estas datas para ver, falar, cumprimentar, abraçar, todos aqueles a quem queremos bem. Só assim me sinto bem e perdoem-me se vos pareço arrogante ou presumido, mas sou assim, por educação, sem limites religiosos que algumas vezes também induzem a este comportamento da sociedade moderna. Idosos abandonados nos hospitais e que não têm para onde ir!

Outros vivendo sós, todos o ano sem uma palavra e carinho! Como acham que estas pessoas se sentirão? Eu próprio sinto a falta daqueles que já da lei da morte se libertaram, se dependesse de mim, a Imortalidade seria um facto! Mas como sabemos que o Ser Humano e a sua criação é assim como tem sido, aproveitemos então todo o tempo disponível. Porque se bem aproveitados todos estes momentos, irão ver que estas datas, não terão tanto impacto nas nossas vidas porque reforçados nos nossos sentimentos e laços familiares, e a Vida será muito mais fácil de enfrentar dia a dia, E não querendo ser pessimista, os tempos próximos não vão ser faceis para todos Nós, em grande parte, porque os Homens, estão a deixar-se ultrapassar para Valores dos séculos passados, apagando ou tentando apagar todas as conquistas, (boas) que se fizeram até aos dias de hoje, Refiro-me como é evidente às sociedade modernas, arejadas, limpa de opressão física ou espiritual! Porque para os restantes, estas datas continuam sem significado, centrados apenas em muitos casos na simples sobrevivência, do alimento necessário para que se resista e se tente viver...Simples. Mas incrivelmente verdadeiro.

É assim que eu vivo estes dias de final de ano, sempre desperto para estas facetas humanas. Podem dizer, que temos de fazer intervalos, nestas imagens menos positivas, mas a mim não me parece que me faça bem. Prefiro estar sempre disponível para estas realidades e tentar sempre, rentabilizar todo o tempo que vamos tendo neste planeta Terra, que apesar de todas as agressões de que tem sido alvo, ainda nos ensina e lembra que resiste aos Humanos e nos dá em troca momentos e coisas boas.Assim as façamos por merecer. E como diz um Amigo meu: Façam o favor de ser felizes, e...portem-se bem!

     Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

No comments: