Friday, April 25, 2008

TROPA DE ELITE! Um filme que deve ser visto...


"Tropa de Elite", o filme brasileiro que retrata a corrupção policial e a actividade do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), grupo policial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que actua em situações críticas ou em missões especiais, ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
O que vemos acontece de verdade no Brasil, é triste mas é um facto”, disse o director do filme, José Padilha, citado pela AFP.O Presidente da República do Brasil, Lula da Silva, também comentou o facto da longa-metragem brasileira ter ganho o maior prémio do festival, destacando o facto de esta ser uma forma de “projectar um pouco mais o Brasil, os problemas do Brasil, mas também as eficiências”.
A longa-metragem de José Padilha foi baseada no livro "Elite da Tropa", escrito por dois antigos elementos do BOPE, André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares, e conta a história de um coronel do BOPE (interpretado por Wagner Moura) que procura alguém para o substituir e que tem a missão de assegurar a estabilidade e clima de paz na favela, na altura da visita do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, em 1997
O BRASIL PARA MIM, É UM PAÍS QUE TEM TODAS AS POTENCIALIDADES PARA ALCANÇAR UM PATAMAR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÓMICO!
NO ENTANTO TENHO DE RECONHECER QUE LIDA COM GRANDES PROBLEMAS RELACIONADOS COM A SEGURANÇA DOS CIDADÃOS NAS GRANDES CIDADES E POR ISSO TEM DE POSSUIR OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE PODER CONFRONTAR COM UM PODER PARALELO QUE A CRIMINALIDADE E AS SUA MAFIAS TÊM E QUE COMPARADAS COM PORTUGAL, ATÉ ME CAUSA ARREPIOS, QUANDO VEJO A OPINIÃO PÚBLICA DIZER QUE HÁ UM CLIMA DE INSEGURANÇA, QUANDO OCORREM MEIA DÚZIA DE CASOS DE VIOLÊNCIA URBANA!
VI O FILME DE JOSÉ PADILHA E FIQUEI COM A CERTEZA DE QUE NO MEIO DA SELVA DO QUE É A CRIMINALIDADE DOS NOSSOS DIAS, CONTINUAM A EXISTIR MENTES QUE ACREDITAM NA JUSTIÇA E PROTECÇÃO DAQUELES QUE TENTAM LEVAR UMA VIDA DENTRO DAS BOAS REGRAS SOCIAIS!
POR TODAS ESTAS RAZÕES, CONSIDERO UM POUCO HIPÓCRITAS AS OPINIÕES DE CERTOS SECTORES POLÍTICOS DE ESQUERDA QUE SE MANIFESTARAM CONTRA A IDA DE ELEMENTOS DA NOSSA POLÍCIA (GOP) PARA O BRASIL E ASSIM NO TERRENO DAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO, ACOMPANHAREM ESTA REALIDADE JUNTAMENTE COM OS BOPE E PODEREM ASSIM ESTAR AINDA MELHOR PREPARADOS PARA O COMBATE A TODOS AQUELES QUE ESCOLHEM O CRIME COMO MODO DE VIDA!

2 comments:

Anonymous said...

Oi, Jorge!
Legal o seu blog!
Este filme é muito bom, apesar de tratar de um tema desconfortável para os brasileiros. Infelizmente, o poder público no Brasil perdeu o controle sobre a criminalidade em São Paulo e especialmente, no Rio de Janeiro.
Eu mesma já fui assaltada com metralhadoras, o que me serviu como um pontapé para viver no exterior. Amo o meu país, mas tenho muito medo de viver lá novamente.
Quanto à polícia portuguesa treinar no Brasil, acho uma grande vantagem. A polícia brasileira dispõe de tecnologia de ponta e os profissionais das forças de elite são muito bem treinados. E há situações que graças a Deus vocês ainda não enfrentam em Portugal. Treinar no Brasil é uma grande escola, pois os profissionais portugueses estarão sempre preparados para resolver qualquer coisa.
É uma pena que no Brasil haja tanta corrupção e desleixo das autoridades em relação à segurança, pois nem só de crescimento econômico deve viver um país. Mas um dia, quem sabe, nós escolhemos melhores governantes e a coisa vai pra frente.
Um abraço.

Menina de Angola said...

Oi Jorge, obrigada pela visita. Luanda realmente está uma bagunça, mas por todos os lados vemos esforços para reconstuí-la.

Engraçado como um filme pode gerar tanta discução e ao mesmo tempo depsertar interpretações tão diferentes. Tropa de Elite é uma crítica ao sistema criminal e policial e não um apoio aos métodos de tortura e corrupção que tantas vezes nos vemos correndo solto.

um abraço