Friday, October 05, 2007

5 de Outubro 2007-EDUCAÇÃO!










Dignificar a profissão, motivar, apoiar, certificar um País, um Povo!


O Presidente da República propôs hoje um "novo olhar sobre a escola", uma escola ligada à comunidade, em que os pais estejam envolvidos de forma mais activa e participante e em que a figura do professor seja prestigiada."Temos, de facto, de adoptar uma nova atitude perante a escola", insistiu, classificando como "imperioso" ter a consciência de que "o investimento mais reprodutivo que poderemos fazer é nas crianças e nos mais jovens"
Defensor acérrimo da Educação como um meio fundamental para a nossa libertação espiritual, desde sempre, não apenas agora, esta homenagem que Cavaco Silva quis prestar aos professores de todas as disciplinas, só lhe fica bem!No papel de Pai educador, sempre tenho participado activamente na educação das minhas filhas! Nunca me demiti das minhas obrigações e ao mesmo tempo exigindo aos professores empenhamento da sua nobre missão de ensinar!Participei e ainda tomo parte nas reuniões, assembleias de Pais, da qual já fiz parte durante 3 anos, continuo a pensar que os nossos governantes devem dar todas as condições aos professores para que estes possam ter desempenhos excelentes, porque é através desta área que um País se pode afirmar neste mundo global!
Tenho a felicidade de conhecer professores amigos que me emocionam quando falam do seu trabalho e objectivos! Por isso estas minhas palavras são inteiramente para eles!
E que os nossos responsáveis políticos tenham para com esta classe a atenção devida e lhes deiam todo o suporte e ferramentas para que possam vencer esta batalha da Educação, sem sofismas! Para Ti Sílvia Madureira, que os teus projectos se concretizem, plenamente!




6 comments:

Silvia Madureira said...

Muito obrigado!
Está a ser difícil!
Cada dia que passa me impõem mais barreiras!
Há uns anos atrás para ser professor não se passava metade do trabalho que se passa agora!
Agora o nosso ordenado mal chega para pagar uma casa quando vamos por exemplo leccionar para o Algarve!
Nunca se fica perto de casa!
A competição entre professores é cada vez maior!
É difícil...e só quem gosta muito ou quem acha que deve fazer "tudo e mais alguma coisa" para exercer a profissão para a qual se andou a preparar (comprando livros à minha conta, materiais manipuláveis, computador portátil, acesso à internet, propinas de faculdade) é que poderá continuar a lutar pelo que quer.
Tenho colegas que querem desistir...eu vou continuar na luta...mas se me fizerem sofrer mais e mais com este sistema educacional que deambula entre uma lei e outra...aí perco as forças e desisto. Um pedido para este dia:

Não façam sofrer mais os professores! Sejam justos! Nós queremos justiça e não que o sistema nos engane...queremos realmente justiça para podermos decidir a nossa vida! Não queremos que um dia nos digam que somos capazes e no outro nos digam que não! Definam-se! Isto é uma tortura! Estão a prejudicar os professores mas sobretudo os que dependem deles: os adolescentes do país!

Um abraço

Silvia Madureira said...

Posso emocionar com o meu discurso mas não é intencional! Eu escrevo com o coração e neste dia apenas consigo sentir uma tristeza profunda...porque eu respeito o varredor de rua, o padeiro, o médico e nunca coloquei em causa se os pães eram bons ou se ele era qualificado para isso...agora eu fui avaliada e considerada capaz de ser professora e...agora querem por isso em causa e querem avaliar? Quem está a funcionar mal?

Compreende quando digo que somos tão vítimas como os alunos? Não tenho mais palavras!

Tudo de bom!

jotaeme said...

Sílvia: Pois emocionas,sim! Mas estás certa quando dizes que vais continuar a lutar e nunca penses em desistir!Aliás eu não te permitirei!!!
E o Ensino vai melhorar! Só pode ir por aí!A nossa classe política, já vê que não tem escapatória...
Relaxa e pensamento positivo!
Jorge madureira

Silvia Madureira said...

olá

vim dizer um até breve! Alguns largos dias estarei ausente deste mundo de blogs mas espero voltar. Deixo no meu blog um video para poder comentar com "todo o tempo do mundo".

beijo

Rubi said...

Também me sinto representada por este post. E é por aí que o país pode crescer, pela qualidade dos recursos humanos. Beijinhos

Ahlka said...

Há os Professores e há quem dê aulas.
Um Professor não desiste, nós precisamos deles :)