Thursday, May 15, 2008

A ESCOLA E OS ALUNOS DE HOJE...

"Vejam" esta cena:Matosinhos, ontem, 14 de Maio, 5 da tarde, em plena via pública, um grupo de jovens(alunos de uma escola ali perto) ensaiava um julgamento de uma jovem, vigorosamente segura pelos cabelos, pela "colega" de escola que a interpelava e ameaçava e muito perto de começar a executar a sentença, para gaudio dos restantes (já havia pelo menos um telemóvel em acção).
Á minha frente ia um cavalheiro que olhou a cena e perguntou o que se passava.Eu mais atrás antevi o cenário mais provável e acerquei-me do grupo e perguntei aos "assistentes" se não tinham vergonha do seu comportamento e impedissem aquela triste cena!
O resto já estão a imaginar... a mais forte começa a agredir a colega, eu meto-me no meio a tentar separá-las, assim com outro homem que se aproxima, os colegas não reagem, elas bem agarradas pelos cabelos uma da outra não se querem largar, enfim uma cena digna de figurar na novela dos "Morangos", enquanto eu ia dizendo em simultâneo aos rapazes do que estavam á espera para tomarem uma acção á homenzinhos!
A briga é separada, eu digo mais uma palavras para todos aqueles alarves do grupo e vejo a menina do telemóvel a afastar-se com outra colega.
Ao passar por ela, "dou-lhe" os parabéns pela sua queda para a 7ª Arte! E vou-lhe dizendo que talvez um dia lhe possa aconteçer o mesmo...
Tudo isto que aqui relato, porque vi e participei, merece-me apenas umas breves reflexões: O que fazem os Pais em casa de modo a instruir os seus educandos para um comportamento mais equilibrado?De que modo as suas mentalidades estão a tentar "copiar" todos estes maus exemplos que mediatizados como têm sido, incita-os a isso mesmo!Á difusão via Net nos You Tube e outros "sítios", satisfazendo instintos do mais baixo nível?
E as escolas que continuem a melhorar os níveis de disciplina, sem contemplações!
A bem destas novas gerações!

2 comments:

Migas said...

Quando andava na escola, também existiam lutas entre crianças e jovens. Eu por acaso, sempre fui bem comportada (ahah) e digamos que medricas por isso, nunca me envolvi em lutas. O que me espanta, actualmente, não são os desentendimentos e brigas. Não são só os alunos malcriados. Isso também existia. É sim, esta procura por fazer de um acto destes, um episódio famoso! Não sendo psicóloga, consigo entender um desvio nestes adolescentes. Talvez a geração "Big Brother" e "Morangos com Açúcar", esteja a dar os seus tristes frutos.

Beijo

Anonymous said...

O que me espanta é a conivência dos pais em tentar acobertar os erros dos filhos. Isso é educação???
Talvez, esta geração esteja assim porque dá muito mais trabalho corrigir o erro do filho, do que simplesmente fingir que não aconteceu.