Thursday, August 20, 2009

A HISTÓRIA NÃO SE REPETE...OU AS FRASES ESCUSADAS...


Certas personagens quando entrevistadas sobre a história das suas vidas e de como poderiam ser diferentes, caem na tentação fácil de dizerem aquilo que não deveriam neste contexto actual. Vem isto a propósito das palavras de João Gil, músico e compositor, que sobre os seus actos políticos diz" Se o 25 de Abril não tivesse acontecido ia para a guerra(colonial).Já tinha decidido que não ia desertar.Queria acabar a guerra por dentro.Tínhamos planos para fazer estragos dentro da nossa tropa"

Se há temas que me são sensíveis são os que dizem respeito á guerra colonial em todas as suas vertentes.Por lá passei em Angola (1972/74), o 25 de Abril lá foi visto como um acaso da História mas executado com sentido trapalhão para todos os que lá estavam a viver...

É fácil falar depois de mais de 30 anos sobre o que poderia ter sido e não foi! Eu acho é que as pessoas antes de falarem era melhor estar calados, quando é para dizer ideais destes!

Uma coisa eu lhe garanto: se estivesse na minha Companhia, vivendo o dia a dia que eu e muitos outros lá passamos não iria ter muito êxito em tentar fazer estragos dentro da nossa tropa! Isso eu lhe garanto! A não ser que se passasse para o outro lado!

Um conselho: Nas nossas biografias de vida há situações que é melhor não lhes darmos a importância que elas não tiveram, quanto mais não seja por respeito por outros que tomaram e tiveram opções diferentes...entende João Gil?

No comments: