Saturday, April 05, 2008

OS MAIS VELHOS...

OS NOSSOS MAIS VELHOS…
Lutamos para garantir que teremos direitos quando formos velhos, mas esquecemos facilmente os direitos dos velhos de agora. E, se não somos capazes de dar dignidade aos velhos que nos permitiram ser quem somos, não somos nós dignos de sonhar com uma velhice feliz.Estamos a construir uma sociedade tão injusta que chega a ver como obstáculos gente feita de experiência e saber. Viciados no consumo, a olhar para o nosso próprio umbigo, temos medo de olhar para aquilo que um dia também nós vamos ser.Porque somos assim, as estatísticas mostram que crescem sem parar as queixas dos idosos contra os insultos que lhes dirigem e as agressões de que são vítimas. E, porque somos seres humanos, não devíamos sequer aceitar uma só dessas agressões. Lutamos para garantir que teremos direitos quando formos velhos, mas esquecemos facilmente os direitos dos velhos de agora. E, se não somos capazes de dar dignidade aos velhos que nos permitiram ser quem somos, não somos nós dignos de sonhar com uma velhice feliz.Não é uma pieguice pegada parar para pensar numa parte deste país que acha que não há lugar para os velhos. É, aliás, parando que somos capazes de perceber como precisamos de lutar para ter uma sociedade mais justa. Não depende de governos, não depende de políticas, depende de cada um de nós.Ser velho neste país de velhos pobres é ainda mais difícil. Vivem com pouco e pedem pouco e bom seria que não lhes atrapalhássemos ainda mais a vida. Temos de ser mais solidários, encontrar minutos da nossa vida que ajudem a acabar com a solidão. Encontrar poupanças na nossa riqueza que ajudem a acabar com a fome.
Sejamos claros. O país faz-se com todas as gerações, solidariamente, dando hoje o que vamos querer amanhã. A culpa não é dos governos, a causa não são as políticas. Se não somos capazes de respeitar quem já não se pode defender, não seremos capazes de merecer os afectos que nos chegarão dos mais novos que nós próprios. Eu já decidi o meu voto Este país também é para velhos
.”

Este extracto de um artigo publicado no JN pelo jornalista Francisco Providência, retrata infelizmente uma situação que não é nova mas apenas recorrente! Não se respeitam os mais velhos neste nosso Portugal das contradições! Isso vê-se no dia-a-dia em muitas imagens! São encarados como um estorvo! Penso que ainda estamos em tempo de invertermos esta tendência e recuperar os valores correctos entre gerações! Lutar pela melhoria das suas condições de vida na altura que eles mais precisam, essa mudança faz-se desde os nossos pequenos, mostrando-lhes a parte positiva das histórias de Vida dos mais velhos! Acarinhando e não segregando! Tolerando e não impondo modos desajustados às suas fragilidades!
Para que pelo menos as suas vidas façam algum sentido mesmo que com alguns sacrifícios dos nossos ócios e prazeres. E que nós tenhamos também no futuro o mesmo tratamento! Ou não será assim?

No comments: