Tuesday, November 06, 2007

AS PASSADEIRAS DA MORTE...


PASSADEIRAS PARA PEÕES.E A AVENTURA QUE É POR ELAS PASSAR!

A luta entre peões e automobilistas continua mas agora novos tempos se vêm notando com a gradual aceitação de ambas as partes interessadas de que se destinam a cruzar as estradas onde por norma circulam veículos auto que só param quando vêm “obstáculos” que impeçam a sua gloriosa marcha! Eu falo na dupla condição de peão e automobilista e com toda a franqueza vos digo que tento cumprir religiosamente as regras do jogo. Quando ao volante vou atento nessas zonas e paro normalmente para dar tempo de passagem aos peões…tenho especial atenção por crianças e mais velhos… tento ser correcto e acho que não tenho nada a recriminar-me…Na pele de peão uso com toda a afoiteza esse direito levantando a mão para assinalar a minha passagem, mas resguardando uma margem de segurança, para aqueles mais distraídos, (sim que isto de ser atropelado deve doer um bocado e eu sou ainda muito novo para morrer…) e por vezes com o devido “acompanhamento” de umas bocas foleiras para os ditos…Mas na verdade, este acto cívico está a melhorar no nosso país, resultado de novos comportamentos e educação das novas gerações e que só vem provar de que tudo se atinge desde que treinados e sensibilizados… e depois também não temos de ser sempre os piores em tudo, como parece que é o fado português!Bem agora vou ter de ir embora e passar este texto para o “computer”…tenho de atravessar aquela passadeira para entrar em casa, Lá vem um com pressa, queres ver que não pára!... E não é que não parou, obrigando-me a uma rápida aceleração para o outro lado! Ó GRANDE CAVALO! FILHO DA P… ANDA CÁ QUE PARTO-TE TODO!...BANDIDO! Bem desculpem-me esta reacção, não costumo perder as estribeiras… que chatice! E mais não digo!

PARECE IRONIA MAS A VERDADE É QUE ESTE MEU TEXTO FOI PUBLICADO APENAS 3 MÊSES ATRÁS! FICO DE NOVO PERPLEXO COM O NÚMERO TÃO ELEVADO DE PESSOAS ATROPELADAS NAS PASSADEIRAS E(OU) PERTO DELAS, EM POUCOS DIAS O REAVIVAR DE SITUAÇÕES QUE EU ACREDITAVA ESTAREM RESOLVIDAS DE VEZ, POR APLICAÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS CÍVICOS!NÃO ACREDITO EM COINCIDÊNCIAS MAS A VERDADE É QUE FICO DESAPONTADO E REVOLTADO COM ESTES ACIDENTES!MAS AO MENOS QUE ESTAS VÍTIMAS QUE PAGARAM UM ALTO TRIBUTO Á DITA CIVILIZAÇÃO MODERNA, SIRVAM PARA REFLECTIRMOS DE UMA VEZ POR TODAS NOS NOSSOS COMPORTAMENTOS E EM ESPECIAL NOS OUTROS!

9 comments:

Estrela da Liberdade said...

Pois, o civismo do nosso Portugal.
beijinhos,
Jean

Silvia Madureira said...

Vou ser sincera.
Quando atravessar uma passadeira...faça que não é uma passadeira e olhe para um lado e para o outro. Porquê? Confia nos automobilistas de Portugal? Eu não. Porquê? Porque continuo a ver distraídos, maus condutores e pouco respeito pelos peões.

Portanto...siga o meu conselho...porque a mente portuguesa ainda não se adaptou ao facto de que por muita pressa que se tenha tem que se parar na passadeira.

Siga este conselho...é mais uma das coisas que o povo tem que se mentalizar e isto pode sair caro a algum de nós.

ainda hoje a minha mãe se queixou que na passadeira o que estava dum lado parou e o outro não...o que fez com que ela ficasse no meio.

Olhe para um lado e outro...não esqueça.

um abraço

*Um Momento* said...

E que passadeiras!!!
Hoje em dia parece que mais vale ignorar que as há e redobrar a atenção onde elas existirem...
Triteza continua esta de falta de civismo...e respeito

Beijo... em Ti

(*)

Rubi said...

Falta de civismo gritante no nosso país...Abraço!

Anonymous said...

Só demonstra a falta de civismo e desconhecimento das regras de trânsito...se existe uma passadeira é porque significa algo no código da estrada não é só porque se lembraram -olha vamos pintar a estrada ás riscas para ficar mais cool!!!Seja nas passadeiras seja fora delas temos que olhar par aí 4 vezes antes d atravessar. Beijocas

Marta said...

E sabes o que é pior? São as mulheres que menos param para dar passagem nestas coisas! Mas são as primeiras a pedir para passar!

jotaeme said...

Jean: É mesmo um caso educacional e cívico! Se melhorarmos estes dois aspectos o problema desaparecerá!
Beijinho.

Sílvia:Esses cuidados tenho eu, tanto na pele de peão, como no de condutor!Se eu atropelar alguém numa passadeira, acho que nunca mais conduziria!

jotaeme said...

Um momento:Amiga, atenção sempre desperta quando atravessamos a estrada! Mesmo com a passadeira bem visível!Nunca fiando!
Beijinho.

Moolightgirl: Fizeste-me sorrir com oteu comentário, mesmo tratando-se de um assunto sério!
Olha que pintar a estrada ás riscas é mesmo cool! lol!
Beijinho cool para Ti.

jotaeme said...

Ó Marta! As tuas amigas vão-te matar!Na verdade para mim é igual! Há homens e mulheres que o fazem!
beijinho
jorge madureira