Tuesday, August 13, 2013

OS DINOSSAUROS DA POLITICA AUTARQUICA PORTUGUESA, ANO 2013


Eles andam aí, sim os dinossauros, mas da nossa (triste) política autárquica. Elaborada uma Lei que tinha como objetivo a limitação a três mandatos consecutivos e depois teriam de se fazer á vida nas suas profissões seculares, (além de “boys” dos Partidos da nossa ilustre Democracia), eles os dinossauros, (raça potencialmente perigosa), foram descobrir no “espírito” da Lei, que afinal de contas podiam transferir-se, tal e qual as nossa vedetas do futebol, para outro clube, perdão, para outras autarquias, mesmo que fosse ali mesmo ao lado da qual saem…

Leiam um extrato da Lei;

 (…) Em concreto, está em cima da mesa a questão de saber se (i.) a limitação aí preceituada se aplica à função em si (independentemente de qualquer consideração de índole territorial) ou (ii.) se, ao invés, essa mesma limitação se aplica unicamente a uma determinada área geográfica, onde o autarca visado exerceu funções., (…)

Estão a ver?

Os dinossauros acabaram por descobrir essa possibilidade milagrosa de se perpetuarem no poder autárquico, até ficarem senis. Ou por má sorte, (deles) morrerem de qualquer mal ruim!

Não reconhecem a sensatez de se retirarem e dar a oportunidade a outros de mostrarem as suas capacidades, como se eles fossem insubstituíveis! Como diz o sábio Povo, “De insubstituíveis estão os cemitérios cheios!”

Não conseguem vislumbrar a vergonha que é nomear elementos que estão na cadeia por roubarem o Estado e inscrevê-los nas suas listas para novos mandatos! Esta classe de políticos estão a desbaratar todo o crédito que granjearam nestes quarenta anos de Democracia de Abril

Não dão espaço às novas gerações, quase que a dizerem que estes não são inteligentes nem sabem gerir o que quer que seja!


Metem-me pena estas personalidades que teimosamente, tal e qual meninos mimados, se recusam a ser sensatos, a verem o óbvio e substanciarem com a Ética a sua passagem pela política!

Tenham juízo senhores…dinossauros!

No comments: