Wednesday, April 24, 2013

25 DE ABRIL...1974


Hoje ao acompanhar a minha neta da Escola na hora de almoço, ele lembra-me que amanhã dia 25 de Abril era feriado e por isso não havia aulas. De imediato quade sem pensar, perguntei-lhe o que siginificava para ela o dia 25 de Abril, ela respondeu-me desta forma singela e sintética: "É o Dia da Liberdade"!
Então eu aproveitei, enquanto caminhávamos, para aicionar alguns detalhes mais, que lhe servirão para que entenda com mais facilidade o conteúdo desta data. Acho que percebeu.
Mas o facto quase indesmentível, é a crescente indiferença e desconhecimento sobre as motivações históricas que levaram a que em 25 de Abril de 1974, um Regime Ditatorial, Opressivo, desligado da realidade daquele tempo, dos Ventos que perpassavam pelo mundo Ocidental e Democrático,  a ânsia de libertação  dos Colonizados, pelos Colonizadores, em especial no continente Africano, e que pela sua teimosia em iniciar um processo atempado e mais inteligente, causou depois nos anos seguintes a 1974, prejuízos e sofrimentos incalculaveis a todos aqueles que por serem Portugueses Africanos, se recusaram a abndonar as suas terras, os seus projectos de vida que a maioria gente de bem, implementou durante décadas nas ditas Provincias Ultramarinas Portuguesas...

Nesse dia 25 de Abril de 1974, eu estava em Angola, envolvido na dita Guerra Colonial, mas já tendo bem presente, que uma solução política seria a única e ideal solução para todos. Pena que o regime do Estado Novo o não o tenha entendido atempadamente.
Por estas e muitas mais razões, o 25 de Abril de 1974, simbolizou o Dia da Liberdade, sem dúvida, mas não devemos nunca esquecer o alto preço que todos os portugueses e povos que viviam nos nossos territórios coloniais, pagaram por essa Liberdade!

É bom que a nossa classe Política pense nisso, que mantenha bem despertos e motivados todos os cidadãos para o que é viver em Liberdade e Democracia com Direitos e Deveres iguais para todos, sejam pobres ou ricos...

No comments: