Tuesday, March 19, 2013

QUEM ASSIM FALA NÃO É GAGO..


Leiam este extracto das palavras proferidas por Belmiro de Azevedo, ontem no Clube dos Pensadores em Gaia: (...)Belmiro de Azevedo considera que sem mão-de-obra barata "não há emprego para ninguém" e sublinha que não percebe quando dizem que não se deve ter uma economia baseada em trabalho de custo reduzido.

"A economia só pode pagar salários que tenham uma certa ligação com a produtividade" disse ontem o gestor dando, como exemplo, o sector agrícola.

"Diz-se que não se devem ter economias baseadas em mão-de-obra barata. Não sei por que não. Porque se não for a mão-de-obra barata, não há emprego para ninguém", declarou Belmiro de Azevedo durante o sétimo aniversário do Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia. (...).


Claro que Belmiro de Azevedo tem toda a razão: Em termos de Competitividade, os Salários devem estar em niveis que possam atrair Investimento, Nacional ou Estrangeiro. O problema e que el se "esqueceu" de citar é o nivel salarial dos  Quadros ditos Superiores, que nas Empresas Públicas e Privadas usufruem de modo quase escandaloso!
Porque não fala ele desta classe de Rendimentos? Sabemos todos que temos de premiar o Mérito daqueles Trabalhadores que se empenham em favor das Empresas, mas os desniveis salariais que existem nos lugares de topo são quase "pornográficos"! Mesmo atendendo ás competências que têm de ser  compensadas.
Porque não então reduzir estes, permitindo  atenuar o efeito da massa salarial na competitividade nas Empresas? Porque não falar dos casos de Catroga e Cª, que são um insulto á nossa inteligência e sensibilidade?

Incomoda, como num Clube dos Pensadores figuras como Belmiro se permitam falar, falar, e não serem contestados, recebendo os aplausos daqueles que estão da dependencia dos tais niveis salariais escandalosos! No mínimo revela uma ausência de solidariedade, para todos aqueles que desempenhando as suas funçoes com zelo, se vêm espoliados do seu posto de trabalho, fruto da dita conjuntura económica e passam grandes carências, para sustentarem as suas Familias, levando muitas vezes a actos iniquos e descontrolados!
É triste ver este espectáculo mediático, em figuras que muito deram ao País, e á sua Economia, mas que um pouco mais de cuidado no que dizem, seria bem vindo, para não ferir a sensibilidade, nestes dias amargos para muitos Portugueses que não contribuiram em nada para a dita Crise!
Porque para os outros aqueles que criminosamente delapidaram recursos que não eram seus, para esses a Justiça tarda e de que maneira se revela ineficaz e lentíssima...!

No comments: