Wednesday, May 07, 2008

AS MINHAS LEITURAS...


Acabei de ler o livro de TIAGO REBELO. com o título, O ÚLTIMO ANO EM LUANDA, um testemunho bem claro do que foram aqueles dias de incertezas após a revolução do 25 de Abril de 1974 e as suas consequências quase imediatas na resolução dos conflitos armados , neste caso particular em ANGOLA!

É curioso, porque naqueles dias estave eu precisamente em Angola, fazendo parte de uma companhia militarque defendia a "soberania" da então colónia portuguesa e pude ser assim testemunha e poder comparar este relato com a minha visão das coisas. Porque para todos os que lá passaram e viveram as suas vidas, este livro traça, a meu ver, um relato muito fidedigno de como as coisas se passavam na época, 1974/1975, recomendo vivamente a leitura a todos aqueles que se interessam por esta problemática e por Angola, país que atravessa finalmente um caminho firme para a sua afirmação e redenção de erros passados, num contexto mundial mais de acordo com os valores pelos quais todos lutamos, baseados na promoção do ser humano, num ambiente democrático, e onde valha a pena viver, para os Angolanos e não só...

2 comments:

Clara said...

Infelizmente sou nova demais para ter vivido em Angola na época colonial. Gostava imenso de ter lá vivido nessa altura. De ver e cheirar como era Angola dessa época.
Um dos meus sonhos é que construam uma maquina do tempo. Oferecer-me-ia como cobaia numa boa:))
Bjks

jotaeme said...

Clara: Olá! Terias gostado concerteza!É curioso como o ambiente nas cidades era de uma calma impressionante, ou seja, a vida fluia, embora se soubesse da "guerra", mas lá longe...entendes?
Foi uma oportunidade perdida,não se ter resolvido em tempo útil(pela via negocial) a transferência dos poderes coloniais para os Angolanos(de todas as cores e credos).Ter-se-ia poupadp muito sofrimento!
Espero e creio que com tempo Angola irá ser uma nação mais equilibrada num futuro próximo!
Boas férias Clara!
Beijinhos
Jorge madureira