Tuesday, November 01, 2011

A REVISÃO CURRICULAR- VERSÃO NUNO CRATO… AGORA NAS NOVAS TECNOLOGIAS!

Entre ajustes económicos nestes tempos difíceis, alguns seriam aceitáveis, se plenamente justificados, mas no que respeita a algumas disciplinas, já há que ter algum cuidado nas suas revisões! Dou o exemplo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que segundo Nuno Crato é dispensável no 9º Ano do Ensino Secundário e que pelos vistos se fundamenta, nos “profundos “conhecimentos de que hoje a juventude tem no uso das novas tecnologias de comunicação e informação (versus “redes Sociais, Messenger, Facebooks, entre outros,),desde muito cedo! Isto seria ridículo se não fosse muito sério!



As competências dos mais jovens não têm nada a ver com o seu precoce contacto com o mundo tecnológico que agora vivemos! Têm a ver com os fundamentos dos ensinos que tidos como básicos e elementares os ajudarão na otimização na sua desenvoltura com estas novas ferramentas! Porque são imprescindíveis sem dúvida! Mas nunca em nome de um racionalismo económico que tudo leva a á frente, se visto apenas em função dos números! Poupar sim, mas não de forma cega e sem comprovação!


Abrir e tratar documentos tão simples como o Word, o Excel, O Access, entre outros, não se aprendem sozinhos e de forma aleatória! É necessário método e organização! Que esta disciplina TIC, proporciona!




Querem poupanças válidas? Apostem na Escola Pública, deixando as Escolas Privadas lutarem pelas suas vidas! Os Privados tais como outras Empresas devem sustentarem-se a si próprias e se houver mercado para elas! Agora sempre á cata de subsídios dos Estado é que não! Quem puder pagar e quiser, pois então que vão! Mas a essência de uma Nação vê-se na igualdade de oportunidades na sua Educação! Não pela sua capacidade de pagar em dinheiro a sua frequência!


Senhor Ministro da Educação, Nuno Crato, pense bem, antes de querer mostrar serviço de poupanças, que mais tarde nos vão levar a gastar muito mais!


E porque ainda pode mostrar serviço, se tiver bons conselheiros e puder por si, melhorar o que está a funcionar bem! Em equipa que ganha, não se mexe! Ideia do desporto mas que servirá para reflexões mais sustentadas para as suas decisões! Ou será que fará omeletas sem ovos?


Duvido!






No comments: