Monday, June 02, 2008

SIRESP Á PORTUGUESA!!!!!!

Estado gastou 485 milhões em rede de comunicações que valia um quinto.
Almiro de Oliveira, presidente do grupo de trabalho que criou o SIRESP, quebra silêncio, fala em negócio escandaloso e estranha não ter sido ouvido no inquérito à adjudicação do sistema.
Líder do grupo de trabalho que idealizou sistema de comunicações do Estado decidiu quebrar o silêncio e fala de negócio escandaloso O Estado está a pagar por uma rede de comunicações do Ministério da Administração Interna um total de 485,5 milhões de euros, cinco vezes mais do que poderia ter gasto se tivesse optado por outro modelo técnico e financeiro. A conclusão vem num relatório escrito em Maio de 2001 pelo primeiro grupo de trabalho que estudou a estrutura desta rede de comunicações e a baptizou de Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Este sistema permitirá aos elementos das várias forças de segurança, dos serviços de informação, da emergência médica e da protecção civil comunicarem entre si.O presidente desse grupo de trabalho, Almiro de Oliveira - um especialista em sistemas e tecnologias da informação com mais de 30 anos de docência universitária , não consegue encontrar justificação para a discrepância de números, até porque o equipamento que foi adjudicado tem quase as mesmas funcionalidades do que aquele que idealizou.
"No nosso relatório prevíamos um investimento inicial entre 100 e 150 milhões de euros. A isso acrescentávamos dez por cento por ano, que corresponderia ao custo de exploração", precisa o professor universitário, que recorda que hoje, face à desvalorização da tecnologia, os valores do investimento inicial rondarão entre 70 e 105 milhões de euros. Quanto aos dez por cento de custos de exploração, Almiro de Oliveira sustenta que estes não estariam sempre a somar ao investimento inicial. "Dever de cidadania" foi a razão apontada para a denúncia deste projecto!
Este é parte de um artigo publicado hoje no jornal "O PÚBLICO"!
Palavra que fico na expectativa de novos desenvolvimentos deste processo!
Gostaria de ver tudo isto deslindado e em pratos limpos!
A ver vamos!

No comments: