Monday, June 10, 2013

DIA DE PORTUGAL JUNHO 2013


Este dia simbólico que nós Portugueses (todos), tem “nuance” muito particulares que nos evidenciam o que têm sido os nossos dias. Um exemplo prático e vivo: Estou no café habitual nesta manhã e nas mesas contíguas, mais ou menos as mesmas pessoas que tal como eu, habitualmente frequentam este espaço. Com a atenção desperta enquanto leio as novas no meu jornal, consigo escutar na mesa ao lado três cavalheirosa discutirem entre si os segredos dos bastidores do futebol, sportinguistas que vão, zurzindo como é óbvio no reinado azul, não escondendo as suas mágoas por tempo tão minguados de vitórias no reino leoninos.

A dona do café anda a fazer um peditório mesa a mesa, para uma instituição social qualquer, como sempre digo-lhe que não contribuo e ela me diz “amigos como sempre", sem dúvida, eu só contribuo voluntariamente para “cenas” em que acredito.

Na TV vai passando o discurso em direto do presidente Cavaco, (pensei noutro nome que lhe deram) com ar não folião mas sério, cansado, como quem está a fazer um frete, dissertando apenas com algum denodo na sua área preferida da Economia, no que o País tem feito e no que tem de fazer, não se vê o brilho nos olhos que os portugueses tanto gostariam de ver de se inspirarem.

Um dia a sério, porque não vale a pena lamentos, pedimos apenas que nos seja permitida viver em Liberdade se possível sem os opressores por perto ou pelo menos sem os conseguirmos descortinar, quanto mais não seja, neste dia simbólico!

Costuma dizer-se que a Liberdade e a Democracia têm um preço. E os portugueses estão cada vez mais sensíveis a esta premissa! Olá se estamos!

Viva Portugal!

No comments: