Tuesday, October 24, 2006

Telemóvel pode causar esterilidade em homens, revela estudo

O uso de telemóveis pode prejudicar a produção de espermatozóides e causar esterilidade, segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos EUA, publicado hoje na imprensa britânica.
As ondas emitidas pelos telemóveis podem diminuir a quantidade, mobilidade e qualidade do esperma em quase 50%. Numa situação extrema os homens podem ficar estéreis, refere o estudo do centro de Cleveland, em Ohio. Os cientistas examinaram o esperma de 364 homens com problemas de fertilidade, tendo constatado que aqueles que mais usavam o telemóvel (mais de quatro horas por dia) tinham menor quantidade de esperma, 50 milhões por mililitro.
A quantidade era maior (86 milhões por mililitro) e saudável entre os que não utilizavam o telemóvel. O estudo foi realizado em Mumbai, na Índia, onde os telemóveis não são utilizados por todos os grupos sociais.
«As pessoas utilizam os telemóveis sem pensar nas consequências. Estes equipamentos podem ter um efeito devastador na fertilidade. Ainda tem que ser provado, mas pode ter um grande impacto, porque hoje fazem parte das nossas vidas», sublinhou Agarwal. Segundo o estudo, alguns dos homens que mais utilizavam o telemóvel tinham uma quantidade de esperma abaixo de 20 milhões por mililitro, limite que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define para a infertilidade. O trabalho foi apresentado na segunda-feira à Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva em Nova Orleães, suscitando novas preocupações sobre a segurança dos telemóveis, diz hoje o jornal britânico The Independent.
Não devemos subestimar os estudos, sobre estas consequências, mas na verdade o que poderemos rectificar, quando nos dias de hoje, a comunicação é um hábito muito enraizado na grande maioria das pessoas?
Também já é tempo de recebermos boas notícias, que diabo! Teremos que regressar à idade da pedra?

1 comment:

Ahlka said...

Ei-lá.. Há novo visual por aqui! ;)
Não te preocupes muito com esses estudos.
Normalmente não passam de isso mesmo 'estudos' em que o objectivo final é conhecido à partida, viciando assim, mesmo sem querer, os resultados :)