Monday, April 13, 2009

FALAR O "BOM PORTUGUÊS"...

A língua(falada!), portuguêsa presta-se a fonias que são uma delícia quando escutadas ao vivo, sem censura, e que fazem parte do dia a dia das nossas gentes menos letradas ...
Leiam em alta voz todos os significados destas expressões bem enraízadas cá pelas nossas bandas de norte a sul do país! É delirante e o que é mais curioso é que é verdade! Palavra!

Alevantar:
O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.
Aspergic:
Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
Assentar:
O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.
Capom :
Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!
Destrocar:
Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
Disvorciada :
Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.
É assim...
Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.
Entropeçar:
Tropeçar duas vezes seguidas.
Êros :
Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.
Falastes, dissestes...
Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele falou, TU FALASTES.
Fracturação:
O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.
Inclusiver:
Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira. Também existe a variante 'Inclusivel'.
Númaro:
Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso.
=============================////////////===========================.
FIM DA 1ª PARTE. (ou seja, falta a 2ª parte que vem já a seguir, eh, eh!).
E sorriam!

P.S. Conceitos tirados de um "mail" que me enviou a minha Amiga Raquel Sousa. Apenas uns pequenos "arranjos" cá do rapaz!

No comments: