Friday, September 29, 2006

AS ESQUADRAS E QUARTEIS DA NOSSA VERGONHA…

AS ESQUADRAS E QUARTEIS DA NOSSA VERGONHA…
O relato da acção da população de Lanheses-Viana do Castelo, que perante a possibilidade de ser desactivado o posto da GNR, devido ao estado de degradação do edifício onde estavam as citadas forças policiais, meteram mãos à obra e recuperaram – no com o trabalho voluntário das pessoas das mais diferentes condições e profissões de Lanheses, dando assim uma bofetada de luva branca ao Ministério da Administração Interna, que é responsável pelas condições de habitabilidade e funcionalidade destas instalações policiais.
A mão-de-obra, que esteve a cargo de advogados, professores, pintores e carpinteiros, além de pessoas de diversas outras profissões, foi gratuita, mas nos materiais a autarquia terá dispendido perto de nove mil euros, verba devida a fornecedores e, para a qual, reclama por apoios. "Não temos dinheiro. Herdámos uma dívida de 160 mil euros mas acreditamos que alguém ajudar-nos-á a pagar o montante devido pelo trabalho com vista à manutenção da GNR na freguesia", asseverou o presidente da autarquia de Lanheses o snr Ezequiel Vale.
Manifestando-se "agradado" com as futuras instalações, o comandante do Grupo Territorial da GNR de Viana do Castelo, tenente-coronel Eduardo Branco, indicou que a mudança para o futuro posto deverá ocorrer no próximo mês, após a transferência do mobiliário e restante material. No posto prestam serviço uma dezena de elementos.
E mais, sete dos elementos da GNR, estão ocupados com funções administrativas dentro do posto, perturbando e impedindo um bom e melhor serviço no exterior que é onde deviam estar nas suas acções de vigilância e assegurando a ordem pública de pessoas e bens!
Pergunto eu na minha ingenuidade: Então não seria uma boa opção para funcionários da Administração Pública que estejam nos ditos supranumerários, assegurarem estes mesmos serviços de índole puramente administrativa (depois de formados e ajustados ao tipo de trabalho) e deixando livres os agentes para as verdadeiras funções para que foram recrutados!
Pergunto ainda, como é possível, os sucessivos governos terem deixado chegar a este ponto de degradação muitas das esquadras e postos das nossas forças de segurança, já não falando de outros equipamentos que impedem um bom desempenho aos agentes (armamento e condições de logística obsoletos?)
As pessoas de Lanheses mostraram como se devia fazer, e merecem o nosso aplauso, mas apenas como atitude reivindicativa e para alertar as nossas autoridades que têm a responsabilidade para executar estas acções e assegurar o mínimo de qualidade e dignidade ao desempenho destas tão importantes funções.

No comments: