Tuesday, January 15, 2008

EU QUERO ACREDITAR! Parte 2

Eu tinha dito há dias que gostava de acreditar que a partir de 1 de Janeiro a nova lei do tabaco proibindo o hábito de fumar em ambientes fechados, seria “furado” das mais diversas maneiras e a lei não seria assim aplicada com o propósito (nobre, digo eu) que se pretende!
Mas para minha surpresa e satisfação estão a correr de maneira excelente as mudanças de hábitos para os fumadores e principalmente as consequências deste hábito para os fumadores passivos, como eu!
Vou ao meu café habitual e já não tenho de estar sempre a ver quando tenho de sair porque não conseguia resistir por muito tempo a ambientes saturados do fumo dos cigarros… nos centros comerciais já se pode andar com se ao ar livre fosse!
Eu até acredito que os fumadores não se apercebam destas mudanças ambientais, porque perderam ao longo dos seus anos de “vício” os outros odores…mas é fantástica a diferença para melhor!
Que continuam a chorar alguns dos nossos defensores deste nobre vício na área da comunicação social, não me surpreende, mas há um que me decepciona! Miguel Sousa Tavares, porque lhe reconheço uma forte personalidade e de grande gabarito. Como jornalista e escritor… só lhe perdoo em parte porque é um dos meus (Dragão dos 4 costados) comentadores preferidos, mas não tem razão quando alega que o incomoda mais num restaurante, por exemplo, uma criança a chorar!
Eu digo apenas estas palavras: Os nossos vícios privados não devem ser razão de afectação de terceiros, Esta ideia entronca perfeitamente no conceito da Democracia, ou não será assim?

3 comments:

Maria Manuela said...

Pudera

As multas são altíssimas... e infelizmente o "tuga" só vai lá quando lhe ameaçam ir ao bolso!

Gostei do blog.

NiNa said...

Concordo com esta lei e só tenho pena que tenha tardado tanto. Só traz beneficios de saude, para os nao fumadores e, inclusive, para os próprios fumadores. E como tu tb já notei a diferença em certos espaços fechados..respira-se muito melhor mas qdo se sai do centro comercial é preciso suster a respiração para não levar com a névoa de fumo lol

Migas said...

Viva Jota! "B"oltei! E aqui está um tema que eu felizmente pude constatar ainda aí! Respeito o fumador mas estou completamente de acordo com esta nova lei! Lembro-me de umas férias em Londres e de me perder uma tarde inteirinha, num café mesmo em frente ao Hotel Ritz e de, já na altura, apercerber-me o quanto era bom uma tarde passada num café sem fumo! Temos de nos comparar aos melhores, não é? Saímos todos a ganhar! :o)

Beijo