Saturday, November 24, 2007

POR TERRAS ANGOLANAS-A MINHA ESTADIA EM TOMBUA(EX-PORTO ALEXANDRE) 4ª ETAPA.











A apresentação da família da minha amiga, na sua casa, fez-me questionar a minha ignorância acerca do convívio com pessoas de raça negra! Senti vergonha de mim mesmo; o irmão mais novo mostrou-me os seus trabalhos escolares e partilhou comigo os seus planos para o futuro. Acho que aí começou a sério o meu amadurecimento como pessoa!A minha amiga, não tinha alojamento para mim, mas uma outra família conhecida dela prontificou-se a hospedar-me por aqueles dias. Eram pessoas com origem no Algarve (Pinheiro Marim) embora todos os 4 filhos (1 rapaz e 3 raparigas) tivessem nascido já em Angola.
De todo estas experiências com estas duas famílias, aprendi coisas muito interessantes e apreciei a comida local tendo o peixe quase sempre presente! O pirão, a muamba de peixe…Convém lembrar que Tombua (ex-Porto Alexandre era uma pequena cidade dedicada em exclusivo á pesca e tratamento de peixe.
Um pormenor curioso que nunca mais esqueci, eram as quantidades enormes de moscas que pairavam por toda a cidade! Era incrível! Consequência da indústria local! Fomos ao cinema local ver um filme de que não lembro o nome, assisti a um sábado de fados (o pai algarvio era um cantador de fados!)!
Enfim, após 3 dias de grandes convívios aprendi a ser uma pessoa mais tolerante e conhecedora das gentes angolanas. O meu objectivo foi conseguido e fiquei grato para sempre a todas aquelas pessoas que por lá conheci! Cheguei a ver gentes de Matosinhos, que lá faziam a sua vida profissional ligadas como é evidente á indústria pesqueira1
Chegando a hora de voltar a Luanda, a minha amiga veio acompanhar-me até Namibe (ex-Moçâmedes) viajamos numa pick up de um comerciante local e conhecido da sua família levando a gentileza e fidalguia a limites que eu não tive coragem de ultrapassar por gratidão e uma Amizade sincera para todo os sempre e sabendo que seria difícil tornar a encontramo-nos (como aconteceu de verdade)!
Mas onde quer que estejam todas estas pessoas ficaram Amigos para sempre!
Já na cidade de Namibe, ao fim do desse mesmo dia, tornei a apanhar o comboio de mercadorias, agora no sentido da cidade do Lubango (ex-Sá da Bandeira), viajando durante toda a noite o que eu aproveitaria para dormir um pouco, da mesma maneira como na vinda! Já sentia aquela terra angolana de uma maneira mais intensa! Era já um angolano de coração….
(continua)

7 comments:

Silvia Madureira said...

Que bonito!
É sempre muito importante o convívio com outras culturas porque nos faz criar pontos de vista diferentes. Eu quando fui dar aulas para o Algrave gostei daquela atitude descontraída que eles têm e o povo Nortenho não tem. Mas...tive que voltar...até porque estou tão distante e tenho que olhar às questões financeiras.

Pena ...quando estamos bem ...ter que voltar. Sofre-se nesses minutos...

um abraço

jotaeme said...

Sílvia: è deste modo que se aprende! Admitindo sempre a possibilidade de novas coisas!E ter a humildade de o reconhecer...
Beijinho
Jorge madureira

Migas said...

Viva Jorge!

Vi o seu comentário no blogue do meu colega Barradas e fiquei curiosa! Vim cá espreitar e eis que encontro aqui também algumas conversas sobre Angola! Gostei de ler e ver as imagens deste primeiro post e já vi que tem mais qualquer coisa! Vou voltar com mais tempo para poder descobrir a sua experiência, aqui por terras Angolanas! Também cá estou, também tenho um blogue onde de vez em quando falo de pequenas curiosidades angolanas mas, o conteúdo é bem diferente. Passe por lá se quiser recordar como se faz a moamba de galinha ou o pirão (funge) de que fala neste post!

Um abraço Mangolé!

jotaeme said...

MIgas: A tua visita além da boa surpresa, alegrou-me de uma maneira especial, porque consegues descodificar aquilo que escrevo, sempre no sentido útil e inteligente!Aparece sempre que quiseres!
Abraço Mangolé para ti!
Jorge madureira

Anonymous said...

Belas imagens, belo texto:)))
Parabéns!
Beijo continuado
(*)

Menina do Rio said...

Um bom intercâmbio! Nada como conhecer novas culturas, pois assim aprendemos sempre.

Um beijo pra ti

Anonymous said...

3º Encontro de Alexandrenses (ex:Porto Alexandre=Tombua)
Póvoa de Varzim,2 Maio de 2009
inscrições kimbarespovoa2009.blogspot.com
Paulo Maranhão