Thursday, April 03, 2008

LUANDA...2008

LUANDA
Em Luanda, José Eduardo Agualusa está a ser crucificado pela imprensa oficial, por ter declarado que Agostinho Neto foi, de facto, um poeta medíocre. Os ataques invocam a defesa da honra, da pátria e da independência nacional, como se os versos do ex-presidente tivessem descido do Olimpo. Só lhe falta a publicação por decreto.
Na verdade, o que falta ás gentes pensantes de Angola, é de saberem (ou tentarem), conviver com as opiniões uns dos outros sem sofismas e traumas!
É através da discussão dos diferentes pontos de vista que as coisas melhoram!
E temos de convir que já vai sendo tempo de olharmos o futuro bem de frente!

3 comments:

Menina do Rio said...

As pessoas entendem o termo "mediocridade" como sendo jocoso ou até depreciativo; quando na verdade é um adjetivo á médio, mediano... Não conheço a história. Mas como dissestes: é através dos diferentes olhares que nos entendemos.

Um beijo

Clara said...

É verdade, o Agualusa está a ser triturado. É o preço a pagar por ter adjectivado o "poeta maior" de medíocre. Ao contrário da maioria dos angolanos, não vejo o Agostinho Neto como o supra sumo da poesia angolana. Mas como foi o primeiro presidente e como fez parte da luta pela independência, a malta acha que a imagem dele não deve ser beliscada.
Tenho a certeza que existem poetas bem mais interessantes do que Neto. Concordo plenamente com o Agualusa e contigo!
Bjks

P.S.- vou de férias em Maio se tdo der certo. Porquê?

jotaeme said...

OLá Clara!Gostei da tua resposta porque a essência daquilo que eu penso está lá! E não é por ser um pensamento comum,não, é porque me parecem pontos de vista positivos, para mentes arejadas!
Eu perguntei pelas tuas férias. ao ler o teu blog e quando te questionavas de que as férias nunca mais chegam!!
Se vieres por Portugal, terei todo o gosto em que me contactes, se assim tiveres oportunidade!
Fica bem!
Jorge madureira