Wednesday, April 30, 2008

GUERRAS ESCONDIDAS...NO KOSOVO!

Raul Cunha considera que o investimento europeu podia ter sido mais bem canalizado, por exemplo para a construção de uma terceira central eléctrica ...
O processo de entrada da missão da União Europeia (UE) no Kosovo está a causar o "descrédito completo" das Nações Unidas, única organização internacional cuja presença no território está sustentada numa resolução do Conselho de Segurança.
Esta é a opinião do major-general Raul Cunha, alto-funcionário da ONU no país que proclamou unilateralmente a independência.
Mas Raul Cunha diz mais sobre a presença da UE no Kosovo. "De um investimento de 4000 milhões de euros, desde 1999, 80 por cento foram gastos em formação e consultoria", precisa. Nenhum problema, não fossem estes 3250 milhões voltarem "à base", "porque os consultores são sobretudo ingleses, e alemães e austríacos em menor escala". A UE "paga como um todo mas há dois ou três países que estão a ter lucro", acusa."Podia ter-se gasto noutros sítios, Na construção da terceira central eléctrica. Passados nove anos continuamos a ter cortes de luz", exemplifica. "Não se criou indústria, não há nada em termos de estrutura produtiva, a agricultura está pela hora da morte, este país não pode viver de serviços e comércio", acrescenta."É evidente que há coisas boas, o serviço de alfândegas é do melhor que há e o orçamento do Governo do Kosovo vive do que colecta nas fronteiras. Foi um investimento de sucesso", reconhece.
O gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, disse não ter comentários a fazer às declarações do major--general.
É por estas e por outras que eu acho que Portugal deve analisar sempre com muita ponderação o envio de tropas para estes cenários de guerra! É certo que temos de cooperar, porque fazemos parte da União Europeia, mas devemos denunciar estes casos que parecem mostrar que alguém se anda a aproveitar destes mesmos conflitos eternizando-os no tempo e não será por vontades Democráticas!
Este major-General Raul Cunha, mexeu no "vespeiro"! Estou curioso por ver se as "abelhas" saem cá para fora e o vão tentar "picar" com algumas "ferroadas"!!!

No comments: