Thursday, December 03, 2009

ILITERACIAS...pois!


Cena num hipermercado:

O repórter pergunta á senhora á sua frente: Então sabe o que é a gripe A? A gripe A, espanta-se a senhora! Pois então não havia de saber! É essa “doença que para aí anda… dá na televisão! Ai sim responde o repórter, então porque não pôs o braço á frente do nariz quando espirrou há momentos para cima de todos?
Quem eu? Nem dei “fé”! E diga-me o senhor para onde eu haveria de espirrar senão para o ar? Pois, -diz o repórter, a senhora não sabe os procedimentos que os Centros de saúde dizem para se fazer em ocasiões como esta, devido ao perigo de contágio…
Procedi.. o quê?
Ó senhor deixe-se lá disso e meta-se na sua vida! Queres ver este agora a implicar comigo! Ora essa!
Pois, -vai saindo de fininho o repórter e a pensar na taxa de iliteracia dos portugueses: um, em cada cinco dos portugueses, não sabe interpretar um texto… ah “portugas” agora é que vai ser! E esta área a menina dos olhos do nosso 1º…mestrados antes das licenciaturas… e sabiam Amigos, que nos segredos dos deuses, o nosso ministério da Educação se prepara para extinguir o Ensino Recorrente Nocturno, (é demasiado caro dizem eles), para quem não se recorda este é o ensino nocturno de sempre que deu grandes homens á Nação. Por outras palavras, (a “antiga escola da noite!)! Pois é os cursos que agora estão na “berra”, é que dão estatísticas! Paixões…”assolapadas”!
Estou mesmo com vontade de espirrar para cima de alguém! Qual lenço qual carapuça!
P.S. Este texto é imaginário!Qualquer semelhança com a realidade é apenas coincidência! Ah, é verdade, o P.S. não quer dizer Partido Socialista, está bem? Pois, é só á cautela que o refiro...

No comments: