Tuesday, November 06, 2007

POR TERRAS ANGOLANAS.LUANDA/HUAMBO(NOVA LISBOA)

Imagem do Google Earth, da Ilha de Luanda, praia da Barracuda, nome pela qual era conhecida nos anos 70 e onde tive a oportunidade de lá ir e banhar-me nas águas cálidas de Luanda em 1972/73.
==================================================================

CRÓNICAS DE VIAGENS...Á DESCOBERTA! POR TERRAS ANGOLANAS. LUANDA/HUAMBO (NOVA LISBOA).

Um dos meus desejos de quando estava em Angola no serviço militar, era conhecer o mais e melhor possível aquela terra africana! Nos intervalos da dita guerra colonial, eu preferi ficar lá nas minhas férias a voltar a Portugal. Então decidi que faria um percurso de Norte a Sul de Angola a partir de Luanda, aproveitando o facto de ter sido convidado por pessoas amigas a visitar o extremo sul de Angola, mais propriamente a cidade de Porto Alexandre! O meu plano de viagem foi: 1ª etapa: LUANDA-NOVA LISBOA (HUAMBO). 2ª Etapa: NOVALISBOA (HUAMBO) - SÁ DA BANDEIRA (NAMIBE). 3ª Etapa: SÁ DA BANDEIRA (NAMIBE) -MOÇÂMEDES- PORTO ALEXANDRE.
Este meu primeiro texto reporta a primeira etapa entre Luanda e Nova Lisboa. Resta dizer que os percursos foram feitos de autocarro e apenas o trecho entre Sá da Bandeira e Moçâmedes foi em comboio!
Saí de Luanda manhã cedo e com a sensação de completo desconhecimento dos sítios por onde iria passar! Apenas com um saco com os objectos pessoais essenciais e uma roupas (poucas) para um plano de ida e volta de 5 dias! O que mais me chamou a atenção foi o bom estado da estrada com imensas rectas e paisagens envolventes, onde o verde era o sinal mais.Com uma paragem para almoçar a viagem correu dentro da uma ambiente sossegado e desperto para apreciar as belezas do percurso e das pequenas cidades e lugares por onde ia olhando com muita atenção. Cheguei a Nova Lisboa já de noite fechada e recebido com trovoadas e chuva!
Como ia á descoberta, antes de jantar tive de procurar sítio onde dormir e logo me foi indicada uma residencial, tendo o responsável dito que não tinha quartos livres mas que se eu quisesse me cederia por uma noite o quarto de uns estudantes em férias e por isso por aqueles dias ausentes! Claro que concordei, até porque no dia seguinte pela manhã iria de novo até Sã da Bandeira na minha segunda etapa e após um banho reconfortante fui jantar num restaurante perto.
Ao entrar no quarto fiquei impressionado com o voto de confiança que o dono da residencial me deu, não me conhecendo pessoalmente me permitiu usar um espaço que tinha todos os sinais da presença do estudante em férias, roupas arrumadas, pertences pessoais, livros, como se ele se tivesse ausentado por minutos apenas!
Este gesto nunca mais o esqueci! Após uma boa noite de sono, de manhã continuei a minha viagem, agora até á cidade de Sá da Bandeira (Huíla) …
(continua)



Estas fotos reportam-se aos anos 70!Tal como eu vi na altura a cidade!

2 comments:

NiNa said...

Continuarei a vir aqui...mas mais espaçadamente :) Só conheço as cidades q nomeaste pelo nome actual mas os meus pais teimavam em falar nos antigos lol por isso la me fui habituando... voltarei para continuar viagem!
bjinhos

Silvia Madureira said...

Fica aqui...a promessa de voltar para saber a continuação de uma história que promete. Acredito que nesta história irá ter lugar a aventura e a alegria de conhecer o desconhecido.

um beijo