Wednesday, August 01, 2012

OS PORTUGUESES E OS SEUS ATLETAS NOS JOGOS OLIMPICOS DE LONDRES 2012…



Não é nada que me surpreenda, mas de cada vez que as competições internacionais se iniciam, lá ouvimos os “especialistas” das área desportiva a elevar os níveis de objetivos para patamares a meu ver irrealistas! Esta mania de querermos ser sempre os primeiros, os melhores seja em que competição estivermos!

Um País com 10 milhões de habitantes, com limitações económicas e de infraestruturas que sabemos insuficientes, obstáculos de todo o género para que na área do Desporto, profissional ou não, queremos e afirmamos sempre almejar o primeiro lugar! Seja em que modalidade seja!

E neste caso atual dos Jogos Olímpicos, de cada vez que um atleta português não fique nos primeiros lugares, passa de bestial a besta! Chega a ser vergonhoso o modo como “culpamos” os atletas de não conseguirem melhores resultados!


Claro que todos nós gostaríamos de ficar nos melhores lugares nas competições, mas ninguém se recorda do Ideal Olímpico, ou seja, o ideal é Competir e só depois Ganhar? Será que um(a) atleta não merece o nosso respeito por todo o seu esforço? Renegam-se todo o trabalho que dia a dia efetuam nos seus treinos e provas?

Porquê esta mania de querermos ser sempre os primeiros em tudo? E com recursos que sabemos insuficientes na maioria dos casos e modalidades?

Basta de este constante julgamento “popular” dos nossos atletas! É de bradar aos céus! Aceitemos com o devido fair play os resultados e respeitemos os intervenientes! Para estes já basta o seu próprio “castigo” da derrota, com justeza ou não.






Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        

No comments: