Wednesday, June 14, 2006

O RECURSO Á JUSTIÇA E OS SEUS RECURSOS...


Recurso do recurso devido ao recurso de…

Já estão ver que falo de Justiça, ou da sua administração nas mais variadas vertentes e nos campos (largos, digo eu) da sua aplicação e interpretação pelos juízes, advogados, enfim todos os elementos que orientam e dirigem a sua execução, quer seja nos julgamentos, ou antes na elaboração de todos os processos de apuramento das causas e consequências e que depois de todas juntas culminam no julgamento de facto dos casos judiciais e que mesmo depois de julgadas pelos juízes são passíveis de…recurso para outras instâncias, que em muitos casos fazem voltar à estaca zero muitos processos que levaram meses, anos a ordenar e julgar…
È esta uma das “nuances” mais caricatas da aplicação da justiça: recursos, mais recursos e uma perda incomensurável de tempo e dinheiro que causam um amontoar de processos nas repartições judiciais, causando uma descrença do cidadão no poder punitivo da justiça, criando um clima de impunidade propício ao criminoso que assim tenta de novo a prática continuada dos crimes da mais variada espécie… e que depois recorre quando a coisa corre mal!
Dá vontade de rir? Não! Dá vontade é de chorar!

4 comments:

Pascoalita said...

Olá!
Venho agradecer o "comentário" que deixou no meu "cantinho". Por sinal o 1º, em parte tb pq ainda não o divulguei nem sequer aos Amigos eheheh já agora, aproveito para dizer que o tal autor do suborno acaba de me dizer "se me subornares mais vezes terás mais tempo para usares o PC!" obrigada, vou voltar a passar por aqui, pq me pare um espaço interessante (isto se me deixarem, né?)

Pascoalita said...

O tema JUSTIÇA interessa-me particularmente, talvez porque cada vez mais me parece uma miragem. "O recurso ao recurso ..." não é mais do que um novelo de artimanhas muito bem arquitectadas exactamente para que "ela" não se aplique! Sou e estou descrente na constituição qdo diz que todo o cidadão tem direito à Justiça, ao ensino, à saúde. A vontade é de chorar, sim, só que aparece mtas vezes sob a forma de risadas por recurso a "máscaras" que nos obrigamos a usar devido à impotência perante os abutres detentores do poder!

Pascoalita said...

Jmadureira, ainda a propósito de justiça todos os dias as vítimas se acumulam aos olhos do mundo ... elas são reais, não são fruto da imaginação de ninguém, mas ... cadê os culpados? sobretudo naqueles casos de processos mediáticos, é vê-los evaporarem-se ... chegam msm a inverter os papeis e assumir o papel de vítimas!

Ahlka said...

Olha...olha...Pascoalita?! Não nos conhecemos já de algum lado? ;))
O tema justiça é delicado. Eu costumo dizer que essas 'artimanhas' têm de existir para nos defender da justiça. Apesar de, por vezes, ser difícil de aceitar, costumo dizer que prefiro ver 10 criminosos a escaparem ás malhas da justiça usando os artigos criados para evitar acusações abusivas, do que ver um (único que seja) inocente condenado por falta desses artigos.
Por outras palavras se aquilo que chamamos falhas da lei permitirem a UM inocente escapar à condenação indevida,já justificaram a sua existência, mesmo que essa permita a fuga de 10 culpados.